– Cuidado: a Coqueluche está voltando!

A Coqueluche, que muitos s acreditavam estar erradicada, está voltando. E os sintomas são severos!

Muitos não estão dando a devida atenção a isso. Compartilho em: https://saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/coqueluche-avanca-no-brasil-reforcando-importancia-da-vacinacao

COQUELUCHE AVANÇA NO BRASIL

por Fábio Argenta

Nos últimos anos, temos acompanhado um aumento preocupante nos casos de coqueluche em todo Brasil. A doença respiratória, altamente contagiosa, é causada por uma bactéria e transmitida pelo ar, quando a pessoa saudável tem contato direto com a infectada.

Muitos pais, enganados pela ideia de que as doenças desaparecem, ou por acreditarem em inúmeras fake news, optam por não vacinar os seus filhos. Outros simplesmente não têm conhecimento sobre quais imunizantes são necessários ou têm medo de possíveis efeitos colaterais.

O exemplo da coqueluche mostra como este cenário é preocupante. Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, foram identificados 41 casos da doença entre janeiro a abril deste ano no país.

Os sintomas iniciais se assemelham a um resfriado simples: mal-estar geral, corrimento nasal, tosse seca e febre baixa. À medida em que progride, a tosse torna-se intensa e descontrolada, podendo levar a complicações graves, como vômitos e dificuldades respiratórias.

Embora a maioria das pessoas se recupere sem sequelas, os grupos mais vulneráveis, especialmente lactantes e menores de 6 meses, enfrentam complicações mais graves, incluindo pneumonia e até mesmo risco de morte.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.