Amigos, estive na última rodada no Estádio chamado de “Arena Barueri”, palco indicado para a possível Copa-2014 no Brasil. E a surpresa foi imensa! Para os que conhecem estádios de futebol, tal construção é inimaginável no país. Há 6 vestiários para as equipes, 1 vestiário para arbitragem com 3 ambientes (feminino, masculino e, pasmem, misto), todos equipados com mini-quadra de grama sintética para aquecimento, banheiras de hidromassagem, entre outras instalações. A limpeza e a sinalização interna é um primor. Estacionamento amplo e coberto para veículos são outras boas características.
No campo de jogo, o gramado é perfeito. Não há alambrado nas cadeiras laterais, sendo que os confortáveis bancos de reserva dividem o espaço com os torcedores (que deverão se comportar bem, evidentemente). Há uma separação nas arquibancadas gerais, onde os ingressos são populares e se localizam atrás do gol. Há restaurantes de bom gosto, camarotes, sala de imprensa e reservados especiais.
Pelas fotos anexas, vê-se que tudo é muito bom. Mas, o grande detalhe, é que a Arena está situada em uma das regiões mais pobres de Barueri, rodeado de favelas e cortiços. Para quem chega ao estádio, via Castello Branco, depara-se com ruas estreitas e esburacadas; para sair do estádio, transita-se por vielas e por um ambiente miserável. Se você for bom observador, verá, ao fundo do telão de alta definição (placar eletrônico), que há barracos e “torcedores” observando a movimentação do alto de suas madeirits.
A grande questão que fica é a seguinte: Todo o estádio foi construido com dinheiro público; afinal, a Arena é municipal. Terá, tal investimento, retorno aos cofres públicos? Valeu a pena investir? Ainda: o investimento é social, a agregação e resgate pela ação do esporte terão o efeito esperado? Tal iniciativa de responsabilidade social prevalece sobre outros gastos com a população carente? Os carentes locais estão satisfeitos? Hospitais, Escolas e Moradia popular foram preteridos, ou não há ou deverá haver correlação?
Sinceramente, não sei discenir o que deva ser correto para responder tais questionamentos. Ou melhor, até sei, mas confesso que desagradaria os gestores públicos.
Obs: Confesso que presenciar tal obra é satisfatória aos amantes do futebol. Mas penso que, tantos diferenciais não sejam algo espetaculoso, mas apenas necessário ao futebol. Não que o Arena Barueri seja ruim. Ele se equipara aos estádios modernos europeus. O problema é que a nossa base comparativa, os estádios aqui existentes, são muito ruins. E ter um estádio ideal, arrumadinho, limpo, de bom funcionamento, passa a ser uma vantagem competitiva ao proprietário.
