– Compaixão ou Empatia?

Para refletir e praticar:

bomba.jpg

– No rastro do narcotráfico, EUA ampliam ofensiva no Pacífico após captura de Maduro.

Ataque no Pacífico marca nova fase da ofensiva dos EUA contra o narcotráfico e reacende críticas internacionais. #Linkezine 🌊 O post No rastro do …

Continua em: No rastro do narcotráfico, EUA ampliam ofensiva no Pacífico após captura de Maduro

– Análise da Arbitragem de Paulista 2×2 Itapirense

No Jayme Cintra (para 2027 pessoas), uma arbitragem razoável de Fernando Bartz Guedes. Começou vacilando nos cartões amarelos (vide anotações abaixo), mas depois se aprumou. Perdeu uma vantagem clara logo no começo da partida e teve má postura na aplicação de um cartão à Itapirense, no meio de um bololô.

Tecnicamente, não foi tão exigido. Fisicamente foi muito bem. O pecado foi a questão disciplinar (e cá entre nós: poderia coibir mais a cera).

Muito bom o trabalho do bandeira 2 Raphael Martinasso Lima, que acertou todos os impedimentos (ou não-impedimentos) cometidos pela “Linha Burra” da Itapirense. Numa, delas, inclusive, uma imagem bizarra: dos 10 atletas da linha, 8 se posicionaram para tal artifício…

PRIMEIRO TEMPO

No primeiro minuto, um erro feio do árbitro: o zagueiro da Itapirense sofreu uma falta no seu campo de defesa, a bola sobrou no meio de campo a um atleta que lançou seu companheiro livre, no ataque. O Juizão marcou atrasado a falta e matou a vantagem.

5m: Marcus Vinícius (SEI) deu um pontapé sem bola após o lançamento de Camilo (PFC). Merecia ter recebido o Cartão Amarelo e não recebeu. Errou o árbitro.

10m: Cartão Amarelo por empurrar o adversário sem bola antes da cobrança de falta, acertou o juizão. Porém, deu a advertência no meio do bolo, com 3 jogadores entre ele, sem identifica-lo.

15m: Zagueiro do Paulista entregou no pé do Caveira, que marcou para a Itapirense.

28m – Cartão Amarelo correto a Jadson (SEI) por entrada forte em Léo Souza (PFC). Correto.

30m: Terceiro impedimento corretamente marcado pelo bandeira 2. Acertou todos. O Paulista precisa se atentar coma. Linha burra da Itapirense.

31m: A Itapirense tentou a linha burra pela 4ª vez, e errou. O Bandeira mandou seguir e o Paulista fez o gol. O goleiro reserva levou Amarelo por reclamação, após ser chamado pelo 4º árbitro.

Gol de Camilo.

49m: gol de Vitinho.

SEGUNDO TEMPO

4m: bandeira 1 inverteu um escanteio por um tiro de meta. Errou…

10m: foi a OITAVA linha burra da Itapirense. Bandeira 1 começou a ter trabalho…

30m: jogo morno, depois de tanta

Público 2.027

Renda: 70.375,00

39m: gol da Itapirense com João Vitório….. de novo, falha de Samuel.

42m: 3 atletas da Itapirense caídos pedindo “atendimento médico”, e o árbitro não consegue coibir a cera.

– O que fazer para que os talentos profissionais permaneçam nas empresas?

Pessoas talentosas fazem da organização um lugar diferente. E por quê esses colaboradores optam em permanecer em uma empresa?

Um resumo de ações dos gestores para que os talentos desejem continuar seus préstimos onde estão alocados:

– Por que as distorções ocorrem no futebol? Sobre o Paulistão e as Séries do Brasileirão:

Há pouco menos de 3 meses, a Ponte Preta era campeã do Brasileirão da Série C. Nesse curto espaço de tempo, se “firmou” como lanterna do Paulistão Série A com nenhum ponto conquistado. Compare: o Primavera de Indaiatuba estava sem série até o ano passado no Brasileirão, e na série A do Paulistão, está em 7º colocado (bem a frente do seu rival, que é vizinho de município).

E o Novorizontino? Tendo sido 7º colocado da série B do Brasileirão, meteu 4×0 no vice-campeão brasileiro da A, o Palmeiras (que tem um orçamento deveras maior que o Tigre do Interior).

a Portuguesa, da série D, ganhou do São Paulo, da A, em pleno Morumbi. Como explicar?

Não adianta falar que as equipes de outras divisões se prepararam antes. O número de atletas disponíveis, a categoria, o orçamento e a estrutura são muito maiores para aqueles que estão decepcionando.

Aliás, coincidentemente, a tabela atual de classificação do Campeonato Paulista 2026 relembra a uma final caipira de 1990: Bragantino e Novorizontino (agora, ambos com “roupagem nova”).

O desempenho frustrante dos grandes é momentâneo, ou realmente passam por uma fase ruim e precisam se reinventarem?

– Delcy Rodríguez relata minutos de tensão após captura de Maduro.

Relato de Delcy Rodríguez expõe tensão e decisões rápidas após captura de Maduro. Poder em estado de alerta. #Linkezine 🌎 O post Delcy Rodríguez …

Continua em: Delcy Rodríguez relata minutos de tensão após captura de Maduro

– Sebrae Cidadania.

Estive hoje em Franco da Rocha, pelo Sebrae, falando sobre Autoconhecimento e Motivação para os reeducandos da Penitenciária P3. Não é fácil, mas é necessário.

Somente com a Educação é que faremos um país melhor.

– O que você tem feito para cuidar da sua saúde mental, evitando doenças emocionais?

Vale refletir sobre essa mensagem: o que você faz para não adoecer mentalmente?

Em: https://youtu.be/q0SHLzlo-tI?si=ieGY_V2tjiYwzCgk

– O Crescimento e a Maturidade da Fé, e a preocupação do “Mundanismo Espiritual”.

Quanto mais você se refugia no materialismo mundano e se deixa levar por refúgios e prazeres da vaidade, menos espaço você reserva para a ação divina em seu coração. E o processo é tão imperceptível que você aos poucos começa a questionar a própria existência da Providência Divina.

Disso, resultam as mágoas que se acumulam, a busca por algo que você não sabe o que é, a impiedade e o conforto (que é falso) nas coisas temporais, carnais ou transitórias que o mundo oferece.

Escrevi tudo isso ao ler um trecho da Exortação Apostólica sobre o Anúncio do Evangelho no Mundo Atual, de Novembro de 2013, onde o Papa Francisco trata disso (essa forma de Mundanismo) com o nome de “Mundanismo Espiritual“, onde se crê estar com Deus – mas com as vaidades mundanas influenciando e trazendo desvios.

EVANGELII GAUDIUM

Não ao mundanismo espiritual

93. O mundanismo espiritual, que se esconde por detrás de aparências de religiosidade e até mesmo de amor à Igreja, é buscar, em vez da glória do Senhor, a glória humana e o bem-estar pessoal. É aquilo que o Senhor censurava aos fariseus: «Como vos é possível acreditar, se andais à procura da glória uns dos outros, e não procurais a glória que vem do Deus único?» (Jo 5, 44). É uma maneira subtil de procurar «os próprios interesses, não os interesses de Jesus Cristo» (Fl 2, 21). Reveste-se de muitas formas, de acordo com o tipo de pessoas e situações em que penetra. Por cultivar o cuidado da aparência, nem sempre suscita pecados de domínio público, pelo que externamente tudo parece correcto. Mas, se invadisse a Igreja, «seria infinitamente mais desastroso do que qualquer outro mundanismo meramente moral».[71]

94. Este mundanismo pode alimentar-se sobretudo de duas maneiras profundamente relacionadas. Uma delas é o fascínio do gnosticismo, uma fé fechada no subjectivismo, onde apenas interessa uma determinada experiência ou uma série de raciocínios e conhecimentos que supostamente confortam e iluminam, mas, em última instância, a pessoa fica enclausurada na imanência da sua própria razão ou dos seus sentimentos. A outra maneira é o neopelagianismo auto-referencial e prometeuco de quem, no fundo, só confia nas suas próprias forças e se sente superior aos outros por cumprir determinadas normas ou por ser irredutivelmente fiel a um certo estilo católico próprio do passado. É uma suposta segurança doutrinal ou disciplinar que dá lugar a um elitismo narcisista e autoritário, onde, em vez de evangelizar, se analisam e classificam os demais e, em vez de facilitar o acesso à graça, consomem-se as energias a controlar. Em ambos os casos, nem Jesus Cristo nem os outros interessam verdadeiramente. São manifestações dum imanentismo antropocêntrico. Não é possível imaginar que, destas formas desvirtuadas do cristianismo, possa brotar um autêntico dinamismo evangelizador.

95. Este obscuro mundanismo manifesta-se em muitas atitudes, aparentemente opostas mas com a mesma pretensão de «dominar o espaço da Igreja». Nalguns, há um cuidado exibicionista da liturgia, da doutrina e do prestígio da Igreja, mas não se preocupam que o Evangelho adquira uma real inserção no povo fiel de Deus e nas necessidades concretas da história. Assim, a vida da Igreja transforma-se numa peça de museu ou numa possessão de poucos. Noutros, o próprio mundanismo espiritual esconde-se por detrás do fascínio de poder mostrar conquistas sociais e políticas, ou numa vanglória ligada à gestão de assuntos práticos, ou numa atracção pelas dinâmicas de auto-estima e de realização autoreferencial. Também se pode traduzir em várias formas de se apresentar a si mesmo envolvido numa densa vida social cheia de viagens, reuniões, jantares, recepções. Ou então desdobra-se num funcionalismo empresarial, carregado de estatísticas, planificações e avaliações, onde o principal beneficiário não é o povo de Deus mas a Igreja como organização. Em qualquer um dos casos, não traz o selo de Cristo encarnado, crucificado e ressuscitado, encerra-se em grupos de elite, não sai realmente à procura dos que andam perdidos nem das imensas multidões sedentas de Cristo. Já não há ardor evangélico, mas o gozo espúrio duma autocomplacência egocêntrica.

96. Neste contexto, alimenta-se a vanglória de quantos se contentam com ter algum poder e preferem ser generais de exércitos derrotados antes que simples soldados dum batalhão que continua a lutar. Quantas vezes sonhamos planos apostólicos expansionistas, meticulosos e bem traçados, típicos de generais derrotados! Assim negamos a nossa história de Igreja, que é gloriosa por ser história de sacrifícios, de esperança, de luta diária, de vida gasta no serviço, de constância no trabalho fadigoso, porque todo o trabalho é «suor do nosso rosto». Em vez disso, entretemo-nos vaidosos a falar sobre «o que se deveria fazer» – o pecado do «deveriaqueísmo» – como mestres espirituais e peritos de pastoral que dão instruções ficando de fora. Cultivamos a nossa imaginação sem limites e perdemos o contacto com a dolorosa realidade do nosso povo fiel.

97. Quem caiu neste mundanismo olha de cima e de longe, rejeita a profecia dos irmãos, desqualifica quem o questiona, faz ressaltar constantemente os erros alheios e vive obcecado pela aparência. Circunscreveu os pontos de referência do coração ao horizonte fechado da sua imanência e dos seus interesses e, consequentemente, não aprende com os seus pecados nem está verdadeiramente aberto ao perdão. É uma tremenda corrupção, com aparências de bem. Devemos evitá-lo, pondo a Igreja em movimento de saída de si mesma, de missão centrada em Jesus Cristo, de entrega aos pobres. Deus nos livre de uma Igreja mundana sob vestes espirituais ou pastorais! Este mundanismo asfixiante cura-se saboreando o ar puro do Espírito Santo, que nos liberta de estarmos centrados em nós mesmos, escondidos numa aparência religiosa vazia de Deus. Não deixemos que nos roubem o Evangelho!

Não à guerra entre nós

98. Dentro do povo de Deus e nas diferentes comunidades, quantas guerras! No bairro, no local de trabalho, quantas guerras por invejas e ciúmes, mesmo entre cristãos! O mundanismo espiritual leva alguns cristãos a estar em guerra com outros cristãos que se interpõem na sua busca pelo poder, prestígio, prazer ou segurança económica. Além disso, alguns deixam de viver uma adesão cordial à Igreja por alimentar um espírito de contenda. Mais do que pertencer à Igreja inteira, com a sua rica diversidade, pertencem a este ou àquele grupo que se sente diferente ou especial.

99. O mundo está dilacerado pelas guerras e a violência, ou ferido por um generalizado individualismo que divide os seres humanos e põe-nos uns contra os outros visando o próprio bem-estar. Em vários países, ressurgem conflitos e antigas divisões que se pensavam em parte superados. Aos cristãos de todas as comunidades do mundo, quero pedir-lhes de modo especial um testemunho de comunhão fraterna, que se torne fascinante e resplandecente. Que todos possam admirar como vos preocupais uns pelos outros, como mutuamente vos encorajais, animais e ajudais: «Por isto é que todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros» (Jo 13, 35). Foi o que Jesus, com uma intensa oração, pediu ao Pai: «Que todos sejam um só (…) em nós [para que] o mundo creia» (Jo 17, 21). Cuidado com a tentação da inveja! Estamos no mesmo barco e vamos para o mesmo porto! Peçamos a graça de nos alegrarmos com os frutos alheios, que são de todos.

100. Para quantos estão feridos por antigas divisões, resulta difícil aceitar que os exortemos ao perdão e à reconciliação, porque pensam que ignoramos a sua dor ou pretendemos fazer-lhes perder a memória e os ideais. Mas, se virem o testemunho de comunidades autenticamente fraternas e reconciliadas, isso é sempre uma luz que atrai. Por isso me dói muito comprovar como nalgumas comunidades cristãs, e mesmo entre pessoas consagradas, se dá espaço a várias formas de ódio, divisão, calúnia, difamação, vingança, ciúme, a desejos de impor as próprias ideias a todo o custo, e até perseguições que parecem uma implacável caça às bruxas. Quem queremos evangelizar com estes comportamentos?

101. Peçamos ao Senhor que nos faça compreender a lei do amor. Que bom é termos esta lei! Como nos faz bem, apesar de tudo amar-nos uns aos outros! Sim, apesar de tudo! A cada um de nós é dirigida a exortação de Paulo: «Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem» (Rm 12, 21). E ainda: «Não nos cansemos de fazer o bem» (Gal 6, 9). Todos nós provamos simpatias e antipatias, e talvez neste momento estejamos chateados com alguém. Pelo menos digamos ao Senhor: «Senhor, estou chateado com este, com aquela. Peço-Vos por ele e por ela». Rezar pela pessoa com quem estamos irritados é um belo passo rumo ao amor, e é um acto de evangelização. Façamo-lo hoje mesmo. Não deixemos que nos roubem o ideal do amor fraterno!

Imagem extraída de Canção Nova . com

– E começa a Série A3!

E hoje começa a 3ª divisão estadual do futebol paulista!

Estaremos pela Difusora, direto do Estádio Jayme Cintra com o Time Forte do Esporte, transmitindo Paulista FC vs SE Itapirense.

E sobre o juizão, em: https://professorrafaelporcari.com/2026/01/22/analise-pre-jogo-da-arbitragem-para-paulista-x-itapirense-rodada-1-do-paulistao-da-serie-a3/

bomba.jpg

– Ah, a gula por pizza…

Eu tenho uma fraqueza: PIZZA!

Me acabo nesses buffets do Pizza Hut… e olhe que quero emagrecer.

Mas que são gostosas, o se são!

bomba.jpg

🍕 #gula

– Work-from-Home Boundaries: How to Separate Work & Life When They Share the Same Space.

The COVID-19 pandemic has changed the way people work. Instead of working at the office, people had to work from home at their dining tables or …

Continua em: Work-from-Home Boundaries: How to Separate Work & Life When They Share the Same Space

– Em Mairiporã:

A natureza e a sua beleza: aqui, um pedaço da Represa de Mairiporã:

As águas relaxam.

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #lago #lake

– Cuidado com a Empáfia.

Tenha orgulho, mas seja humilde.

Respeite o próximo, caso contrário, não saberá o que é empatia. Virará empáfia!

– Para não esquecer:

Lembremo-nos sempre: precisamos buscar Deus, e Ele está aberto para nós.

Uma mensagem (que deveria ser sempre repetida):

bomba.jpg

– Tempo nublado.

Pela Rodovia Anhanguera, em Cajamar, o tempo fechou!

Que não venha chuva forte.

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Sobre a arbitragem de Santos 1 vs 1 Corinthians, em 1 minuto:

Como foi o juizão no clássico alvinegro?

Falamos em: https://youtu.be/xeQRERZxihs?si=j_yVr-rrtyc4xTHo

– E o Sérgio Nahas?

E 24 anos depois de matar a esposa, Sérgio Nahas, outrora poderoso, foi preso.

E dessa maneira melancólica…

bomba.jpg

– Dia bonito.

Dia bonito!

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #Jundiaí #XôStress #nuvens #clouds

– Liturgia Diária de 23/01/2026:

S. RAIMUNDO DE PENAFORTE, Confessor Festa de 3ª Classe – Missa “Os Justi” (Confessores) com Coleta própria, com comemoração de S. Emerenciana, Virgem…

Continua em: Liturgia Diária – 23/01/2026

Evangelho (Mc 3,13-19)

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou esta reconciliação

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13 Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15 com autoridade para expulsar os demônios. 16 Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”; 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19 e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

– Sue que faz bem!

Suar faz muito bem!

Pratique esportes! O corpo, a alma e a mente agradecem. Olhe aí a minha cara de feliz.

bomba.jpg

🏃‍♂️ #corrida

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

bomba.jpg

– Bom dia, 6ª feira (4 de 4).

🌅 05h – Desperte, Jundiaí, bem promissora.

Que a sexta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

bomba.jpg

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

IN ENGLISH –

🌅 5 AM – Wake up, Jundiaí, very promising.

May Friday be worthwhile.

(And it will be – let’s believe that).

– Bom dia, 6ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

bomba.jpg

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

IN ENGLISH –

🌺 End of the workout! It was worth it (and the effort).

I’m sweaty, tired, and happy, stretching and enjoying the beauty of nature. Today, with these delicate plants: roses.

Enjoy flowers! They de-stress us and soothe the mind.

– Bom dia, 6ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que são vítimas de injustiças e crimes. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

bomba.jpg

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

IN ENGLISH –

🙏🏻 As I run, I meditate and say a prayer:

“O Virgin Mary, Mother of God and Our Mother, pray for us who have recourse to thee. Today, especially for those who are victims of injustice and crime. Amen.”

Pray, and if what you asked for is for your good, God will grant it.

– Bom dia, 6ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Caindo da cama pois o tempo urge!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

bomba.jpg

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running

IN ENGLISH –

👊🏻 Hello friends! How are you all? Just jumping out of bed because time is of the essence!

Here, everything’s ready to sweat again in pursuit of health. Let’s run to get productive and enjoy those much-needed endorphins (controlling cortisol)?

Practice sports. Always!

– Santo Rosário com Frei Gilson:

Hoje é Dia de Rosário com Frei Gilson!

Rezemos a Deus pedindo a intercessão de Nossa Senhora.

Em: https://www.youtube.com/live/KzdRqYc70Ys?si=q14MTjLTS2sIbE-J

– Let’s save the wildlife – Rhinos (Rhinocerotidae).

Some but not all rhino species are endangered. Black rhinos, Javan rhinos, Northern white rhinos (a subspecies of white rhinos), and Sumatran rhinos …

Continua em: Let’s save the wildlife – Rhinos (Rhinocerotidae)

– Pra hoje: Humildade e Sabedoria:

Aprendamos:

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Santos vs Red Bull Bragantino (Rodada 5 do Paulistão 2026).

E para o confronto do Massa Bruta contra o Peixe, a FPF escalou a seguinte equipe de arbitragem:

Árbitra: Daiane Muniz
Árbitro Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
Árbitro Assistente 2: Bruno Silva de Jesus
Quarto Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
AVAR1: Alberto Poletto Masseira
AVAR2: Gustavo Holanda Souza
Observador VAR: Antonio Rogério Batista do Prado
Quality Manager: Newton dos Reis Barreira
Analista de Vídeo: Márcio Luiz Augusto
Técnico de Garantia FPF: Marcelo Branco
Operador de Replay: Guilherme das Dores
Técnico de Garantia Estádio: Evanil Alves dos Santos Junior
Assistente de Área de Revisão: Gustavo Dias de Almeida

Daiane Muniz é uma das VARs mais experiente do quadro da CBF. Curiosamente, na FPF, trabalha como árbitra (não é comum tal situação).

No ano passado, estreou em jogos grandes na A1. Nesse ano, apitou um jogo fácil: Corinthians 3×0 Ponte Preta. 

Em campo, ela tem boa desenvoltura, corre bastante mas ainda lhe falta um pouco mais de malícia em campo, pois às vezes cai nas faltas cavadas e as marca.

Torço para uma boa arbitragem e um grande jogo.

Acompanhe conosco o jogo entre Santos vs Red Bull Bragantino pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Twitter: https://twitter.com/futeboltotalbra,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Domingo, 25/01, 16h00. Mas desde às 15h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!

– 22 anos que Leônidas nos deixou…

O dia 24 de janeiro é marcante para o futebol brasileiro (embora esquecido): em 2004, aos 90 anos de idade, o grande Leônidas da Silva, o “Diamante Negro”, falecia em Cotia.

Talvez o primeiro craque marcante do Brasil, ele foi o inventor do “Gol de Bicicleta”. Leônidas foi artilheiro da Copa de 38 e escolhido o melhor jogador daquele Mundial.

Uma triste situação: Leônidas, depois de se aposentar, trabalhou como comentarista esportivo na Rádio Jovem Pan, e em 1974 interrompeu a carreira para cuidar da saúde, pois diagnosticou-se com Mal de Alzheimer. Pasmem: sofreu 30 anos com a doença!

Tomara que as autoridades do futebol se lembrem de tal data hoje e o homenageiem.

Curiosidade 1: Leônidas é considerado o atleta que mudou o SPFC de patamar, fazendo o Tricolor ser reconhecido como time grande nos anos 40. 

Curiosidade 2: O chocolate Diamante Negro foi uma homenagem da Lacta, na época de propriedade do governador Adhemar de Barros, a esse incrível jogador. Imagine se existisse cobrança de royalties hoje…

Foto: Internet, autoria desconhecida. Quem souber o autor, favor informar para divulgação.