Reflexão: 2024 está terminando, e o que você fez?
por Reinaldo Oliveira
Faltam poucos dias para o encerramento do ano de 2024. E geralmente, neste período do ano a população é tocada de um sentimento utópico de ver tudo mais leve, com mais empatia, com melhor relacionamento entre as pessoas.
É um momento importante para uma reflexão: o ano está terminando, mas o que você fez? Cresceu, progrediu, avançou, melhorou como pessoa, como ser humano, melhorou o seu entorno, o espaço em que vive, melhorou a vida de outras pessoas?
Vivemos num momento de relatividades, o rápido, o instantâneo se faz urgente, somos sábios, vivemos conectados com um mundo onde grande parte das informações são duvidosas (fakenews), somos levados do humor ao horror em segundos, fato agravante com desentendimentos até entre familiares.
Logo como somos matéria e espírito, vale uma reflexão baseada nos princípios da Bíblia Sagrada, nos Evangelhos, onde independente da denominação religiosa nos coloca o livre exercício do bem viver, da caridade e fraternidade, de fazer o bem comum ao “outro”.
Poe estes motivos, nestes tempos de individualismo/consumismo, mas com esperanças renovadas com as manifestações simbólicas do nascimento de Cristo, segue sugestão de reflexão nos versículos bíblicos 5,3-12, do Evangelho de Mateus (O sermão da montanha – parábola das bem aventuranças) e também de Mateus os versículos 25,35-40.
Tem ainda a sugestão de participação nos movimentos pastorais das igrejas, das diversas denominações religiosas, como este da foto ilustrativa, Conferência Vicentina Santa Paulina, da paroquia São Vicente de Paulo, de Itupeva/SP, reunidos na manhã deste 15de dezembro para ação material e espiritual, que desenvolve importante trabalho, bem como as demais Conferencias e Pastorais Sociais, das igrejas e entidades, das cidades da Região Metropolitana de Jundiaí.
Que assim seja……Feliz Natal!!

