– Consultoria de Vida: contate-me.

Olá amigos do Blog.

Muitos aqui me conhecem: sou Rafael Porcari, Professor Mestre lecionando em Universidades desde os 21 anos, com formação e experiência multidisciplinar (comércio, indústria, prestação de serviço, ensino e esportes).

Trato de assuntos na área da Inteligência Emocional, Gestão Empresarial e de Pessoas, Liderança, Desenvolvimento Humano, Empreendedorismo, MEIs e Administração de Conflitos, entre outros.

Motivador, abordo questões profissionais e pessoais, desde a carreira, passando por ações empreendedoras e de relacionamento – incluindo família e educação – usando como ferramentas de equilíbrio a racionalidade e até mesmo a espiritualidade.

Quer uma consultoria? Conte comigo para o exercício da Escuta Ativa (tão importante em nossa sociedade). Estou pronto para ouvir suas dúvidas, desabafos ou até mesmo as suas angústias sociais e/ou empresariais.

Contatos:

📩 Email: rafaelporcari@me.com

📱 WhatsApp: +55 11 9.8032.6064

👨‍🏫 LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/rafael-porcari-17110938/

📝 Blog: https://professorrafaelporcari.com/

– Oração para um desconsolado.

Para quem se sente isolado e carente de Deus:

Termina o dia, começa a noite, e o cansaço chegou.

Senhor, estou saturado da vida. Me faça como São Francisco: que eu ame, mesmo sem ser amado, perdoe, mesmo quando não perdoado; compreenda, mesmo sem ser compreendido.

Ó Deus, neste mundo de dores e de dissabores, muitas vezes perdemos a graça de viver e a Graça que vem do Alto. E que nessas horas, eu possa ver o quão bom é comigo. Se eu reclamo, devo ver que há gente que infinitamente sofre mais. Se eu questiono, preciso ver quem serve mesmo sem entender. Se dói, que eu perceba que muitos estão anestesiados pela fé que muitas vezes me falta.

Me falta, ou não busco como devia?

São Tomé precisou tocar nas chagas do Salvador para crer. Que eu creia mesmo sem ver, tocar ou sentir. Que eu creia quando me sentir sozinho. Que eu creia quando me sentir abandonado. Que eu creia quando me sentir inútil ou deixado de lado. 

Deixado de lado?

Deus não deixa ninguém de lado. Jó suportou o seu limite. Daniel sobreviveu na cova dos leões. São José precisou da ajuda do anjo para entender. Jesus capacitou seus discípulos tão fracos. Sendo assim, que eu não me sinta solitário, sem amigos, sem ouvidos de alguém, de ninguém ou de outrém. Clamo que me escute, Senhor. Abandono-me no seu Amor para descansar e esperar um novo dia recomeçar.

Recomeço?

Recomeço de esperança, de ânimo, de labuta, de desejo que as coisas sejam normais, felizes, engrenadas numa normalidade às vezes utópica.

Abençoe-me, Senhor, e a todos os vossos filhos. Que a amanhã seja melhor. Amém.

Extraído de: https://www.americanas.com.br/produto/2896113681/adesivo-para-carro-e-moto-mao-rezando-10x12cm-oracao-fe-terco-jesus?cor=Preto

– Dica da Noite:

Para pensarmos:

– Quando não há equivalência na troca profissional…

Pode?

Exige-se demais, oferece-se de menos.

– Sobre Corinthians x São Paulo, a mão na boca e o pênalti do 1o tempo.

ALGO QUE ME IRRITA MUITO:
Assistindo Corinthians x São Paulo, vejo jogadores colocando a mão à frente da boca para conversarem com o Daronco.
Se é algo lícito, que não gere polêmica, que raios têm que esconder o que está se falando?
esconde-se o que fala, aquele que faz algo errado!
Duas coisas no lance do pênalti:
1- O 27 do Corinthians deixa de dividir e se vira de costas para esperar o 11 do São Paulo. Repare que ele espera a falta acontecer. O “pênalti de desaceleração” que falamos dias atrás (aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2025/11/09/os-penaltis-brasileiros-sao-de-regra-de-transito-sobre-os-sofridos-pelo-sao-paulo-contra-flamengo-e-red-bull-bragantino/).
Em suma: se o Ferreirinha ataca o Bidon daquele jeito, ee pênalti. Se o Bidon joga as costas para ser atingido, não. Faltou esperteza do árbitro…
2- Daronco está cumprindo a nova orientação da CA-CBF: quando for ao VAR, “correr devagar” e virar uma caminhada antes de sair de campo, para melhorar a respiração / oxigenação, a fim de uma decisão melhor (sim, isso foi uma orientação oficial…)

– Honesty Quote By Chris Mentillo: “You Can Not…”

There is some truth in every quote! But can we always find it?

Continua em: Honesty Quote By Chris Mentillo: “You Can Not…”

– Parabéns pela delicadeza da Miss Brasileira, homenageando Aparecida.

A Miss homenageou Nossa Senhora Aparecida, com leveza e respeito.

Para bens à brasileira!

Vide no recorte:

– Vamos com calma: Profissionalizar a arbitragem é um passo, não a solução.

Eu tenho muita preocupação quando ouço pessoas falando que a “Profissionalização da Arbitragem de Futebol” resolverá o problema da baixíssima qualidade técnica que vivemos atualmente. Alguns o fazem pela empolgação, outros pela ingenuidade.

Não vai resolver a maior parte das pendengas que temos. Profissionalizar é um pequeno passo para melhorias, onde os árbitros terão mais segurança financeira (não que eles ganhem pouco, mas sim que estarão blindados de, se por ventura tiverem algum evento que os impeça de apitar e ficarem sem receitas, não estarem reféns das taxas de jogos).

Para você entender didaticamente sobre o que é “Profissionalizar a Arbitragem”, em seus Direitos e Obrigações, falamos em outra oportunidade nesse post: https://professorrafaelporcari.com/2025/10/13/afinal-o-que-e-profissionalizar-os-arbitros-2/

As grandes questões residem em três ítens: o Modelo de Profissionalização, a Orientação de quem os cobrará e a Independência da Comissão de Arbitragem:

    1. Modelo:

Circulou tempos atrás a ideia de que uma empresa poderia agregar os árbitros, e, como se fosse uma cooperativa, prestar serviços à CBF. Uma terceirização, como disfarçadamente um dia fez a FPF ao incentivar a criação da COAFESP (uma associação de árbitros), rivalizando politicamente com o SAFESP (que era o sindicato, que atuava como cooperativa). Naquela oportunidade, os árbitros iludiram-se de que algo poderia acontecer, e nada mudou. Os nomes dos dirigentes eram os mesmos, apenas de lados diferentes, e tudo voltou-se ao normal anos depois.

Não sejamos puros demais e achemos que a CBF vai registrar os árbitros na CTPS, que terão FGTS e INSS e se recolherá PIS e COFINS. Nenhum vínculo empregatício ou alusão à CLT. Serão, provavelmente, prestadores de serviços autônomos, criando suas empresas e emitindo NF mensalmente para a CBF os pagar. A diferença é que terão um contrato de trabalho por um ano, renovável ou não baseado no desempenho, com valores mínimos de recebimento como salário, acrescido por número de jogos apitados. Exclua-se VAR, AVAR e bandeiras, pois em um primeiro momento, a CBF não os quer nesse modelo.

Dessa forma, ficará a grande discussão: o árbitro (que terá que se dedicar durante a semana aos treinos, atualizações de regras e outros preparos) terá em contrato a exigência da dedicação exclusiva? Afinal, hoje se ganha muito dinheiro em eventos festivos, jogos varzeanos bancados por prefeituras e outras atividades na folga que o remuneram muito. Neles, são celebridades, dão autógrafos e viram “pop-star” por um dia (se você não conhece essa realidade, vide aqui: https://professorrafaelporcari.com/2025/10/11/na-varzea-um-arbitro-pode-ganhar-mais-do-que-um-profissional/).

Se ele não for remunerado a contento, vale a pena assinar um contrato profissional de prestador de serviço à CBF, ou financeiramente será melhor permanecer como está? Aguardemos os valores sugeridos pela CBF.

2. Orientação:

Não adianta ter um árbitro fisicamente bem, sem trabalho paralelo, se os homens que os orientam nada sabem. Reflita: se existe a orientação de movimento antinatural da mão na bola (que é mal aplicada no Brasil), e os instrutores continuam a orientar que “para tudo deve se marcar’, do que valeu profissionalizar quem apita? 

A qualidade dos orientadores, instrutores e até dos “aspones” que habitam na CBF é duvidosa. Muitos lances mal apitados no Brasileirão não são frutos de erro de interpretação, mas de orientação equivocada (especialmente: marcação de faltas e contato físico em disputa de bola).

3. Independência:

A mim, parece piada: quer dizer que um quadro profissional seria imune a erros, vetos e instrumentos políticos?Ramon Abatti Abel cometeu um erro bizarro e foi para a geladeira (e iria do mesmo jeito se fosse profissional). A atual farra dos escudos FIFA por acordos políticos e escalas de árbitros de estados variados (não por meritocracia) vai deixar de acontecer? Não vai…

A pressão dos cartolas na Comissão de Arbitragem, o aceite das suas reclamações e malabarismos para justificar lances errados como corretos, continuará da mesma forma

Enfim, reforço o que disse anteriormente: a Profissionalização não resolverá os problemas. Ela será apenas um primeiro passo e cercado da pergunta inicial: como será esse modelo?

Aguardemos. Não creio que em Janeiro de 2026 nós o teremos (até porque, se tivéssemos, seria feito “às coxas”, apenas para dar uma satisfação pública).

 

– Entardecendo.

Foi-se embora o sol aqui em Jundiaí…

Até amanhã, amigo!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Vale a pena buscar ajudar o próximo.

Faço parte de uma equipe que trabalha no Projeto “Sebrae Educação”.

Conheça em: https://professorrafaelporcari.com/2025/11/12/sebrae-cidadania-8/

Pois bem: tentar ressocializar as pessoas, incentivando ao trabalho honesto, é salutar. Olhe alguns retornos:

Ajudar o próximo faz bem!

– A Serra da Ermida.

A beleza da nossa Serra do Japi, no trecho chamado “Serra da Ermida’.

A natureza nos relaxa…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #Serra #Jundiaí

– Dia da Consciência Negra.

Sou contra certas datas festivas: Todo dia é dia das mães; dos pais; das mulheres; dos homens ou dos negros.

Muitas vezes, temos datas comerciais: o dia dos namorados, por exemplo. Ou outras demagógicas: não seria a de hoje um exemplo disso?

Detesto rotulações: raça branca, negra, amarela… Ora, somos todos uma única raça, a RAÇA HUMANA! Não importa a cor da pele, a preferência sexual ou a religião: todos somos iguais em direitos e deveres.

Perceberam que o “dia de reflexão” virou descanso para uns e aproveitamento político para outros? Pior: o fato das cidades determinarem feriado municipal ou não acaba desacreditando no dia como feriado em si. Ou é para todos os municípios, nacionalizando a data, ou não.

Mais grave do que isso é tratar o dia como se fossem os negros gente inferior que precisassem de piedade. Nada disso. A história de cotas ou privilégios não pode ser uma caridade de gente subestimada, pois para ser inteligente ou competente não há cor (diferente das cotas sociais – por pobreza – as quais defendo).

Que o Dia da Consciência Negra sirva para refletir a igualdade, não aumentar discussões discriminatórias ou comparações de raças; coisas que são bobagens abomináveis nos dias atuais.

Resultado de imagem para Dia da Consciência negra

Imagem extraída de: https://camararedencao.ce.gov.br/portal/noticia/dia-nacional-da-consciencia-negra/

– #tbt verspertino:

Que lembrança bacana!

Há 7 anos, um passeio em Petrópolis, visitando a casa Santos Dumont.

Olhe aí o 14 Bis. Nosso primeiro avião da história…

– Adoremos o Santíssimo Sacramento.

Hoje é quinta-feira, dia de adorar Jesus Eucarístico, como pede a Igreja Católica. 

Que tal uma prece ao Senhor, que está presente na Hóstia Sagrada?

ORAÇÃO AO CRISTO SACRAMENTADO

Meu Jesus Cristo, Filho de Deus vivo, eis-­me aqui em companhia da Santíssima Virgem, dos Anjos, dos Santos do Céu e dos justos da Terra, para visitar-­Vos e adorar-Vos nesta Hóstia Consagrada. Creio firmemente que estais tão presente, poderoso e glorioso como estais no Céu; e pelos Vossos méritos, espero alcançar a glória eterna, seguindo em tudo Vossas divinas inspirações; e em agradecimento de Vosso divino amor, quero amar-­Vos com todo o meu coração e minha alma, potências e sentidos.

Suplico-­Vos, Salvador de minha alma, pelo Sangue precioso que derramastes em Vossa circuncisão e em Vossa Santíssima Paixão, que exerciteis comigo este ofício de Salvador, dando-­me, pela intercessão de Vossa Santíssima Mãe, os dons da oração juntamente com a perseverança, para que, quando deixar esta vida, me guieis à glória eterna que gozais no Céu. 

Capela do Santíssimo Sacramento da Paróquia Nova Jerusalém, em Jundiaí – SP.

– O pênalti de Thiago Silva em Bruno Henrique no Fluminense 2×1 Flamengo:

Erraram o árbitro Davi de Oliveira Lacerda (ES) e o VAR Wagner Reway no Maracanã. Aliás, Davi tem um estilo de jogo de deixar o jogo correr, mas equivocadamente também deixa de marcar muitas faltas reais (como ocorrido no FlaFlu). Ele deverá estar no quadro da FIFA em 2026, no lugar de Flávio Rodrigues de Souza (SP).

Vamos à polêmica:

Dificilmente você verá alguém que analisa arbitragem (ou até mesmo de qualquer profissional do esporte, sendo jornalista, jogador ou conhecedor de futebol) dizer que não foi pênalti de Thiago Silva em cima de Bruno Henrique. O zagueiro tricolor acerta o flamenguista com um chute certeiro “na batata da perna” (a panturrilha), quando o atacante está procurando proteger a bola. Isso é falta, não se discute, e dentro da área, pênalti. 

Não concordo com quem defende que Bruno Henrique procurou o contato pra cavar. Ele sofreu um chute de Thiago Silva que errou o tempo da bola. E lembremo-nos: domínio da bola não quer dizer que você está com ela fisicamente em seu pé, mas que você controla uma situação. Bruno está jogando sem ela, e é atingido. Simples. 

Faça a alusão de Allan e Tapia (SPFC x SEP), é o mesmo erro de leitura do lance. O jogador que sofre o chute (naquele caso, um carrinho imprudente) não tem culpa do adversário bobear naquele momento e errar o tempo da bola, escorregar, chutar sem querer ou coisa que o valha. Onde está o erro, unfair-play, “cavada” ou infração de Bruno Henrique? Nenhum. Ele sofreu uma infração e não teve ela marcada. 

Igualmente, Davi Lacerda estava bem posicionado como Ramon Abatti Abel estava. De novo, o VAR deixou prevalecer a decisão de campo erroneamente (lembrando: houve um pedido da CBF para que o árbitro de vídeo intervenha menos, e aqui é de “8 a 80”: do exagero à omissão…).

Para mim, o teor do erro permite sim o Flamengo reclamar na mesma intensidade que o São Paulo, por pênaltis não marcados em clássicos igualmente importantes. 

A CBF suspenderá o árbitro da mesma forma que fez dias atrás com Abatti Abel e seu VAR? Aguardemos. 

Acréscimos:

1- O assédio direto e indireto à arbitragem é enorme, e para quem não tem estrutura, os efeitos são péssimos. Nessa semana, o Flamengo publicou uma nota elogiosa (até em excesso) para a força-tarefa da CBF, capitaneada pelo Presidente da Federação do Amapá, que busca reestruturar a arbitragem brasileira. Nela, se fala de profissionalização e outras coisas (vide aqui: https://wp.me/p4RTuC-1bOW), mas, ainda, vem em contraponto às críticas visíveis da arbitragem.

2- Simultaneamente às reclamações do lance no Maracanã, Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, dava uma entrevista pós jogo (Palmeiras x Vitória) em que (sem ficar rubro de vergonha) falava que houve muita pressão em Ramon Abatti Abel no lance do Morumbi de Allan em Tapia, e que foi uma situação que o árbitro havia ACERTADO! Aí foi demais… por isso que não teremos melhora na arbitragem, pois cada um vê apenas o seu umbigo, e aceita descaradamente os erros a favor, maquiando-os como se nada fossem. Mas quando o contrário…

3- Imaginando: para a final da Libertadores da América, a lógica será escalar aquele que é o melhor árbitro da América do Sul: Facundo Tello. Mas, por toda a pressão que pode estar ocorrendo com Flamengo e Palmeiras, imagino (e não gosto da ideia) de que a Conmebol escalará o mais experiente (e complicado) Wilmar Roldan. 

4- A Comissão Internacional de Especialistas da CBF, formada por Nestor Pitana, Nicola Rizzolli e Sandro Meira Ricci, desde AGOSTO, não dá um parecer sobre os erros de arbitragem. Ela foi criada para auxiliar Rodrigo Martins Cintra. O que ela anda fazendo? Ou, vamos usar o número “fora de sentido” da CBF, que 99,1% dos lances do Brasileirão (como divulgado) são corretos, e por isso a Comissão não é exigida? Aliás, esses notáveis estão recebendo, ou foram dispensados?

– Vida de professor…

Feriado?

Nada disso… dia de colocar as pendências de trabalho!

Já corrigi prova e agora vamos colocar a casa em ordem. Vida de professor…

– Visite meu perfil no Instagram:

Também estou no Instagram!

Meu perfil, no QR Code abaixo:

– #tbt 2: Com ela!

Com ela ao meu lado, não tenho como deixar de ser feliz…

Te amo, @vivianeartico.

– #tbt 1: Fofura e Belezura.

De outro dia…

Minha pequena jardineira e suas flores!

Momento fofura do dia…

❤️ #PaiDeMeninas #Amor #Carinho #Flowers #Doçura #Kids #Filha #Daughter

– Dia bonito.

Dia bonito! E esse azul infinito?

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #Jundiaí #XôStress #nuvens #clouds

– O áudio do VAR de Fluminense x Flamengo:

Não é possível que levemos a sério esses caras: viram o áudio do VAR de Flu 2×1 Fla?

No final do vídeo, há a imagem clara, da “câmera de fundo” de Thiago Silva acertando a panturrilha de Bruno Henrique e cometendo o pênalti. O VAR Wagner Reway diz ao árbitro Davi Lacerda que “ele realmente tira a perna, conforme você narrou”.

Não estão enxergando bem?

Não é caso para geladeira. É para tirar do quadro.

No UOL, o link da CBF com o vídeo: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2025/11/20/penalti-em-bruno-henrique-ele-tira-a-perna-diz-var-em-audio-da-cbf.htm

 

– Liturgia Diária de 20/11/2025:

SÃO FÉLIX DE VALOIS, Confessor Festa de 3ª Classe – Missa “Justus” com Coleta própria Ordenado sacerdote, viveu algum tempo na solidão. Com S. João …

Continua em: Liturgia Diária- 20/11/2025

Evangelho (Lc 19,41-44)

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 41 quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42 “Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43 Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44 Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

– Sue que faz bem!

Suar faz muito bem!

Pratique esportes! O corpo, a alma e a mente agradecem. Olhe aí a minha cara de feliz.

🏃‍♂️ #corrida

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 5ª feira (4 de 4).

🌅07h –  Desperte, Jundiaí, com um lindo sol.

Que a quinta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sunshine #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 5ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 5ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão desesperançosos, desanimados ou desiludidos. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 5ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Animados para mais uma jornada?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– Inspirational Quote By Alberto Manguel: “Maybe this is…”

Original em:

Inspirational Quote By Alberto Manguel: “Maybe this is…”

– Pra hoje: Viva a Verdade!

Que sejamos sábios e verdadeiros!

A mensagem inspiradora para hoje, abaixo:

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Flamengo x Red Bull Bragantino (Rodada 35 do Campeonato Brasileiro Série A 2025).

E para o confronto do Massa Bruta contra o Mengão, a CBF escalou a seguinte equipe de arbitragem:

Árbitro: Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho -PA
Árbitro Assistente 1: Alessandro Alvaro Rocha de Matos -BA
Árbitro Assistente 2: Alex dos Santos -SC
Quarto Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior -PR
Inspetor: Antonio Pereira da Silva -GO
VAR: Bráulio da Silva Machado -SC
AVAR: Éder Alexandre -SC
AVAR2: Douglas Schwengber da Silva -RS

Fernando é jovem, tem 32 anos e está agarrando as oportunidades em 2025. Estava sendo escalado em toda rodada, onipresente nas séries D, C ou B. Na série A, apitou (e bem) Flamengo x Sport e Vasco x Juventude. 

O árbitro paraense deixa o jogo correr, discerne bem os lances mais viris e não cometeu erros relevantes até então. É uma aposta para 2026.

Curiosamente, em Palmeiras x Fluminense, um jogo mais “pesado” (Abel x Zubeldia, que dão muito trabalho à arbitragem, bem diferente de Filipe Luís x Mancini, que se comportam muito bem), apitará Jonathan Benkenstein Pinheiro, que apitou nesse ano na série A apenas Mirassol x Botafogo. Escala equivocada, é um clássico brasileiro e deveria ser apitado por um árbitro de maior peso e experiência. Talvez o estilo do árbitro, que paralisa mais o jogo, seja o motivo de tal escolha da CBF.

Hoje, Fernando é bem mais árbitro que Jonathan. Torcerei para que ambos sejam felizes e apitem bem.

Acompanhe conosco o jogo entre Flamengo x Red Bull Bragantino vs pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Twitter: https://twitter.com/futeboltotalbra,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Sábado, 22/11, 21h30. Mas desde às 20h30 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!

bomba.jpg