– A arapuca do Regulamento do Paulistão 2026.

Com a mudança do calendário do futebol brasileiro, os Campeonatos Estaduais (que um dia eram importantíssimos) se apequenaram ainda mais. Faz parte dos ciclos e da evolução dos tempos.

Em São Paulo, são apenas 8 datas na primeira fase. E aí vira “covardia”: em 4 jogos em casa e 4 fora, uma equipe define se continua na sua própria divisão ou é rebaixado. A sorte para muitos é que, com o número de 16 clubes, há bastante time ruim “se esforçando para cair”.

Mas há um problema sério na fórmula (inspirada no modelo da UEFA Champions League): para que seja atrativo, o sorteio dos jogos foi direcionado, e assim todos os 4 grandes se enfrentarão. Consequentemente, as outras equipes não terão o mesmo grau de dificuldade que os grandões, pois não os enfrentarão em sua totalidade (o Primavera de Indaiatuba, por exemplo, subiu de divisão e só jogará contra o SPFC).

– No que isso pode resultar?

Num tiro no pé da própria FPF. Com tantos clássicos na 1ª fase, se muitos clubes empatarem, eles “se matam” mutuamente. Enquanto isso, com adversários mais fáceis, equipes bem montadas podem chegar à fase do mata-mata.

Mais ainda: com a proximidade do Brasileirão, o que se priorizará? Corre-se o risco dos grandes “abandonarem” o Paulistão, pequenos e médios se classificarem e o torneio de SP premiar um campeão inédito, do Interior. O que seria o clímax para a FPF com estádios lotados na Capital ou no Litoral, pode mudar de localidade…

Em suma, os times do Paulistão sofrem o que a Premiere League combate: a falta de igualdade de condições na disputa. Lá, os gramados devem ser todos naturais (não pode ser sintético) e um time só pode mandar os jogos no estádio indicado (para não existir clube que jogue contra X em um estádio mais amplo e outro clube que jogue com esse mesmo X em uma praça mais acanhada, distante e/ou dificultosa).

Aguardemos a próxima fase do Campeonato Paulista.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.