E, para essa quinta-feira, “finished”! Foi dia de Avaliações Substitutivas na FADITU.
Terminamos a labuta e, com a graça de Deus, vamos descansar.
#Ensino
E, para essa quinta-feira, “finished”! Foi dia de Avaliações Substitutivas na FADITU.
Terminamos a labuta e, com a graça de Deus, vamos descansar.
#Ensino
Meus dois blogs atingiram 3,17 milhões de visitas!
Agradeço de coração o prestígio.
Visite: professorrafaelporcari.com e pergunteaoarbitro.wordpress.com
Original em:
Reality Quote By Tonya Hurley: “You can only…”

Um #tbt daquela que tem sido minha força, minha companheira, minha amada e minha cúmplice!
Te amo @Vivi. Obrigado por existir em minha vida.
E de um trabalho ao outro, antes do último turno, vim à Missa das 18h, celebrar o Cristo Eucarístico!
Aqui é lugar de pedir e agradecer. Converse com Deus, pois Ele nos ouve.
Igreja Nossa Senhora do Carmo. Itu/SP. Arquivo Pessoal.
Meu amigo Zé Boca de Bagre não tem papas na língua. Sempre atento aos detalhes do mundo do futebol, comentou sobre o desfecho das duas disputas Flamengo x Palmeiras que tivemos (pela Libertadores e pelo Brasileirão):
– E se o Abel não jogasse com o time todo reserva como fez? Já pensou se ganhasse do Grêmio? Agora, o Flamengo estaria na obrigação de vencer o Mirassol no Interior (e o time está invicto lá). Verdão, pelo “plano do técnico”, ficou sem título estadual, nacional ou continental.
Sobre Filipe Luís, óbvio que o Zé tinha uma deixa:
– “Cornetaram” o Flamengo por perder do Córdoba, chegaram a pedir a cabeça do técnico. Depois reclamaram que ele perdeu para o Fluminense pois não gritava à beira do campo. Esses caras que queriam o Filipe com um megafone na área técnica, pediram desculpas?
E como meu amigo é espirituoso, não deixou barato na rivalidade carioca:
– Já pensaram que o Vasco da Gama tem 3 carioquinhas e uma Copa do Brasil no século XXI? Com um ano no cargo o Filipe tem mais títulos do que o Vascão!
Por fim, o Zé lembrou:
– Não concordo com o Nelson Piquet, que um dia disse: “O vice-campeão é o primeiro perdedor”. Olha a festa do Mirassol pela quarta colocação no Brasileirão! O Palmeiras foi vice do Paulistão, do Brasileirão e da Libertadores. Tem que festejar!
Aí eu discordo do Zé Boca de Bagre (mesmo com sua ironia). Olhe o investimento do Mirassol e os milhões que o Palmeiras gastou para não ganhar nenhum título.
(Em tempo: ainda bem que não temos a chata discussão dos pontos que o Flamengo perdeu para o Grêmio pelo pênalti inexistente no Maracanã, nem o pênalti não marcado ao SPFC contra o Palmeiras… a diferença de pontuação na tabela impediu esse embate, felizmente).
(imagem criada por Meta IA).
Nessa entrevista ao The Noite, o consagrado Nelson Motta falou sobre sua carreira e lembrou momentos de Tim Maia. E… eis que aparece o melhor Tim Maia Cover que há: Thór Júnior!
Veja que categoria, em: https://youtu.be/uY6_4jV3C7U?si=gabrEjcd5_uxuwqd
Tarde azul em Itu!
Esse horizonte me inspira…
📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress
Quinta-feira é dia reservado pela Igreja Católica à Adoração ao Santíssimo Sacramento. Sendo assim, rezemos:
ORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO por Santo Afonso de Ligório.Senhor meu Jesus Cristo, que pelo amor que tendes aos homens, estais de noite e de dia neste Sacramento, todo cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e recebendo todos os que vêm visitar-Vos; eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar.
Eu vos adoro do abismo do meu nada e vos dou graças por todos os benefícios que me tem feito; especialmente por vós mesmo dardes a mim neste sacramento; por me terdes concedido como advogada vossa Mãe Santíssima, e por me terdes chamado a visitar-vos nesta igreja.
Eu vos saúdo, pois hoje, o vosso amantíssimo Coração, e a minha intenção é fazê-lo por três motivos: primeiro, em ação de graças por esta grande dádiva; segundo, para compensar-vos de todas as injúrias que tendes recebido, neste Sacramento, de todos os vossos inimigos; terceiro, com intenção de adorar-Vos, nesta visita, em todos os lugares da terra onde vossa presença sacramental está menos reverenciada e em maior abandono.
Meu Jesus, eu vos amo de todo o meu coração; pesa-me de ter, no passado, tantas vezes ofendido a vossa divina bondade.
Proponho, com o auxílio de vossa graça, nunca mais ofender-vos para o futuro.
E, no presente, miserável qual sou, eu me consagro todo a Vós e renuncio toda a própria vontade.
Recomendo-vos as almas do purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e da Bem-aventurada Virgem Maria. Recomendo-vos também todos os pobres pecadores.
Finalmente, desejo unir, meu querido Salvador, todos os meus afetos com os de vosso amorosíssimo Coração; e, assim unidos, os ofereço a vosso Eterno Pai e lhe peço em vosso nome que por vosso amor os queira aceitar e atender. Amém.
Capela do Santíssimo Sacramento da Paróquia Sao Luís Gonzaga, Itu – SP. Foto: Arquivo Pessoal.
O treinador de Seleção Brasileira Carlo Ancelotti deu uma excelente entrevista à Record no último domingo. Assisti há pouco e gostei muito.
Compartilho para quem não viu, em: https://youtu.be/nQMyaWzsiYM?si=HGaYzPytixwRMFsM
Orquídeas da Vovó Lalá: que capricho!
Trate a Natureza com carinho, e ela retribuirá.
📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #orchids #orquídea
What is a quote without a reader? Lost wisdom!
Continua em: Hope Quote By Albert Camus: “Where there is…”

Eu tenho medo de raios e trovões! E aprendi desde cedo pedir socorro a Santa Bárbara em meio as tempestades.
E de onde vem essa história?
Abaixo, neste dia dedicado à Santa, extraído de: https://www.acidigital.com/noticias/hoje-e-celebrada-santa-barbara-virgem-e-martir-28129
SANTA BÁRBARA, VIRGEM E MÁRTIR.
Segundo uma antiga tradição, santa Bárbara foi uma jovem que se converteu nos primeiros séculos, foi encarcerada por seu pai pagão em seu castelo para forçá-la à apostasia. Vendo que suas tentativas não surtiam efeito, permitiu que a martirizassem cortando-lhe a cabeça com uma espada e ele mesmo morreu fulminado por um raio.
Nasceu na Nicomédia, perto do mar de Mármara, no começo do século III.
Não existem referências a santa Bárbara contidas nas primeiras autoridades da Igreja, nem no martirológio de São Jerônimo. Entretanto, a veneração a esta santa era comum desde o século VII.
Por volta desta data, existiram as lendárias atas de seu martírio, que foram incluídas na coleção de Simon Metaphraste, um dos mais renomados hagiógrafos bizantinos.
É representada com manto vermelho, cálice do sangue de Cristo, ramo de oliveira, coroa e espada, todos símbolos do martírio.
A lenda de que seu pai foi fulminado por um raio fez com que, provavelmente, fosse considerada pelas pessoas comuns como a santa padroeira em tempos de perigo pelas tempestades e o fogo e, em seguida, por analogia, como protetora dos artilheiros e dos mineiros.
Também é invocada como intercessora para assegurar o recebimento da confissão e da Eucaristia na hora da morte.
Imagem extraída de ACI Digital (citação acima).
Ufa! Todas as provas do 2º Semestre corrigidas!
Que venham as substitutivas e os exames finais…
📚 #Educação
Hoje faz 14 anos que o “Doutor Sócrates” morreu. Foi triste seu final de vida, pelas questões de saúde, mas é inegável que sua carreira foi marcada por luta pelos direitos do cidadão e do esporte.
Abaixo, uma reportagem para os mais jovens que não o conheceram, saberem mais desse mítico atleta,
Extraído de: https://placar.abril.com.br/blog/tbt-placar/socrates-o-craque-mais-politizado-que-o-brasil-ja-teve/
SÓCRATES, O CRAQUE MAIS POLITIZADO QUE O BRASIL JÁ TEVE
Capitão da seleção na década de 80 manteve voz ativa contra a ditadura e a favor das causas sociais. O Doutor sempre tinha algo a dizer, inclusive a PLACAR

Em 1982, época de eleição para governador do Estado de São Paulo, PLACAR pediu para Magrão escrever seu plano perfeito de governo (veja no print abaixo).

Naquela época, Sócrates já denunciava a apatia da maioria dos atletas. “Acontece que, preso em sua própria incapacidade, o jogador é um medroso para se expressar e se sente acuado. Não o deixam crescer e atendem todas as suas exigências”, disse a PLACAR, em 1986. Sem ‘dar bola’ a um corporativismo que poderia colocar freios nas palavras, continuou: “Ele (jogador de futebol) gosta de ser tratado como um filhão, que não tem de batalhar nada. O sistema é viciante, com uma relação de idolatria ou severa punição. O jogador é uma eterna criança e gosta de ser, pois adorou o vício.”.
Inegavelmente, sua descontração e língua afiada era pura política, apesar de os boleiros de hoje morrerem de medo do termo. Nascido em Belém (PA) e criado em Ribeirão Preto (SP), Sócrates surgiu como atleta durante a ditadura militar, período antidemocrático do Brasil que durou entre 1964 e 1985. Chegou ao Corinthians, foi contestado no início e acabou virando ídolo.

Em um contexto sociopolítico em que a liberdade individual era negada, direitos civis caçados e opositores mortos e torturados, Sócrates encabeçou a Democracia Corinthiana, movimento que deu voz aos atletas nas decisões técnicas e políticas do clube. Mas até ele cansou. E não de correr com suas longas pernas pelos campos, mas da situação que o Brasil se encontrava.
Tanto que, em 1984, quando sua ida para a Fiorentina era assunto nos jornais, o ex-jogador foi capa de PLACAR. Vestido de Dom Pedro I, fez referência ao grito de independência e bradou: “Se o Brasil mudar eu fico”. O país demorou mais um pouco para se democratizar, e Sócrates não ficou. Sem ele, o movimento corinthiano foi perdendo forças, mas seu legado é eterno. Na mesma época, Sócrates participou ativamente do movimento Diretas Já, engajando-se com protagonismo na luta pelo poder do povo e na edição 727, na qual foi capa como figura política, ao ser perguntando pelo editor Juca Kfouri sobre quando as eleições, disse “Diretas já, diretas ontem”. Um ato político praticamente inimaginável para os dias atuais.

Além do posicionamento claro sobre a situação do país, ele não escondia o gosto pela cerveja e pelo cigarro; vícios que acabaram abreviando sua vida. Em outra dessas aparições, entrevistado em 1986, Sócrates afirmou: “Bebo, fumo e penso. Este é o país em que mais cachaça se bebe no mundo e parece que eu bebo tudo sozinho”.
Sua passagem pela Fiorentina não foi de sucesso. Já com 30 anos, o peso de não levar vida de atleta pode ter tirado boas atuações do meio-campista. Por outro lado, em entrevista a PLACAR em 1986, o próprio Sócrates diz que a passagem decepcionante no berço do Renascimento teve motivações políticas. “O futebol italiano é dominado pela Democracia-Cristã e eu era do lado do Partido Comunista Italiano. Os democratas-cristãos me aniquilaram.”. A política, de fato, não saía de sua cabeça— talvez de forma até exagerada em alguns momentos.
O Doutor jogou duas Copas do Mundo. Em 1982, sua primeira, brilhou dentro dos campos, junto à seleção brasileira que enchia os olhos do torcedor. Na seguinte, fora do auge, apesar de ter perdido um pênalti na eliminação para a França, Sócrates usou faixas na testa, manifestando-se contra a violência estatal praticada no México, sede da competição.

Magrão viveu diversas vidas em 57 anos. Nunca recusou impulsos, jamais se acovardou e deixou um legado de craque, com e sem chuteira. Aposentado, tornou-se escritor e manteve atuação política fervorosa. Queria morrer com o Corinthians campeão, e assim foi. Por complicações causadas por um quadro de problemas com álcool, Sócrates morreu no dia 4 de dezembro de 2011. No mesmo dia, após empate com o arquirrival Palmeiras, o Corinthians se tornou Campeão Brasileiro daquele ano, e atletas e torcedores o homenagearam com seu tradicional gesto, o punho erguido para cima. Pedido atendido.

Há 2 anos…
E fomos ao Circo Stankowich Pink, em Bragança Paulista. Graças à promoção da Rádio Futebol Total, pudemos sentar nos melhores lugares.

Um espetáculo maravilhoso, vale a pena ir!

Olhe que legal:

🎪 🤡 #diversão #fun #circus #Stankowich

O Brasil não é fácil… Aliás, ser professor não é!
Abaixo, extraído de: https://www.linkedin.com/posts/drademarsantos_o-tempo-do-apito-a-ma%C3%A7%C3%A3-na-mesa-do-professor-activity-7394503298902396929-A07u?
RECREIO É DESCANSO?
A maçã na mesa do professor sempre foi um símbolo de dedicação e, quem diria, até de ironia, diante da dura realidade de uma profissão que parece não ter hora para terminar.
A discussão que ecoa agora no Supremo Tribunal Federal (STF) é a prova cabal de que a escola não se encerra no limite da lousa.
O cerne da questão é simples, mas seus desdobramentos são complexos: o recreio escolar, aquele breve intervalo entre o conteúdo de uma aula e o desafio da próxima, deve ou não ser computado na jornada de trabalho dos professores?
A Justiça do Trabalho tem um histórico de reconhecer esse período como tempo à disposição do empregador, mas a Associação Brasileira das Mantenedoras de Faculdades (Abrafi) contesta, levando a questão ao STF.
O ponto de vista das escolas particulares, resumido no voto do ministro Gilmar Mendes, é que o recreio se encaixaria, em tese, como um intervalo de descanso, cabendo comprovação em cada caso de que houve trabalho efetivo.
Seria, nas palavras da defesa, um lapso temporal que não integraria a jornada de forma automática.
No entanto, a prática real da docência desmantela essa visão “em tese”.
Quem já esteve em uma escola sabe que o recreio, muito dificilmente, é um período de descanso integral.
O professor, mesmo fora da sala, é a bússola moral e a referência imediata.
Ele está ali para orientar alunos, resolver conflitos, lidar com questões disciplinares, ou, no mínimo, supervisionar um ambiente que, por sua natureza dinâmica e infantil, exige vigilância constante.
Como bem destacou o ministro Edson Fachin, o docente permanece sob a dinâmica institucional, à disposição, e isso não pode ser ignorado.
A ministra Cármen Lúcia reforçou que a escola é um espaço de interação contínua, onde o professor não está livre para o seu descanso, pois está atendendo, mesmo que informalmente, o aluno.
Este debate revela uma falha estrutural na percepção do trabalho do professor.
Tratar o recreio como um “não trabalho” é desconsiderar a carga mental e a responsabilidade ininterrupta que a profissão impõe.
É impor um fardo invisível, pois o tempo em que o educador não está ensinando conteúdo, está ensinando convívio.
O placar atual do julgamento no STF pende para a inclusão do recreio na jornada, reconhecendo a realidade prática da categoria.
O desfecho da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 1058) não será apenas uma decisão jurídica, mas uma declaração sobre o valor e o respeito dedicados àqueles que dedicam suas vidas a formar as próximas gerações.
Afinal, a educação não se faz apenas em 50 minutos de aula, mas em cada olhar, em cada intervenção e em cada momento de atenção, inclusive no breve apito do recreio.
Dia bonito!
Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.
📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #Jundiaí #XôStress #nuvens #clouds
S. PEDRO CRISÓLOGO, Bispo, Confessor e Doutor Festa de 3ª Classe- Missa “In medio” com alguns próprios e comemoração da Féria e de S. Bárbara, Virgem…
Continua em: Liturgia Diária – 04/12/2025

Evangelho (Mt 7,21.24-27)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Buscai o Senhor, vosso Deus, invocai-o enquanto está perto!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26 Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Suar faz muito bem!
Pratique esportes! O corpo, a alma e a mente agradecem. Olhe aí a minha cara de feliz.
🏃♂️ #corrida
E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.
Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/
🌅 05h10 – Desperte, Jundiaí, com o céu colorido.
Que a quinta-feira possa valer a pena.
(E há de valer – creiamos nisso).
🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia
🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).
Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.
Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.
🏁 🙆♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento
🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:
“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão desesperançosos, desanimados ou desiludidos. Amém.”
Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.
⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade
👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Animados para mais uma jornada?
Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?
Pratique esportes. Sempre!
🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running
E para o confronto do Massa Bruta contra o Colorado, a CBF escalou a seguinte equipe de arbitragem:
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda – ES
Árbitro Assistente 1: Victor Hugo Imazú dos Santos – PR
Árbitro Assistente 2: Douglas Pagung – ES
Quarto Árbitro: José Mendonça da Silva Jr – PR
Quinto Árbitro: Claiton Timm – RS
Assessor: Sérgio Cristiano Nascimento – RJ
VAR: Rodrigo Nunes de Sá – RJ
AVAR: Cleriston Clay Barreto Rios – SE
AVAR2: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho – RJ
Observador de VAR: Hilton Moutinho Rodrigues – RJ
Quality Manager: Paulo Roberto da Rocha Camello – RJ
O capixaba Davi de Oliveira Lacerda está com moral na CBF. Deve ser indicado ao quadro da FIFA nos próximos dias, e, mesmo quando erra, tem apoio da Comissão de Arbitragem.
Digo isso pois, com seu estilo de jogo de deixar o jogo correr bastante e não marcar disputas de bolas viris (se omitindo em algumas faltas reais), errou no último FlaFlu mas mesmo assim seguiu prestigiado (vide aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2025/11/24/davi-de-oliveira-lacerda-e-prestigiado-pela-cbf/).
A dica é: manter-se em pé, pois o árbitro não gosta de marcar falta. E isso pode ser um perigo, se não tiver habilidade no trato do apito.
Acompanhe conosco o jogo entre Internacional x Red Bull Bragantino pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Twitter: https://twitter.com/futeboltotalbra,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Domingo, 07/12, 16h00. Mas desde às 15h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!