– A loucura do Calendário do Futebol Brasileiro.

Conforme se pode observar no levantamento da Sofascore (figura abaixo), dos 20 clubes de futebol que mais entraram em campo no planeta, 19 são brasileiros!

Avalie: o Botafogo FR, por ter ido bem nas competições, teve um maior número de partidas (e se ele tivesse jogado bem o regional, jogaria ainda mais, devido às finais). Ou seja: quanto melhor o time, mais ele tem o calendário apertado pelas inúmeras competições.

Poupar atletas?

Ninguém quer. Se for eliminado das Copas (Libertadores, Sulamericana ou a do Brasil), a cornetagem é enorme. E quando poupa no Brasileirão acaba abrindo mão desse tão importante torneio e aí se desespera.

Consequências?

Vide como os jogadores chegam exaustos no final do ano. A vida útil de um atleta diminui. As lesões aumentam. A saúde mental adoece. E por aí vai.

Me preocupo que, se considerarmos 2025, temos mais uma competição: o SuperMundial da FIFA! Quem aguentará entrar em campo tantos jogos?

Sendo assim, pense: equipes mais fracas podem superar as mais fortes, por um diferencial: o preparo físico! Lógico, descansado, rende-se mais. 

O grande problema passa a ser: ninguém discute mudar o calendário nacional

Screenshot

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.