Começando pelo final: falamos em 2023 que o jovem árbitro Yuri Elino Ferreira da Cruz. (RJ) era muito irregular, pois em alguns jogos, não dava cartão algum; em outros, dava demais. Pois hoje, no Corinthians x Atlético-MG, aplicou 14 cartões, mas a Fagner, que pela 3ª vez nesse ano merecia vermelho (agora pela entrada em Zaracho), não deu. Aliás, o treinador António Oliveira, percebendo que o lateral estava no lucro, o substituiu para não ser expulso em outra oportunidade.
Em Goiás, talvez o jogo mais polêmico:Atlético 1×2 Flamengo, apitado pelo também jovem André Luiz Skettino Policarpo Bento (que teve atuações igualmente irregulares em 2023, e que nesse ano, parece que teria um “investimento maior” para chegar à FIFA, com a CBF testando melhor o juiz mineiro em escalas mais difíceis). Vamos às situações:
13 minutos: Jair Ventura, técnico do ACG, é expulso por reclamação. Até saber o que fez o treinador, não dá para saber se foi justa ou não a expulsão. Aguardemos a súmula.
43 minutos: Pedro (CRF) está no ataque, indo em direção ao gol, e Alix Vinícius (ACG) o impede com falta. Se não fosse situação clara e iminente de gol, seria lance para Amarelo. Mas como Pedro só teria o goleiro à frente (e o outro zagueiro não teria tempo de alcançá-lo), foi correto o Cartão Vermelho. Acertou o árbitro.
67 minutos: O goleiro Rossi (CRF) tem a posse de bola. Quando vai repô-la, Luiz Felipe (ACG) “faz uma graça”. Na sequência, Léo Pereira (CRF) dá um “chega pra lá” no adversário. É a chamada “Atitude Inconveniente”, e dentro da área, é pênalti. Infantilidade do jogador… Porém, considere: A) Se Luiz Felipe cometeu falta ao impedir a reposição de bola, o árbitro deveria ter marcado a falta ao Flamengo (Tiro Livre Indireto, sem aplicação de cartão). O lance de Léo Pereira não seria pênalti, pois o jogo já estaria parado, e o árbitro deveria aplicar uma advertência verbal ao flamenguista. B) Se Luiz Felipe cometeu a falta, mas o árbitro entendeu que não deveria marcar (pois preferia dar uma vantagem, já que o goleiro estava em pé e continuava com a bola em sua posse, e a continuidade do jogo seria algo melhor do que a marcação da falta – visando a rapidez para armar um contra-ataque, por exemplo), ao ver a atitude de Léo Pereira, ele deveria fazer a marcação atrasada da falta no goleiro, pois não houve vantagem concreta, e advertir verbalmente o zagueiro flamenguista. C) Se Luiz Felipe não atrapalhou o suficiente o goleiro Rossi para que ele pudesse repor, acertou o árbitro. (Aqui, confesso: em um primeiro momento achei falta de Luiz Felipe; mas ao ver uma imagem mais ampla, não marcaria nada no lance com o goleiro e entendi como correto assinalar o bobo pênalti).
74 minutos: O gol anulado de Baralhas (ACG) estava irregular, pois seu companheiro Emiliano Rodríguez, que cabeceia a bola, o faz em impedimento. Acertou o bandeira.
99 minutos:Maguinho (ACG) toma impulso para cabecear uma bola em disputa com Bruno Henrique (CRF). O braço do jogador do Dragão bate involuntariamente (causalidade) no adversário. o VAR Wagner Reway (que não foi à última Copa, embora tenha sido indicado) se equivoca e entende como agressão. O árbitro Policarpo marca pênalti e expulsa Maguinho. Errou.
Pergunto: tivemos o aviso de que o árbitro, sempre que fosse ao VAR, deveria comunicar sua decisão ao público.Em Vasco x Grêmio foi assim. Por quê não aconteceu isso em Goiás?
OFacebooktem botões como “amei”, “curti”, “força”, entre outras reações. Masnão tem um específico para expressar simplesmente “LIDO”, sem representar que gostou ou não.
Já oLinkedinpossui 6 reações, mas nenhuma sem “sentimento“, apenas para dizer que fez a leitura.
Idem aoTwitter / X, que tem só um coraçãozinho. Quando você clica nele, muitas vezes não curtiu a postagem, apenasquis dizer que você leu ou o usa como uma espécie de “VISTO”.E isso leva a muitas complicações… especialmente se você clicar nele para “salvar a publicação” ou dizer que soube do assunto.
Fica a sugestão:um botão que indique que foi lida aquela postagem, sem a necessidade de concordância ou não.
Imagem extraída de: https://www.eonline.com/br/news/981501/twitter-pode-retirar-o-botao-curtir
Repost: serve o mesmo texto para falar da pressão no São Paulo FC, escrito após a eliminação frente ao Novorizontino, agora para a derrota em casa contra o Fortaleza:
Gosto do profissional Thiago Carpini, mas ele está sem ambiente no SPFC.Não adianta jogadores e diretoria dizer que estão com ele, pois sabidamente o futebol é resultadista e imediatista.
Faço um esforço de memória e não consigo me recordar de algum treinador que, em situação idêntica a do treinador são-paulino, permaneceu no cargo. O filme é antigo e previsível: dois ou três jogos com resultados questionados, e a demissão se torna inevitável. É o mundo do futebol, sendo justo ou não.
Será que reconhecemos e cremos em Jesus Ressuscitado, nos perturba o Evangelho?
Não deixemos de pensar nisso.
🙏🏻 #Fé #Cristo #Eucaristia #Catolicismo
(Aqui: Matriz São Sebastião, Itupeva – SP)
Anúncio do Evangelho (Lc 24,35-48)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Senhor Jesus, revelai-nos o sentido da Escritura, fazei o nosso coração arder, quando nos falardes. (cf. Lc 24,32)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 35 os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36 Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37 Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38 Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39 Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40 E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42 Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43 Ele o tomou e comeu diante deles.
44 Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45 Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46 e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47 e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48 Vós sereis testemunhas de tudo isso”.
🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:
“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que perderam a fé e não crêem em mais nada. Amém.”
Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.
👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Domingão também é dia de se exercitar!
Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?