– O Supermercado com Caixa para Idosos conversarem bastante.

Eu já sabia dessa experiência na Holanda: idosos, desejosos de bate-papo, se deliciavam ao ir fazer compras em um supermercado local em que os caixas eram treinados para conversarem com os velhinhos sem a preocupação de pressa.

Baseada nessa experiência, em Campinas, a Rede Enxuto adaptou a ideia e acabou se tornando sinônimo de simpatia.

Abaixo, extraído de: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2023/06/23/cafe-bolo-e-compras-mercado-de-campinas-cria-caixa-para-cliente-sem-pressa-e-que-quer-conversar.ghtml

CAFÉ, BOLO E COMPRAS

Inspirada em experiência holandesa, rede no interior de São Paulo concebeu espaço onde ato de fazer compras é desacelerado; g1foi conferir a novidade e quem testou, aprovou.

Caixas rápidos, autoatendimentos, vendas online, aplicativos. Nos últimos anos, o setor de varejo buscou inovações tecnológicas para melhorar a experiência dos consumidores sempre com o foco em facilitar ou agilizar processos. Mas eis que uma rede de Campinas (SP) resolveu ir na contramão e concebeu um espaço onde o ato de fazer compras é desacelerado.

Cercado por poltronas confortáveis, servidos de café, pedaços de bolo e outros quitutes, dois caixas esperam pelos clientes que não têm pressa em passar suas compras e queiram interagir com calma. Esse é o conceito do caixa bate-papo, inaugurado nesta quinta-feira (22), e que agradou quem testou.

“Estou aqui desfrutando. Você vem, faz sua compra sossegado, bate-papo, toma um café. Coisa mais gostosa. Hoje em dia as pessoas quase não conversam por causa do celular. Criaram um espaço que você para, senta, conversa, toma um café como se fosse uma casa de família”, elogiou Ana Maria Cavagioni.

Enquanto o marido desfrutava de um café quentinho, a aposentada Arlete das Chagas Chaves, de 78 anos, tratou de exercer – e testar – a função bate-papo. Para a funcionária escalada no caixa, compartilhou os mais variados assuntos e já disse que vai voltar.

“Agora que eu não tenho mais pressa, vai ser bom demais“, disse, aos risos.

A inauguração do espaço chamou atenção de quem passava pelos corredores. Um casal se aproximou ao ver a placa de caixa bate-papo. “Conversar é com a gente. Aposentados, gostamos de conversar e temos tempo”, brinca Estela Mitica, de 63 anos. O marido aprovou a novidade, mas já sugeriu melhorias.

Inspiração holandesa e acolhimento

Samuel Vanio Costa Júnior, presidente do Grupo Enxuto, conta que a inspiração veio da experiência de uma rede de supermercados holandesa, junto a observação dos dados de uma pesquisa de um instituto internacional que apontou que 50% dos brasileiros entrevistados se sentem sozinhos.

“É verdade que o mundo exige velocidade, rapidez, mas isso não é com todo mundo. Existe um número de pessoas a fim de conversar, que comprar e quer andar mais lento, fazer algo mais devagar. Criamos o espaço onde esse cliente vai tomar café, comer bolo, conhecer novas pessoas”, disse Júnior.

A novidade está na unidade do Jd. Aurélia, e muito dos consumidores que estrearam a estrutura destacaram o fato de verem o mercado nascer e crescer no bairro. “Tenho clientes que se casaram com pessoas que conheceram na fila do caixa. Conhecemos por nome. Muitos querem contar como foi o seu dia sem pressa”, diz o presidente.

“Não é feito para pessoas com mais idade, mas para qualquer pessoas que queira bater-papo lentamente, passando suas compras e conversando”, avisa Júnior.

A rede conta com 36 unidades, sendo seis hipermercados – serão essas unidades, maiores, que receberão os caixas bate-papo. A expectativa é que em dois meses as estuturas estejam em funcionamento.

Mercado em Campinas (SP) criou caixa para cliente que quer bater-papo, sem pressa de passar as compras — Foto: Fernando Evans/g1

Mercado em Campinas (SP) criou caixa para cliente que quer bater-papo, sem pressa de passar as compras — Foto: Fernando Evans/g1 (extraído do link acima).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.