O que é Bravata?

 

Novamente o Presidente Lula utilizou o vocábulo BRAVATA para comentar sobre determinada situação. Durante as eleições, tal palavra “entrou na moda”, mesmo sem a maioria das pessoas saberem o que seja. E, pasmem, dicionários mais simplórios não possuem tal termo!

E o que é Bravata, afinal?

Bom, na última edição da Revista Época, nº 465, ed 16/04/2007, Coluna Dois Pontos, Pg 33, o presidente adimitiu que já utilizou desse expediente, o qual criticou em outras oportunidades.

Bravata é… Ah, se você não sabe, tá muito mastigado colocar aqui. Então, veja esse fórum de debates sobre o termo bravata, e você entenderá o que é (coisa simples, não se assuste).

Abaixo, um fórum do Yahoo sobre o termo:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061012161448AA3Zv3Q

A Contrainformação da maconha

 

É sabido que, apesar dos alardes contra o uso de drogas, existirão ainda os desavisados. Também existirá desinformados ou confusos. O problema real é a existência dos apologistas.

Em recente matéria que publiquei em meu site, intitulada “efeitos nocivos da Maconha”, extraído de matéria da Campanha “Jovem Pan pela Vida contra as drogas”, procurei mostrar o quão perverso pode se tornar o vício. Somente os parentes e amigos verdadeiros dos dependentes sabem o sacrifício dispensado para a recuperação do usuário. Neste mesmo blog já retratei recente mea culpa de matérias antes apologistas e que hoje mostram a nefasta dependência causada pela maconha (ver post) .

Porém, as críticas surgem pelo lado dos pseudo-sabedores dos efeitos não tão nocivos segundo os mesmos. Recebi uma mensagem de desafeto de um grupo pró-liberação da maconha que gostaria de compartilhar. Aliás, a página é uma louvação ao uso da erva. O link está em http://www.growroom.net/board/index.php?s=&showtopic=19275&view=findpost&p=273359

É uma pena ainda existir tanta informação desencontrada. E a busca da confusão sobre as verdades que devem ser ditas.

Vítimas da Crise Aérea

 

O caos que se encontra a aviação brasileira realmente tem tomado proporções impressionantes. O efeito dominó proporcionado pelo problema aéreo também.

Gostaria de compartilhar o acontecido comigo e alguns companheiros que trabalhariam no Campeonato Brasiliense de Futebol.

Nosso vôo mudou de cia por 3 vezes. Onze mudanças de horários. As 24 horas de antecedência que teríamos em Brasília, para uma preparação adequada, tornaram-se meia hora de atraso. Clubes à espera, imprensa desconfiada, torcedores curiosos, e árbitros estressando-se nos balcões e corredores de Congonhas.

(veja nossas entrevistas em reportagens do Terra e da Globo nos links)

O desrespeito é grande e não há culpados definidos. Uma hora é o governo, outra os controladores, outra ainda as empresas de aviação. Sobra, principalmente, para o aparelho Cindacta1. Claro, ele é uma máquina, não poderá reclamar ou defender a sua causa.

E, para surpresa geral, assisto o Luciano do Valle, durante o clássico São Paulo X Palmeiras, alardear sobre a Varig: “Parabéns, Varig, a única cia que não atrasou os vôos durante a crise!” É mole…. quase 21 horas de espera, Luciano! E era pela Varig…

O Turismo do seu Agnaldo

 

Revoltante, repugnante e lamentável. Todas as opiniões devem ser respeitadas em uma democracia, mas a colocação de Agnaldo Timóteo, sobre o que pensa sobre a Prostituição no Brasil, é algo nojento.

O nobre cantor e político, declarou abertamente que deveria ser liberado o turismo sexual no país, pois gerava emprego e renda, além das divisas em dólar que entrariam.

Ops! Mas que infelicidade é essa? Quer dizer que ao invés de buscar a dignidade do trabalho humano, o respeito a doçura e aos direitos da mulher, além da moralidade social (tudo bem que moral é algo relativo para muitos), utilizamos de subterfúgios demagogos sobre renda?

Prezado Agnaldo, você não foi bem nessa…

Casa Bahia como disciplina em Harvard

 

A reconhecida Universidade de Harvard, em seu curso de Mercadologia, incluiu um estudo de caso tupiniquim em sua grade curricular: The Casas Bahia: a brazilian case.

Na verdade, os mestres da renomada instituição utilizarão-se, provavelmente, dos elementos comparativos ao fenômeno americano Wal-Mart, que procura decolar no país mas não consegue (por enquanto), devido a dificuldade em fazer frente ao Carrefour e Pão de Açúcar.

Os pontos em comum dos dois mega varejistas são: redução de custos, investimento maciço em mídia, diversidade de produtos, boa localização e grande capital de giro. Sucesso certeiro a qualquer instituição se esses elementos forem utilizados com competência administrativa.

Cinestesia e Sinestesia

 

Deu no “Pontapé Inicial”, da ESPN: José Trajano indagava a coluna do Tostão, sobre o fato do mesmo escrever que a carreira do Romário foi fantástica, pois o mesmo era cinestésico com a bola. A discussão ficou voltada ao entendimento do que Cinestesia representava para o futebol, com algumas explicações e busca do verbete em dicionários (ao vivo, no ar mesmo).

Sucintamente e de maneira bem coloquial, CINESTESIA se refere a questões relacionadas ao transporte e física. É uma faculdade da mente, buscando teletransporte, por exemplo. SINESTESIA é o fato de fazer algo parecer com outro sentido; exemplificando: “aquela cor tem um cheiro maravilhoso” – (visão X olfato).

Como a pendenga não ficou resolvida no programa, vai um pitaco bem particular: Romário era o rei da Cinestesia dentro de campo e cansou de nos dar lances sinestésicos de magia com a bola.

Próxima Escala Série A1

 

Próximo jogo: PALMEIRAS x GUARATINGUETÁ, como 4° árbitro.

Confira a escala completa do Paulistão abaixo no link:

http://www.futebolpaulista.com.br/bnews3/images/multimidia/Serie_A1/Série%20A1%20-%20rod%2018%20-%2004%2004.html

Confira os últimos jogos trabalhados também:

http://www.professorrafaelporcari.hpgvip.ig.com.br/jogos3.html