– Primeiros Passos, no Distrito de Jordanésia (Cajamar/SP).

Estivemos hoje em Cajamar, ministrando o Curso Básico de Gestão “Primeiros Passos”, em nome do Sebrae, a um grupo bem dedicado de alunos que querem empreender.

É com a Educação que conseguiremos bons resultados!

✏️ #ensino #empreendedorismo

– Barbaridade. E o dólar?

Como pode subir tanto?

E ninguém questiona?

– Minha coluna no Jornal de Jundiaí de hoje:

Prestigie!

Link em: https://sampi.net.br/jundiai/noticias/2873997/opinioes/2024/12/botafogo-calendario-e-bicho-no-futebol

Imagem

– Faça boas escolhas:

Escolha a santidade!

Abaixo:

– Dica da Noite 3:

Se auto avalie:

– Dica da Noite 2:

Tudo é aprendizado:

– Dica da Noite 1:

Mantenha a sobriedade:

– Meu Curriculum Vitae:

Meus contatos. À disposição como multifuncional…

Na área acadêmica, na gestão e no mundo esportivo:

 

– A Obrigação em Trocar Presentes para quê? Sobre o 13º e a sua origem:

Por que temos, nessa época natalina, que obrigatoriamente gastar mais e mais? Trocar presentes é realmente necessário?

Mais do que tudo isso, deve ser o afeto desinteressado, a demonstração verdadeira do espírito de Natal.

O cidadão comum pena com as contas e a correria dessa época. O empresário também, com os custos dos encargos.

No século passado, a gratificação natalina era comum. Se baseava na gentileza dos patrões para que os empregados comprassem um agrado de Natal. O Governo tornou-a obrigatória com o nome de 13o. Hoje, isso virou renda para pagar dívidas de final de ano, não mais um agrado sincero.

Enfim: mais um problema para o empreendedor que não teve vida fácil no ano e, ao mesmo tempo, um dinheiro muitas vezes insuficiente para quem trabalha e aguarda ansioso esse bônus.

Imagem extraída de: https://coparecreio2013.wordpress.com/2013/12/14/feliz-natal-e-prospero-ano-novo/

– Dia de Nossa Senhora do Ó.

Estamos há uma semana do Natal, e a Igreja Católica celebra o dia de Nossa Senhora do Ó (ou festa da Expectativa do Parto da Virgem Maria). Abaixo sua história, extraída de Canção Nova.com:

NOSSA SENHORA DO Ó

A Expectação (expectativa) do parto não é simplesmente a ansiedade, natural na mãe jovem que espera o seu primogênito; é o desejo inspirado e sobrenatural da “bendita entre as mulheres”, que foi escolhida para Mãe Virgem do Redentor dos homens, para corredentora da humanidade. Ao esperar o seu Filho Jesus, Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afetivos de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal da Economia Divina da Salvação do mundo.
Nossa Senhora do Ó, rogai por nós! Amém.

Imagem de ACI Digital.

– REPOST: Dybala, o … Salame?

Especulou-se Dybala no SPFC… e não passou de boataria. Mas lembram-se do dia em que ele foi chamado de… salame?

Olhe que pérola, de anos atrás:

Às vésperas do importante e decisivo jogo da Seleção Argentina, “bomba” na Internet o áudio de um comentarista argentino ironizando e chamando de “salame” Paolo Dybala, o craque da Juventus de Turim (que não consegue jogar bem na alvi-celeste).

O problema é que pegaram uma frase solta do atleta, onde ele diz:

Es um poco difícil jugar com Messi em Argentina”.

Fora do contexto, parece que Dybala reclama que Lionel Messi atrapalha o time. Nada disso, na sequência ele explica que na Itália (ele, Dybala) joga na mesma posição de Messi no Barcelona, e que por ter que jogar improvisado na Argentina (que por motivos óbvios não vai sacrificar Messi), rende menos. Só isso.

Mas como a frase do atleta da Vecchia Signora foi pega separadamente… quem não ouviu a entrevista pode até pensar que Messi é o “Pereba” do time. É aí que surgiu esse comentário engraçadíssimo, nervoso, desesperado e irônico .

Assista o vídeo (legendado) em: https://www.youtube.com/watch?v=B95Agb3eADQ&t=12s

bomba.jpg

– Eugenia, a Ciência do Preconceito.

Após ler a reportagem de Karina Ninni, da Revista Superinteressante (pg 78-81, edição Março), fiquei impressionado com o tema tratado: a EUGENIA.

A Eugenia é a ciência do preconceito, ou seja, da purificação das raças. E para quem pensava que isso fosse idéia de Nazistas que defendessem a purificação ariana, engana-se. No Brasil, durante o século XX, muitos cientistas eugênicos velada ou abertamente defenderam um Brasil livre de outras raças diferentes à branca.

Em 1911, durante um Congresso realizado em Londres, o antropólogo brasileiro João Antonio Batista proclamou radiante que em 2010 não haveria mais negros ou índios no país!

Um dos maiores defensores da Eugenia foi Francis Galton (primo de Charles Darwin, da teoria da Evolução), que defendia a crença que a evolução humana dependeria da seleção genética e controle das raças.

No Brasil, os eugenistas verde-amarelos não conseguiram ir adiante, mas chegaram a sonhar com programas similares ao da Alemanha de Hitler: esterilização de “raças inferiores” e sacrifícios de deficientes e inválidos. Na política, infiltrados, tentaram até colocar artigos na Constituição que defendesse a raça branca.

Notadamente, foram pessoas de expressão na sociedade, destacando-se Vital Brazil (fundador do instituto Butantan), Arnaldo Vieira de Carvalho (diretor da Faculdade Paulista de Medicina, hoje da USP), o sanitarista Belisário Penna, o médico Olegário de Moura (que dizia: sanear é eugenizar – imagine essa frase dita hoje!) e o fundador da Sociedade Eugênica Brasileira, o limeirense Renato Kehl, que escreveu mais de 30 livros defendendo a raça branca brasileira.

Felizmente, todas essas ações frustaram-se ao longo do século passado, mas um legado triste pode ser observado: a ainda defesa da discriminação racial por parte de muitos brasileiros.

Algumas frases eugências destacadas da matéria citada:

“O Brasil vem sofrendo, desde a colonização, as consequências da mestiçagem” Renato Kehl

“Os índios, em geral, são muito sôfregos e pouco amigos da disciplina” Oliveira Vianna

“Está provado que casamentos entre raças dão origem a tipos inferiores física, psíquica e moralmente”Nina Rodrigues

“O negro, raça inferior, apresenta uma indiscutível e franca animalidade” Luiz Silva

“Os mulatos são, na maioria, elementos feios e fracos. Apresentam instabilidade de caráter e perturbam o progresso nacional” Renato Kehl

“Deus perdoe esses idiotas racistas” Eu mesmo.

Imagem extraída de: https://www.saopauloinfoco.com.br/sociedade-eugenica-sao-paulo/

– Chapa oposicionista do Paulista FC não é permitida de passar nem pelo portão de Jayme Cintra…

Vladmir Putin se reelegeu na Rússia com 87,3% dos votos. Os votos não creditados a ele foram a dois candidatos “chapas-branca”. Não se conseguiu montar uma candidatura de oposição (Estadão).

Xi Jiping foi reeleito presidente na China com 3.000 votos do Partido Comunista Chinês (único no país). Só houve 1 candidato (BBC News Brasil).

Kim Jong-Un foi confirmado com 100% de votos dos 678 possíveis pelo parlamento da Coreia do Norte a mais um mandato, sem nenhum opositor (O Globo).

Miguel Díaz-Canel foi reeleito presidente de Cuba, com 97,66% dos votos. Era candidato único pelo partido comunista (Revista Veja).

O Paulista FC não é a Rússia, nem Coreia do Norte, nem China e tampouco Cuba. Mas há uma semelhança no pleito eleitoral: a dificuldade de um nome da oposição em se candidatar.

A Chapa oposicionista DEMOCRACIA TRICOLOR tentou. Mas como se pode ver no vídeo abaixo, o rapaz na portaria respondeu pela Secretaria, pela Diretoria, pelo Conselho e por qualquer outra parte… e nem permitiu a entrada para registro da chapa. Parece ser o solitário e único responsável pelo Galo…

Que coisa! Veja se o funcionário está certo, ou não:

– Pista livre.

Ufa! A Rodovia dos Bandeirantes está vazia em pleno pico da tarde…

O congestionamento entrou em férias?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #estrada

– Dezembro Vermelho contra a AIDS:

Levemos a sério o #DezembroVermelho contra a Aids!

Informações na imagem:

– Com ela:

Não me canso de dizer a essa moça linda o quanto a amo e a acho incrível!

Companheira para toda a vida ❤️.

– Sem politizar, Juca… Time tem múltiplas facetas.

Eu sei que existe, mas não gosto de misturar política e futebol. O esporte deve ser sempre um espaço democrático.

No Corinthians, no Palmeiras ou no São Paulo, há gente de Direita, de Esquerda, de Centro… há negros, brancos, amarelos… heterossexuais ou LGBT’s… católicos, evangélicos, judeus, muçulmanos, umbandistas ou ateus.

Está causando muita polêmica a coluna do Juca Kfouri, cujo título sugere felicidade por “times simpáticos ao bolsonarismo” terem sido rebaixados. Em especial, um termo chamado “ogronegócio”.

Eu respeito demais o Juca e sua história de luta pela moralidade no esporte. Mas entendendo uma infelicidade a rotulação (e, até certo ponto, torcida pelo insucesso) de clubes de futebol com ideologias políticas.

Eu tenho “asco” das classificações popularizadas extremistas (D ou E, Bolsonaro ou Lula, e por aí vai). Sou apartidário, mas como cidadão, não devo (e não sou) despolitizado. Insisto que busco (e não encontro) um candidato honesto, competente e que transmita credibilidade.

Assim como se ligou clubes ao bolsonarismo, houve alguma coluna sobre isso ao lulismo, no auge do Petrolão e Mensalão? Não, e não deveria mesmo para o Jair ou para o Luiz Inácio – justamente por se correr o risco de injustiças com os torcedores generalizados.

Se eu pudesse (quem sou eu) dar um conselho ao Juca Kfouri, humildemente lhe diria: “Amigo, te admiro, mas não deixe uma paixão política interferir no seu trabalho esportivo.”

Não estou dizendo que ele não pode falar de Política. É óbvio que pode e vivemos na democracia! Mas enviesar, aí é complicado… E outra coisa: acho que a repercussão (as críticas e xingamentos) estão na mesma desmedida proporção (até porque “despertou-se” o  ódio de muitos…).

Para quem não viu, extraído de: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/juca-kfouri/2024/12/08/a-satisfacao-pelas-quedas-de-clubes-identificados-com-o-bolsonarismo.htm

A SATISFAÇÃO PELAS QUEDAS DE CLUBES IDENTIFICADOS COM O BOLSONARISMO

Há uma festa nas redes pelo fato de os quatro rebaixados no Brasileirão serem identificados como de times cujas torcidas são identificadas com maioria bolsonarista.

De fato, atleticanos paranaenses e goianos, cuiabanos do ogronegócio e catarinenses de Criciúma têm-se caracterizado pelo obscurantismo.

Mas seria tão diferente se os clubes rebaixados fossem gaúchos, paulistas, mineiros ou cariocas?

Desde suas diretorias até seus adeptos?

Realística e, infelizmente, não.

Melhor seria saudar os cinco clubes do Nordeste que disputarão a Série A, dois baianos, dois cearenses e um pernambucano.

Comunicado oficial: "Estou vivo e passo bem!" - UOL Esporte

 

– Liturgia Diária de 18/12/2024: Quarta-feira das Têmporas do Advento.

2ª Classe – Missa própria DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA RECOMENDADOS A “estação”, como de costume nas quartas-feiras das Têmporas, é em Sta. Maria Maior…

Continua em: Liturgia Diária – 18/12/2024 – Quarta-feira das Têmporas do Advento

– Cica/Divino e Minercal/Pagliato: que saudade…

Que imagem sensacional!

Recordando no Ginásio do Bolão (Nicolino de Lucca) um dos maiores clássicos do basquetebol feminino brasileiro: Cica/Divino de Jundiaí (com Magic Paula) e Minercal/Pagliato de Sorocaba (com Rainha Hortência), abaixo na imagem:

As duas cidades viviam do futebol do Paulista e do São Bento, e dividiam as atenções com o basquete. Mais tarde, tivemos o voleibol com o Leite Moça / Nestlé de Jundiaí, outra agremiação fantástica.

Há quanto tempo o esporte coletivo brasileiro começou a se “desfazer”, sobrando monoculturalmente o esporte bretão?

Olhe que imagem dessas fantásticas atletas (citação na própria fotografia).

– REPOST: Passatempo e Terapia.

Belíssimas paisagens para começar bem a 4ª feira. Hoje não fiz minha rotineira atividade física, mas não deixarei de publicar uma bela fotografia, incentivando os amigos a terem inspiração:

Não é segredo aos meus amigos que a mobgrafia (fotografar cenas cotidianas / paisagens / ocasiões) é um hobby que muito aprecio. Sempre avesso às fotos em geral, me rendi a essa paixão.

Mais que um passatempo, é uma terapia. Os últimos dias desse ano têm sido cansativos e difíceis no campo profissional e pessoal.

Entretanto, extravasamos o stress com os clicks. Por exemplo, esses:

bomba.jpg

Ainda assim, valeu o inspirador céu colorido de pintura mais sútil:

bomba.jpg

Aos trancos e barrancos, que seja uma ótima 4ª feira.

– Consolo necessário para hoje:

Do diário de Santa Faustina, uma mensagem confortante para quem passa por tristes momentos em sua vida… (na imagem deste post).

Muitas vezes, somos nós mesmos que estamos carentes, inconsoláveis, vítima de ingratidão e/ou de incompreensão.