– Ótimo descanso pra nós:

Uma mensagem:

– Acabou Novembro:

Ufa. Chega por esse mês…

– Como você espanta os seus fantasmas?

Há pessoas que se apavoram com diversas situações da vida: sejam com as contas a pagar, dificuldades no trabalho, problemas conjugais ou qualquer outra coisa que possa despertar o pânico.

Alguns reagem muito bem frente esses temores; outros, não. É necessário relaxar, respirar e… se possível, enfrenta-los. Caso contrário, distrair-se para não enlouquecer com eles.

  • Como você espairece?

Eu prefiro curtir alguns hobbies: jardinagem, corrida, esportes e… ESCREVER! Estar com a família e rezar é fundamental também.

Vou parafrasear o poeta: “Quem ‘escreve’ seus males espanta”, já que não sei cantar…

Cada um tem a sua válvula de escape. Qual é a sua?

Espairecer - Dicio, Dicionário Online de Português

– Seu bolso ficará cheio com o 13o Salário nesse final de ano?

Com os custos atuais do nosso país, nunca sobra nada de dinheiro na carteira. O pagamento do Décimo Terceiro Salário tende a ajudar o trabalhador a “tomar um respiro”, mas muitas vezes é insuficiente.

Recebi, abaixo, essa “simpática simpatia” para ficar com o bolso cheio. E, apesar de incrédulo, deu certo!

Olha só na figura desta postagem: a carteira realmente ficará cheia com essa simpatia… mas não de dinheiro e sim de caroço!

Se trabalhando já está difícil, imagine se não arregaçarmos as mangas.

unnamed-2

 

– Domingos do Advento!

Já falamos aqui sobre o Advento (acesse: https://professorrafaelporcari.com/2025/11/30/advento-e-mudanca-3/)

Abaixo, o que meditamos nos domingos desse tempo litúrgico:

– The Cat!

A gata está me olhando…

Olhos fixos…

Rabo abanando…

O que será que ela quer?

– Ainda sobre a Libertadores:

Obrigado pelo carinho e respeitosa referência, Pedro Marques e demais amigos da Jovem Pan!

Falar de arbitragem é muito bom.

Em: https://youtu.be/SyIU2qxRY_Y?si=qt97YfqC0lN3WPUo

– O bonito entardecer jundiaiense:

Nesse domingo de muito calor, o dia termina assim em Jundiaí: belíssimo!

Viva a natureza e os seus cenários:

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Vigiai!

Estejmos atentos!

A santa dica de hoje, contra Satanás:

– Momento relax!

E, num domingo “atípico para mim”, meu momento de “solitude”: relaxar com um pouco de natação!

Somente quem nada, sabe o quão as águas relaxam…

🏊‍♂️ #saúde

– Diferenciando Concorrência e Rivalidade no Mundo das Empresas.

Que interessante: Robson Viturino e Álvaro Oppermann (Revista Época Negócios, Ed fevereiro – 22, pg 60) trouxeram uma importante matéria sobre como a concorrência ajuda a vender mais, além de alguns malefícios que ela traz, de forma leve e interessante.

Abaixo:

JÁ VIU O QUE SEU RIVAL FEZ HOJE?

Estudo desvenda os mecanismos psicológicos que motivam o espírito de rivalidade entre empresas concorrentes.

No dia a dia dos negócios, as palavras “rival” e “concorrente” são usadas de forma indistinta. Uma nova pesquisa, porém, evidencia que existem diferenças claras entre as duas na relação de pessoas e empresas. E não é só uma questão semântica. “A primeira coisa a notar é que as pessoas são mais aguerridas na competição quando existe rivalidade entre elas”, dizem os autores do estudo, Gavin Kilduff, Hillary Elfenbein e Barry Staw. O trio de pesquisadores, professores de administração nas universidades de Nova York, Saint Louis e Berkeley, estudou a psicologia da rivalidade e da concorrência entre jogadores e times de basquete dos Estados Unidos. Segundo eles, as conclusões podem ser estendidas aos negócios.

A literatura de negócios usava as duas palavras como sinônimos de competição”, dizem os pesquisadores em um artigo publicado no Academy of Management Journal. “No entanto, a concorrência é algo racional. A rivalidade é passional”, afirma o trio. Esta última nasceria do envolvimento psicológico entre os protagonistas. Ou seja, surge quando existe uma relação íntima, ou um histórico comum, às partes envolvidas, gerando implicações profundas na maneira como jogadores e equipes se relacionam. “O mesmo ocorre nos negócios”, dizem eles.

Se a concorrência é o motor do desempenho, a rivalidade é o seu “afrodisíaco”. Um bom exemplo disso está no basquete norte-americano dos anos 80, que foi polarizado por Larry Bird, do Boston Celtics, e Earvin “Magic” Johnson, do Los Angeles Lakers. Os dois iniciaram a carreira profissional em 1979. Antes eles eram estrelas dos principais times universitários dos Estados Unidos e acompanhavam com afinco a carreira um do outro. “Quando a tabela de jogos da temporada era publicada, os jogos do Celtics eram a primeira coisa que eu marcava”, diz Magic Johnson. “Eu começava a ler o jornal pela seção de esportes, para ver como estavam as estatísticas de Magic”, diz Bird. A rivalidade – ou quase obsessão – acabou servindo de combustível ao brilhantismo de ambos nas quadras. Concorrentes se esforçam e dão o sangue. Rivais fazem das tripas coração. Eis a diferença.

Nos negócios, a rivalidade também pode gerar um ciclo virtuoso. No Japão, os rivais Toyota e Nissan protagonizam um duelo de inovação desde os anos 70. Quando a Toyota invadiu o mercado americano com o Corolla, em 1972, a Nissan respondeu em seguida com o Bluebird. Em 2001, a Nissan redesenhou totalmente o Altima para enfrentar o Toyota Camry. Em 2010, diante do Leaf, carro elétrico mundial a ser produzido pela Renault-Nissan, a Toyota respondeu comprando uma fatia da Tesla Motors. Segundo a autora Evelyn Anderson, embora a Toyota seja altamente competitiva em relação a Ford e GM, a competição acirrada com a Nissan e a Honda sempre teve um gostinho especial.

A rivalidade também tem uma face sombria, dizem os pesquisadores. É comum rivais engalfinharem-se em lutas do tipo “custe o que custar”. O Boston Scientific Group, por exemplo, se dispôs a pagar US$ 24,7 bilhões pela fabricante de marca-passos Guidant, para não permitir que o eterno rival Johnson & Johnson abocanhasse a empresa. Esta é considerada pelos analistas a segunda pior aquisição da história, atrás somente da compra da Time Warner pela AOL. Já a Adidas e a Puma (criadas por dois irmãos que se detestavam) estavam tão preocupadas em espionar uma à outra, nos anos 70, que não viram a Nike chegar. “A rivalidade é uma faca de dois gumes”, concluem os autores. Moral: saiba diferenciar concorrência de rivalidade.

bomba.jpg

Imagem extraída do link acima citado.

– Celebre (mesmo que seja qualquer coisa).

Amar é… (parte 3)

… ser recebido com carinho, aos beijos, e naturalmente ficar rindo à toa um com o outro.

Há coisas tão simples na vida, não?

– Mistakes Quote By Dennis E. Adonis: “Stay away from…”

Can a quote be the spark one needs? It surely can! One just needs the right quote.

Continua em: Mistakes Quote By Dennis E. Adonis: “Stay away from…”

– Tá bonito demais o domingo!

Ah, essa tal de natureza…

Olhe como está bonito o caminho rumo a Itupeva:

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Advento e Mudança!

Estamos entrando no Tempo do Advento, que significa: espera por aquele que há de vir”!

É uma espécie de “ano novo litúrgico” para os católicos, tempo de aguardar o Natal do Senhor Jesus. Época de esperança, de fé, de conversão.

Há 1600 anos aproximadamente, num primeiro domingo do advento como esse, um jovem chamado Agostinho, após ouvir a leitura de Romanos 13, 11-14, convertia-se. E desregrado cidadão passa a ser um grande santo, doutor da Igreja: Santo Agostinho!

A Leitura é essa (Carta de São Paulo aos Romanos):

“Irmãos: Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. Procedamos honestamente, como em pleno dia; nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.”

E nós, estamos prontos para a conversão nesse belo tempo litúrgico?

Advento é tempo de reforçar a verdadeira esperança, diz bispo

Coroa do Advento, um dos símbolos do Natal/ Foto: Wesley Almeida/ Arquivo CN. Imagem extraída de: https://noticias.cancaonova.com/brasil/advento-e-tempo-de-reforcar-verdadeira-esperanca-diz-bispo/

– Mimar faz bem!

Amar é… (Parte 2)

… aparecer na casa da pessoa amada para, com esse calor, tomar um sorvete delicioso!

Como não curtir Abacaxi com Vinho?

bomba.jpg

– Subestimamos os times cariocas? É um fiasco paulista?

Flamengo, Botafogo e Fluminense devem estar na Copa Libertadores de 2026, representando o RJ.

Palmeiras e Mirassol estarão representando SP.

A pergunta é: podemos classificar como “vexame ao futebol paulista”, com tanta vaga, Corinthians e São Paulo ficarem de fora?

 

– Faça agrados!

Amar é…

… acordar cedo para surpreender a namorada querida com o carro dela limpo (encerado e tudo mais).

Fazer agrados (flores, chocolates e surpresas) sempre é muito bom!

E estou caprichando!

bomba.jpg

– A felicidade é contagiosa. A infelicidade também.

O caderno “Vida & Ciência” do Estadão traz uma matéria da BBC, a respeito da FELICIDADE. E olha que interessante: cientificamente, está ‘quase’ provado: Felicidade é contagiante! E o contrário, idem.

Extraído de: http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid288879,0.htm

FELICIDADE PODE SER CONTAGIANTE, DIZ ESTUDO

Pesquisa mostra que felicidade de indivíduo está conectada às pessoas com que se relaciona.

– Um estudo publicado na revista científica British Medical Journal aponta que a felicidade de uma pessoa não é só uma escolha ou experiência individual, mas que está ligada “à felicidade dos indivíduos aos quais a pessoa está conectada, direta ou indiretamente”.

Usando análises estatísticas, os pesquisadores Nicholas Christakis, da Escola de Medicina de Harvard, e James Fowler, da Universidade da Califórnia, mediram como as redes sociais estão relacionadas com a sensação de felicidade de uma pessoa.
Segundo os dados do estudo, a felicidade de uma pessoa pode “contagiar” aqueles com quem ela se relaciona.

“Mudanças na felicidade individual podem se propagar em ondas de felicidade pela rede social e gerar grupos de felicidade e infelicidade”, diz o estudo.

E mais, não são apenas os laços sociais mais imediatos que têm impacto nestes níveis de felicidade, o sentimento consegue atingir até três graus de separação (amigos de amigos de amigos).

“Pessoas que estão cercadas de pessoas felizes e aqueles que são centrais nessas redes de relações têm mais tendência a serem felizes no futuro”.

A pesquisa aponta que estes grupos de “felicidade” resultam da disseminação desse sentimento, e não são apenas resultado de uma tendência dos indivíduos se associarem a pessoas com características similares.

Proximidade

Assim, um amigo que viva a uma distância de cerca de uma milha (1,6 km) e que se torna feliz, aumenta a probabilidade de que uma pessoa seja feliz em 25%. Efeitos similares foram observados entre casais que moram na mesma casa (8%), irmãos que vivam a menos de uma milha de distância (14%) e vizinhos (34%).

Surpreendentemente, essa relação não foi observada entre colegas de trabalho, o que sugere que o contexto social pode afetar na disseminação no sentimento de felicidade.
O estudo também aponta que a proximidade geográfica é essencial para a disseminação da felicidade.

Uma pessoa tem 42% mais chances de ser feliz se um amigo que viva a menos de 800 metros de distância se torna feliz. O efeito é de apenas 22% se o amigo morar a mais de 2,2 quilômetros.

Dados

Para chegar a essas conclusões, os autores analisaram dados coletados em um outro estudo que reuniu informações de 5.124 adultos entre 21 e 70 anos na cidade de Framinggham, no Estado americano de Massachusetts, entre 1971 e 2003.

Originalmente iniciado para pesquisar riscos de problemas no coração, este estudo também coletou dados sobre a saúde mental dos entrevistados.

Em diversos momentos, os entrevistados foram convidados a responder se concordavam ou discordavam de quatro afirmações: “Me sinto esperançoso em relação ao futuro”; “Eu fui feliz”; “Eu aproveitei a vida” e “Eu me senti tão bem como as outras pessoas”.

Para chegar ao conceito de “felicidade” usado em sua pesquisa, Christakis e Fowler levaram em conta a resposta afirmativa às quatro sentenças.

Segundo o professor Andrew Steptoe, especialista em psicologia da University College of London, “faz sentido intuitivamente que a felicidade das pessoas à nossa volta tenham impacto em nossa própria felicidade”.

“O que é um pouco mais surpreendente é que essa felicidade parta não apenas daqueles muito próximos a você, mas também de pessoas um pouco mais distantes.”

Segundo ele, a pesquisa também pode ter implicações em políticas de saúde pública.

“A felicidade parece estar associada a efeitos protetores à saúde.”

“Se a felicidade realmente for transmitida por conexões sociais, ela poderia, indiretamente, contribuir para a transmissão social de saúde”, disse ele.

BBC Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.:

Imagem extraída de: https://encenasaudemental.com/comportamento/insight/e-se-a-busca-excessiva-pela-felicidade-nos-torna-infelizes/

– Dia bonito.

Dia bonito!

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #Jundiaí #XôStress #nuvens #clouds

– Liturgia Diária de 30/11/2025: I Domingo do Advento.

Domingo de 1ª Classe – ESTAÇÃO EM SANTA MARIA MAIOR – Missa Própria A terra abençoada de que nos fala a Communio, é Maria Santíssima. Ela nos deu o …

Continua em: Liturgia Diária – 30/11/2025 – I Domingo do Advento

Evangelho (Mt 24,37-44)

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37 “A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38 Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39 E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. 40 Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41 Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. 42 Portanto, ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43 Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44 Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.

— Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

– Sue que faz bem!

Suar faz muito bem!

Pratique esportes! O corpo, a alma e a mente agradecem. Olhe aí a minha cara de feliz.

bomba.jpg

🏃‍♂️ #corrida

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

bomba.jpg

– Bom dia, domingo (4 de 4).

🌅 Desperte, Jundiaí, com horizonte claro.

Que o domingo possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

bomba.jpg

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

IN ENGLISH –

🌅 Wake up, Jundiaí, with a clear horizon.

May Sunday be worthwhile.

(And it will be – let’s believe that).

– Bom dia, domingo (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

bomba.jpg

🏁🙆‍♂️#corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

IN ENGLISH –

🌺 End of the workout! It was worth it (and the effort).

I’m sweaty, tired, and happy, stretching and enjoying the beauty of nature. Today, with these delicate plants: roses.

Enjoy flowers! They de-stress us and soothe the mind.

– Bom dia, domingo (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que perderam a fé e não crêem em mais nada. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.
 bomba.jpg

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

IN ENGLISH –

🙏🏻 As I run, I meditate and say a prayer:

“O Virgin Mary, Mother of God and Our Mother, pray for us who have recourse to thee. Today, especially for those who have lost faith and believe in nothing anymore. Amen.”

Pray, and if what you asked for is for your good, God will grant it.

– Bom dia, domingo (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Domingão também é dia de se exercitar!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

bomba.jpg

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

IN ENGLISH – 

👊🏻 Hello friends! How are you? Sunday is also a day to exercise!

Here, everything is ready to sweat once again in pursuit of health. Let’s run to get productive and enjoy those much-needed endorphins (controlling cortisol)?

Practice sports. Always!

– Wisdom Quote By Lailah Gifty Akita: “Every man must…”

Original em:

Wisdom Quote By Lailah Gifty Akita: “Every man must…”

– Para um bom domingo:

Tenhamos fé: 

Extraído do Threads de “Colo de Maria”:

– Flamengo e Palmeiras: os diferentes que são iguais!

Apesar do título contraditório do artigo, Flamengo e Palmeiras têm muita coisa em comum. Entretanto, o sucesso de ambos têm particularidades que os diferem bastante.

Inicialmente, não tem como falar deles, sem a final da Copa Libertadores da América 2025. O Mengão foi muito melhor do que o Verdão, e aqui começam as diferenças: um propõe o jogo, outro joga de maneira reativa. Mas ambos, em comum, gastaram muito dinheiro (somente o time paulista, beirou, pasmem, quase 800 milhões de reais em contratações).
Em comum, duas reclamações que fazem sentido: Raphael Veiga atingiu em disputa de bola (jogo brusco grave) Carrascal e Erick Pulgar agrediu com o jogo parado Bruno Fuchs – e deveriam receber Cartão Vermelho, mas o árbitro Darío Herrera contemporizou com Cartões Amarelos.

Aí vem outras similaridades: ambos pressionam pela imprensa, ou melhor, por uma pseudo-imprensa! O que há de “Blog do Fulano”, Canal do Zezinho”, e outras mídias alternativas que não cobram os clubes quando há a oportunidade… e acabam tirando oportunidade da imprensa verdadeira e de jornalistas sérios poderem fazer suas indagações.

Lembremo-nos: Flamengo e Palmeiras tiveram gestões de choque, e aceitaram viver em tempos de “vacas magras” (correndo risco de rebaixamento) para conseguirem ajeitarem suas finanças (respetivamente nas gestões Bandeira de Melo e Paulo Nobre).

Essa ação em comum dos dois é que deveria ser espelhada pelos co-irmãos Corinthians e São Paulo! O Timão deve R$ 2,4 bilhões, mas mantém Memphis Depay no seu elenco a R$ 5 milhões mensais (fora as mordomias). E o Tricolor Paulista, que levou um baile do Fluminense por 6×0, está quase atingindo seu primeiro bilhão em dívidas!

Se “no cofre” ambos estão bem, na estabilidade política, sabemos, diferem. Quantos treinadores ambas equipes tiveram de 2020 para cá? O Palmeiras, só Abel, com todo respaldo da diretoria. O Flamengo, vários, sempre após pressão da torcida. Nisso, os clubes parecem ser bem diferentes, afinal, Leila Pereira afastou as Organizadas da ingerência no Departamento de Futebol.

Alguém poderá dizer: “Mas em 2025, o Flamengo ganhou o Estadual, deverá ganhar o Nacional e já levou o Continental, enquanto o Palmeiras nada venceu”. É verdade… mas o futebol é cíclico e só um pode vencer. O atual ano foi ruim em conquistas para o Alviverde, mas sejamos justos: chegou à final e Abel tem crédito.

Ambos clubes se assemelham em respeito na América do Sul e bipolarizam as disputas, mas o estilo dos seus treinadores é diferente ao extremo! Filipe Luís dá excelentes entrevistas, é calmo e respeitoso. Também não grita e nem esperneia à beira do campo. Já Abel Ferreira… é mau educado, briga, grita e irrita. Ah, e pressiona demais a arbitragem, criando narrativas pós-jogo que distorcem alguns fatos (sua própria presidente o advertiu nessa semana).

Eu não caio na onda do resultadismo, pois isso pode ser perigoso. Prefiro avaliar os trabalhos dos treinadores e diretores, e nessa questão, Flamengo e Palmeiras estão disparados à frente dos seus rivais. Provavelmente, revezarão os títulos no próximo ano pela competência deles e pela enorme incompetência dos demais rivais. E isso faz levar à discussão: estamos vivendo a espanholização do futebol brasileiro, com os dois times fazendo o papel de Real Madrid e Barcelona? Provavelmente sim, especialmente pelo Fair Play Financeiro a ser instalado no Brasil. Com isso, quem tem as contas em dia e arrecada bastante, poderá contratar atletas e ter os melhores jogadores. Já quem está com seus balanços no negativo… esquece!

IN ENGLISH, by Gemini IA:

Despite the article’s contradictory title, Flamengo and Palmeiras have a lot in common. However, the success of both has specific characteristics that make them quite different.

Initially, it is impossible to talk about them without mentioning the 2025 Copa Libertadores de América final. “Mengão” (Flamengo) was much better than “Verdão” (Palmeiras), and this is where the differences begin: one proposes the game, the other plays reactively. But both, in common, spent a lot of money (the São Paulo team alone reached, surprisingly, almost R$800 million in signings).

In common, there are two complaints that make sense: Raphael Veiga hit Carrascal in a tackle (serious rough play) and Erick Pulgar assaulted Bruno Fuchs during a stoppage of play – and they should have received Red Cards, but referee Darío Herrera compromised with Yellow Cards.

Then come other similarities: both exert pressure through the press, or rather, through a pseudo-press! There is an abundance of “Fulano’s Blog,” “Zezinho’s Channel,” and other alternative media that fail to hold the clubs accountable when given the opportunity… and end up taking opportunities away from the real press and serious journalists to ask their questions.

Let’s remember: Flamengo and Palmeiras had shock managements, and accepted living through “lean times” (running the risk of relegation) to fix their finances (under the managements of Bandeira de Melo and Paulo Nobre, respectively).

This common action by the two is what should be mirrored by their co-rivals Corinthians and São Paulo! “Timão” (Corinthians) owes R$2.4 billion, but keeps Memphis Depay in its squad for R$5 million per month (not including perks). And “Tricolor Paulista” (São Paulo), which was thrashed 6-0 by Fluminense, is close to reaching its first billion in debt!

If both are doing well “in the coffers,” they differ in political stability, as we know. How many coaches have both teams had since 2020? Palmeiras only had Abel, with full board support. Flamengo had several, always after pressure from the fans. In this, the clubs seem very different; after all, Leila Pereira removed the Organizadas (organized fan groups) from interfering in the Football Department.

Someone might say: “But in 2025, Flamengo won the State Championship, is expected to win the National, and has already taken the Continental title, while Palmeiras won nothing.” That is true… but football is cyclical, and only one can win. The current year was poor in achievements for “Alviverde” (Palmeiras), but let’s be fair: they reached the final, and Abel has credit.

Both clubs are similar in terms of respect in South America and bipolarize the disputes, but the style of their coaches is extremely different! Filipe Luís gives excellent interviews, is calm and respectful. He also does not yell or throw tantrums on the sidelines. Abel Ferreira, on the other hand… is ill-mannered, fights, yells, and irritates. Oh, and he pressures the refereeing too much, creating post-game narratives that distort some facts (his own president warned him this week).

I don’t fall for the trend of resultism, as that can be dangerous. I prefer to evaluate the work of coaches and directors, and on this matter, Flamengo and Palmeiras are clearly ahead of their rivals. They will probably alternate titles next year due to their competence and the enormous incompetence of the other rivals. And this leads to the discussion: are we experiencing the Hispanization of Brazilian football, with the two teams playing the role of Real Madrid and Barcelona? Probably yes, especially with the Financial Fair Play set to be installed in Brazil. Consequently, those who have balanced accounts and raise a lot of money will be able to sign athletes and have the best players. As for those with negative balance sheets… forget it!