– Fim de Expediente.

Hoje tivemos o início da Semana Acadêmica FADITU!

Muitos alunos, gente inteligente e o melhor ambiente acadêmico possível.

Que nossos discentes e a comunidade tenham aproveitado bastante.

– Como as fintechs estão transformando o dinheiro no Brasil.

Fintechs revolucionaram o sistema financeiro no Brasil, ampliando acesso e gerando debate sobre regulação. #Fintech #Economia #linkezine O post 💸 …

Continua em: 💸 Como as fintechs estão transformando o dinheiro no Brasil 🚀

– Sabedoria:

Concordo com Sócrates:

– Hora da Santa Missa:

Como de costume, antes do trabalho, vim aqui na Igreja participar da Santa Missa, a fim de pedir e agradecer a Deus.

Já fez sua prece hoje? Não importa a hora (e nem o local), mas… reze, pois Ele nos ouve.

(Missa votiva a Nossa Senhora da Penha e ao Divino Espírito Santo).

Capela Militar de São Luís Gonzaga – Itu / SP.

– E o Mirassol?

Já falamos, mas vale repetir: Rafael Guanaes é, para mim, o treinador sensação do Campeonato Brasileiro 2025. Como explicar o sucesso do Mirassol, caçulinha da divisão?

Com tantos times e atletas badalados, sem dúvida o humilde profissional vem fazendo sucesso.

– Quando eu devo fazer “as coisas acontecerem”?

Li, gostei e compartilho:

“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito: ontem e amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para fazer as coisas acontecerem!”

Autor Desconhecido.

E não é por aí?

Quadro Digital Ontem, Hoje, Amanhã no Elo7 | Mavidares Design (98FCB1)

– Floresçamos com a Graça de Deus.

Aonde quer que estejamos, sejamos portadores da alegria do Senhor!

Floresçamos, conforme a mensagem sugere:

🙏🏻 #Fé

– A FPF proíbe torcida em jogo de… crianças! Entenda:

Amigos, o mundo está enlouquecido.

As crianças deveriam ter no esporte algo lúdico e educativo. Os pais deveriam se valer do futebol como algo disciplinador para as mesmas. As entidades esportivas deveriam se regozijar pelas virtudes da atividade saudável.

Porém…

Leio que a FPF proíbe não só torcida única, mas qualquer torcedor em jogos das categorias sub 11 e sub 12 da entidade, por recomendação do TJD-SP.

Abaixo:

PORTÕES FECHADOS!

O futebol de crianças deve ser sinônimo de aprendizado, convivência, diversão e alegria.
Quando atitudes de torcedores ameaçam este ambiente, precisamos agir.
Por causa do mau comportamento dos adultos, as crianças do Paulista Sub-11 e Sub-12 jogarão com portões fechados por duas rodadas. A medida, em caráter educativo, é uma decisão da Federação Paulista de Futebol por recomendação do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol Paulista, em decorrência do crescente número de casos de violência, hostilidade e até ofensas racistas e homofóbicas contra as crianças.

Friends, the world is insane.

Children should have in sports something fun and educational. Parents should use football as a disciplining tool for them. Sports organizations should rejoice in the virtues of healthy activity.

However…

I read that the FPF has not only banned single-team fan sections but also any fans at all from U-11 and U-12 games, on the recommendation of the TJD-SP.


BELOW:

CLOSED GATES!

Children’s football should be a synonym for learning, social interaction, fun, and joy.

When the attitudes of fans threaten this environment, we need to act.

Because of the bad behavior of adults, the children in the Paulista U-11 and U-12 categories will play with closed gates for two rounds. The measure, of an educational nature, is a decision by the Paulista Football Federation upon recommendation from the Paulista Football Sports Justice Court, due to the growing number of cases of violence, hostility, and even racist and homophobic offenses against the children.

– Em preto e branco:

Fim de dia nublado em Itu.

Em preto e branco a paisagem também fica bonita…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #entardecer #nuvens #clouds

– Não desista. Muita coisa é possível.

Acredite. Insista. Persista!

Veja esse bacana vídeo: https://www.instagram.com/reel/DOEmVaiiRYy/?igsh=MTdxamg1MjllMjd2cw==

– Entardecendo com beleza.

Entardecendo em Cabreúva. Olhe só que visão bacana da rodovia!

Viva a natureza e a sua beleza.

bomba.jpg

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #estrada

– Inadmissível nos dias atuais.

Homem bater (literalmente) em mulher?

Crime, cadeia e o alerta da falta de vergonha na cara!

Neste tempo do anúncio da foto (abaixo), não tinha Lei Maria da Penha! Como deveria ser difícil para as pobres senhoras mais indefesas…

Cada coisa que a humanidade já viu, não? Ao ler essa propaganda, me traz uma pontinha de curiosidade: o que as pessoas justificavam quando questionadas se “bater em mulher” era algo comum (e até aceito!)?

Imagem extraída da web, autoria desconhecida.

– Horizonte azul.

Horizonte bonito e azul.

Esse cenário inspira!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #Jundiaí

– A dura missão da reinvenção.

Ressignificar conceitos, situações ou comportamentos (ao seu gosto ou não) é sempre difícil.

Uma mensagem sobre isso:

bomba.jpg

– 2º tempo.

Hoje vou para uma leve caminhada pós-fisioterapia, para estar bom amanhã.

Vam’bora exercitar?

– Propósito do dia:

Proposta do Frei Gilson durante o Rosário de hoje:

“Xô, maus pensamentos”.

Conseguiremos? Precisamos tentar!

– A geopolítica do apito e a inércia dos árbitros explicam o erro de Zanovelli no Maracanã.

Para o torcedor comum, foi “só mais um erro de ruindade do juizão” em Flamengo 1 vs 1 Grêmio (pênalti decisivo e inexistente de Ayrton Lucas). Mas o problema, em si, não é a baixa capacidade técnica dos árbitros brasileiros. A raiz do problema é outra

Sabemos que a formação dos “homens de preto” é ruim no Brasil. Não há uma Escola Nacional de Arbitragem, como na maioria do mundo, mas sim um “punhado de árbitros” indicados pelas federações estaduais (que são formados por elas mesmo) e que a CBF os recebe.

Perceba o seguinte: não é a CBF que descobre um árbitro no interior do Piauí e o integra ao quadro nacional por considerá-lo um talento, mas sim a Federação do Piauí (ou de Tocantins, de São Paulo e de todos os demais estados – e são elas que formam os nomes que a Comissão de Árbitros trabalhará). E chegam ao Brasileirão formados com suas características regionais: um estado mais rigoroso, outro que deixa o jogo rolar mais, e cada um “com o seu jeitão”. A CBF, eventualmente, tenta uniformizar os critérios e não consegue.

A verdade é que tudo isso se tornou conveniente por dois problemas sérios: a falta de meritocracia dos árbitros que ascendem aos principais jogos (ocorrida por interesses políticos) e as más orientações que recebem (e que, muitas vezes os árbitros sabem que há equívocos, mas se calam).

Vide:

  1. O “escudo FIFA” é instrumento de troca política há décadas. Para as federações, é um prestígio enorme dizer que seu árbitro pertence ao quadro internacional e seus cartolas regozijam-se na vaidade entre seus pares. Sabedora disso, a CBF nem sempre indica ao quadro internacional o melhor nome, mas o que interessa para acordos políticos. A negociação dessas premiações faz com ocorram situações contestáveis: estados brasileiros sem tradição alguma no futebol de ponta, acabam tendo em suas fileiras árbitros ou bandeiras da FIFA (vide o quadro feminino), mesmo não tendo condições técnicas. Veja o Paraná: há algum tempo não tem um nome internacional, e Lucas Torezin (veterano, do pênalti equivocado em Palmeiras vs Ceará) e Lucas Casagrande (jovem, com potencial) estão sendo escalados à exaustão. Ou o estado de Minas Gerais: desde Márcio Rezende de Freitas, tentou-se muitos nomes para a elite, mas o último FIFA mineiro foi Ricardo Marques Ribeiro (que não deixou saudades nos campos). Por falta de nomes, seu distintivo foi para Paulo César Zanovelli. Enquanto não aparecer um nome melhor, ele continuará sendo FIFA, pois a FMF “tem que ter” um representante nesse jogo político. E Zanovelli (o mesmo do pênalti de queimada em Grêmio vs Red Bull Bragantino, das dezenas de cartões de Bahia vs Flamengo que lhe custou a primeira”geladeira”, dos quase 10 minutos de VAR em Corinthians x Internacional, do erro de direito que lhe rendeu a segunda “geladeira” em Fluminense x São Paulo) ficará lá, intocável. O chefe dos árbitros da CA-CBF, Rodrigo Martins Cintra, que foi empossado pelo grupo político de Edinaldo / Reinaldo, entende bem como funciona essa sistemática, e garantiu seu cargo mantendo a política na gestão Samir Xaud/ Ricardo Teixeira. Ou como explicar a permanência de Zanovelli na FIFA e nos bons jogos escalados, repetidamente?
  2. A passividade dos árbitros é outro ponto negativo. Árbitro de futebol, ao contrário do que pensa o torcedor, não tem uma categoria unida (embora o senso comum entenda: quando um jogador sacaneia o juiz, outro árbitro vai vingá-lo e o atleta ficará marcado – e essa é uma situação verdadeira). Em geral, o árbitro que não está escalado torce contra o seu colega, pois queria estar no lugar dele. Como não há profissionalismo formal, nenhum juiz quer ficar em casa vendo seus pares apitando no Morumbi, no Maracanã ou no Mineirão. Acomodados, os árbitros não batem de frente com o sistema ou se unem contra ensinamentos errados. Prova disso são os pênaltis da Regra 12B (B, de brasileiro, em referência à Regra 12, que fala de bola na mão e mão na bola – mas que fazemos errado). Em 2014, Jorge Larrionda, ex-árbitro e instrutor Conmebol, ousou dizer aos árbitros que, em caso de dúvida, era mais fácil marcar infração na bola que bate na mão do que mandar seguir o jogo, pois como é algo interpretativo, daria polêmica de qualquer jeito. Ninguém teve peito de contestar, mesmo a própria Regra explicando que são intenção e movimento antinatural as duas únicas condições para se marcar. Com isso, virou queimada no Brasil… qualquer mão é falta ou pênalti. Avalie no próprio jogo do Flamengo contra o Grêmio: o defensor quis colocar a mão de propósito na bola, ou ainda, deixou o braço para que a bola batesse nele? Claro que não, foi um movimento natural de corrida, e bater a  bola na mão é casualidade e o jogo deve seguir. E, para piorar, muitos comentaristas de arbitragem (que eventualmente frequentam eventos da CBF e algumas festas) acabam fazendo malabarismos para justificar essas marcações bizarras, como que se “defendessem a causa”.

No mundo ideal, os melhores apitariam, os árbitros seriam formados e treinados por pessoas competentes da CBF e não pelas suas federações, e os aspectos políticos deixados de lado. Óbvio, os pênaltis inexistentes e os “jogos picados por excessivas faltas” (todo contato físico é infração no Brasil, é uma loucura) não existiriam. O problema é: onde estão as pessoas competentes e livres de amarras para fazerem isso?

Assista algum jogo da Premiere League e reveja Cruzeiro vs São Paulo, apitado por Anderson Daronco no último sábado (ou Corinthians vs Palmeiras, no domingo, apitado por Ramon Abatti Abel): é outro esporte, é outro tempo de bola rolando e outra dinâmica.

Não podemos normalizar os pênaltis “a lá brasileira”, da Regra 12B, nem aceitar sem contestar os jogos maltratados por inúmeras faltinhas no meio de campo, sem bola rolando.

————

Visite meus blogs:
Blog Pergunte Ao Árbitro, dedicado à arbitragem de futebol: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com
Blog Discutindo Contemporaneidades, sobre assuntos gerais: https://professorrafaelporcari.com

– Haja gelo…

E vamos para mais uma sessão de gelo no joelho…

Tá cansando, mas é necessário. O menisco agradece.

Imagem

– 10 Hábitos de Pessoas com Inteligência Produtiva.

Recebi esse quadro com as características de pessoas que trabalham com inteligência produtiva, e gostei muito!

Compartilho abaixo:

46434277-8ecf-4998-a728-54b08ac4cb97-original

– Amanhecer de Outrora:

Amanhecer de outrora em Jundiaí!

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã:

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Liturgia Diária de 01/09/2025:

Missa da Féria Féria de 4ª Classe – Missa própria, com comemoração de S. Egídio, Abade e Ss. Doze Irmãos Mártires de Benavente Como Moisés aplacou …

Continua em: Liturgia Diária – 01/09/2025

Evangelho (Lc 4,16-30)

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– O Espírito do Senhor repousa sobre mim; e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 16 veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. 17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19 e para proclamar um ano da graça do Senhor”. 20 Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.” 22 Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?” 23 Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24 E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25 De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26 No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27 E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28 Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29 Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30 Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. 

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

– Sue que faz bem!

Suar faz muito bem!

Pratique esportes! O corpo, a alma e a mente agradecem. Olhe aí a minha cara de feliz.

🏃‍♂️ #corrida

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, Segunda-Feira (4 de 4).

🌅 05h15 – Desperte, Jundiaí, na madrugada fresca (mas com ventania).

Que a segunda-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

IN ENGLISH –

🌅 5:15 AM – Wake up, Jundiaí, to the cool (but windy) dawn.

May Monday be worth it.

(And it will be—let’s believe it).

– Bom dia, Segunda-Feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁🙆‍♂️#corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

IN ENGLISH –

🌺 End of jogging! The workout was worth it (and the effort).

I’m sweaty, tired, and happy, stretching and enjoying the beauty of nature. Today, with these delicate plants: roses.

Enjoy flowers! They de-stress us and soothe the mind.

– Bom dia, Segunda-Feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que perderam a fé e não crêem em mais nada. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

IN ENGLISH- 🙏🏻 As I run, I meditate and say a prayer:

“- O Virgin Mary, Mother of God and Our Mother, pray for us who turn to you. Today, especially for those who have lost their faith and no longer believe in anything. Amen.”

Pray, and if what you ask is for your good, God will grant it.

– Bom dia, Segunda-Feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Começando a semana animado!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

IN ENGLISH –

Hello friends! How are you? Starting the week off in high spirits!

We’re all ready to sweat it out once again in search of health. Let’s run to produce and enjoy those much-needed endorphins (controlling cortisol)?

Exercise. Always!

– Como funciona a cirurgia que redefine o contorno corporal.

Conheça o procedimento que devolve firmeza e melhora a autoestima, indicado para quem busca um abdômen mais definido e harmônico Entre os …

Continua em: Como funciona a cirurgia que redefine o contorno corporal

– 16º dia da Quaresma de São Miguel Arcanjo com Frei Gilson!

Estamos no tempo da Quaresma de São Miguel Arcanjo, com forte espiritualidade.

Rezemos todos juntos nessa madrugada. Acesse em: https://www.youtube.com/live/hz9N526janI?si=nbumdYaaByOPC4D4

.

– 10 facts: Gut-brain impact on sleep-wake cycle 😴

1. The gut is known as the “second brain” as there is a 2 way connection between the brain and the gut via the vagus nerve. The gut microbiome …

Continua em: 10 facts: Gut-brain impact on sleep-wake cycle 😴

– Pra semana:

– Pra hoje:

Tenhamos otimismo: 

– Por que nos acostumamos com o errado no futebol?

No segundo tempo do Derby Paulista, no último domingo, Vitor Roque entrou na área e viu seu marcador se aproximar. Na sequência, se jogou descaradamente. O árbitro mandou corretamente a jogada seguir e ignorou a queixa de pênalti. O atacante ainda reclamou no chão, levantou-se e em seguida sorriu.

É simulação, e DEVERIA ser advertido com cartão amarelo, mas ninguém comentou isso. É a regra! Aceitamos a simulação como algo cultural? E não punir (desrespeitando a regra), idem?

Lá na Espanha, ele seria punido (tanto se jogou lá que os clubes nos quais jogou o criticaram). Simulação, na Inglaterra, é Cartão Amarelo (como a regra manda) acompanhado de vaia da torcida, que não gosta disso.

Até quando aceitaremos pênaltis inexistentes de bola que batem na mão e viram infração à brasileira, simulações, ceras dos goleiros e tudo mais que não deveria ser feito? Normalizar é algo muito ruim.

IN ENGLISH –

In the second half of the Paulista Derby last Sunday, Vitor Roque entered the box and saw his marker approach. He then dived shamelessly. The referee correctly let the play continue and ignored the penalty claim. The forward still complained on the ground, got up, and then smiled.

It was a simulation, and he SHOULD have been cautioned with a yellow card, but nobody commented on it. It’s the rule! Do we accept simulation as something cultural? And not punishing it (disregarding the rule), likewise?

Over in Spain, he would be punished (he dived so much there that the clubs he played for criticized him). In England, simulation is a Yellow Card (as the rule dictates) accompanied by boos from the fans, who don’t like it.

How long will we accept non-existent penalties for balls that hit the hand and become a foul the ‘Brazilian way,’ simulation, goalkeepers’ time-wasting, and everything else that shouldn’t be done? Normalizing is a very bad thing.

– Os nomes dos jogadores de futebol atualmente nos trazem confusão?

Wesley, Luan, Lucas, Matheus, Douglas, Thiago… há tantos jogadores com mesmo nome, que fica difícil saber quem é quem no futebol brasileiro.

Quantos Vitinhos temos atualmente? E Luans? E os nomes parecidos, como Douglas Santos, Douglas Silva, Douglas Souza ou Douglas não sei o quê?

Tá faltando criativiadade para a boleirada… Ou marketing pessoal de melhor qualidade! Vampeta, Pelé, Zico… ninguém confunde. Mas Gabriel se pergunta: o Silva, o Martineli, o Souza ou o Oliveira.

Não deixem o Gui Negão virar mais um dos muitos Guilhermes, por favor.