– As novas mudanças das Regras do Jogo de Futebol para 2024/2025.

As novas regras do futebol passam a valer no meio do ano (devido a temporada europeia). No Brasil, pelo calendário atípico, já começarão na rodada 1 do Brasileirão 2024.

Nesse ano, não mudou muita coisa. Em resumo:

1- Haverá a permissão de uma 6ª substituição, em caso de concussão cerebral de atleta.

2- A cobrança do uso de braçadeiras mais claras de identificação dos atletas (todo capitão obrigatoriamente terá que usar uma braçadeira, não pode ter alguma adaptação no lugar dela).

3- As caneleiras continuarão a ser obrigatórias, mas não haverá um padrão (os atletas serão responsáveis por elas, variando de tamanho – mas que levem proteção suficiente).

4- Pênaltis de mão na bola por movimento antinatural não deverão mais receber necessariamente cartão amarelo (pois não são intencionais). Se uma infração antinatural impedir um gol, não deverá receber o vermelho, mas amarelo (justamente por não ser intencional).

5- A bola deverá estar com alguma das partes sobre o ponto penal (não necessariamente sobre o centro) na cobrança de um pênalti.

6 – Invasão de área na cobrança de pênalti só deverá ser punida se realmente ela tiver algum impacto. Caso contrário, o jogo deve seguir (e isso fará com que raramente vejamos repetindo de pênaltis – estava cansativa a análise de que “invadiu ou não invadiu”).

Os testes que ficaram para alguns campeonatos amadores, e que serão rediscutido para 2025 / 2026:

1- Aumento do tempo de posse da bola do goleiro em suas mãos para 8 segundos (e o árbitro fará uma contagem regressiva a partir do 5º segundo).

2- Permissão de que os jogadores se aglomerem por algum tempo para uma “parada técnica”, a ser realizada dentro de cada área penal.

3- Proibição de que os jogadores falem com o árbitro, exceto o capitão, que poderá respeitosamente dialogar com ele.

Fora eles, haverá a continuidade de torneios em que jogadores sub 12 não poderão cabecear a bola (a fim de evitar lesões cerebrais), além de testes com impedimentos de “corpo total” nos campeonatos Sub 18 da Itália.

E aí, gostou das mudanças?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.