– Os 4 lances polêmicos de Palmeiras 2×2 Fortaleza.

Como disse um amigo meu: a tarde de sábado “não foi boa para os ‘Abéis’ no futebol”. O treinador palmeirense Abel Ferreira foi criticado, bem como o árbitro Ramon Abatti Abel.

Vamos aos lances polêmicos:

1) Aos 24m: Raphael Veiga lança Flaco Lopes, que tem Titi na sua marcação. O atacante cai, mas não há falta do defensor. Repare que Titi está com o braço nas costas de Flaco, mas não o desequilibra. Flaco sente o contato e se joga, e isso tem sido lembrado pela FIFA desde 2020: nem todo puxão ou empurrão é falta, deve existir desequilíbrio real na força exercida. E o árbitro marcou pênalti… errou!

2) Aos 51m: Caio Paulista chuta para o gol, e a bola bate em Pikachu. O defensor está com o braço colado, se vira, a bola bate em sua mão de maneira natural. E aqui, tenho muita preocupação com a justificativa: “o jogador ampliou seu espaço corporal”. Ora, você só pode levar isso em consideração se for por movimento antinatural! Por movimento natural e/ou ocasional, isso não pode ser considerado. De novo, o árbitro errou… E fico pensando: o VAR chamou e sugestionou ao erro, ou o árbitro mudou de opinião por conta própria? Em ambas situações, isso é equívoco.

Repararam quanto tempo se perdeu em análises de pênalti? Não pode demorar tanto…

3) Aos 74m: Lucero dá uma cotovelada certeira no rosto de Richard Ríos. É o lance clássico para Cartão Vermelho, mas Ramon Abatti Abel/SC prefere o Cartão Amarelo. Esse é o erro crasso (cotovelada deliberada) em que o VAR Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro/RN deve pedir a revisão do cartão ao árbitro.

4) O segundo gol do Fortaleza: há a reclamação de que a jogada que iniciou a posse de bola (e resultou posteriormente num gol) foi de uma falta cobrada com a bola rolando. Não me parece! A impressão que eu tenho é que o jogador a toca quando a bola para de se mexer.

Escudos de Palmeiras e Fortaleza

Palmeiras x Fortaleza (Imagem: Rodrigo Mozelli/Olhar Digital)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.