Missão e Coragem

 

Tive o prazer de conversar com um grande amigo, Padre José Luís Nasciben, que tirou alguns poucos dias de férias de seu trabalho missionário em Nova Ipixúna, interior do Pará, cidade de 10 mil habitantes.

Admiro verdadeiramente o trabalho de pessoas dispostas a enfrentar tais desafios. Abdicar do conforto de sua cidade, dos familiares e da rotina diária, para enfrentar uma terra desconhecida, distante dos principais recursos, trabalhando por desconhecidos, e muitas vezes sem reconhecimento.

Em nossa conversa, contou-me das dificuldades locais. Não existe 1 metro de asfalto, não há esgoto nem água encanada. Um único hospital e uma única escola atendem a população, que se divide com os indígenas do local. E esse é outro ponto a discutir: a vida dos indígenas!

Naquela localidade, se dividem índios pobres e índios ricos. Alguns passando fome, vivendo do extrativismo e da roça de mandioca. Outros, desfilando seus jeeps Cherooks do dinheiro advindo de arrendamento de terras ao governo para instalação de torres de eletricidade.

Realidades distintas da vida da cidade, mas problemas comuns ao povo brasileiro: fome, desigualdade social, falta de sustentabilidade econômica…

Não posso esquecer: Boa sorte Padre Zé Luís, e também ao Padre Venilton Calheiros, que realiza o mesmo trabalho em outra comunidade próxima de Marabá-PA! Que Deus os abençoe nesta árdua tarefa.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.