Muito legal a entrevista ao Roda Viva Retrô, em 1987, do ex-treinador e saudoso jornalista João Saldanha!
Vale a pena assistir, para ver os entrevistadores e, claro, o entrevistado. Mas em meio às críticas da Seleção Brasileira da época (muitas atuais ao nosso tempo), Saldanha falava que era bobagem dizer que o time de 87 estava sendo preparado para 3 anos (a Copa da Itália, em 1990). E ele disse:
“Seleção não é futuro, Seleção é presente”!
Claro, não fugiu a famosa questão de Pelé na reserva(incluindo sobre a suposta miopia), Dadá Maravilha e Médici. Aliás, ele não fugiu de Política ao falar da corrupção da imprensa na ditadurae que Médici foi o maior assassino de todos os tempos. Claro, sobre Havelange (o homem que convivia com intimidade com “5 presidentes”). Por fim, outro atual tema: a qualidade dos técnicos brasileiros e os esquemas táticos “defasados ou não”.
O mais curioso: ele contou que o Brasil ficou 12 anos sem saber que a Lei do Impedimento tinha mudado para dois zagueiros e ninguém sabia no país!!! Por isso, ainda se jogava diferente aqui. Olhe que loucura…
Aliás, algo assustador: a existência do relatório que buscava proibir negros na Seleção em 1956. Já pensou se isso existisse em 1958, com um tal de Edson?
Assista em: https://youtu.be/fBjcJUskjRw?si=t3rWg2pCICb_1dXc
