– Aprendamos:

Lição a nós:

– Dica da Noite 2:

Inspire:

– Dica da Noite 1:

Persistência:

– Em português, por favor.

Se podemos evitar estrangeirismos, qual o motivo para abrimos mão da língua-pátria?

Essa imagem de termos da Administração de Empresas cotidianamente usados é muito bom. Sabidamente, alguns usam por modismo ou por costume. Mas há os que usam, pasmem, para “impressionar”. Abaixo:

Imagem extraída da Internet, de autoria desconhecida. Quem souber o autor, favor informar para crédito.

– Análise da Arbitragem de Ponte Preta 0x2 Red Bull Bragantino.

Boa arbitragem de Flávio Rodrigues de Souza em Campinas. Sem muitos lances polêmicos (os que ocorreram, abaixo citados) em um jogo com reclamações desnecessárias e muitos cartões amarelos (sem ser um jogo violento).

Aos 24m, Vinicinho entrou na área, viu o zagueiro e se jogou. O árbitro corretamente marcou simulação e deu o Cartão Amarelo. E aqui, fica a observação; Vinicinho está fazendo um ótimo campeonato e era só tentar o drible.

Aos 27m, Novamente Vinicinho avança, entra na área e Saimon pratica o tranco ilegal. Apesar de ser ombro a ombro (permitido pela regra), há a força excessiva que o derruba (e aí torna-se infração).

Aos 58m: Léo Oliveira atinge Lucas Evangelista, e deveria ter recebido o cartão amarelo. Único erro de interpretação do árbitro.

Uma confusão na expulsão / “desespulsão” de Lucas Evangelista foi observada na metade do segundo tempo, mas felizmente o VAR ajudou o árbitro, que havia confundido o jogador e corrigiu.

Parabéns ao Massa Bruta, que jogou bem e se classificou.

– Cachorro pode pegar gripe?

Olha só que bacana: a revista Recreio publicou uma reportagem bem didática sobre gripe canina.

Para você (como eu) que gosta especialmente das raças tipo “Toy”, vale a leitura:

Extraído de: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/cachorro-pode-ficar-gripado.phtml#.WMm9mhjOqb8

CACHORRO PODE FICAR GRIPADO?

Pode, sim. Os sintomas mais comuns são secreções no nariz e nos olhos (meleca mesmo!), tosse, espirros e até febre e falta de apetite. Se o seu cãozinho tiver sintomas assim, leve-o ao veterinário. E lembre-se de isolá-lo do contato com outros animais e não deixá-lo dormir em locais descobertos. Também é legal conversar com o veterinário sobre vacinas que podem evitar a doença. E sabia que humanos não pegam gripe de cães, nem cachorros pegam gripe de pessoas? Mesmo assim, é importante lavar as mãos depois de cuidar do bicho.

Smile. | DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Foto: Arquivo Pessoal.

– Is Investing in Crypto a Good Idea?

When it to the world of investment, the surge of cryptocurrencies like Bitcoin and Ethereum has sparked a global debate on whether diving into the …

Continua em: Is Investing in Crypto a Good Idea?

– Alienação em 3 minutos.

Extraído do Facebook do jornalista e escritor Pedro Favaro Jr:

Não faz muito tempo, li um artigo sobre o par inventado para nós que vivemos na aldeia global, o mundo do consumo e das necessidades criadas pela publicidade e propaganda. O mundo da tecnologia e do individualismo. Da comunicação total e da incomunicação total, ao mesmo tempo.

O primeiro companheiro inventado teria sido o cigarro. Depois, vieram as bebidas. Mais à frente, um pouco, entre nós pouco antes da metade do século 20, vieram o rádio e a TV. E, do segundo para o terceiro milênio, entra em cena um ‘parça’ total, o dispositivo eletrônico – primeiro o computador doméstico, depois o laptop, mais leve e portátil, em seguida o tablet ou o iPad. E depois por fim o iPhone ou Smartfone. 

O filme egípcio “L’altra par” trata disso. Do que temos nos transformado na companhia desse parceiro inseparável. “L’altra par” durou só 3 minutos e ganhou o prêmio de melhor curta metragem no festival de cinema de Veneza. O diretor tem 20 anos. O filme trata do isolamento na época da comunicação global. Aí vai.

– Relacionamentos são para…

O brasileiro é espirituoso… mas cá entre nós: há um pouco de verdade nessa frase sarcástica, não?

Amar é suportar, tolerar, rir e sofrer juntos. Além de muitas outras coisas (mas neca de dobrar lençol Kk)

– Filhos, atualmente, nascem “menos espertos” que os pais?

Pela primeira vez na história, uma geração é menos inteligente do que os seus pais. E a culpa é das telas!

Extraído de: https://saude.abril.com.br/blog/pediatria-descomplicada/familia-digital-o-abuso-de-telas-cobra-um-preco-alto-de-todos/

O ABUSO DAS TELAS COBRANDO UM PREÇO ALTO DE TODOS

Não desgrudar de dispositivos tecnológicos atrapalha o desenvolvimento pleno das crianças e afeta o convívio familiar. Precisamos rever esse hábito

É um jantar típico de família. Os celulares estão apoiados sobre a mesa. Cada um possui seu próprio aparelho, que vibra de cinco em cinco segundos, chamando para algo que certamente pode esperar.

O pai utiliza fones sem fio e está numa call interminável. A criança mais nova é colocada diante de um tablet – que passa Mundo de Bita ou Galinha Pintadinha – para que consiga permanecer à mesa. O filho adolescente está preocupado em terminar logo o jantar para postar uma selfie com um filtro novo no Tik Tok. Ao fundo, a televisão ligada anuncia algo no noticiário. Parece uma cena comum para você? Essa é a mais nova geração digital. Ou melhor, família digital.

O fato é que nunca estivemos tão conectados com o mundo que nos cerca – as informações voam. Mas isso não é necessariamente um problema. A grande questão é o tempo que dedicamos às novas tecnologias. Pode reparar: não fazemos ideia da quantidade de horas que passamos em frente às telas. O turno de trabalho acaba e continuamos ali, passeando na rede social, assistindo a séries ou filmes, lendo notícias e fofocas, vendo lives…

O mais assustador é que esse tipo de comportamento se agrava sem nem percebermos. O tempo de tela foge do controle dos pais quando um tablet ou celular cai na mão de uma criança. Pior: perdemos a noção do que elas estão vendo. E é importante lembrar que, fora músicas inocentes e jogos educativos, as redes estão cheias de conteúdos perigosos, com insinuação sexual e cyberbullying, além de vídeos que estimulam o consumismo, definindo o comportamento do jovem e do adolescente.

Temos que refletir sobre onde chegamos. Afinal, o tempo de ócio criativo deixa de existir quando uma tela entra em jogo. Perde-se a capacidade de pensar, inventar, criar histórias. Perde-se a oportunidade de se relacionar com o outro, de dar risada e de curtir momentos em família – como acontecia na mesa de jantar.

Não precisamos (ou não deveríamos) ficar online o tempo todo. Esse comportamento nos desconectou da presença real, do olho no olho e da convivência em família. Isso tudo precisa ser resgatado – e urgentemente.

Estudos de neurociência mostram que o cérebro humano é capaz de fazer 700 a 1 mil conexões cerebrais por segundo nos primeiros anos de vida. Aos 2 anos de idade, teremos mais conexões cerebrais do que aos 6 anos. Apenas as mais importantes serão mantidas até a vida adulta. Que memórias e aprendizados você quer oferecer ao seu filho?

Viva o mundo real

Penso que o desenvolvimento da criança está intimamente ligado à vivência que ela tem do mundo. O brincar, o contato com a natureza e a relação com o outro, por exemplo, são momentos importantes de aprendizado. Muitas tarefas e estímulos podem e devem ser orientados, mas essas experiências mais livres permitem que a criança exercite a capacidade criativa em seu máximo potencial.

São aspectos do desenvolvimento que não podem ser conquistados através de uma tela. Por isso, refiro-me a esse aspecto de alienação digital: devemos perceber o quanto o uso dos eletrônicos nos privaram de tantas outras coisas essenciais.

Longe de mim ser contra o avanço da tecnologia! Seria negar o mundo que nos cerca. Nossos filhos nasceram na era touch, com a facilidade de ter tudo na palma da mão. O digital faz parte da vida deles. O grande dilema, faço questão de frisar, é o mau uso desses recursos.

Segundo o neurocientista francês Michel Desmurget, vivemos um momento histórico, no qual, pela primeira vez, os filhos têm um quociente de inteligência (o famoso QI) mais baixo que o dos pais. Em outras palavras, a geração atual tem menor capacidade cognitiva, apresentando problemas de linguagem, concentração, memória e cultura.

Isso é decorrente da diminuição das interações sociais, da piora da qualidade do sono, do aumento de atividades que não exercitam a mente, entre outras coisas que estão, no fundo, intimamente associadas ao uso abusivo das telas.

De parceiros a vilões

Os dispositivos digitais se transformam em um problema no momento em que deixamos de interagir com nossos filhos da forma que deveríamos. Veja: o cérebro deles é estimulado de outra maneira quando se divertem ao ar livre, usam jogos e brinquedos reais e lidam com pessoas de carne e osso.

Com a pandemia de coronavírus, a situação ficou ainda mais crítica. Afinal, atividades essenciais, como a ida à escola, ficaram restritas (quando possível) ao universo online. E, assim, passou-se um ano inteiro.

Sem falar que muitos pais liberaram as telas não apenas para as aulas, mas também para atuarem como passatempos, já que, além de cuidar das crianças, precisavam trabalhar e manter a casa em ordem.

Mas, como minimizar os danos? Como sobreviver às condições que uma pandemia nos impôs? É urgente que tomemos as rédeas e saibamos controlar o que nossos filhos estão vendo e por quanto tempo. Trago aqui algumas dicas de sobrevivência à tecnologia – elas servem inclusive para os adultos.

1. Comece impondo limites para todos: momentos em família nunca devem acontecer com o celular, tablet ou qualquer tecnologia individual sendo utilizada. Aproveitem o tempo para conversar e interagir de forma real.

2. O horário de refeições deve ser sagrado: nada de celulares à mesa.

3. Controle o tempo de uso: para crianças abaixo de 2 anos, as telas devem ser evitadas ao máximo. Para crianças de 2 a 5 anos, limitar a uma hora por dia. Dos 6 aos 10 anos, permita de uma a duas horas diárias. Para adolescentes entre 11 e 18 anos, de duas a três horas por dia é o suficiente. Todas as atividades devem ser supervisionadas e ter intuito educacional.

4. Não existe segredo na internet! Os pais devem estar cientes dos conteúdos que os filhos assistem, e tomar especial cuidado com aqueles de cunho violento e sexual (com nudez e pornografia), além das práticas de cyberbulling.

5. Tenham (todos) um momento de desconexão. Promova o contato com a natureza, a prática de exercícios físicos e as atividades ao ar livre – que sejam possíveis nesse momento.

6. Estejam atentos aos sinais de que algo não vai bem, como alteração de comportamento, agressividade, irritabilidade, dificuldade para dormir, sonolência excessiva durante o dia ou mesmo apatia. Tudo isso pode sinalizar depressão, ansiedade e até mesmo experiências de violência na internet.

7. Deem o exemplo enquanto pais, aprendendo também sobre o uso racional das tecnologias, já que isso afeta toda a família.

Seguimos nesse processo de constante aprendizado, lembrando sempre que a primeira infância só é vivida uma única vez.

criança brincando com tablet

Excesso de telas traz repercussões para a família toda. Foto: Robo Wunderkind/Unsplash/SAÚDE é Vital

– Você tem pouca paciência? Resiliência de maneira cristã:

Muitas vezes somos ansiosos, tensos, impacientes… Não sabemos entender as razões e somos imediatistas.

Mas o nosso tempo é o mesmo tempo de Deus?

Compartilho:

Aceita tudo o que acontecer.

Na dor, permanece firme;

na humilhação, tem paciência.

Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata,

e os homens agradáveis a Deus, pelo caminho da humilhação.” (Eclo 2, 4 – 5).

Pois é… bonito, profundo e de difícil prática!

paciencia.jpg

Imagem extraída de: http://natashagalancaballero.blogspot.com/2017/11/

– Pequena ciclista.

A ciclista-mirim mais linda do mundo!

Na manhã gostosa, muita diversão.

Em: https://youtube.com/shorts/R56ZTJo1PSg?si=d2s5IncKqLtkFrXj

🚴🏼🚴‍♀️ #bike

– Será fiasco se o Verdão ficar de fora da 2ª fase do Estadual?

Se o Palmeiras for eliminado do Paulistão ainda nessa primeira fase, será considerado vexame?

Pelo elenco, pela estrutura e pelos adversários que enfrentou, penso que sim.

No Campeonato Paulista da Série A1, é obrigacão do time grande se classificar.

– O filhote de Quero-Quero ganhando vida.

A beleza da natureza: olhem nesse vídeo curtinho o filhote de Quero-Quero correndo, que legal. Fiquem observando a barriga da mãe, de onde ele sairá.

Tanta coisa simples e bonita que temos, não?
Ame contemplar a simplicidade da vida.

Em: https://youtube.com/shorts/4eqhvSkm-dM?si=LO4cbdjuCJFQbBvx

– Para ontem ou para hoje?

Gostei e compartilho:

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.

– Domingo lindo.

Domingo lindo em Itatiba!

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– 5 ways to get rid of dry air, i.e. get refreshment in a room that is pleasant for people and indoor plants.

Winter and cold are also periods of heating season with which we get dry air in homes (or business premises). There are the best tips to refresh and …

Original, continua em: 5 ways to get rid of dry air, i.e. get refreshment in a room that is pleasant for people and indoor plants

– REZEMOS PELO PAPA: Quanto mais EU, menos DEUS, nos lembra Francisco.

Nesse momento de dor do Papa Francisco, compartilho um de seus grandes ensinamentos sobre “o EU e DEUS”, abaixo:

QUANTO MAIS EU, MENOS DEUS

Dias atrás, o Papa Francisco falou sobre a importância de uma vida menos exibicionista e materialista. A preocupação com as coisas do mundo, da vaidade e das benesses particulares, faz com que fechemos o coração para as coisas atemporais, as que não passam e são do Céu!

Em suma: quanto mais eu me encho de coisas e valores mundanos, tendo a aumentar o egoísmo e deixar pouco espaço para que Deus habite dentro de nós.

Para quem não tem uma vida espiritual madura, pode parecer bobagem. Mas para quem busca a santidade, mesmo sendo pecador, sabe o quão verdadeiras são essas palavras…

Buscar a Deus em minha oração

Imagem extraída de: ImagineGolf by Getty Images, por https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/vida-de-oracao/buscar-a-deus-em-minha-oracao/

– E o Cruzeiro? Gastar ou… Gastar mal?

Cá entre nós: pelo investimento de Pedrinho BH no Cruzeiro SAF, é vexatório ficar de fora dos jogos finais do Campeonato Mineiro.

Contratações midiáticas / polêmicas, possível interferência da presidência no trabalho dos treinadores e outras nuances.

Enfim: o Cruzeiro gasta mal!

– Dopamina: como a busca desenfreada por estímulos pode afetar a satisfação na vida.

Dopamina: como a busca desenfreada por estímulos pode afetar a satisfação na vida Você já se pegou conferindo o celular apenas alguns segundos após …

Continua em: Dopamina: como a busca desenfreada por estímulos pode afetar a satisfação na vida

– Liturgia Diária – 23/02/2025: Domingo da Sexagésima.

Domingo de 2ª Classe – Missa Própria – Estação em São Paulo Reunidos na basílica de S. Paulo, representada por nossa Igreja, vemos o magnífico …

Continua em: Liturgia Diária – 23/02/2025 – Domingo da Sexagésima

– Sue que faz bem!

Suar faz muito bem!

Pratique esportes! O corpo, a alma e a mente agradecem. Olhe aí a minha cara de feliz.

🏃‍♂️ #corrida

– Amar é decisão.

Amar é decisão, A cada dia, cada manhã,É discutir, é sofrimento,É para a paz arranjar um jeito,É cuidar, é amar cada momento,É dar, e não esperar,É …

Continua em: Amar é decisão,

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, domingo (4 de 4).

🌅05h50 – Desperte, Jundiaí, com o horizonte nublado.

Que o domingo possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, domingo (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁🙆‍♂️#corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, domingo (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece à Nossa Senhora do Carmo:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que perderam a fé e não crêem em mais nada. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade #Carmelita

– Bom dia, domingo (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Domingão também é dia de se exercitar!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running 

– Dia de Galo!

Hoje é dia de Paulista!

Acompanhe o Galo do Japi contra a Joseense pela Rádio Difusora AM 810. É o Tricolor Jundiaiense buscando o acesso para a A3!

E sobre a arbitragem, em: professorrafaelporcari.com/2025/02/21/ana

 

– Pra hoje:

Tenhamos uma ótima jornada: