EQUIVOCO DA IMPRENSA, OU MELHOR, DO FUTEBOL INTERIOR

 ops: se não é equívoco, é mentira!!!

Lamentavelmente, fui surpreendido com uma matéria da Agência Futebol Interior, com teor sensacionalista, de uma “suposta declaração” realizada por mim antes do início da partida entre Olímpia X Comercial, pela série A2 do Campeonato Paulista de Futebol. Utilizo esse espaço para algumas considerações:

Quando há jogadores sem condições de jogo para uma partida de futebol, os árbitros entregam uma listagem com os nomes dos atletas com restrições. A partir da utilização das Súmulas Eletrônicas com o Notebook, a listagem deixou de existir e a mensagem de restrição aparece na tela do equipamento ao realizar a escalação. É dever da equipe de arbitragem informar à agremiação, através dos seus dirigentes, a restrição alertada pelo sistema. E assim foi feito. Em tempo, a informação é somente divulgada a quem possa interessar, no caso, à equipe do Olímpia.
Quando do registro dos dois jogadores, acusou-se a restrição pelo sistema, a qual nós árbitros não temos condição alguma e nem é de nosso ofício atestá-la ou não, apenas comunicá-la. E assim foi feito para com o presidente do Olímpia, Sr Reginaldo Breda e o treinador da equipe, Sr Cândido Farias. Se ocorresse tal impedimento de qualquer jogador do Comercial, a agremiação também seria informada. Assim, após o aviso (e não há nenhuma recomendação dos árbitros para barrar ou não um atleta, reforço o caráter INFORMATIVO), a agremiação confirmou a escalação dos jogadores, pois, segundo a mesma através dos seus representantes, tinham convicção que os atletas estavam regulares (e isto também não importa para os árbitros, pois não é função nossa dar condição de jogo quanto a registro no departamento técnico).
Portanto, lamento a informação errônea de que o quarto-árbitro Rafael Porcari disse que os atletas estão com documentação irregular. Não dei entrevista a nenhum jornalista, a nenhuma outra pessoa envolvida ou não no confronto, e somente informei a mensagem de restrição aos dirigentes, como é de minha obrigação.
Lamento ainda que tenha sido citado o meu colega árbitro (Raphael Alves dos Santos), como alguém que recomendou a não escalação dos atletas. Não temos este poder, não fizemos isso e sou testemunha que também o árbitro Raphael Alves dos Santos não deu nenhuma declaração.
Finalmente, lamento tal inverdade, e utilizo tal termo por ser mais polido do que outros que deveria, pelo fato de insinuarem declarações públicas extraídas sabe-lá-Deus de onde!
Gostaria sinceramente que se provasse que o quarto-árbitro tivera dito que os jogadores estavam irregulares (fato explicado acima) e que o árbitro recomendara a não escalação.
Infelizmente, há péssimas formas de se noticiar algo, e me parece ser esta uma delas. Como em todo setor de atividade, há bons e maus profissionais. No futebol, isso é uma verdade redundante.

 

Transparentemente, abaixo coloco o link da súmula do jogo:

http://www.futebolpaulista.com.br/sumulas_2008/a2/4474-48a.jpg

 

Abaixo, a matéria errônea:

Bomba na Série A2! Clube pode perder pontos no TJD

Olímpia, SP, 07 (AFI) – O Olímpia está uma quinta-feira feira negra. Além de ser derrotado, por 1 a 0, para o Comercial, dentro de casa, pela quinta rodada do Campeonato Paulista da Série A2, o clube corre o risco de perder pontos no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

O Galo AZUL pode ser punido pelas utilizações dos atacantes Bispo e Alan. Segundo o quarto árbitro do confronto contra o Bafo, Rafael Porcari, os jogadores estão com suas documentações irregulares junto a Federação Paulista de Futebol (FPF).

Mas a diretoria do Olímpia ignorou as recomendações do árbitro de não escalar os jogadores e mandou eles a campo. Alan começou a partida como titular. Já Bispo entrou no segundo tempo, no lugar de Baiano.

Disputados cinco jogos da A2, o Galo Azul faz uma campanha mediana, ocupando a 13ª colocação, com seis pontos. O time volta a campo na próxima quarta-feira, dia 13, frente à Portuguesa Santista, no Estádio Ulrico Mursa, em Santos, às 19h30.
enviar | imprimir Agência Futebol Interior
MAIS NOTÍCIAS
» A2: Olímpia garante que os jogadores estavam regularizados
» Olímpia 0 x 1 Comercial – Bafo vence primeira na A2
» Opinião Silvio Gumiero: Decadência e encanto do Uruguai
» Palpitão FI da A2: Ferroviária pode perder algumas posições
» Chama a polícia! 4ª rodada foi a mais violenta da Série A2

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.