– Fim de expediente. Ufa!

Terminamos mais uma jornada acadêmica. Tivemos boas aulas de Responsabilidade Empresarial” na FADITU, onde pudemos falar boas coisas aos nosso alunos.

É com a Educação que faremos um país melhor.

– A máquina estatal é cara…

Quanto é o gasto do funcionalismo público?

Na imagem:

– Dica da Noite:

Procure o consolo que vale a pena:

– Confiança versus Arrogância.

Não faça com que a sua confiança seja confundida com a arrogância.

Quer a dica? Aqui:

– Cuide de você!

O quanto você se valoriza?

Como você se respeita?

Até qual ponto, você aceita ser mandado por outras pessoas?

Um ótimo conselho, na imagem:

– Books Quote By Jo Linsdell: “Publication is a…”

Original em:

Books Quote By Jo Linsdell: “Publication is a…”

– Hora da Missa! E hoje, sem energia elétrica…

E de um trabalho ao outro, antes do último turno, vim à Missa das 18h, celebrar o Cristo Eucarístico! E hoje, com Luz de Velas, pois acabou a energia elétrica devido às fortes chuvas.

Aqui é lugar de pedir e agradecer. Converse com Deus, pois Ele nos ouve.

Igreja São Luís Gonzaga, Capelania Militar. Itu/SP. Arquivo Pessoal. 

– Goleiro Hugo, o folgado.

Já repararam quanto o goleiro Hugo, do Corinthians, “gosta de aparecer” para a torcida?

Qualquer discussão com a arbitragem, ele sai do gol e atravessa o campo para tumultuar. E os árbitros não dão Amarelo…

Quando um adversário faz gol nele, ele parte para cima do oponente, como que “se não pudesse comemorar”. Ué, qual é a dele?

Contra o Sport-PE, um jogador estava sendo substituído, Hugo atravessou o gramado (de novo) e começou a empurrar ele insistentemente NA FRENTE de Sávio Sampaio.

O que fez o árbitro?

NADA. Uma vergonha. O goleiro tem “passe livre” para fazer o que quiser?

 

– Pela estrada, eu vou.

E depois das fortes chuvas… pista livre.

Na Rodovia Dom Gabriel, em Jundiaí, o trecho está bom para rodar.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– E se a gente tivesse botões…

… para desligar a atenção ou para ligar o foco?

… para assimilar coisas ou dispensar situações?

… para “Modo Alegria” ouModo Tristeza?

… e para “função Esperança” ou “função ‘Cansei’ de tudo”?

Não temos, pois certamente desregularíamos tudo… Assim, saibamos administrar as situações!

Botão liga/desliga com ícones de desligar e desligar símbolos nos botões de  círculo | Vetor Premium

– Caminho para chegar a Deus?

Sempre aprendi que não adianta pedir a Deus para amar o próximo como a si mesmo, se a gente não se ama. E é verdade! Nos amarmos é importante na busca da existência plena.

Na nossa caminhada, temos caminhos espinhosos, tortuosos, difíceis. Há outros mais fáceis, é claro. Mas eles nos levam para onde?

Independente da estrada, o caminho para se auto encontrar não pode ser separado do que se busca a Deus, pois precisamos buscar a Comunhão com ele. E nesta lógica, leio um tuíte muito interessante do padre Fábio de Melo, que diz:

“Não existem dois caminhos: um para chegar a Deus, outro para chegar a si. As duas buscas passam por um caminho só. Porque quem chega a Deus chega a si, quem chega a si chega a Deus.”

E não é verdade? Creio piamente neste pensamento, pois afinal, “Deus está conosco”, se permitirmos que ele faça morada em nós. Nos encontrarmos, portanto, é encontrar com Deus também.

Jesus é Deus? Por que crer nisso? · Servo Livre

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.

– E se o pênalti aos 52m tivesse entrado?

No Grenal, estando Internacional 2×3 Grêmio, o Colorado quase empatou o jogo, num pênalti desperdiçado no último lance da partida. Roger Machado foi demitido.

Fico pensando: e se a bola entrasse? Com 3×3, o trabalho do treinador continuaria?

Futebol é movido por paixões…

– Ética e Responsabilidade Social Empresarial.

Estou preparando uma aula sobre Moral e Ética dentro da Responsabilidade Empresarial, e fui presenteado com os ótimos conceitos do livro de Osmar Ponchirolli (vide capa na foto).

Todo professor que quiser uma leitura bem didática para os seus alunos, deveria indicá-lo. Muito bom!

– Dia da Banana?

Quem é atleta DEVE comer banana (mas a nanica) pelo fato de ser fonte natural de potássio (e ajuda a evitar cãibras).

Recebo agora algo que não sabia: hoje é o DIA DA BANANA (22/09)!

Uai, quem e porquê inventaram uma data para a fruta? Logo teremos o dia da maçã, da melancia, da lima da Pérsia…

Falando sério: a banana nanica é uma fruta com potencial risco de extinção. Motivos abaixo, extraído de: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/01/bananas-correm-risco-de-extincao.html

BANANAS CORREM RISCO DE EXTINÇÃO

A banana é a fruta mais popular do mundo. E além dos seus predicados gastronômicos, ela já foi usada tanto para designar governos corruptos em países tropicais – as Repúblicas das Bananas – quanto para sinalizar algum comportamento estranho – no inglês “going bananas”. Também tem se mostrado útil a atletas, como repositora de nutrientes. Quem não lembra do tenista Gustavo Kuerten comendo bananas no intervalos de jogos?

Atualmente, mais de 100 milhões de bananas são consumidas anualmente no planeta.

Mas agora o mundo enfrenta uma nova ameaça que pode provocar, segundo especialistas, a extinção da variedade mais comum da banana, a Cavendish (no Brasil, banana d’água e/ou nanica). E talvez da fruta em todas as suas espécies.

Tal possibilidade tem a ver com uma propriedade rural no condado de Derbyshire, Inglaterra. Ali, há 180 anos, foi desenvolvida a variação da fruta que se tornaria a mais consumida no mundo.

‘Planta exótica’
O jardineiro da propriedade de Chatsworth, Joseph Paxton, recebeu, em 1830, um cacho de bananas importadas das Ilhas Maurício. Paxton havia visto bananas em um papel de paredes de um dos 175 quartos da propriedade. Na esperança de cultivar o fruto, o jardineiro plantou o que seria a primeira bananeira daquela propriedade.

“Paxton sempre esteve atento a novas plantas exóticas e era bem relacionado, o que lhe permitiu saber que bananas haviam chegado à Inglaterra”, comenta o atual jardineiro-chefe da propriedade, Steve Porter.

Em novembro de 1835 a bananeira de Paxton finalmente deu frutos. Mais de 100, o que rendeu ao jardineiro a medalha durante a exposição da Sociedade Horticultural britânica.

A banana acabou batizada pelos empregados da propriedade de Cavendishii, já que Cavendish era o nome de família dos donos do local, a duquesa e o duque de Devonshire.

“Naquela época, era muito interessante para uma família inglesa plantar bananas e servir a fruta a seus visitantes”, diz Porter. “E ainda é”, comenta.

Missionários acabaram levando as bananas Cavendish para o Pacífico e Ilhas Canárias. Com a epidemia da Doença do Panamá, que dizimou as plantações de outros tipos de bananas a partir de 1950, mas não afetou a Cavendish, esta variação da fruta passou a ser a preferida de agricultores mundo afora.

A Cavendish era imune ao fungo assassino. E acabou sendo o tipo-exportação. A fruta rendeu, em 2014, US$ 11 bilhões em exportações da fruta, sendo o Equador o principal vendedor. O Brasil é o sexto maior produtor, com mais de 7 milhões de toneladas produzidas, mas consome quase toda a banana que produz.

O problema é que, enquanto produtores aperfeiçoavam a banana Cavendish, encontrada em supermercados do Ocidente quase sempre com o mesmo tamanho e sem manchas, o fungo da Doença do Panamá também evoluiu. E, agora, ameaça seriamente as Cavendish.

O novo fungo é ainda mais poderoso do que o que atacou o tipo mais popular de banana antes dos anos 50, a Gros Michel, e agora afeta plantações em diversos lugares no mundo. Mais de 10 mil hectares de plantações foram destruídos.

Como o todas as Cavendish produzidas atualmente são clones daquela plantada pelo jardineiro Joseph Paxton há quase dois séculos, se uma for atingida, as demais também serão.

Perigo
O fungo foi redescoberto em 1992, no Panamá, e detectado desde então na China, Indonésia, Malasia e Filipinas. E, de acordo com a Panama Disease.org, – entidade formada por pesquisadores holandeses para alertar sobre o perigo da doença- afetará logo, e em larga escala, plantações da América do Sul e África.

“O problema é que não temos outra variação da banana que seja imune à doença e que possa substituir a Cavendish”, diz Gert Kema, especialista e produção da planta na Wageningen University and Research Centre, na Holanda, e um dos membros do Panama Didease.org.

Pesquisadores trabalham com duas linhas de ação para salvar a banana. Primeiro, conter o avanço da doença através de campanhas.

Mas é mais fácil falar do que fazer, alerta Alistair Smith, coordenador internacional da organização Banana Link, que reúne cooperativas de agricultores ao redor do mundo.

“É mais ou menos possível conter (o fungo) com medidas severas, mas isso não significa que a doença não será transmitida”, diz.

Temos tecnologias mais avançadas agora do que tínhamos quando perdemos a Gros Michel”, complementa Kema. “Podemos detectar e rastrear o fungo muito melhor do que antes, mas o problema persiste, pelo fato de que a Cavendish é muito vulnerável à doença”.

Outra banana
Daí surge a segunda linha de atuação: achar uma banana não vulnerável ao fungo.

“Continuar plantando a mesma banana é burrice”, alerta Kema. “Podemos tentar aperfeiçoar a Cavendish geneticamente. Mas, em paralelo, precisamos aumentar a diversidade”.

A eventual extinção da banana traria impacto severo para a economia e a dieta de vários países, lembram os pesquisadores.

Enquanto isso, ainda distante da crise, a plantação de bananas iniciada por Joseph Paxton em 1830 segue firme em Chatsworth, na Inglaterra, onde são colhidos de 30 a 100 cachos por ano.

“Elas parecem mais com plântano, mais densas e não tão doces”, comenta o atual jardineiro, Steve Porter. “Mas ficam bonitas na decoração e são usadas também em alguns pratos da casa. Equanto pudermos, vamos manter nossa plantação”.

iStock

Imagem extraída de iStock, em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/09/16/yes-nos-temos-bananas-fruta-contribui-para-saude-do-coracao-e-saciedade.htm

– Amores:

Minhas paixões em retratos:

Como amo essas mulheres da minha vida…

– A briga sobre Direita ou Esquerda no Brasil cansa.

Quem disse que a pessoa de Direita ou de Esquerda está certa ou errada?

Ou que existem apenas essas duas “opções? E explicitamente: a turma do PT e a turma do PL?

O bom cidadão respeita a opinião diferente do seu próximo. Já o fanático, ofende.

Uma rápida e necessária observação, em: https://youtu.be/63y722mG0ls?si=B85noxaRJYXURKun

 

– Hibiscos no céu!

Como não tem sol nem céu azul hoje, um pouco de bonitas cores nesse clique para embelezar a Segundona.

Com esse hibisco vermelho, o infinito fica mais bonito, né?

📸 🌺 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora

– Liturgia Diária de 22/09/2025:

S. TOMÁS DE VILANOVA, Bispo e Confessor Festa de 3ª Classe – Missa “Statuit” (2), com orações próprias e comemoração de Ss. Maurício e companheiros, …

Continua em: Liturgia Diária – 22/09/2025

Evangelho (Lc 8,16-18)

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos a vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. 17 Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18 Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

– Sue que faz bem!

Suar faz muito bem!

Pratique esportes! O corpo, a alma e a mente agradecem. Olhe aí a minha cara de feliz.

🏃‍♂️ #corrida

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 2ª feira (4 de 4).

🌅05h30 – Desperte, Jundiaí, com chuva.

Que a segunda-feira possa valer a pena.

(E há de valer, bem como toda a semanacreiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 2ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 2ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que se sentem abandonados, ó Senhora bondosa. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 2ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? S’imbora começar mais uma semana com bastante ânimo?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– 34º dia da Quaresma de São Miguel Arcanjo com Frei Gilson!

Estamos no tempo da Quaresma de São Miguel Arcanjo, com forte espiritualidade.

Rezemos todos juntos nessa madrugada, em: https://www.youtube.com/live/W_duEnSgAEw?si=I5CIx75w9wdIZPc7

– Truth Quote By Santosh Kalwar: “Speak truth and…”

Original em:

Truth Quote By Santosh Kalwar: “Speak truth and…”

– Pra hoje, com fé:

– Sobre os árbitros que apitarão Palmeiras, São Paulo e Flamengo (jogos de volta das quartas-de-final da Libertadores)

Análise pré-jogo para as arbitragens da Libertadores da América (jogos de volta das quartas-de-final): o que esperar do (seguro) árbitro de Palmeiras x River Plate, do (caseiro) árbitro de SPFC x LDU e do (“curioso”) árbitro de Estudiantes x Flamengo?

Conto em: https://youtu.be/bIQc8Dexcm8?si=QHVYtM5hc-CycEdd