Ufa, o dia de trabalho foi comprido, as distâncias que rodei foram grandes, mas… por hoje é só!
Começaram as provas aqui na Faditu. Confio nos meus alunos!
Ufa, o dia de trabalho foi comprido, as distâncias que rodei foram grandes, mas… por hoje é só!
Começaram as provas aqui na Faditu. Confio nos meus alunos!
🥗 Alimentos que dão energia e previnem lesões para quem corre 🏃 #Corrida #Saúde #linkezine O post 🥗🏃 10 alimentos que turbinão energia e …
Continua em: 10 alimentos que turbinão energia e desempenho para corredores

Um estudo mostra: a serotonina em quantidade baixa não é necessariamente a causa da depressão!
E agora, os medicamentos que trabalham nessa linha?
Extraído de: https://www.istoedinheiro.com.br/depressao-estudo-descarta-serotonina-como-causa-da-doenca-e-agora/
DEPRESSÃO: ESTUDO DESCARTA SEROTONINA COMO CAUSA
por Bruno Pavan
Um estudo publicado pela revista Molecular Psychiatry no mês de julho concluiu que a serotonina em níveis baixos não é a causa da depressão. A descoberta, que não é novidade para a comunidade médica, levantou algumas questões.
Isso porque muitos remédios antidepressivos têm no aumento do chamado hormônio da felicidade a principal promessa no combate da doença psiquiátrica, inclusive o principal deles, o Prozac.
O psiquiatra e professor da Universidade de Santo Amaro (Unisa), Kallil Duailibi explica que a depressão é uma doença multicausal, ou seja, não é causada somente por uma questão química no cérebro e, por isso, deve ser tratada de forma diversa para cada paciente, inclusive levando em conta fatores externos de sua vida.
“A serotonina é um dos neurotransmissores que está envolvido com depressão e com ansiedade. Mas cada pessoa é muito diferente da outra e necessita de uma medicação que atue mais em alguns desses neurotransmissores e menos em outros. Por exemplo, uma pessoa que tem depressão, mas fica só na cama o tempo todo deitado, sem energia pra nada, precisa de uma medicação que atue mais em dopamina ou norepinefrina. Já a pessoa que tem muita ansiedade, agitação, insônia, precisa de uma medicação que atue um pouco mais em serotonina”, explicou.
A dúvida que surgiu em muitos pacientes após a publicação da pesquisa é: devo continuar tomando remédios para controlar a serotonina mesmo sem saber da sua eficácia? A resposta é sim.
“A serotonina ajuda em todos os tipos de ansiedade e em estresse. O estudo só aponta que a causa da depressão não é alteração de serotonina”, explicou Duallibi.
Apesar do recente descobrimento sobre a serotonina, o tratamento contra a depressão deve levar em conta muitas abordagens como psicoterapia, prática de exercícios físicos e medicamentos.
Dualibi explicou que o tratamento de um quadro depressivo tem que levar muita coisa em conta, não só os níveis de hormônios no cérebro, e que ele deve ser feito sob medida para cada paciente.
“Como a depressão tem inúmeras causas, ela também tem inúmeras abordagens. Alguns pacientes ficam muito bem com psicoterapia, com atividade física que produz endorfina. Então quadros leves a moderados respondem bem a isso. Outros quadros que a pessoa não tem nenhuma energia, está deitada na cama sem fazer nada, precisa de um outro tipo de medicamento e tratamento”, encerrou.

Especialista explica que depressão pode ser causada por muitas coisas (Crédito: Pexels)
O que é a vida?
Aqui:
Que o nosso velho e hoje mal amado planeta Terra anda caidaço, em termos ambientais, isso não é mais segredo nem para quem não acredita ou finge não …
Continua no Original em: QUANDO A UNIÃO DÁ CERTO

A todos que defendem o amor, que vivem ou falam do amor… participem!
Afinal, Deus é amor. E pelo amor se descobre a vocação ao matrimônio, ou ao serviço.

E o bicho parou… e eu cliquei!
Foi difícil ele ficar quieto para a pose.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
Dom Rogério, juiz do Tribunal Eclesiástico da Capital Paulista, em entrevista ao Santo Flow, falou tudo sobre a Nulidade Matrimonial.
Ele usou uma fala bem didática, explicando vários pontos, em especial as questões da fé. E explicou em determinado momento o que responder sobre uma observação feita por muitos:
“Mas como dizer que não houve casamento, se eles têm filhos”?
E a justificativa é:
“Não são os filhos que fazem o casamento, mas o pacto que um homem e uma mulher fazem livremente, se dão e se recebem ali por toda a vida, e prometem que ele seja indissolúvel na saúde e na doença (…) E por mil razões isso não acontece na prática, mesmo que um deles ache ser verdade”.
A questão é: maturidade, desejo de perpetualizar, manter a fé, lutar para que ele seja único e indissolúvel. Se não há isso durante os anos de convivência, há o indício para se ter o discernimento ou não.
Assista em: https://www.youtube.com/live/WWhwAGCsAm4?si=lx0bjShxVnlKh3pE
A CBF fez importantes mudanças no calendário brasileiro de futebol, esticando o Brasileirão em periodicidade, reduzindo os Estaduais para 11 datas (concomitantemente ao torneio nacional em algumas rodadas) e criando Regionais. Adequou datas e montou um formato novo para a Copa do Brasil (essa, ficou perfeita).
Mas… apesar de ter ficado mais interessante, os clubes ainda estarão sobrecarregados de jogos. E a bola ficou “pingando” para readequar o calendário para o mesmo do europeu! Com isso, muita coisa poderia ainda melhorar. Entretanto, sejamos honestos, um grande pontapé inicial foi dado.
Aqui, importantes observações:
Os Campeonatos Estaduais sempre foram contestados. A Federação Paulista tinha o mais valorizado, e terá que se contentar com apenas 11 rodadas (será que vai?). As demais federações não reclamaram, mas lembremo-nos: veio à tona recentemente que as entidades recebem polpudas verbas da CBF, além de outra para os seus presidentes (mensalinho, como ficou popularmente conhecido). Como irão ser contra?
Ainda sobre a FPF: quem paga 16 rodadas, quer redução se for 11. E recordemos: Reinaldo Carneiro Bastos é do grupo oposicionista a Samir Xaud (que pertence a Ricardo Teixeira, Marco Polo Del Nero e amigos). Seria, além de uma reforma na confecção dos torneios brasileiros, uma briga de braço política? Se sim, ponto para a situação, pois incomodou a oposição e fatalmente terá reflexo nos cofres.
Tivemos ainda outra novidade: a criação de torneios regionais. Se já temos a Copa do Nordeste (hoje, no Brasil, a equipe que mais jogou foi o Bahia, pois chegou à final desse torneio), teremos outras, como a Centro-Oeste, Norte e, destacando, a Sul-Sudeste.
Será que elas são necessárias? Será que as equipes que não têm competição internacional, com o enorme número de jogos, não poderiam ter um “descanso”? Será que não seria mais prudente a CBF pensar nos clubes pequenos sem calendário nacional, ao invés de sobrecarregar a vida de quem já tem?
Ao que se vê, teremos jogos todo meio de semana, além do óbvio final de semana, desde janeiro até o começo de dezembro. Quem for competente, chegará ao final do ano com um número absurdo de partidas disputadas (e se não tivéssemos os estaduais, tudo seria mais fácil). Por que não criar 5a ou até 6a divisões regionalizadas, com calendário mais amplo, para todo Brasil? Aberrações como torneios de tiro curto (como A4 Paulista), onde pouco se joga e se desemprega muito, seriam melhor adaptadas numa divisão nacional mais criteriosa, com regionalização e racionalidade.
Para entender: a Copa Sul-Sudeste se formará pelas equipes sem torneios internacionais. Por exemplo: se o Corinthians, em 2025, não estiver na Libertadores nem na Sulamericana, jogará o Sul-Sudeste. Numa relação curiosa, podemos entender que no NACIONAL, quem não consegue vaga para torneio CONTINENTAL, classifica-se para o REGIONAL. As receitas, obviamente, devem ser menores.
O site Planeta do Futebol simulou: se os critérios para a Copa Sul-Sudeste (divulgados pela CBF de acordo com os torneios nacionais e estaduais) fossem de 2024 para 2025, nesse corrente ano a competição contaria com as seguintes equipes: Santos, Red Bull Bragantino, Nova Iguaçu, Boavista, América-MG, Tombense, Juventude, Caxias, Athletico, Maringá, Criciúma e Brusque. Não sei se seria atrativo… Por exemplo: Santos-SP x Red Bull Bragantino-SP é jogo de série A de Paulistão e de Brasileirão, teria bom apelo. Mas, respeitosamente, e Boa Vista-RJ x Maringá-PR? ou Tombense-MG x Caxias-RS? Quem patrocina, paga porque quer retorno financeiro.
Enfim: para toda reforma de casa, há sujeira, entulho, descarte de material e ideias discutidas. A proposta é mudar um ambiente para coisa melhor e mais funcional. A reforma de um calendário anual de futebol, idem. Haverá reclamação, discussão e, necessariamente, dever-se-á ter sugestão de aprimoramento.
Aguardemos!
Visite meu blog Discutindo Contemporaneidades: https://professorrafaelporcari.com/, ou que blog Pergunte Ao Árbitro: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/
IN ENGLISH, via AI Gemini, by Google –
The CBF (Brazilian Football Confederation) has made important changes to the Brazilian football calendar, extending the Brazilian Championship season, reducing the State Championships to 11 dates(concurrently with the national tournament in some weeks), and creating Regional tournaments. It adjusted dates and developed a new format for the Copa do Brasil (Brazil Cup)—that one turned out perfectly.
However, despite having become more interesting, clubs will still be overloaded with games. The possibility of fully adjusting the calendar to match the European one is still open for discussion. With that, many things could still be improved. Nevertheless, let’s be honest, a great first step has been taken.
Here are some important observations:
The State Championships have always been contested. The São Paulo Federation (FPF) had the most valued one and will have to settle for just 11 rounds (will they truly accept it?). The other federations didn’t complain, but let’s remember: it recently surfaced that these entities receive hefty funds from the CBF, in addition to another payment for their presidents (popularly known as a ‘monthly allowance’). How can they be against it?
Still regarding the FPF: whoever pays for 16 rounds will demand a reduction if it drops to 11. And let’s recall: Reinaldo Carneiro Bastos is part of the opposition group to Samir Xaud (who belongs to the Ricardo Teixeira, Marco Polo Del Nero and friends group). Could this be, in addition to a reform of Brazilian tournaments, a political power struggle? If so, point for the current administration, as it has inconvenienced the opposition and will inevitably affect their coffers.
We also had another novelty: the creation of regional tournaments. If we already have the Copa do Nordeste (Northeast Cup – today, the team in Brazil that played the most was Bahia, as they reached that tournament’s final), we will have others, such as the Center-West, North, and, notably, the South-Southeast.
Are they necessary? Couldn’t teams that don’t have international competition be given a “rest” with the huge number of games? Wouldn’t it be more prudent for the CBF to think about the small clubs without a national calendar, instead of overloading the life of those who already have one?
As we can see, we will have games every mid-week, in addition to the obvious weekend, from January until the beginning of December. Those who are successful will reach the end of the year with an absurd number of matches played (and if we didn’t have the State Championships, everything would be easier). Why not create 5th or even 6th regionalized divisions, with a broader calendar, for all of Brazil? Aberrations like short-format tournaments (like the A4 Paulista), where little is played and many become unemployed, would be better adapted in a more judicious national division, with regionalization and rationality.
To understand: the South-Southeast Cup will be formed by teams without international tournaments. For example: if Corinthians, in 2025, is not in the Libertadores or the Sudamericana, they will play in the South-Southeast. In a curious relationship, we can understand that in the NATIONAL league, whoever fails to qualify for a CONTINENTAL tournament, qualifies for the REGIONAL. The revenue, obviously, must be smaller.
The website Planeta do Futebol simulated: if the criteria for the South-Southeast Cup (disclosed by the CBF according to national and state tournaments) were applied from 2024 to 2025, this year’s competition would feature the following teams: Santos, Red Bull Bragantino, Nova Iguaçu, Boavista, América-MG, Tombense, Juventude, Caxias, Athletico, Maringá, Criciúma, and Brusque. I don’t know if that would be attractive… For example: Santos-SP vs Red Bull Bragantino-SP is a top-tier game for the Paulistão and the Brasileirão, so it would have good appeal. But, respectfully, what about Boavista-RJ x Maringá-PR? or Tombense-MG x Caxias-RS? Whoever sponsors, pays because they want a financial return.
In conclusion: for every house renovation, there is dirt, debris, discarded material, and ideas discussed. The proposal is to change an environment for something better and more functional. The reform of an annual football calendar is the same. There will be complaints, discussion, and there must necessarily be suggestions for improvement.
Let’s wait and see!
Em 02/10, a Igreja Católica celebra o Dia do Anjo da Guarda!
Crê-se que, a cada indivíduo, Deus dá um anjo para o guardar. Os irmãos espíritas acreditam que são centelhas divinas. Os esotéricos atribuem inúmeros poderes e até algumas correntes os caracterizam como entidades. Os evangélicos, confesso, não sei como encaram os anjos.
A nós, católicos, são servos de Deus, que nos ajudam e protegem. Não tem poder divino, muito menos realizam qualquer magia. Apenas servem e nos cuidam com carinho. São amigos protetores.
Você tem o hábito de conversar com o seu anjo da guarda? Ele está ao seu lado, espiritualmente. Já o agradeceu?
Sinceramente, o meu anjo da guarda deve reclamar a Deus diariamente: “como esse cara dá trabalho a mim”…
Imagem extraída de Canção Nova . com
IN ENGLISH –
On 10/02, the Catholic Church celebrates the Feast of the Guardian Angel!
It is believed that for each individual, God gives an angel to watch over them. Spiritualists believe they are divine sparks. Esoterics attribute countless powers to them, and some schools of thought even characterize them as entities. As for Evangelicals, I confess, I don’t know how they view angels.
For us, Catholics, they are servants of God, who help and protect us. They have no divine power, much less perform any magic. They simply serve and care for us with affection. They are protective friends.
Do you have the habit of talking with your guardian angel? He is by your side, spiritually. Have you thanked him?
Honestly, my guardian angel must complain to God daily: “this guy gives me so much trouble”…
E minha manhã foi curtindo essa menina tão sapeca e carinhosa!
Como é bom o sorriso dos filhos…

🩷 #Paternidade
Todo dia, golpes e mais golpes… por email, por telefone, por WhatsApp…
E o pior é que tem gente humilde, desesperada e desempregada, que acaba sendo ludibriada…
Mais uma “oferta de trabalho” irrecusável, onde você “ganha R$ 50,00” só pelo acesso!
Alô autoridades, o número do bandido é: +62 823-1536-0544.
I wish you have a beautiful day ahead!
Original em: Honesty Quote By Taylor Swift: “Don’t ever regret…”

A Regra do Futebol que mais mudou (disparadamente) foi a da mão / braço na bola em lances que resultem em gol.
Explico as 4 mudanças recentes, e lembro: o gol de ontem deveria ser validado.
Didaticamente, em: https://youtu.be/JoPkqyfxkU0?si=BmldyjIJeSlBl3Ld
OS SANTOS ANJOS DA GUARDA Festa de 3ª Classe – Missa Própria Aos seus Anjos ordenou Deus que nos guardassem e protegessem no caminho para a …
Continua em: Liturgia Diária – 02/10/2025

Evangelho (Mt 18,1-5.10)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade!.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
-Glória a vós, Senhor.
Naquela hora, 1 Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2 Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3 e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5 E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10 Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Cadê o destaque contra essa imoralidade?
Veja só:

Quinta-feira é dia reservado pela Igreja Católica à Adoração ao Santíssimo Sacramento. Sendo assim, rezemos:
ORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO por Santo Afonso de Ligório.
Senhor meu Jesus Cristo, que pelo amor que tendes aos homens, estais de noite e de dia neste Sacramento, todo cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e recebendo todos os que vêm visitar-Vos; eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar.
Eu vos adoro do abismo do meu nada e vos dou graças por todos os benefícios que me tem feito; especialmente por vós mesmo dardes a mim neste sacramento; por me terdes concedido como advogada vossa Mãe Santíssima, e por me terdes chamado a visitar-vos nesta igreja.
Eu vos saúdo, pois hoje, o vosso amantíssimo Coração, e a minha intenção é fazê-lo por três motivos: primeiro, em ação de graças por esta grande dádiva; segundo, para compensar-vos de todas as injúrias que tendes recebido, neste Sacramento, de todos os vossos inimigos; terceiro, com intenção de adorar-Vos, nesta visita, em todos os lugares da terra onde vossa presença sacramental está menos reverenciada e em maior abandono.
Meu Jesus, eu vos amo de todo o meu coração; pesa-me de ter, no passado, tantas vezes ofendido a vossa divina bondade.
Proponho, com o auxílio de vossa graça, nunca mais ofender-vos para o futuro.
E, no presente, miserável qual sou, eu me consagro todo a Vós e renuncio toda a própria vontade.
Recomendo-vos as almas do purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e da Bem-aventurada Virgem Maria.
Recomendo-vos também todos os pobres pecadores.
Finalmente, desejo unir, meu querido Salvador, todos os meus afetos com os de vosso amorosíssimo Coração; e, assim unidos, os ofereço a vosso Eterno Pai e lhe peço em vosso nome que por vosso amor os queira aceitar e atender. Amém.
Capela do Santíssimo Sacramento da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, Bragança Paulista – SP. Foto: Arquivo Pessoal.
Rodada de meio de semana com muito intervencionismo dos nossos árbitros de vídeo.
No Beira-Rio, por exemplo, o lance do Cacá em que o VAR sugere que não foi falta, muda de opinião e fica 4 minutos discutindo com os AVARs. Não é pra chamar o juizão… lance de dúvida (com tanto tempo sem conclusão), respeita-se a decisão de campo. É o protocolo!
Em outros jogos, situações em que se “briga com a imagem”. E a impressão que tenho é: os árbitros de vídeo querem “aparecer”. Ou: mostrar serviço, justificar a taxa recebida ou algo assim?
Parece, sinceramente, que em algum momento ele quer aparecer. Fato. E isso resulta em campo: NENHUM VAR foi para Copa do Mundo de Seleções ou de Clubes representando o Brasil, até hoje.
E para o confronto do Massa Bruta contra o Tricolor Gaúcho, a CBF escalou a seguinte equipe de arbitragem:
Árbitro: Lucas Casagrande -PR
Árbitro Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa -RJ
Árbitro Assistente 2: Andrey Luiz de Freitas -PR
Quarto Árbitro: Kléber Ariel Gonçalves Silva -PR
Assessor: José Alexandre Barbosa Lima -RJ
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior -PE
AVAR: Clóvis Amaral da Silva -PE
AVAR2: Alexandre Vargas Tavares de Jesus -RJ
Observador de VAR: Regildênia de Holanda Moura -MG
De novo, Lucas Casagrande em jogo do Braga. Ele é um jovem árbitro paranaense que está sendo preparado para ser um juiz da FIFA em breve. Com 25 anos, é o “Candançan do Paraná”. Será a sua 25ª escala pela CBF, nos diversos torneios profissionais (sendo a 11ª na série A). Nesse ano, apitou Red Bull Bragantino x Juventude e Botafogo x Red Bull Bragantino.
Está com muita moral na CBF e ainda aguarda um jogo mais difícil para ser testado. Por ora, está deixando seus jogos correrem e aplicando bem os cartões. Aguardemos!
Detalhe negativo: o VAR será Gilberto Rodrigues, o mesmo da lambança do Beira-Rio no meio de semana. caso não tenha visto, em: https://professorrafaelporcari.com/2025/10/02/o-que-esta-acontecendo-com-o-nosso-var/
Acompanhe conosco o jogo entre Red Bull Bragantino vs Grêmio pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Twitter: https://twitter.com/futeboltotalbra,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e Léo Naja, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Sábado, 04/09, 18h30. Mas desde às 17h30 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!