– Oração da Noite:

Para um bom dia vivido, agradeçamos:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Deus amado e querido; Trindade Santa que sois Pai, Filho e Espírito Santo: obrigado por mais um dia vivido, de ter me permitido gozar todas as coisas temporais e atemporais. Agradeço, principalmente, por ter me acolhido e amado hoje, pois sou um servo fraco e pecador. 

Pai Todo Poderoso, louvado seja pelo dom da vida, pela nossa casa, pela nossa família e pela nossa saúde. Obrigado por, mesmo eu sendo indigno, me ter dado pessoas maravilhosas para conviver. Perdoe pelos meus erros e minhas falhas, especialmente pelas vezes que me esqueci que a Providência Divina é infinita. Se o Senhor ama até os passarinhos e outras criaturas da natureza, como abandonaria nós, seus filhos? Ama-nos tanto, que deu seu Filho Amado, Jesus Cristo, como Redentor do Mundo!

Cristo, Cordeiro de Deus, Deus Filho, Único, Fiel e Verdadeiro, louvado e bendito seja porque mesmo antes de eu nascer, aceitou a cruz pela remissão dos meus pecados. Tu és meu Senhor, meu Guia, meu Mestre e Salvador. Quero ser sempre seu discípulo, a fim de me tornar Sal da Terra e Luz do mundo. Não me deixe cair em tentação nos meus pensamentos desta noite, faz-me instrumento do seu amor. Perdoe-me pelas inúmeras vezes que me fiz surdo ao seu chamado e me fechei com um coração de pedra. O Senhor é a Água Viva que lava as minhas manchas, me cura e me salva. Está com o Pai e com Ele nos dá tantas bençãos e Graças enviando-nos o Paráclito Divino!

Ó Espírito Santo, força dos humildes! Iluminou-me na jornada que se encerrou, dando-me seus Dons para o serviço do Reino dos Céus já aqui nesta terra. Perdoa-me quando não usei meus talentos para o bem comum, ou quando me escondi do chamado da Evangelização. Capacita-me para que amanhã eu seja melhor do que hoje, para que minhas decisões, mesmo que incompreensíveis pela minha insignificância, sejam sábias pelo Auxílio Divino. Sabe o que é melhor para cada um de seus servos. Que eu seja dócil à sua ação em todos os lugares e momentos, e obrigado por já ter me permitido isso  nesse dia que terminou. Louvado, glorificado e adorado seja, ó Defensor dos Pobres, pois através do Senhor poderemos colher seus Frutos Celestiais. 

Enfim, Santíssima Trindade que é um só Deus em essência, trino em pessoas e infinito em misericórdia, abençoa minha família e amigos (cite-os nominalmente, se possível), ajude-me no meu trabalho, nos meus estudos e em todos os afazeres. Me faz desapegado do dinheiro e da vaidade, e socorre-me nas minhas contas e compromissos. Livra-me da violência urbana, física, mental e espiritual, dando-me a saúde da alma. Olhe pelos que sofrem hoje e usa-me como auxílio a estes necessitados. Pelos sem casa, sem terra, sem família e pelos abandonados, doentes e famintos, vele por eles por mais esta noite que se inicia. Obrigado por me ouvir e me abençoar desde cedo por tudo que vivi hoje. Que eu possa testemunhar pelos que não crêem ou perderam a esperança.

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossa ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre, por todos os séculos e séculos. Amém. 

Ó Maria, querida Mãe, Nossa Senhora e Co-redentora, cubra-me com seu manto de amor. A Senhora que é a Serva do Pai, a Mãe do Filho e a Esposa do Espírito Santo, me guardou no seu colo carinhoso e sempre intercedeu por minha família. Confio no seu contínuo socorro, pois é a Rainha da Paz. Ajude diariamente na minha conversão,  como já fez hoje, para que eu seja transformado por Jesus “de água para vinho” como pediu pelos noivos em Caná da Galiléia. Rogue por nós, ó Mãe amada, pois lhe venerando conseguirei com mais afinco a aprender servir o Cristo e adorá-lo!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Santo Anjo da Guarda, obrigado porque acompanhou-me por mais um dia, ó amigo inigualável que nunca me abandonou (mesmo quando eu lhe esqueço). Obrigado por estar ao meu lado no combate espiritual. Hoje, como toda noite, peço-lhe que me livre das trevas do pecado e guie-me no caminho da Luz Divina. Ajude-me para que eu tenha uma santa noite e um bom descanso.

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e me ilumina. Amém.

Boa noite.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Foto: domínio público na Internet

– Fim de turno.

Fim de expediente!

Foram 4 aulas de Plano de Negócios aqui na Faculdade de Direito de Itu (Faditu), a alunos dos Cursos de Gestão. E valeu a pena!

É muito bom ajudar na Educação da nossa sociedade…

✏️ #Ensino

– A COP30 e a demagogia:

Não quero ser pessimista, mas “não boto fé” na COP 30.

Muitas narrativas, nada de sinceridade. Por exemplo: a questão da Ferrogrão e da exploração do petróleo do Amapá: dependendo de quem é a narrativa, pode ou não pode!

Não gosto de demagogia, de ideologia alguma…

– Hora da Missa!

E de um trabalho ao outro, antes do último turno, vim à Missa das 18h, celebrar o Cristo Eucarístico!

Aqui é lugar de pedir e agradecer. Converse com Deus, pois Ele nos ouve.

Igreja São Luís Gonzaga, Capelania Militar. Itu/SP. Arquivo Pessoal. 

– E vem aí a DATA-FIFA de novo…

Semana de amistosos da Seleção Brasileira. E quando se fala de DATA-FIFA… há interesse como os dos jogos do Brasileirão?

No meu tempo, parava o país para assistir jogos da Seleção Brasileira. Hoje, nada disso…

– Qual o crescimento que você proporciona ao outro?

E a essência do altruísmo é ajudar o próximo a crescer, nunca a menosprezando! Vide:

– Sol muito bonito!

Pela Rodovia Dom Gabriel, um magnífico sol!

Viva a natureza e a sua beleza.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #Itu

– O que é perdoar?

Será que sabemos mesmo o que é perdoar?

Ao ler essa mensagem, vale pensar:

– Um novo momento do futebol brasileiro: a base que se dá no exterior e o marketing falando mais alto.

Há 4 anos, mas atual…

Tudo é cíclico no futebol, e com a evolução e mudanças sócio-econômicas (como a globalização e os novos costumes), também vemos algumas sensíveis modificações.

Por exemplo: antes, tínhamos jogadores chamados Pelé, Garrincha, Telefone, Índio, Vavá, Didi, Tostão, Biro-Biro e por aí vai. O “apelido” era marcante.

Devido ao marketing, os jogadores ganharam nomes compostos: Marcos Assumpção, Flávio Conceição, João Luís, Célio Silva, etc. Mas algo que chama a atenção: tivemos há pouco tempo uma geração de “Felipes”: Felipe Isso, Felipe Aquilo, Felipe Ciclano, Felipe Beltrano. Depois os Brunos; aí vieram os Lucas (Leiva, Moura, Silva, Santos, Fernandes). Daí os Thiagos e Tiagos. Agora: os Mateus A, Mateus B e Mateus C e os Matheus com “th”. Ou nomes mais simples”: Luan (quantos “vários Luans” você conhece nos times profissionais?).

Se tudo isso fosse na Década de 70, ou teriam apelidos ou seriam Mateus Segundo ou Mateus Terceiro, conforme o costume da época. Mas repare: hoje, os nomes estrangeiros dominam as convocações. Vejam as seleções de base: não temos Zico do Flamengo, Pita do Santos ou Escurinho do Inter na Seleção Olímpica; mas Reiner do Borussia, Wendel do Zenit e Maycon do Shakthar.

Diferente? Sim. Não que seja errado, apenas, um novo momento. Aliás, faz parte de todo esse processo: os clubes estrangeiros, mais ricos, levam nossos jovens no “criadouro” para formá-los lá fora.

bomba.jpg

(Foto: autoria desconhecida. Quem souber sobre o autor, informar para crédito).

– Mente aberta vs Mente Fechada.

Simples. Por quê fazemos ficar difícil?

Abaixo:

– Jacarandás.

Jacarandás! E a cor dessa flor?

Que beleza…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#flores #flowers #natureza

– A boa dica de hoje:

De quem depende o futuro?

Na imagem, abaixo:

– Nuvens chegando…

As nuvens parecem estar dominando o céu nessa tarde… olhe aí elas chegando!

O horizonte está ainda assim bem bonito.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Consultoria de Vida: contate-me.

Olá amigos do Blog.

Muitos aqui me conhecem: sou Rafael Porcari, Professor Mestre lecionando em Universidades desde os 21 anos, com formação e experiência multidisciplinar (comércio, indústria, prestação de serviço, ensino e esportes).

Trato de assuntos na área da Inteligência Emocional, Gestão Empresarial e de Pessoas, Liderança, Desenvolvimento Humano, Empreendedorismo, MEIs e Administração de Conflitos, entre outros.

Motivador, abordo questões profissionais e pessoais, desde a carreira, passando por ações empreendedoras e de relacionamento – incluindo família e educação – usando como ferramentas de equilíbrio a racionalidade e até mesmo a espiritualidade.

Quer uma consultoria? Conte comigo para o exercício da Escuta Ativa (tão importante em nossa sociedade). Estou pronto para ouvir suas dúvidas, desabafos ou até mesmo as suas angústias sociais e/ou empresariais.

Contatos:

📩 Email: rafaelporcari@me.com

📱 WhatsApp: +55 11 9.8032.6064

👨‍🏫 LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/rafael-porcari-17110938/

📝 Blog: https://professorrafaelporcari.com/

– How Often Should You Meet Up with Your Freelancer.

In an era where remote collaboration has become the backbone of modern business, the relationship between companies and freelancers has evolved from …

Continua em: How Often Should You Meet Up with Your Freelancer

– Aulas do dia… Prontas!

Gosto de preparar caprichosamente as aulas que leciono. Os alunos merecem toda a atenção, e o esforço vale a pena.

Bons livros, conhecimento e dedicação: isso faz a diferença.

– E se sua fé fosse “uma nota do ENEM”?

Muito bacana: gostei dessa comparação da imagem abaixo.

Que nota estamos dando para a nossa fé?

– Platense x Mirassol pela Libertadores da América? E os cariocas? E os paulistas?

Independente Rivadavia e Platense são as novidades argentinas na Libertadores da América 2026. Pelo lado brasileiro, pode ser o Mirassol a grata surpresa.

Coisas do Brasileirão: o simpático time do Interior Paulista está invicto em casa (assim como o Flamengo) e possivelmente irá para vaga direta ao torneio continental. E se você verificar a tabela do Brasileirão, é possível até que tenhamos os 4 cariocas no Torneio, se virar G9.

Já que falamos dos cariocas, dos 6 paulistas do Campeonato Brasileiro, os 4 grandões perderam! E o próprio Mirassol, assim como o Red Bull Bragantino, venceram.

E o Santos continua lutando contra a Série B…

Está mudando a geografia do futebol?

– O tempo traz experiência…

Uma verdade dita e que devemos nos atentar por Bill Gates.

Veja só (sobre idade e experiência):

– Dia bonito.

Segundona bonita! Olhe esse azul (sem filtros):

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #Jundiaí #XôStress #nuvens #clouds

 

– Liturgia Diária de 10/11/2025:

S. ANDRÉ AVELINO, Confessor Festa de 3ª Classe – Missa “Os justi”, 1ª do Comum dos Confessores, com Coleta próprias, com comemoração de S. Trifão, S.…

Continua em: Liturgia Diária – 10/11/2025

Evangelho (Lc 17,1-6)

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Como astros no mundo brilheis, pregando a Palavra da vida!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

-Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2 Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 3 Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4 Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. 5 Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6 O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

– Sue que faz bem!

Suar faz muito bem!

Pratique esportes! O corpo, a alma e a mente agradecem. Olhe aí a minha cara de feliz.

🏃‍♂️ #corrida

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, segunda-feira (4 de 4).

🌅 Desperte, Jundiaí.

Que a segunda-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, segunda-feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁🙆‍♂️#corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, segunda-feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que perderam a fé e não crêem em mais nada. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, segunda-feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Tenhamos uma boa semana para exercitar!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– Pra hoje, um boa jornada a todos:

A mensagem inspiradora para hoje, abaixo:

– Knowledge Quote By Jacqueline Woodson: “Maybe this was…”

Jacqueline Woodson shared some wisdom. Please do the same!

Continua em: Knowledge Quote By Jacqueline Woodson: “Maybe this was…”

– Oração da Manhã.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Deus amado e querido; Trindade Santa que é Pai, Filho e Espírito Santo: obrigado por mais um dia a viver. Me permita gozar todas as coisas temporais e atemporais. Agradeço, principalmente, por me acolher e amar, pois sou um servo fraco e pecador. 

Pai Todo Poderoso, louvado seja pelo dom da vida, pela nossa casa, pela nossa família e pela nossa saúde. Obrigado por, mesmo eu sendo indigno, me ter dado pessoas maravilhosas para conviver. Perdoe pelos meus erros e minhas falhas, especialmente pelas vezes que me esqueço que a Providência Divina é infinita. Se o Senhor ama até os passarinhos e outras criaturas da natureza, como abandonaria nós, seus filhos? Ama-nos tanto, que deu seu Filho Amado, Jesus Cristo, como Redentor do Mundo!

Cristo, Cordeiro de Deus, Deus Filho, Único, Fiel e Verdadeiro, louvado e bendito seja porque mesmo antes de eu nascer, aceitou a cruz pela remissão dos meus pecados. Tu és meu Senhor, meu Guia, meu Mestre e Salvador. Quero ser seu discípulo sempre, para ser Sal da Terra e Luz do mundo. Não me deixe cair em tentação nos meus pensamentos neste novo dia que nasce, faz-me instrumento do seu amor. Perdoe-me pelas inúmeras vezes que me fiz surdo ao seu chamado e me fechei com um coração de pedra. O Senhor é a Água Viva que lava as minhas manchas, que me cura e me salva. Está com o Pai e com Ele nos dá tantas bençãos e Graças enviando-nos o Paráclito Divino!

Ó Espírito Santo, força dos humildes! Ilumina-me na jornada que se inicia, dando-me seus Dons para o serviço do Reino dos Céus já aqui nesta terra. Perdoa-me quando não usei meus talentos para o bem comum, ou quando me escondi do chamado da Evangelização. Capacita-me para que hoje eu seja melhor do que ontem, a fim de que minhas decisões, mesmo que incompreensíveis pela minha insignificância, sejam sábias pelo Auxílio Divino. Sabe o que é melhor para cada um de seus servos. Que eu seja dócil à sua ação em todos os lugares e momentos. Louvado, glorificado e adorado seja, ó Defensor dos Pobres, pois através do Senhor poderemos colher seus Frutos Celestiais. 

Enfim, Santíssima Trindade que é um só Deus em essência, trino em pessoas e infinito em misericórdia, abençoa minha família e amigos (cite-os nominalmente, se possível), socorre-me no meu trabalho, nos meus estudos e em todos os afazeres. Me faz desapegado do dinheiro e da vaidade, e ajude-me nas minhas contas e compromissos. Livra-me da violência urbana, física, mental e espiritual, dando-me a saúde da alma. Olhe pelos que sofrem hoje e usa-me como auxílio a estes necessitados. Pelos sem casa, sem terra, sem família e pelos abandonados, doentes e famintos, vele por eles por mais este dia que se inicia. Obrigado por me ouvir e me abençoar desde o nascer até o por do sol. Que eu possa testemunhar pelos que não crêem ou perderam a esperança.

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossa ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre, por todos os séculos e séculos. Amém. 

Ó Maria, querida Mãe, Nossa Senhora e Co-redentora, cubra-me com seu manto de amor. A Senhora que é a Serva do Pai, a Mãe do Filho e a Esposa do Espírito Santo, me guarde no seu colo carinhoso e sempre interceda por minha família. Confio no seu contínuo socorro, pois é a Rainha da Paz. Ajude diariamente na minha conversão, como já fez ontem e fará hoje, para que eu seja transformado por Jesus “de água para vinho” como pediu pelos noivos em Caná da Galiléia. Rogue por nós, ó Mãe amada, pois lhe venerando conseguirei com mais afinco a aprender servir o Cristo e adorá-lo!

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Santo Anjo da Guarda, obrigado porque acompanhou-me por mais uma noite, ó amigo inigualável que nunca me abandonou (mesmo quando eu lhe esqueço). Obrigado por estar ao meu lado no combate espiritual. Hoje, como todo dia, peço-lhe que me livre das trevas do pecado e guie-me no caminho da Luz Divina. Ajude-me para que eu tenha um santo dia e uma boa jornada.

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e me ilumina. Amém.

Bom dia.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

– Não está chato discutir futebol fora das quatro linhas?

Nesta pausa do Brasileirão para as datas-FIFA, os assuntos são:

  • Leila Pereira reclamando de “campeonato a ser decidido fora de campo“.
  • Flamengo pedindo que não se jogue em gramado de plástico.
  • Os julgamentos de Bruno Henrique e Vitor Roque.
  • Arbitragem (pra variar).
  • Neymar (ô, assunto enfadonho).
  • E alguma coisa de Seleção Brasileira

Perceberam que, o que movimenta o Campeonato Brasileiro, o futebol dentro de campo, o jogo-jogado, real, com esquemas táticos e dribles, não se tem falado?

Eu me canso de tudo isso, confesso…

– CBF: A Utopia dos Critérios e O Árbitro “Empático”.

Há coisas para as quais você respira fundo e pensa: a pessoa fez mau uso das palavras, ou não sabe o que significa?

Entenda: na apresentação do Impedimento Semiautomático do Brasileirão 2026 nessa segunda-feira, Rodrigo Martins Cintra, o chefe dos árbitros da CBF, disse que é utopia ter uniformização de critérios no Brasil.

Utopia é algo muito, muito, mas muito difícil de acontecer,  que crê-se que seja impossível. Mas por que ela acontece na Alemanha, na França, na Inglaterra (menos na Espanha e muito menos ainda em Portugal), e aqui não pode ocorrer?

Cintra foi meu contemporâneo na Federação Paulista, mas formado em turma posterior. Talvez ele tenha se esquecido de um dos melhores anos da arbitragem paulista que vivemos (talvez, o melhor), quando Gustavo Caetano Rogério (o melhor instrutor que tivemos) criou uma cartilha do que podia, do que não podia, o que tinha que marcar ou não, e como proceder – em relação aos critérios). Era o be-a-bá da arbitragem, um guia para que não se destoa-se as diferenças de critérios, aceitando ainda assim as individualidades dos árbitros. E deu certo!

Pediu cartão, Amarelo. Simulou, idem. A forma como alguém disputava com o goleiro, era alvo de avaliação criteriosa. Carrinho (já com as orientações rigorosas da FIFA) vermelho indiscutível – e o que era ou não o carrinho em si). E tantos outros regulamentos específicos para que ninguém tivesse dúvida de como interpretar e o que fazer.

De tal forma: uniformizar a arbitragem é difícil, mas não algo utópico. Foi possível sem tanta tecnologia há 25 anos, não seria hoje?

Outro ponto me chamou a atenção: sobre o Árbitro Empático que a CBF oferece. Disse Cintra a respeito dos juízes:

“Eles hoje são instruídos a fazer trabalho empático de saber o que clube, o que o campeonato e CBF esperam deles. São referência lá fora e precisam mostrar serviço todos os dias. Porque nosso futebol é um dos maiores”.

A empatia é se colocar no lugar do outro e tentar “sofrer” o que seu próximo sente. Os árbitros fazem isso? Prefiro árbitros antipáticos, cumpridores das Regras do Jogo e tecnicamente melhores. Aliás, um dia já fomos referência, hoje não… Vide que nenhum VAR esteve em Mundial até hoje.