– Oração da Noite:

Para um bom dia vivido, agradeçamos:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Deus amado e querido; Trindade Santa que sois Pai, Filho e Espírito Santo: obrigado por mais um dia vivido, de ter me permitido gozar todas as coisas temporais e atemporais. Agradeço, principalmente, por ter me acolhido e amado hoje, pois sou um servo fraco e pecador. 

Pai Todo Poderoso, louvado seja pelo dom da vida, pela nossa casa, pela nossa família e pela nossa saúde. Obrigado por, mesmo eu sendo indigno, me ter dado pessoas maravilhosas para conviver. Perdoe pelos meus erros e minhas falhas, especialmente pelas vezes que me esqueci que a Providência Divina é infinita. Se o Senhor ama até os passarinhos e outras criaturas da natureza, como abandonaria nós, seus filhos? Ama-nos tanto, que deu seu Filho Amado, Jesus Cristo, como Redentor do Mundo!

Cristo, Cordeiro de Deus, Deus Filho, Único, Fiel e Verdadeiro, louvado e bendito seja porque mesmo antes de eu nascer, aceitou a cruz pela remissão dos meus pecados. Tu és meu Senhor, meu Guia, meu Mestre e Salvador. Quero ser sempre seu discípulo, a fim de me tornar Sal da Terra e Luz do mundo. Não me deixe cair em tentação nos meus pensamentos desta noite, faz-me instrumento do seu amor. Perdoe-me pelas inúmeras vezes que me fiz surdo ao seu chamado e me fechei com um coração de pedra. O Senhor é a Água Viva que lava as minhas manchas, me cura e me salva. Está com o Pai e com Ele nos dá tantas bençãos e Graças enviando-nos o Paráclito Divino!

Ó Espírito Santo, força dos humildes! Iluminou-me na jornada que se encerrou, dando-me seus Dons para o serviço do Reino dos Céus já aqui nesta terra. Perdoa-me quando não usei meus talentos para o bem comum, ou quando me escondi do chamado da Evangelização. Capacita-me para que amanhã eu seja melhor do que hoje, para que minhas decisões, mesmo que incompreensíveis pela minha insignificância, sejam sábias pelo Auxílio Divino. Sabe o que é melhor para cada um de seus servos. Que eu seja dócil à sua ação em todos os lugares e momentos, e obrigado por já ter me permitido isso  nesse dia que terminou. Louvado, glorificado e adorado seja, ó Defensor dos Pobres, pois através do Senhor poderemos colher seus Frutos Celestiais. 

Enfim, Santíssima Trindade que é um só Deus em essência, trino em pessoas e infinito em misericórdia, abençoa minha família e amigos (cite-os nominalmente, se possível), ajude-me no meu trabalho, nos meus estudos e em todos os afazeres. Me faz desapegado do dinheiro e da vaidade, e socorre-me nas minhas contas e compromissos. Livra-me da violência urbana, física, mental e espiritual, dando-me a saúde da alma. Olhe pelos que sofrem hoje e usa-me como auxílio a estes necessitados. Pelos sem casa, sem terra, sem família e pelos abandonados, doentes e famintos, vele por eles por mais esta noite que se inicia. Obrigado por me ouvir e me abençoar desde cedo por tudo que vivi hoje. Que eu possa testemunhar pelos que não crêem ou perderam a esperança.

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossa ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre, por todos os séculos e séculos. Amém. 

Ó Maria, querida Mãe, Nossa Senhora e Co-redentora, cubra-me com seu manto de amor. A Senhora que é a Serva do Pai, a Mãe do Filho e a Esposa do Espírito Santo, me guardou no seu colo carinhoso e sempre intercedeu por minha família. Confio no seu contínuo socorro, pois é a Rainha da Paz. Ajude diariamente na minha conversão,  como já fez hoje, para que eu seja transformado por Jesus “de água para vinho” como pediu pelos noivos em Caná da Galiléia. Rogue por nós, ó Mãe amada, pois lhe venerando conseguirei com mais afinco a aprender servir o Cristo e adorá-lo!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Santo Anjo da Guarda, obrigado porque acompanhou-me por mais um dia, ó amigo inigualável que nunca me abandonou (mesmo quando eu lhe esqueço). Obrigado por estar ao meu lado no combate espiritual. Hoje, como toda noite, peço-lhe que me livre das trevas do pecado e guie-me no caminho da Luz Divina. Ajude-me para que eu tenha uma santa noite e um bom descanso.

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e me ilumina. Amém.

Boa noite.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Foto: domínio público na Internet

– A boa dica da noite:

Que boa dica:

bomba.jpg

– Minhas Redes Sociais:

Amigos, convido a visitarem minhas Redes Sociais e me seguirem.

Na imagem, o endereço de cada uma delas:

– O que é Ética?

Ética é tudo isso exposto na imagem abaixo e muito mais! O importante é: praticá-la.

Veja só:

Imagem extraída da Internet (autoria desconhecida, quem conhecer, favor indicar para os créditos).

– Definindo a Geração X de maneira bem humorada:

A Geração X (que orgulhosamente pertenço) em uma boa definição!

Na imagem:

– Os Troféus dos Clássicos Paulistas: iniciativa legal ou não? E nos jogos da Lusa?

REPOST: do ano passado, mas serve para o atual:

Thomaz Mazzoni, o espetacular jornalista que cunhou boa parte dos nomes dos clássicos paulistas, deve estar se perguntando se o troféu entregue após cada jogo, com o nome dos apelidos, é uma boa ideia ou não.

Majestoso, Derby, Sansão*, Clássico da Saudade, Clássico Alvinegro, Choque-Rei... um pouco da origem deles aqui: https://blog.betway.com/pt/futebol/conheca-a-historia-de-cada-apelido-dos-classicos-paulistas/

Porém, lembremos: a Portuguesa, quando tinha times mais competitivos, era considerado um jogo clássico quando enfrentava os rivais grandes. Palmeiras x Portuguesa era o Clássico das Colônias, Corinthians x Portuguesa o Clássico dos Invictos e São Paulo x Portuguesa o Clássico da Zona Norte-Sul.

Seria exagero pedir à FPF que, se é para fazer um “auê“, que se inclua a Lusa na farra?

*CORREÇÃO: alertado pelo jornalista e amigo Flávio Prado, o Sansão surgiu de Jorge Moreira Fernandes, do jornal A Gazeta Esportiva.

Foto: Divulgação FPF.

– O domingo vai acabando com um bonito final de tarde.

E não é que depois da chuva, o céu ficou bonito?

Olhe só o entardecer em Jundiaí:

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– A corrida silenciosa da transformação digital: por que preparo vale mais que pressa.

Em 2026, a transformação digital exige menos pressa e mais preparo estratégico. #Linkezine 🚀 O post A corrida silenciosa da transformação digital: …

Continua em: A corrida silenciosa da transformação digital: por que preparo vale mais que pressa

– Rememorar é viver!

Uma das minhas fotos favoritas: e já faz quase 2 anos…

Família: a vivamos intensamente!

– A utopia em não ter problemas.

Todos nós queremos ter uma vida pacífica, mas os problemas nunca cessarão.

Sendo assim, contorná-los e nos adaptamos se faz necessário.

Reflita nesse pensamento :

– Vai chover!

E vai chover…

A tarde virou noite!

Que a chuva venha mansa.

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Campanhas políticas não se ganham mais no improviso.

Eleições hoje são vencidas com dados, equipes integradas e estratégia contínua. O improviso ficou no passado. #Linkezine 🧠 O post Campanhas …

Continua em: Campanhas políticas não se ganham mais no improviso

– Voltando ao peso.

Aos pouquinhos, estou “murchando”.

O desafio é voltar a um peso “aceitável” para mim.

Correndo estou (nunca parei, exceto quando tive complicações de saúde).

bomba.jpg

– Dia da Conversão de Saulo para São Paulo.

Hoje se festeja o feriado de São Paulo, e a cidade comemora com boa parte dos paulistanos indo passear, outros celebrando na própria capital dos paulistas.

Mas leve em conta: hoje também é um dia religioso – o dia da Conversão de Saulo de Tarso, perseguidor de cristãos, que se torna Apóstolo de Jesus sendo batizado como Paulo.

Abaixo, a bela história de São Paulo:

Extraído de: http://www.e-biografias.net/sao_paulo/

CONVERSÃO DE SÃO PAULO

São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um escritor do cristianismo primitivo. Treze epístolas do Novo Testamento são atribuídas a ele. Foi o maior propagador do cristianismo depois de Cristo. Antes de se converter ao Cristianismo era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém, quando teve uma visão de Jesus envolto numa luz incandescente e desde então começou suas pregações do Cristianismo.

São Paulo, Apóstolo (5-67) Nasceu em Tarso na Cilícia, era judeu e cidadão romano. Perseguidor das primeiras comunidades cristãs, foi conivente com o assassinato do protomártir Estêvão. Quando perseguia os cristãos, a caminho de Damasco, teve uma visão de Jesus envolto em uma luz incandescente que o cegou, durante três dias. Desde então converteu-se e começou a pregar o Cristianismo, viajando pelo mundo, pregando o evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua paixão, morte e ressurreição.

A conversão de São Paulo é uma das mais importantes da história da Igreja. Mostra o poder da graça divina, capaz de transformar Saulo, perseguidor da Igreja, no “Apóstolo Paulo” por excelência, que tem a iniciativa da evangelização dos pagãos. Ele próprio confessa, por diversas vezes, que foi perseguidor implacável das primeiras comunidades cristãs. Por causa disso atribui a si mesmo o título de “o menor entre os Apóstolos” e ainda, de “indigno de ser chamado Apóstolo”. Mas Deus, que conhecia a sua retidão, tornou-o testemunha da morte de Santo Estevão, cena descrita nos Atos dos Apóstolos. A visão de Estevão apontando para os céus abertos e Cristo, aí reinando, domina a vida toda de Paulo, o grande missionário do Cristianismo.

Percorreu a Ásia Menor, atravessou todo o Mediterrâneo em 4 ou 5 viagens. Elaborou uma teologia cristã e ao lado dos Evangelhos suas epístolas são fontes de todo pensamento, vida e mística cristãs. Além das grandes e contínuas viagens apostólicas e das prisões e sofrimentos por que passou, deve-se a ele que se auto denomina “servo de Cristo”, a revelação da mensagem do Salvador, ou seja, as 13 Epístolas ou Cartas. Elas formam como que a Teologia do Novo Testamento, exposta por um Apóstolo. São Paulo, Apóstolo, sofreu o martírio em Roma. O ano é incerto, mas deve ter ocorrido entre 64 e 67.

Duas festas litúrgicas foram criadas em homenagem a São Paulo. A primeira em 25 de janeiro, foi instituída na Gália, no século VIII, para lembrar a conversão do Apóstolo e entrou no calendário romano no final do século X. A segunda, lembrando o seu martírio a 29 de junho, juntamente com o do Apóstolo São Pedro, foi inserida no santoral (livro dos santos da Igreja Católica) muito antes da festa do Natal e havia desde o século IV o costume de celebrar neste dia três Missas. A primeira na basílica de São Pedro no Vaticano, a segunda na basílica de São Paulo fora dos Muros e a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde as relíquias dos dois Apóstolos tiveram de ser escondidas por algum tempo para subtraí-las à profanação. Há um eco deste costume no fato de que além da Missa do dia é previsto um formulário para a Missa vespertina da vigília.

Depois da Virgem Maria, são precisamente os Apóstolos Pedro e Paulo, juntamente com São João Batista, os santos comemorados mais frequentemente e com maior solenidade no ano litúrgico. Por muito tempo se pensou que 29 de junho fosse o dia em que, no ano 67, Pedro na Colina Vaticana e Paulo na localidade agora denominada Três Fontes testemunharam sua fidelidade a Cristo com o derramamento do sangue. Na realidade, embora o fato do martírio seja um dado histórico incontestável, e está além disso provado que aconteceu em Roma durante a perseguição de Nero, é incerto não só o dia, mas até o ano da morte dos dois apóstolos. Enquanto para São Paulo existe uma certa concordância entre testemunhas antigas indicando o ano de 67, para São Pedro há muitas discordâncias, e os estudiosos parecem preferir agora o ano de 64, ano em que, como atesta também o historiador pagão Tácito, “uma enorme multidão” de cristãos pereceu na perseguição que se seguiu ao incêndio de Roma.

Parece também que a festa do dia 29 de junho tenha sido a cristianização de uma celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Reno, os dois mitos fundadores da Cidade Eterna. São Pedro e São Paulo de fato, embora não tenham sido os primeiros a trazer a fé a Roma, foram realmente os fundadores da Roma cristã, um antigo hino litúrgico definia-os como pais de Roma.

Resultado de imagem para São Paulo conversão

Imagem extraída de ACI Digital.

– O bom momento do dia.

Meu momento maravilhoso do dia: estar em família!

Não importa o que tenhamos à mesa, nos importa estarmos juntos.

bomba.jpg

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para a final da Copa São Paulo entre SPFC x Cruzeiro:

O árbitro Murilo Tarrega Victor foi um dos destaques das divisões inferiores da FPF. Já outrora falamos dele (vide aqui: https://wp.me/p55Mu0-3wW) e o ano passado teve a oportunidade de estrear na série A1 do Paulistão.

Murilo é um árbitro cumpridor, corre bastante, se posiciona bem e gosta do jogo com bola rolando, não marcando qualquer falta. Lhe falta, claro, ainda ser testado em um jogo mais difícil.

Em 2026, esteve em todos os jogos iniciais do Paulistão. Sua escala para a final da Copinha é para se ter segurança, ou seja, para evitar quaisquer polêmicas.

Nos anos 90, a Copinha era apitada por jovens árbitros, e garantia uma estreia na Série A3. O árbitro finalista, entretanto, costuma ter a sorte grande de apitar pelo menos um jogo da Primeira Divisão como destaque. Hoje, é um pouco diferente.

Torço para um bom jogo e uma ótima arbitragem.

Em tempo: lamentável que a decisão seja em gramado de piso sintético… o que fizeram com o querido Pacaembu?

– Curta os filhos sempre!

De outro dia…

Mas poderia ser de hoje!

Curta seus filhos!

bomba.jpg

💕 #Paternidade

– A Educação abre as portas para o mundo!

Essa imagem é perfeita: quem vai à escola ganha asas para voar mundo afora! 

Saímos da nossa bolha, vivemos em outros ares e ganhamos mais sabedoria.

Eu não discuto com ela. Veja só:

 

– Dia bonito.

Dia bonito!

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #Jundiaí #XôStress #nuvens #clouds

– Liturgia Diária de 25/01/2026: III Domingo depois da Epifania.

Domingo de 2ª Classe – Missa Própria Neste domingo contínua a manifestação do caráter real de Jesus e de seu poder misterioso. Ele domina sobre as …

Continua em: Liturgia Diária – 25/01/2026 – III Domingo depois da Epifania

Evangelho (Mt 4,12-23)

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Pois do Reino a Boa Nova Jesus Cristo anunciava e as dores do seu povo, com poder, Jesus curava.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

– Glória a vós, Senhor.

12 Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13 Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14 no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15 “Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16 O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. 17 Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 18 Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19 Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20 Eles, imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21 Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. 23 Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

– Sue que faz bem!

Suar faz muito bem!

Pratique esportes! O corpo, a alma e a mente agradecem. Olhe aí a minha cara de feliz.

bomba.jpg

🏃‍♂️ #corrida

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

bomba.jpg

– Bom dia, domingo (4 de 4).

🌅 6h – Desperte, Jundiaí.

Que o domingo possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

bomba.jpg

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, domingo (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

bomba.jpg

🏁🙆‍♂️#corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, domingo (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que perderam a fé e não crêem em mais nada. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

bomba.jpg

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, domingo (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Domingão também é dia de se exercitar!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

bomba.jpg

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– Morte em patrulha expõe ferida aberta nas ações federais em Minnesota.

Morte de cidadão americano durante ação federal reacende protestos e amplia crise política em Minnesota. #Linkezine ⚠️ O post Morte em patrulha expõe…

Continua em: Morte em patrulha expõe ferida aberta nas ações federais em Minnesota

– Pra hoje: Pratique o bem.

Vale a pena praticar o bem.

Uma mensagem:

– Oração da Manhã.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Deus amado e querido; Trindade Santa que é Pai, Filho e Espírito Santo: obrigado por mais um dia a viver. Me permita gozar todas as coisas temporais e atemporais. Agradeço, principalmente, por me acolher e amar, pois sou um servo fraco e pecador. 

Pai Todo Poderoso, louvado seja pelo dom da vida, pela nossa casa, pela nossa família e pela nossa saúde. Obrigado por, mesmo eu sendo indigno, me ter dado pessoas maravilhosas para conviver. Perdoe pelos meus erros e minhas falhas, especialmente pelas vezes que me esqueço que a Providência Divina é infinita. Se o Senhor ama até os passarinhos e outras criaturas da natureza, como abandonaria nós, seus filhos? Ama-nos tanto, que deu seu Filho Amado, Jesus Cristo, como Redentor do Mundo!

Cristo, Cordeiro de Deus, Deus Filho, Único, Fiel e Verdadeiro, louvado e bendito seja porque mesmo antes de eu nascer, aceitou a cruz pela remissão dos meus pecados. Tu és meu Senhor, meu Guia, meu Mestre e Salvador. Quero ser seu discípulo sempre, para ser Sal da Terra e Luz do mundo. Não me deixe cair em tentação nos meus pensamentos neste novo dia que nasce, faz-me instrumento do seu amor. Perdoe-me pelas inúmeras vezes que me fiz surdo ao seu chamado e me fechei com um coração de pedra. O Senhor é a Água Viva que lava as minhas manchas, que me cura e me salva. Está com o Pai e com Ele nos dá tantas bençãos e Graças enviando-nos o Paráclito Divino!

Ó Espírito Santo, força dos humildes! Ilumina-me na jornada que se inicia, dando-me seus Dons para o serviço do Reino dos Céus já aqui nesta terra. Perdoa-me quando não usei meus talentos para o bem comum, ou quando me escondi do chamado da Evangelização. Capacita-me para que hoje eu seja melhor do que ontem, a fim de que minhas decisões, mesmo que incompreensíveis pela minha insignificância, sejam sábias pelo Auxílio Divino. Sabe o que é melhor para cada um de seus servos. Que eu seja dócil à sua ação em todos os lugares e momentos. Louvado, glorificado e adorado seja, ó Defensor dos Pobres, pois através do Senhor poderemos colher seus Frutos Celestiais. 

Enfim, Santíssima Trindade que é um só Deus em essência, trino em pessoas e infinito em misericórdia, abençoa minha família e amigos (cite-os nominalmente, se possível), socorre-me no meu trabalho, nos meus estudos e em todos os afazeres. Me faz desapegado do dinheiro e da vaidade, e ajude-me nas minhas contas e compromissos. Livra-me da violência urbana, física, mental e espiritual, dando-me a saúde da alma. Olhe pelos que sofrem hoje e usa-me como auxílio a estes necessitados. Pelos sem casa, sem terra, sem família e pelos abandonados, doentes e famintos, vele por eles por mais este dia que se inicia. Obrigado por me ouvir e me abençoar desde o nascer até o por do sol. Que eu possa testemunhar pelos que não crêem ou perderam a esperança.

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossa ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre, por todos os séculos e séculos. Amém. 

Ó Maria, querida Mãe, Nossa Senhora e Co-redentora, cubra-me com seu manto de amor. A Senhora que é a Serva do Pai, a Mãe do Filho e a Esposa do Espírito Santo, me guarde no seu colo carinhoso e sempre interceda por minha família. Confio no seu contínuo socorro, pois é a Rainha da Paz. Ajude diariamente na minha conversão, como já fez ontem e fará hoje, para que eu seja transformado por Jesus “de água para vinho” como pediu pelos noivos em Caná da Galiléia. Rogue por nós, ó Mãe amada, pois lhe venerando conseguirei com mais afinco a aprender servir o Cristo e adorá-lo!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Santo Anjo da Guarda, obrigado porque acompanhou-me por mais uma noite, ó amigo inigualável que nunca me abandonou (mesmo quando eu lhe esqueço). Obrigado por estar ao meu lado no combate espiritual. Hoje, como todo dia, peço-lhe que me livre das trevas do pecado e guie-me no caminho da Luz Divina. Ajude-me para que eu tenha um santo dia e uma boa jornada.

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e me ilumina. Amém.

Bom dia.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

– Consultoria de Vida: contate-me.

Olá amigos do Blog.

Muitos aqui me conhecem: sou Rafael Porcari, Professor Mestre lecionando em Universidades desde os 21 anos, com formação e experiência multidisciplinar (comércio, indústria, prestação de serviço, ensino e esportes).

Trato de assuntos na área da Inteligência Emocional, Gestão Empresarial e de Pessoas, Liderança, Desenvolvimento Humano, Empreendedorismo, MEIs e Administração de Conflitos, entre outros.

Motivador, abordo questões profissionais e pessoais, desde a carreira, passando por ações empreendedoras e de relacionamento – incluindo família e educação – usando como ferramentas de equilíbrio a racionalidade e até mesmo a espiritualidade.

Quer uma consultoria? Conte comigo para o exercício da Escuta Ativa (tão importante em nossa sociedade). Estou pronto para ouvir suas dúvidas, desabafos ou até mesmo as suas angústias sociais e/ou empresariais.

Contatos:

📩 Email: rafaelporcari@me.com

📱 WhatsApp: +55 11 9.8032.6064

👨‍🏫 LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/rafael-porcari-17110938/

📝 Blog: https://professorrafaelporcari.com/

– O Brasileirão ofuscará os Estaduais?

Nessa semana, começará o Campeonato Brasileiro 2026. E os clubes que estão em disputa nos Estaduais terão que optar: a qual competição se dedicar?

Lembremo-nos: os 3 pontos da Rodada 1 valem a mesma coisa que os 3 pontos da Rodada 38 do torneio. Pep Guardiola, certa vez disse mais ou menos com essas palavras (quando ainda estava no Bayern Munich): “Prefiro ganhar as primeiras rodadas, quando todos ainda não estão preparados, para ter uma folga na tabela de pontuação”.

E tal estratégia não é sábia?

Se você pode ganhar 3 pontos agora (jogando com sua equipe principal), por que tentar só mais para o final do Brasileirão, onde você pode estar já fora da disputa de um título ou lutando contra um rebaixamento?

O Paulistão está na Rodada 5. Portanto, já foi metade do torneio (são 8 jogos). Veremos equipes poupando no Brasileirão para lutar pelo Paulistão? E isso vale para questionar sobre todos os Estaduais.

Minha memória do futebol me rememora quando o Paulistão dividia as atenções com o Brasileirão (e a Libertadores nem importava tanto para os clubes brasileiros, que, verdade seja dita, só voltaram a ter atenção a ela em 1992, com a conquista do São Paulo FC de Telê Santana). Hoje, não se compara mais a importância do Estadual com o Nacional.

Imagine os elencos milionários de Palmeiras e Flamengo. Eles se contentariam em ganhar o Campeonato Paulista ou o Campeonato Carioca? Claro que não.

A sacada da FPF, por exemplo, foi deixar “reféns” os clubes grandes para promover sua competição. Vide a atual tabela: Alguns clubes da Série A brigando pela classificação, e outros (como o São Paulo Futebol Clube) lutando contra o rebaixamento. Como o Tricolor terá coragem de dizer à sua torcida que a prioridade é o Brasileirão? A paixão do torcedor não permitirá que se abra mão da luta contra o rebaixamento.

Ainda sobre o Brasileirão: veremos, novamente, a discussão sobre a qualidade da arbitragem (todo ano, a mesma coisa) e questionamentos como a profissionalização (que foi prometida, mas aparentemente ficará para 2027). Também o impedimento semi-automático, que não deve estar disponível por enquanto (eu duvidei, escrevi e insisti: se todas as promessas da CBF atrasaram, por que eu deveria acreditar que dessa vez seria diferente?).

Sem dúvida, o Campeonato Brasileiro ofuscará os Campeonatos Estaduais. Mas aí há um efeito a se considerar: os Estaduais são a única opção para que certas torcidas comemorem. Veja a Chapecoense: o que deve priorizar? Vencer o Catarinense ou lutar pelo Brasileirão?

Não precisamos ir tão longe: é sabido que, pelo poderio financeiro e técnico, Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro devem ser ponteiros nesse ano. O que as torcidas de outros times poderão comemorar?

Isso explica a força e resistência de muitos cartolas em manterem o Estadual: a conquista de um título!

Vitória na Bahia, Vasco da Gama no Rio de Janeiro, Corinthians em São Paulo ou Internacional no Rio Grande do Sul: alguém acredita que poderiam, na atual fase, conquistar o Campeonato Brasileiro? Claro que não. Mas festejariam o que podem tentar: o Estadual.

Por fim: é a oportunidade de vermos grandes clássicos brasileiros (como São Paulo x Flamengo no Morumbi) e, ao mesmo tempo, o quanto os clubes grandes (por incompetência administrativa e financeira) estão desnivelados.

Sinceramente, eu preferiria que os estaduais não tivessem as grandes equipes e que essas competições fossem fases classificatórias para o Brasileirão das séries iniciais. Uma espécie de “qualify” para uma desejável série E. Afinal, o calendário já está sobrecarregado.

In English by AI Gemini AI:

“The 2026 Brazilian Championship kicks off this week. Clubs currently competing in the State Championships will face a choice: which competition should they dedicate themselves to?

Let’s remember: the 3 points in Round 1 are worth the same as the 3 points in Round 38. Pep Guardiola once said, more or less in these words (back when he was at Bayern Munich): ‘I prefer to win the early rounds, while everyone is still unprepared, so I can have a cushion in the standings.’

And isn’t that a wise strategy? If you can secure 3 points now (playing with your main squad), why wait until the final stretch of the Brasileirão, where you might already be out of the title race or fighting against relegation?

The Paulistão is currently in Round 5. Therefore, the tournament is already halfway through (based on 8 games). Will we see teams resting players in the Brasileirão to fight for the Paulistão? This applies to all State Championships.

My football memory recalls a time when the Paulistão shared the spotlight with the Brasileirão (and the Libertadores didn’t even matter that much to Brazilian clubs, who, truth be told, only turned their attention to it in 1992, after Telê Santana’s São Paulo FC victory). Today, the importance of the State Leagues simply doesn’t compare to the National Championship.

Imagine the multi-million dollar squads of Palmeiras and Flamengo. Would they be satisfied with winning just the São Paulo or Rio State Championship? Of course not.

The ‘clever move’ by the FPF (São Paulo Football Federation), for example, was to keep the big clubs ‘hostage’ to promote their own competition. Look at the current table: some Serie A clubs are scrambling to qualify, while others (like São Paulo FC) are fighting against relegation. How can ‘O Tricolor’ have the nerve to tell its fans that the priority is the Brasileirão? The fans’ passion won’t allow them to give up the fight against relegation.

Back to the Brasileirão: we will once again see the debate over the quality of refereeing (the same thing every year) and questions regarding professionalization (which was promised but apparently postponed until 2027). Also, semi-automatic offside, which likely won’t be available for now (I doubted it, wrote about it, and insisted: if all CBF promises have been delayed, why should I believe this time would be different?).

Without a doubt, the Brasileirão will overshadow the State Championships. But there’s an effect to consider: State Leagues are the only chance for certain fanbases to celebrate. Take Chapecoense: what should they prioritize? Winning the Santa Catarina State League or fighting in the Brasileirão?

We don’t have to look that far: it’s common knowledge that, due to financial and technical power, Palmeiras, Flamengo, and Cruzeiro should be the frontrunners this year. What can the fans of other teams celebrate? This explains the strength and resistance of many ‘cartolas’ (club directors) in maintaining the State Leagues: the chance to win a trophy!

Vitória in Bahia, Vasco da Gama in Rio, Corinthians in São Paulo, or Internacional in Rio Grande do Sul: does anyone believe that, in their current form, they could win the Brasileirão? Of course not. But they would celebrate what they can actually go for: the State Title.

Finally: it’s an opportunity to see great Brazilian classics (like São Paulo vs. Flamengo at the Morumbi) and, at the same time, see how much the big clubs are unevenly matched (due to administrative and financial incompetence).

Sincerely, I would prefer if the State Championships didn’t include the big teams and if these competitions served as qualifying stages for the lower tiers of the Brasileirão. A sort of ‘qualifier’ for a much-needed Serie E. After all, the calendar is already overloaded.”

– E o Bilal Brahimi, do Santos FC? Não joga por quê?

O Santos FC paga ao argelino Bilal Brahimi cerca de R$ 800.000,00 / mês. E o atleta não joga

Nada de contusão. Opção técnica.

Pergunto: pra quê contratar um jogador assim, caro e com deficiência de jogo, e não privilegiar algum garoto da base?

Coisas inexplicáveis…