por Reinaldo Oliveira
Iniciando as atividades em 2025 da Comunidade Diversidade e Fé, da Diocese de Jundiaí, na noite de 17 de janeiro, com início às 20h, foi realizado, na Paróquia São Roque, da Vila Progresso, o primeiro encontro mensal ordinário.
A comunidade que é composta por pais e mães, amigos e amigas, apoiadores e aliados, além de pessoas LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais e trans), com a missão de vivenciar o Evangelho de Jesus Cristo, como um espaço de acolhimento e partilha, diálogo e respeito à diversidade sexual (orientação sexual e de gênero), no âmbito religioso por meio da espiritualidade, da caridade (amor e justiça) e do estudo.
Após a acolhida com boas vindas e cânticos, iniciando o Oficio Divino das Comunidades, foi proclamado o Evangelho de Marcos (2,1-12), seguido de reflexão e partilha. Após este momento, fazendo memória da atividade realizada em novembro passado, no Sindicato dos Bancários, o Cine Pipoca, com a exibição do filme “Orações para Boby”, que aborda o tema LGBT, com a participação de bom público, que no final da exibição participou de uma Roda de Conversa, mediada pelo bispo Dom Arnaldo Carvalheiro Neto.
O encontro deste dia 17, que também contou com a participação do bispo Dom Arnaldo, teve bons momentos de partilha e dada a repercussão da exibição do Cine Pipoca, ficou definida a sugestão de visita e diálogo com os párocos, para que também as paróquias adotem a exibição do Cine Pipoca, com filmes temáticos sobre a história da Igreja.
O calendário de atividades para 2025 foi apresentado, com destaque para a formação a ser ministrada pelo GT Bíblia e Sexualidade, a ser realizado nos dias 10/03, 07/04, 05/06 e 22/06, com os temas:
– A sexualidade no Levítico,
– Sodoma e Gomorra,
– O livro de Judite,
– Cartas de Paulo.
As formações serão ministradas das 20 às 22h, com oração inicial, exposição do tema/assessoria e Roda de Conversa.
Da programação, consta a continuidade dos encontros online/virtuais todas as primeiras segundas-feiras do mês, às 20h. As celebrações presenciais do Oficio Divino das Comunidades, todas as terceiras sextas-feiras do mês, as 20h, na Paróquia São Roque.


