Que excelência da arbitragem brasileira.
A sensação é que…
Ou não é impressão?
Quais lances polêmicos? E que decisões?
Não, na prática, não é assim.
Que excelência da arbitragem brasileira.
A sensação é que…
Ou não é impressão?
Quais lances polêmicos? E que decisões?
Não, na prática, não é assim.
A vida é uma grande luta.
Pessoas honestas dificilmente lutam sozinhas. São humildes e lutam ao lado da família, dos amigos e de Deus.
Caso se sintam sozinhas na luta, ainda assim nunca deixam de batalhar.
A estas, sempre existirá o sentimento de garra, gana, gratidão e a graça da labuta.

Sobre Sucesso, no original:
Continua em: Success Quote By Oscar Auliq-ice: “Criticism is the…”

O Transfermarket divulgou quem são os grandes negociadores de jovens atletas brasileiros.
Vejam os clubes, as cifras e avaliem: nenhuma novidade, não?
Abaixo, na imagem:

A vida é difícil, e poderia ser mais fácil.
Transformações acontecem, sendo muitas decepcionantes. Ora você é culpado, ora você é vítima, ora todos os lados estão sem razão.
Muitas vezes, a vida vai andando e você está nesse cavalo, quase caindo. Vai se reerguer ou vai cair de vez?
Difícil…
GIF extraído de: Chiacchiere da bar
Como é difícil ser cristão de verdade e perdoar quem te ofende e te faz mal.
O diabo usa de pessoas e situações para desviar os servos de Deus do bom caminho. Não é fácil buscar a santidade de vida!
Mesmo que te maltratem, ignorem, descumpram acordos ou te desprezem… perdoe!
Deus tudo vê, tudo sabe.
(Arte extraída de Diretas Católicas).
Análise pré-jogo para as arbitragens da Libertadores da América (jogos de volta das quartas-de-final): o que esperar do (seguro) árbitro de Palmeiras x River Plate, do (caseiro) árbitro de SPFC x LDU e do (“curioso”) árbitro de Estudiantes x Flamengo?
Conto em: https://youtu.be/bIQc8Dexcm8?si=QHVYtM5hc-CycEdd
Que dia feioso!
Olhe só a tarde com vento gelado e nuvens ameaçadoras:
📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds
Don’t forget to share it! Maybe someone somewhere needs to read this today!
Continua em: Work Quote By Parker J. Palmer: “Every profession that…”

Admiro pessoas inteligentes. Dentro da minha pobreza intelectual, tento aprender algo delas, absorver conhecimentos, saber algo sobre o que sei ou sobre o que não sei.
Numa dessas admirações literárias, deparei-me com o excepcional artigo do consultor em Administração, Stephen Kanitz. Ele disserta sobre “ignorância e arrogância”.
Vale a leitura, o texto está abaixo e é extraído da Revista Veja, edição 2036, página 22
COMO COMBATER A ARROGÂNCIA
Muitos leitores perguntaram ao longo deste mês qual era a minha agenda oculta. Meus textos são normalmente transparentes, sou pró-família, pró-futura geração, pró-eficiência, pró-solidariedade humana e responsabilidade social. Mas, como todo escritor, tenho também uma agenda mais ou menos oculta. Sempre que posso dou uma alfinetada nas pessoas e nos profissionais arrogantes e prepotentes. É a reclamação mais freqüente de quem já discutiu com esses tecnocratas. Uma vez no governo, parece que ninguém mais ouve. Eles confundem ser donos do poder com ser donos da verdade. Fora do governo, continuam não ouvindo e, quando escrevem em revistas e jornais, é sempre o mesmo artigo: “Juro que eu nunca errei”. Toda nossa educação “superior” é voltada para falar coisas “certas”. Você só entra na faculdade se tiver as respostas “certas”. Você só passa de ano se estiver “certo”.
Aqueles com mestrado e Ph.D. acham equivocadamente que foram ungidos pela certeza infalível. Nosso sistema de ensino valoriza mais a certeza do que a dúvida. Valoriza mais os arrogantes do que os cientificamente humildes. É fácil identificar essas pessoas, elas jamais colocam seus e-mails ou endereços nos artigos e livros que escrevem. Para quê, se vocês, leitores, nada têm a contribuir? Elas nunca leram Karl Popper a mostrar que não existem verdades absolutas, somente hipóteses ainda não refutadas por alguém. Pessoalmente, não leio artigos de quem omite seu endereço ou e-mail. É perda de tempo. Se elas não ouvem ninguém, por que eu deveria ouvi-las ou lê-las? Todos nós deveríamos solenemente ignorá-las, até elas se tornarem mais humildes e menos arrogantes. Como não divulgam seus e-mails, ninguém contesta a prepotência de certas coisas que escrevem, o que aumenta ainda mais a arrogância dessas pessoas.
O ensino inglês e o americano privilegiam o feedback, termo que ainda não criamos em nossa língua – a obrigação de reagir à arrogância e à prepotência dos outros. Alguém precisa traduzir bullshit, que é dito na lata, sempre que alguém fala uma grande asneira. Recentemente, cinco famosos economistas brasileiros escreveram artigos diferentes, repetindo uma insolente frase de Keynes, afirmando que todos os empresários são “imbuídos de espírito animal”. Se esse insulto fosse usado para caracterizar mulheres, todos estariam hoje execrados ou banidos. “A proverbial arrogância de Larry Summers”, escreveu na semana passada Claudio de Moura e Castro, “lhe custou a presidência de Harvard.” Lá, os arrogantes são banidos, mas aqui ninguém nem sequer os contesta. Especialmente quando atacam o inimigo público número 1 deste país, o empreendedor e o pequeno empresário.
Minha mãe era inglesa, e dela aprendi a sempre dizer o que penso das pessoas com quem convivo, o que me causa enormes problemas sociais. Quantas vezes já fui repreendido por falar o que penso delas? “Não se faz isso no Brasil, você magoa as pessoas.” Existe uma cordialidade brasileira que supõe que preferimos nunca ser corrigidos de nossa ignorância por amigos e parentes, e continuar ignorantes para sempre. Constantemente recebo e-mails elogiando minha “coragem”, quando, para mim, dizer a verdade era uma obrigação de cidadania, um ato de amor, e não de discórdia.
O que me convenceu a mudar e até a mentir polidamente foi uma frase que espelha bem nossa cultura: “Você prefere ter sempre a razão ou prefere ter sempre amigos?”. Nem passa pela nossa cabeça que é possível criar uma sociedade em que se possa ter ambos. Meu único consolo é que os arrogantes e prepotentes deste país, pelo jeito, não têm amigos. Amigos que tenham a coragem de dizer a verdade, em vez dos puxa-sacos e acólitos que os rodeiam. Para melhorar este país, precisamos de pessoas que usem sua privilegiada inteligência para ouvir aqueles que as cercam, e não para enunciar as teorias que aprenderam na Sorbonne, Harvard ou Yale. Se você conhece um arrogante e prepotente, volte a ser seu amigo. Diga simplesmente o que você pensa, sem medo da inevitável retaliação. Um dia ele vai lhe agradecer.

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.
Um dia de bagunça com a filhota: ah, como é bom rememorar…
Todos nós precisamos de dias leves, com nossos filhotes, sem preocupações.
A Revista Época (em uma edição de 2014) trouxe uma matéria sobre aqueles que defendem o “Design Inteligente” na Criação. É um movimento que fala sobre a Formatação do Mundo por obra planejada, não desordenada e desejada. Ou seja, que por trás de tudo o que existe no Universo, há uma força maior responsável que o desenhou. Os cristãos acreditam que foi o Pai; os esotéricos, as forças cósmicas; enfim, algo ou Alguém por trás.
Porém, a reportagem da revista ironizou dizendo “que não poderíamos levar muito a sério” tal corrente de pensamento.
Por que não? Cientista não pode ter fé? O ateísmo é condição “sine qua non” para a comunidade científica?
Bobagem.
Ciência e Religião ainda são taxadas como inimigas?
Há séculos, foram notórios os conflitos entre estudiosos e religiosos. Mas hoje, ao contrário!
O falecido Papa João Paulo II, no começo do seu pontificado, proclamava a belíssima encíclica de que “a Fé e a Razão são duas asas que nos elevam para o Céu”. Em 1996, declarou que:
“A Teoria da Evolução das Espécies era mais do que uma hipótese”.
Isso não impede que o Livro do Gênesis deixe de ser respeitado, já que é uma versão poética inspirada à luz do Espírito Santo sobre a Criação do Mundo, mostrando que tudo foi formado por Deus a seu tempo, mostrando por Adão e Eva (referindo-se aos primeiros homens e mulheres) como o pecado entrou na humanidade.
Já o Papa Emérito Bento XVI demonstrou muita simpatia ao declarar que:
“O Design Inteligente sustenta a evolução, já que a idéia de que a seleção natural por si só é insuficiente para explicar a complexidade do mundo”.
Seu mais próximo auxiliar, o Cardeal Schoenborn, em 2005, foi perfeito em sua objetiva mensagem, a qual comungo, escrevendo que:
“A evolução no sentido da ancestralidade comum pode ser verdade, mas a evolução no sentido neo-darwinista – um processo não planejado e sem guia – não é”.
Recentemente, o Papa Francisco declarou que:
“Deus não usa uma varinha mágica capaz de fazer tudo (…) Ele criou os seres humanos e deixou que eles se desenvolvessem de acordo com as leis internas que ele deu a cada um para que eles cheguem ao seu cumprimento. O Big Bang, que hoje temos como a origem do mundo, não contradiz a intervenção do Criador Divino, mas sim o exige”.
Em suma, podemos sintetizar numa única questão: tudo foi uma grande coincidência?
Me custa crer que uma força maior – e na minha fé, um Criador (Deus, Nosso Pai) – não tenha sido o grande responsável pelo Universo. Imaginar que os milhares de seres surgiram pela combinação aleatória de forças químicas, biológicas e inanimadas, é ser, até certo ponto, forçoso.
Para crer em evolução das espécies não precisa ser ateu. Ao contrário: aquilo que Deus construiu aos poucos, evoluiu conforme seus anseios. Ou foi um grande acaso que após milhões de anos o homem reina sobre a Terra?

Imagem extraída da Web.
Uma entrevista do Renato Gaúcho é igual em todo clube. As falas atacando a imprensa, as polêmicas e outras queixas são idênticas no Flamengo, no Fluminense ou no Grêmio.
Agora, reclamou das Redes Sociais, que elas acabaram com o futebol.
Ora, sabemos da questão Saúde Mental, Internet e Assédio. Mas ele, tão vacinado, se preocupa com haters?
Enfim… parece que tirará férias, de novo.
Platão criou a escola?
Talvez sim.
E de onde vem o termo academia?
Na imagem, uma boa explicação:
Há coisas que precisam ser entendidas: qualquer igreja tem seu cânone, suas regras e suas crenças.
Muitas vezes, a pessoa busca um “kit de fé”: isso não quero, isso eu gosto, isso talvez.
Quando se participa de uma religião, submete-se ao que aquela comunidade crê, não o contrário.
Sábias palavras do Papa Leão XIV, na imagem:
Agradeço ao respeitado jornalista Mauro Cézar Pereira, pelo convite para gravar minha costumeira análise de arbitragem para o seu canal no Youtube. Falamos dos árbitros envolvidos nos jogos de volta das quartas-de-final da Libertadores, nos confrontos de brasileiros.
Está nesse link, juntamente com outras informações importantes que ele traz (em: https://www.youtube.com/watch?v=iKBQvS2BrcA)
Como não agradecer a Natureza pela beleza desses pés de ipês?
Abrindo a Primavera, os ipês rosas e brancos são o destaque. Já passou a época do roxo e ainda têm-se um pouco do amarelo.
Jardinagem e fotografia são meus hobbies.

Minha filha Maria Estela é criativa: bolou um Podcast no Spotify, só para eu gravar “os contos de aventuras” de quando eu era pequeno…
Como é bom o lúdico na vida das crianças!
Ela quem montou tudo, no auge dos seus 8 anos, e pediu para gravar. Ficou legal!
Visitem: https://open.spotify.com/show/6NqoqHHPyPiJKqNH0tK1aC
Tudo depende do ponto de vista de cada pessoa, ou do estado emocional de cada indivíduo.
Como você interpreta essa imagem? Veja abaixo:
Dia bonito!
Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #Jundiaí #XôStress
NOSSA SENHORA DAS MERCÊS Féria de 2ª Classe – Quarta-feira das Têmporas de Setembro – Missa “Salve Sancta Parens”, com Coleta própria Nossa Senhora …
Continua em: Liturgia Diária – 24/09/2025

Evangelho (Lc 9,1-6)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Convertei-vos e crede no Evangelho, pois, o Reino de Deus está chegando!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2 e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3 E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas. 4 Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5 Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6 Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa-Nova e fazendo curas em todos os lugares.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Suar faz muito bem!
Pratique esportes! O corpo, a alma e a mente agradecem. Olhe aí a minha cara de feliz.

🏃♂️ #corrida
E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.
Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

🌅 Desperte, Jundiaí.
Que a quarta-feira possa valer a pena.
(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia
IN ENGLISH –
🌅 Wake up, Jundiaí.
May this Wednesday be worthwhile.
(And it will be – let’s believe in that).
🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).
Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.
Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento
IN ENGLISH –
End of the run! The workout was worth it (in addition to the effort).
I’m sweaty, tired, and happy, stretching and enjoying the beauty of nature. Today, with these delicate plants: roses.
Enjoy flowers! They destress us and relieve the mind.
🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:
“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão solitários, sem alguém para que possam se relacionar afetiva ou espiritualmente. Amém.”
Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade
IN ENGLISH –
🙏🏻 While I’m running, I meditate and say a prayer:
“– O Virgin Mary, Mother of God and our Mother, pray for us who have recourse to you. Today, especially for those who are solitary, with no one with whom they can relate affectionately or spiritually. Amen.”
Pray, and if what you asked for is for your good, God will answer.
👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Já de pé para o dia render!
Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?
Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running
IN ENGLISH –
👊🏻 Hey friends! How’s it going? Already on my feet to make the day count!
Over here, everything is ready to sweat once again in search of health. Let’s go for a run to produce and enjoy that much-needed endorphin rush (while controlling cortisol)?
Practice sports. Always!
Estamos no tempo da Quaresma de São Miguel Arcanjo, com forte espiritualidade.
Rezemos todos juntos nessa madrugada, em: https://www.youtube.com/live/ZOkJ73cdf34?si=W5bYseUQADLVJWvP
Original em:
Wisdom Quote By Lailah Gifty Akita: “A man in…”

Reze sempre essa oração:
Sendo eu Presidente da Comissão de Árbitros da CBF, eu não devo receber presidente de clube de futebol no meu gabinete (afinal, se receber um, deverá receber todos – e será uma romaria à entidade). Por coerência, não devo fornecer meu telefone pessoal também, certo?
Quando percebe um novato, cartola de time adora pressionar o árbitro dizendo que “ligou para fulano” (se referindo ao “chefe dos árbitros”. Ligou nada, é êngodo, mas há jovem juiz que se amedronta.
Marcelo de Lima Henrique, veteraníssimo árbitro, sabe disso, e tal artifício não funcionaria com ele. Mas o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, disse na coletiva pós-jogo do GreNal que durante a partida, ligou para o presidente da CA-CBF, Rodrigo Martins Cintra, dizendo que estava sendo “operado” pelo De Lima (palavras dele).
Ligou mesmo? Ou foi para dar uma de “bom”?
Ou Cintra realmente cai no erro de permitir tal situação, fornecendo seu número e atendendo dirigente reclamante DURANTE uma partida de futebol?
Dias atrás, Cintra estava no Derby Paulistano, dentro de campo, observando o árbitro. No meio do seu trabalho, hipoteticamente, liga um presidente de time qualquer reclamando que naquele momento (portanto, outro jogo), seu clube está sendo prejudicado. Pode? Ou ainda pior: se eles têm o telefone dele, imaginaram a Leila Pereira ou o Osmar Stábile fazendo isso concomitantemente à partida desenrolando?
Na Premiere League, onde você é punido até por elogiar árbitro (e não é força de expressão), esse assédio não aconteceria… faz parte da ética, no mínimo.
O que a CBF pensa sobre isso, não?