– Os 5 lances reclamados em Fortaleza 2×2 Palmeiras: Endrick agrediu Titi?

André Luiz Skettino Policarpo Bento é um jovem árbitro mineiro, que tem se destacado por ruins, razoáveis e boas atuações. E dentro dessa irregularidade, tem algo que lhe é marcante: o rigor. Então, um time de futebol que tem um analista de arbitragem competente, poderia orientar sua equipe a evitar reclamações para não sofrer advertências. Parece que o Palmeiras não sabia disso… Vamos para as 5 situações reclamadas:

55′ – Endrick (SEP) se enrosca com Titi (FOR), e o agride com um soco. Foi um lance de boxe, mas o VAR Carlos Eduardo Nunes Braga – RJ (um novato na função, tem trabalhado na série B) falha e não vê o ocorrido. O palmeirense deveria ser expulso.

58′- Calebe (FOR) está no ataque, Murilo (SEP) tenta roubar a bola e escorrega, e o jogador do Fortaleza acaba ficando de frente para a meta, no ataque. É uma situação clara para se tentar marcar um gol, mas o zagueiro palmeirense Gustavo Gómez, antes que o adversário entre na grande área, o empurra (lance claríssimo, sem discussão). Corretamente o árbitro André Luiz Skettino Policarpo Bento o expulsa.
Ali, não precisa de VAR, pois é uma decisão de campo, sem polêmica (pois impedir um lance claro e manifesto de gol por empurrão é cartão vermelho). Precisaria do árbitro de vídeo caso não fosse aplicado o cartão vermelho, por erro crasso do árbitro, se ele não tivesse visto o braço do defensor empurrando.

70′- De novo, João Martins (aquele que disse ter “sistema” para impedir que o Palmeiras fosse campeão) é expulso por reclamação.

73′ – No lance em que Zé Welison quase marca o gol para o Fortaleza (em que Murilo bloqueia), houve reclamação de Mike (que recebeu o amarelo) de que existiu uma falta. Não foi nada, mas uma roubada normal de bola. Acertou o árbitro. Naquele momento, era um Palmeiras extremamente pilhado em campo. Tanto que o lateral direito reserva Gustavo Garcia, também por reclamação, recebe outro Amarelo (estando no banco de suplentes).

95′- De novo, Abel Ferreira (treinador recordista em cartões por reclamação no Brasil) recebe o Amarelo por reclamação (é o 3º, estará fora do próximo jogo).

(Acréscimo do texto para outro lance reclamado: aos 13 minutos de jogo, há uma entrada com pisão de Bruno Pacheco (Fortaleza) em Marcos Rocha (Palmeiras). O árbitro aplica apenas o Cartão Amarelo, e erra. Era para Cartão Vermelho (é a chamada “força excessiva”). O VAR, já citado acima, errou ao não chamar o árbitro para uma revisão.

As duas principais considerações:

1- Técnico e assistente técnico suspensos da próxima partida por reclamação (algo costumeiro do comportamento dos dois). Será o 3º membro da Comissão Técnica, Victor Castanheira, a dirigir o time? Esse descontrole emocional não deveria existir…

2- Endrick é um ótimo menino. Bom moço, educado, craque promissor. Diz-se que é um exemplar filho e cordial atleta. Excelente que seja assim, mas tanto ontem quanto contra o Atheltico, deveria ter sido expulso e não foi. E aqui, acontece claramente o inverso de Neymar, na mesma idade: o santista abusava das simulações e ficou marcado como jovem indisciplinado, e mesmo quando não merecia, era punido. Endrick, pela fama reversa, acaba sendo “poupado” pelos árbitros e não recebe os vermelhos que deveria. Para o bem do garoto, há de se orientar melhor.

2 comentários sobre “– Os 5 lances reclamados em Fortaleza 2×2 Palmeiras: Endrick agrediu Titi?

  1. Deixa eu vê se entendi: SÓ TEVE LANCE RECLAMADOS PARA O FORTALEZA? E o Bruno Pacheco que entrou de sola em Marcos Rocha aos 16 do primeiro tempo? Se este fosse expulso, o Palmeiras estaria com um a mais o jogo inteiro. No Lance do Endrick eu concordo, mais o Titi deveria ter recebido tambem amarelo por segurar ele e motivar a agressão. Teve outro lance de amarelo por simulação de pênalti para o Fortaleza que seria, se não me engano, o 2º amarelo, e não teve. Acho que flamenguistas estão assistindo mais os jogos do Palmeiras do que do proprio time..

    Curtir

  2. Ué, mas está escrito no texto! Leia inteiro, não apenas o que te interessa: os erros do Árbitro foram não expulsar Bruno Pacheco e Endrick (um pra cada lado).
    Os demais lances foram corretos.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.