– Como é bom dormir!

Um dia quero ter a mesma “disposição para dormir” como a gatinha Luna tem!

Eu durmo pouco (e mal). Mas ela desmaia na cama!

Puxou a @marina.porcari, a dona dela… Mas brincadeiras à parte, veja só como ela dorme gostoso e tranquila:

– E o pênalti decisivo em Internacional de Bebedouro 1×0 Paulista?

Há duas imagens circulando na Web a respeito do lance entre Lucas Gomes e Luan: o goleiro tromba com o adversário dentro da área, em cima da linha ou fora?

Confesso: uma imagem dá a impressão de ser fora, mas eu não cravo que esteja. Na arbitragem, se chama isso de “lance ajustado”, pois é duvidoso. A fotografia não está em linha reta, o goleiro se vira e com a perna direita mais próxima da linha de fundo do que a esquerda, toca Luan. Pelo alto, perde-se ainda mais o referencial. Ainda assim, vale ressaltar: a infração deve ser assinalada onde se consome. De tal forma, se a perna direita do goleiro atingiu em cima da linha o adversário, é pênalti. Se foi um pouco antes, é falta. Lance inconclusivo (são várias imagens de diversos jogos em que lances vistos com aproximação na perpendicular traem o torcedor). Somente se tivéssemos VAR para ajudar a comprovar o erro ou o acerto.

Para mim, muito duvidoso. Se eu estivesse em campo, aparentemente sendo fora, daria a falta. O árbitro, em lance rápido, pode dar o pênalti que não é nenhuma loucura. Mas avalie: NINGUÉM do Paulista ousou reclamar que foi fora. Todos os jogadores aceitaram sem nenhuma contestação a marcação. Estranho… ou falta uma liderança para contestar?

Repare também que o bandeira 2 Diego Henrique de Oliveira correu imediatamente à linha de fundo. E essa é uma convenção da arbitragem: quando o árbitro Paulo César Francisco apita, em situações como essa, o assistente deve ajudar ele. Se ele parar na linha lateral imediatamente, significa que ele está avisando o árbitro que foi fora. Se ele continua a corrida até a linha de fundo, é a dica para o árbitro que foi dentro da área.

Por fim: uma sutil modificação na regra, deste ano, foi observada: o pênalti não precisa ser cobrado exatamente em cima do centro do ponto penal (como sempre foi). A bola pode ser posicionada em qualquer lugar, desde que esteja tocando nele. E como o gramado estava péssimo, o ponto penal estava “careca” e o batedor colocou a bola um pouco para trás. Na cobrança, literalmente levantou poeira.

Abaixo, duas imagens: uma, quando estava pronto para a obstrução, e a outra, quando ela ocorre:

 

– Minha companheira, inclusive nos momentos difíceis!

Tenho passado alguns “pepininhos” de saúde nos últimos dias. Neste sábado, por exemplo, um pequeno contratempo frustrou minha jornada… Mas ao meu lado, na saúde e na doença, em todos os momentos, está a Viviane.

Um presente de Deus, que ganhei sem esperar, e que me anima nesses percalços! Com seu coração generoso, não deixou de me ajudar.

Te amo, Vivi! Você é uma grande mulher e que está presente em minha vida.

❤️ #Love

– Dia de São Pedro e São Paulo.

Hoje é dia de São Pedro e São Paulo, os santos considerados primeiros Papas da Igreja Católica.

Abaixo, a história desses gigantes do Cristianismo, extraído de CançãoNova.com, link “Santo do Dia”:

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO APÓSTOLOS

Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados “os cabeças dos apóstolos” por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.

Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.

Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada “aos pés de Gamaliel”, um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.

Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.

Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o “Apóstolo dos gentios”.

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

url.jpg

Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida.

– Os prejuízos das SAFs no Brasil.

Leio que as SAFs constituídas nos últimos dois anos estão tendo prejuízo. A Sports Value, especializada em Administração Financeira no Esporte, fez um levantamento daquelas que estão há mais tempo no mercado (que são: América Mineiro, Bahia, Botafogo e Vasco da Gama; Cruzeiro e Fortaleza não entraram nesse levantamento, pelas particularidades, já que o Cruzeiro SAF foi revendido recentemente por Ronaldo Nazário e o Fortaleza ainda é uma SAF jovem).

Respectivamente, os prejuízos de 2022 e 2023, totalizam para os clubes (em milhões de reais):

América-MG: 21,2 + 22,1 = 43,3

Bahia-BA: 77,8 + 66,0 = 143,8

Vasco-RJ: 88,1 + 123,5 = 211,6

Botafogo-RJ: 248,3 + 101,1 = 349,4

Repare: as 4 principais Sociedades Anônimas de Futebol, em 2 anos, nunca tiveram lucro e acumulam um prejuízo de quase R$ 750 milhões! Ninguém “fechou no azul” até agora.

Eu sei que são projetos a longo prazo, mas sem títulos (e principalmente, sem retorno financeiro), pra quê os investidores terão interesse em fazer tais negócios?

A priori, quem veio ao país comprar um clube de futebol, sabia que a agremiação estava “quebrada” e que poderia pagar barato pelo negócio, revendendo-o com lucro (Ronaldo comprou a SAF do Cruzeiro por 400 milhões e o vendeu por R$ 600 milhões de reais, mas não obteve lucro operacional durante o período). Outra possibilidade era a de ganhar dinheiro com venda de atletas e receitas (o Palmeiras e o Flamengo, que não são SAFs, obtém lucro com isso e estão com contas sanadas devido à competência de sua gestão financeira).

A verdade é: parece um “conto de fadas” a história romantizada de uma SAF, e que imediatamente o clube fica rico e ganha títulos. Nada disso… veja as peculiaridades: quem tem dinheiro para receber, vai fazê-lo aos poucos, com pequenas cotas conforme os aportes financeiros forem feitos. E tem mais: se houver o pedido de recuperação financeira (o novo modelo da antiga “concordata”), esse credor só vai receber alguma coisa depois do período legal da recuperação.

Quer exemplo de tal imbroglio, permitido pela legislação?

O treinador Mano Menezes foi demitido em 2019 pelo Cruzeiro, e ficou com aproximadamente 5 milhões de reais dos salários atrasados e multa rescisória. Com esperança de receber da SAF, ele se animou! Mas… como o Cruzeiro pediu recuperação judicial, ele não verá um tostão por mais dois anos. Ou seja: a dívida de 2019 poderá ser paga a partir de meados de 2026!

Muitos clubes do Brasileirão estão criando SAFs. O Coritiba, por exemplo, é um deles, e aos poucos está se ajustando. Também os pequenos do Interior do Brasil estão buscando tal modelo, mas por estarem com dificuldades financeiras, os valores oferecidos são pequenos e servem apenas para pagar dívidas. América de São José do Rio Preto, Gama do Distrito Federal e tantos outros montaram e já resgataram as SAFs, esperando novos investidores, e continuam na mesma pindaíba.

A verdade é: depois de algum tempo, percebeu-se que as SAFs são como qualquer outra empresa: podem ser bem ou mal geridas, deficitárias ou superavitárias, honestas ou de estelionatários, e por aí vai. Clubes bem administrados não precisam desse modelo. Pra quê “dividir lucro” com pessoas de fora?

Quando se tem uma oferta de qualquer investidor, vale analisar:

1- Quanto se oferecerá?

2- Como será o modelo de negócio?

3- Quais serão os profissionais envolvidos na gestão do clube?

4- Qual será o retorno financeiro e quanto tempo levará? E, principalmente,

5- Como se projetará o clube que vender sua SAF depois de encerrado o contrato? Ou seja: contas, patrimônio, posição na tabela, etc..

Insisto: como qualquer corporação, as SAFs precisam ter competência financeira e competência administrativa. Se o grupo investidor não tiver expertise na gestão do futebol, a chance de fracasso é enorme.

– Nossos orgulhos!

Esse jovem da foto é o meu bisavô italiano Reynaldo Porcari:
Imagem
Nessa outra foto, ele bem idoso com o meu avô Antonio Porcari:
Imagem

Quem é aqui do Bairro Medeiros, em Jundiaí, que não conheceu eles?

Figuras incríveis que devo me inspirar.

Nosso Nôno Reynaldo (que na verdade se chamava Rinaldo), juntamente com seus pais e irmãos, são desbravadores aqui da região. Trabalharam no café lá na chamada “Rocinha” (entre Vinhedo e Itatiba), e chegaram para plantar uva em Jundiaí (o sonho de todo imigrante italiano).

A antiga Estrada Velha de Itupeva, que hoje leva o seu nome aqui no bairro, era o “caminho da roça” que ele abriu para ir vender suas verduras e frutas. Depois virou uma viela, rua e, em 1985, ganhou o asfalto. Como ele morreu naquele ano, foi batizada com seu nome. Nós jogávamos bola naquela estrada de terra tão calma (que hoje tem até congestionamento).

E meu vô Toninho? Herdou o dom da “Sanfona” do pai dele. Aliás, ô sujeito incrível que ele era… carismático, simpático, e, resumidamente, a alegria em forma de pessoa!

Toda vez que me recordo deles, lembro-me: devem estar fazendo uma festança no Céu…

– Sábado é dia dedicado à devoção de Nossa Senhora.

A Igreja Católica devota o sábado às preces marianas. E você sabe por quê?

Abaixo, extraído de: https://arqbrasilia.com.br/a-devocao-a-nossa-senhora-no-sabado/

A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA NO SÁBADO

por Aloísio Parreiras

A Igreja tem por costume dedicar o dia de sábado à devoção a Nossa Senhora. A razão dessa devoção é simples e está relacionada ao evento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, pois no Sábado, depois da Sexta-Feira Santa, a Virgem Maria foi a única pessoa que permaneceu firme, em sua fé, esperando a ressurreição de Jesus Cristo. Aquele Sábado Santo foi o dia em que Nossa Senhora permaneceu sozinha em oração, sem ter a presença física de Jesus ao seu lado e, por isso, esse dia foi considerado o Sábado da solidão, do deserto, da morte e do luto. Foi o dia em que Maria Santíssima chorou e sofreu pela ausência de seu Filho.

No Sábado que precedeu a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, somente Nossa Senhora, em toda a Terra, personificou a Igreja Católica, pois, como nos contam os Evangelhos, depois da morte de Cristo, os Apóstolos, os Discípulos e as Santas Mulheres titubearam na fé, esqueceram as promessas de Cristo referentes à Sua ressurreição e se trancaram em suas casas com medo de serem perseguidos.

Naquele Sábado Santo, ou melhor, desde a Sexta-Feira Santa, Nossa Senhora não vacilou, em nenhum momento, na firmeza da fé. Ela continuou firme na certeza de que, por ser Deus, Cristo iria ressuscitar no Domingo, anunciando uma nova alvorada. Mesmo tendo conhecimento de que os Apóstolos estavam vivenciando a hora trágica da dúvida, a Virgem Maria continuou meditando, no silêncio e no abandono, esperando o raiar dos primeiros raios da ressurreição do Senhor.

Com o desenvolvimento da História da Igreja, muitos fiéis passaram a celebrar o dia de sábado com muitos atos de piedade cristã, em honra da Santa Mãe de Deus. São João Damasceno, no século VIII, em seus escritos, faz referência à celebração do sábado dedicado a Maria na Igreja do Oriente. Posteriormente, encontramos nos livros litúrgicos dos séculos IX e X missas em honra de Maria no sábado. Nos séculos XII e XIII, os grandes teólogos, tais como São Bernardo, São Tomás de Aquino e São Boaventura, explicavam a dedicação dos sábados a Nossa Senhora, evidenciando o tempo do descanso do Cristo no túmulo. Naquele Sábado, todas as pessoas haviam abandonado Cristo; apenas a Virgem Maria continuou a acreditar e, por isso, este é o seu dia. No século XVI, mais precisamente em 1570, o Missal Romano de São Pio V apresentou uma Liturgia da Missa de Nossa Senhora nos Sábados.

Em pleno século XX, nas aparições de Nossa Senhora, em Fátima, nos dias 13 de junho e 13 de julho de 1917, Nossa Senhora solicitou à vidente Lúcia que divulgasse o costume de dedicar os sábados em sua honra e devoção. Pediu também que, em especial, nos sábados, rezássemos o terço em reparação dos pecados: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu vos disser, muitas almas serão salvas e haverá paz. Voltarei para pedir a consagração da Rússia ao meu Coração Imaculado e a devoção reparadora dos primeiros sábados”.

Atendendo aos pedidos e clamores de Nossa Senhora de Fátima, muitos fiéis católicos passaram a incluir e valorizar as devoções marianas no dia de sábado, entre outras, as mil Ave-Marias, o Rosário em família, a oração do Ofício da Imaculada, os cinco sábados em devoção à Virgem, a participação na Eucaristia e a realização de obras de misericórdia em favor do próximo.

O Ofício da Imaculada, que rezamos aos sábados, é a Liturgia opcional de devoção a Maria que é rezada pelos sacerdotes, monges e freiras. Na recitação do Ofício da Imaculada, todos nós somos chamados a participar. Nesta prece, recitam-se os salmos, leituras, hinos e orações para honrar a Santa Maria, Mãe de Deus.

Por meio do exercício da oração do Rosário, que nos sábados possui um aroma mais mariano, nós aprendemos com a Virgem Mãe a colocarmos o Cristo no centro de nossas vidas e de todas as coisas. Quando dobramos os nossos joelhos e rezamos o Rosário, nós revivemos os momentos significativos da História da Salvação, percorrendo as várias etapas da vida e da missão de Jesus, ou seja, participamos, de alguma forma, da conversão dos pecados e na construção da paz no mundo.

Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de orações. Hoje, mais do que nunca, devemos recorrer a Nossa Senhora, pois Ela é a cheia de graças, a onipotência suplicante, que nos ensina a caminhar, mesmo em meio às tempestades, com a firmeza da fé. Juntos da Virgem Mãe, nós aprendemos que quem pede uma graça a Deus, deve antes de tudo acreditar que será atendido. Deve ter fé que, no tempo oportuno, Deus ouvirá.

Contemplando a pessoa da Virgem Maria na solidão do Sábado Santo, nós aprendemos que quem tem fé aguarda, não vacila, não se amedronta, ama e espera. Naquele Sábado Santo, Ela confirmou a solidez de sua fé, mesmo diante das trevas da morte e, por isso, contemplou a noite por excelência da fé e da esperança. Enquanto tudo estava mergulhado na escuridão, a Virgem Mãe vigiava. Vigiando, ao chegar os primeiros raios do esperado Domingo da Ressurreição, a Virgem Maria, certamente, se encontrou com o Cristo vivo e Ressuscitado e participou efusivamente da alegria da Ressurreição.

Mãe amada, Nossa Senhora do Sábado, fazei que também nós vigiemos no silêncio das noites escuras, crendo e esperando na Palavra e nas promessas de Cristo. Agindo assim, nós encontraremos, no tempo anunciado, na plenitude da luz e da vida, o nosso Redentor, primícias dos ressuscitados, que reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém!

Imagem extraída de: https://fraternitasmovimento.blogspot.com/2017/02/nossa-senhora-nao-e-uma-barbie-da-fe.html

– Sábado bonito.

Dia bonito!

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #Jundiaí #XôStress #nuvens #clouds

 

– Vinicius Jr. brilha contra o Paraguai e dobra aposta do Brasil na Copa América.

Na noite desta sexta-feira (28/6), em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Seleção Brasileira fez as pazes com a rede e contou com a atuação inspirada de…

Continua em: Vinicius Jr. Brilha Contra o Paraguai e Dobra Aposta do Brasil na Copa América

Crédito da imagem no link acima, original. 

– Descanse em Paz, Pedrinho Fávaro.

Ah, que pena… todas as vezes que conversei com o Pedro Fávaro Jr, sempre foi muito legal! Agradável, espiritualizado, gentil…

A última vez que batemos papo foi antes de eu me mudar para Bragança Paulista, e ele foi na escola da minha filha, a meu convite, falar sobre “pessoas invisíveis e cidadania”.

Que possa descansar em paz!

– Repost: Alvorada caipira.

06h00 – Amanhecendo e embelezando o sábado.

Que seja belo e… muito bom!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sol #sun #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Desperte, Sábado!

🌅 Desperte, novo dia!

Que a jornada diária possa valer a pena, com esse amanhecer de outro dia.

🍃 🙌🏻 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #photo #nature #morning # kkalvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– A sua busca por significado pessoal pode gerar um impacto positivo e duradouro na vida de outras pessoas.

Quando Felipe decidiu dar um novo rumo à sua vida não só descobriu o seu propósito, mas também abriu portas para muitas pessoas. Felipe sempre levou …

Continua em: A sua busca por significado pessoal pode gerar um impacto positivo e duradouro na vida de outras pessoas

– Fernando Llorente: Yamal melhor que Messi?

O ex-atacante espanhol Llorente “causou”! Disse:

“O Messi não estava ao nível dele (Lamine Yamal) nesta idade. Yamal faz coisas extraordinárias e não pode ser comparado a ninguém”.

Exagero?

A verdade é: vem vindo uma leva de jogadores de 16, 17 e 18 anos, que parece encantar o mundo. Aguardemos.

Lamine Yamal - Seleção Espanha