Espírito Esportivo e Benesses do Panamericano

Fico observando as classificações dos países em relação às suas conquistas de medalhas. E me deparo com 2 tabelas: uma pela Ordem de Medalhas de Ouro conquistadas, e outra por Soma Geral das Medalhas. Confesso que a maioria dos órgãos valida a Classificação por Ouro, o que discordo particularmente. Nesse congraçamento esportivo que deve nortear os Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro, deveria prevalecer a participação, a disputa, sem a preocupação quanto ao resultado.

Sei que tal pensamento pode soar demagogicamente, ou que poderia ser entendido como hipócrito.  Mas se o que vale é competir, por que não se utiliza o critério de soma das medalhas?

Também vejo algumas imagens que não condizem com o esporte. Os atletas que não conseguem o ouro (em alguns casos), fazem pouco caso da premiação. E culpa disso é a cobrança desenfreada de vitórias e o entendimento de que o esporte é um negócio. E, assim, o esporte deixa de ser esporte. É a velha comparação inglesa do play versus game.

Falta espírito esportivo. Saber perder é importante para os conceitos sociais. Não é aceitar o derrotismo, mas valorizar o envolvimento e a possibilidade de ter disputado uma prova.

Me recordo da atleta da Ginástica brasileira Daiane dos Santos. Após perder a medalha da prova que disputava nos Jogos Olímpicos, a repórter da TV Globo perguntou: “Daiane, você foi prejudicada pelas notas dos árbitros? Você acha que eles te prejudicaram”. E a garota-prodígio respondeu: “Não, eu não consegui um bom salto”. A repórter insistiu: “Mas e o seu joelho? Foi ele que atrapalhou seu desempenho?” Resposta: “Não, meu joelho não afetou em nada”. Por fim, ainda interpelou a jornalista: “Mas você não acha injusto a sua não premiação?”. E, mais uma vez, com um tremendo espírito esportivo, respondeu a atleta: “Não. No esporte se ganha e se perde, e eu não fui bem, além de que elas foram ótimas.”

Precisa-se discutir algo, depois de tal resposta?

Lamentavelmente, muitos atletas culpam os outros por prejuízos às suas performances. Os árbitros de futebol sabem bem disso…

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.