– Seja transparente.

– E os novos estados brasileiros?

Leio que o projeto do plebiscito que visava a consulta para a divisão do Pará em dois estados (Pará e Tapajós) foi “travado” na CCJ. Aliás, antes era a repartição em outro estado além desses dois: Carajás.

A propósito, você sabe quais seriam os novos estados do Brasil, se as diversas ideias vingassem?

Extraído de: https://revistacicloambiental.art.blog/2021/11/18/dividindo-o-brasil-conheca-algumas-propostas-de-criacao-de-novos-estados/

DIVIDINDO O BRASIL. CONHEÇA AS PROPOSTAS DE CRIAÇÃO DE NOVOS ESTADOS

Você sabia que estão em discussão no Congresso Nacional propostas que envolvem a compartimentação territorial e a criação de novas unidades federativas em diferentes regiões do território brasileiro? Oficialmente, houve pedidos para a criação de 18 novos estados e três novos territórios nacionais, o que elevaria o número total de unidades federais para 48, caso todas fossem aprovadas. Essas solicitações estão em diferentes estágios de tramitação. Mas é difícil que sejam aprovadas. Esse tema é abordado no livro Novos estados e a divisão territorial do Brasil: uma visão geográfica, de autoria do geógrafo José Donizete Cazzolato.

região Norte acumula o maior número de proposições de novas unidades federativas: o território do Alto do Rio Negro e os estados do Rio Negro, do Solimões e do Juruá, resultado da divisão do Amazonas, e os estados do Carajás, do Tapajós e o território do Marajó, derivados do Pará. Também haveria o território federal do Oiapoque, fruto de uma possível partilha do Amapá. No Nordeste, o Maranhão seria desmembrado com o surgimento do Maranhão do Sul, além da criação do estado do Gurgueia, originado a partir da divisão do Piauí, e do Rio São Francisco, a partir da Bahia. 

No Centro-Oeste, há propostas para a formação do território do Pantanal (entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul) e dos estados do Mato Grosso do Norte e do Araguaia, bem como a criação do estado do Planalto Central, na região noroeste de Goiás. Já no Sudeste, Minais Gerais seria divida em Minas do Norte e Triângulo Mineiro, São Paulo do Leste se separaria de São Paulo, e a cidade do Rio de Janeiro se emanciparia, tornando-se o estado da Guanabara, algo que já ocorreu entre 1960 e 1975, quando o Rio de Janeiro deixou de ser a capital do país. Na região Sul, encontramos a proposição do estado do Iguaçu, a partir da conjunção das regiões oeste de Paraná e Santa Catarina, e do estado do Pampa, no extremo sul do Rio Grande do Sul, fazendo fronteira com o Uruguai.

A divisão territorial interna do Brasil é uma discussão que sempre esteve em pauta nos debates sobre a geografia política brasileira, e a estrutura das divisões atuais do Brasil é decorrente da Constituição de 1988, ano em que foi criado o estado do Tocantins. As motivações para as propostas de criação de novos estados variam de demandas por uma maior presença de poder público em regiões afastadas das capitais, até a acomodação de forças políticas regionais e a tentativa de melhorar o desempenho econômico de determinados lugares.

De acordo com a Constituição Brasileira, para que um novo estado ou território federal seja criado, é preciso “aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito e do Congresso Nacional”. Em dezembro de 2011, a população do Pará, segundo maior estado brasileiro em território, votou um plebiscito referente ao desmembramento do estado e à criação do estado de Tapajós, cuja capital seria Santarém, e do estado de Carajás, com capital em Marabá. Aproximadamente 66% dos votantes decidiram pelo não e rejeitaram a proposta.

Além disso, segundo o estudo Custos de Funcionamento das Unidades Federativas Brasileiras e suas Implicações sobre a criação de novos estados, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a maioria das propostas apresentadas sobre a criação de novos territórios é inviável, pois há situações em que os gastos que seriam originados pelo desmembramento ultrapassariam o valor do Produto Interno Bruto (PIB) de certos estados. Esses gastos incluem, por exemplo, a criação de toda a estrutura administrativa com governadores e secretários estaduais, por exemplo. Outra mudança política seria o aumento do número de senadores, já que cada unidade federativa possui três representantes no Senado Federal.

Fonte: http://www.clickideia.com.br/portal/conteudos/c/37/23416

O jogo de poderes regionais pleiteia mudança do mapa político brasileiro. Imagem extraída de: Revista Ciclo Ambiental, em: https://revistacicloambiental.art.blog/2021/11/18/dividindo-o-brasil-conheca-algumas-propostas-de-criacao-de-novos-estados/

– Consolação Espiritual, por Francisco.

Tuíte recente do Papa:

“A consolação espiritual é uma experiência de alegria interior que permite ver a presença de Deus em tudo. Revigora a fé, a esperança e a capacidade de fazer o bem; e faz com que não nos rendamos diante das dificuldades, porque dá uma paz mais forte que a provação.”

E não é por aí mesmo?

Busquemos a verdadeira paz, que vem de Deus.

Imagem extraída de: https://arquidiocesebh.org.br/nossa-senhora-da-piedade/para-sua-fe/espiritualidade/catequese-do-papa-francisco/papa-francisco-a-consolacao-espiritual-e-a-luz-da-alma/

– Zizinho e Puskas: espetacular!

Extraído dias atrás do perfil de Noite de Copa (@Noitedecopa), o diálogo entre Zizinho e Puskas sobre o futebol brasileiro (de “O Cruzeiro”):

🇧🇷 Zizinho: Eu já joguei de beque, uma vez: é uma sopa!

🇭🇺 Puskas: Um bom atacante pode vir a ser um bom jogador de defesa; um bom jogador de defesa, raramente consegue ser bom atacante. Não que despreze o valor de um beque ou de um médio, mas eu admiro mais os atacantes. Dificilmente, um defensor me entusiasma como um atacante. Agora, por exemplo, tenho visto Nilton Santos, que é, indiscutivelmente, o maior jogador de defesa que já encontrei na minha vida. Mas nem por isso, ele me empolga mais que Didi.

🇧🇷 Zizinho: E qual o maior jogador brasileiro que você já viu?

🇭🇺 Puskas: Didi. Esse é perfeito: joga futebol num pedacinho de campo, passa, dribla, chuta, enfim, faz tudo o que um grande jogador pode e deve fazer com a bola.

🇧🇷 Zizinho: Você achou o futebol brasileiro muito violento?

🇭🇺 Puskas: Violento? O futebol aqui é uma brincadeira, ninguém toca em ninguém.

O Cruzeiro, 1957

– Que cor é essa?

Caramba! Nunca vi o Lago do Taboão com a água tão cor-de-lama. Pudera, com a chuva…

Ainda assim, tudo muito bonito!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #lake #lago

– Sábado é dia dedicado à devoção de Nossa Senhora.

A Igreja Católica devota o sábado às preces marianas. E você sabe por quê?

Abaixo, extraído de: https://arqbrasilia.com.br/a-devocao-a-nossa-senhora-no-sabado/

A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA NO SÁBADO

por Aloísio Parreiras

A Igreja tem por costume dedicar o dia de sábado à devoção a Nossa Senhora. A razão dessa devoção é simples e está relacionada ao evento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, pois no Sábado, depois da Sexta-Feira Santa, a Virgem Maria foi a única pessoa que permaneceu firme, em sua fé, esperando a ressurreição de Jesus Cristo. Aquele Sábado Santo foi o dia em que Nossa Senhora permaneceu sozinha em oração, sem ter a presença física de Jesus ao seu lado e, por isso, esse dia foi considerado o Sábado da solidão, do deserto, da morte e do luto. Foi o dia em que Maria Santíssima chorou e sofreu pela ausência de seu Filho.

No Sábado que precedeu a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, somente Nossa Senhora, em toda a Terra, personificou a Igreja Católica, pois, como nos contam os Evangelhos, depois da morte de Cristo, os Apóstolos, os Discípulos e as Santas Mulheres titubearam na fé, esqueceram as promessas de Cristo referentes à Sua ressurreição e se trancaram em suas casas com medo de serem perseguidos.

Naquele Sábado Santo, ou melhor, desde a Sexta-Feira Santa, Nossa Senhora não vacilou, em nenhum momento, na firmeza da fé. Ela continuou firme na certeza de que, por ser Deus, Cristo iria ressuscitar no Domingo, anunciando uma nova alvorada. Mesmo tendo conhecimento de que os Apóstolos estavam vivenciando a hora trágica da dúvida, a Virgem Maria continuou meditando, no silêncio e no abandono, esperando o raiar dos primeiros raios da ressurreição do Senhor.

Com o desenvolvimento da História da Igreja, muitos fiéis passaram a celebrar o dia de sábado com muitos atos de piedade cristã, em honra da Santa Mãe de Deus. São João Damasceno, no século VIII, em seus escritos, faz referência à celebração do sábado dedicado a Maria na Igreja do Oriente. Posteriormente, encontramos nos livros litúrgicos dos séculos IX e X missas em honra de Maria no sábado. Nos séculos XII e XIII, os grandes teólogos, tais como São Bernardo, São Tomás de Aquino e São Boaventura, explicavam a dedicação dos sábados a Nossa Senhora, evidenciando o tempo do descanso do Cristo no túmulo. Naquele Sábado, todas as pessoas haviam abandonado Cristo; apenas a Virgem Maria continuou a acreditar e, por isso, este é o seu dia. No século XVI, mais precisamente em 1570, o Missal Romano de São Pio V apresentou uma Liturgia da Missa de Nossa Senhora nos Sábados.

Em pleno século XX, nas aparições de Nossa Senhora, em Fátima, nos dias 13 de junho e 13 de julho de 1917, Nossa Senhora solicitou à vidente Lúcia que divulgasse o costume de dedicar os sábados em sua honra e devoção. Pediu também que, em especial, nos sábados, rezássemos o terço em reparação dos pecados: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu vos disser, muitas almas serão salvas e haverá paz. Voltarei para pedir a consagração da Rússia ao meu Coração Imaculado e a devoção reparadora dos primeiros sábados”.

Atendendo aos pedidos e clamores de Nossa Senhora de Fátima, muitos fiéis católicos passaram a incluir e valorizar as devoções marianas no dia de sábado, entre outras, as mil Ave-Marias, o Rosário em família, a oração do Ofício da Imaculada, os cinco sábados em devoção à Virgem, a participação na Eucaristia e a realização de obras de misericórdia em favor do próximo.

O Ofício da Imaculada, que rezamos aos sábados, é a Liturgia opcional de devoção a Maria que é rezada pelos sacerdotes, monges e freiras. Na recitação do Ofício da Imaculada, todos nós somos chamados a participar. Nesta prece, recitam-se os salmos, leituras, hinos e orações para honrar a Santa Maria, Mãe de Deus.

Por meio do exercício da oração do Rosário, que nos sábados possui um aroma mais mariano, nós aprendemos com a Virgem Mãe a colocarmos o Cristo no centro de nossas vidas e de todas as coisas. Quando dobramos os nossos joelhos e rezamos o Rosário, nós revivemos os momentos significativos da História da Salvação, percorrendo as várias etapas da vida e da missão de Jesus, ou seja, participamos, de alguma forma, da conversão dos pecados e na construção da paz no mundo.

Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de orações. Hoje, mais do que nunca, devemos recorrer a Nossa Senhora, pois Ela é a cheia de graças, a onipotência suplicante, que nos ensina a caminhar, mesmo em meio às tempestades, com a firmeza da fé. Juntos da Virgem Mãe, nós aprendemos que quem pede uma graça a Deus, deve antes de tudo acreditar que será atendido. Deve ter fé que, no tempo oportuno, Deus ouvirá.

Contemplando a pessoa da Virgem Maria na solidão do Sábado Santo, nós aprendemos que quem tem fé aguarda, não vacila, não se amedronta, ama e espera. Naquele Sábado Santo, Ela confirmou a solidez de sua fé, mesmo diante das trevas da morte e, por isso, contemplou a noite por excelência da fé e da esperança. Enquanto tudo estava mergulhado na escuridão, a Virgem Mãe vigiava. Vigiando, ao chegar os primeiros raios do esperado Domingo da Ressurreição, a Virgem Maria, certamente, se encontrou com o Cristo vivo e Ressuscitado e participou efusivamente da alegria da Ressurreição.

Mãe amada, Nossa Senhora do Sábado, fazei que também nós vigiemos no silêncio das noites escuras, crendo e esperando na Palavra e nas promessas de Cristo. Agindo assim, nós encontraremos, no tempo anunciado, na plenitude da luz e da vida, o nosso Redentor, primícias dos ressuscitados, que reina com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amém!

Imagem da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Bragança Paulista / SP (autoria pessoal).

– Vamos à Missa?

Hora da Santa Missa!

Eu e a Maria Estela, depois de milhões de atividades juntos, vamos agradecer a Deus por esse dia.Rezemos sempre: pedindo perdão, agradecendo a vida e louvando ao Senhor.

(Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Bragança Paulista / SP)

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Internacional x Red Bull Bragantino:

Para o confronto entre o Colorado contra o Massa Bruta (no Beira-Rio), a CBF escalou a seguinte equipe de arbitragem:

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima – MG
Bandeira 1: Eduardo Gonçalves da Cruz – MS
Bandeira 2: Felipe Alan Costa de Oliveira – MG
4º árbitro: Roger Goulart – RS
Assessor de Arbitragem: Fernando José de Castro – PA
VAR: Diego Pombo Lopez – BA
AVAR: Cleriston Clay Barretos Rios – SE
AVAR 2: Alexandre Vargas Tavares de Jesus – RJ
Observador de VAR: Regildênia de Holanda Moura – SP

Uma escala que contempla árbitros de todas as 5 regiões geográficas do Brasil! Não sei se isso é bom… enfim:

O bandeira 1, o sul-matogrossense Eduardo Gonçalves da Cruz, foi o bandeira 2 no Maracanã, em Flamengo x Red Bull Bragantino. Três dias depois, escalado no mesmo time?

Sobre o juizão: Felipe Fernandes de Lima surgiu como possível árbitro FIFA, aos 30 anos, disputando o escudo com Paulo César Zanovelli. Ambos, na época, buscando substituir no quadro internacional, representando MG, o então árbitro Ricardo Marques Ribeiro.

No Nabizão, Felipe apitou Red Bull Bragantino 1×0 São Paulo, e foi bem (num jogo sem exigência), além do jogo contra o Athlético nesse ano. Apenas como defeito, “conversou demais durante a partida”, tentando justificar suas marcações. Mas ele foi mal em Palmeiras x Ceará (vide aqui: https://wp.me/p55Mu0-2p0) e se complicou num Vasco x Villa Nova, ironizando jogadores da Série B (aqui: https://wp.me/p55Mu0-2TV). Nesse último jogo, perdeu a condição de aspirante à FIFA. Recentemente, protagonizou um papelão: em Paysandu x Neautico, imitou (pasmem) Gabigol! Vide aqui: https://wp.me/p55Mu0-3kd.

É um bom árbitro, deixa o jogo correr, tem bom nível técnico e disciplinar. O problema é: costuma ser vaidoso, querendo aparecer nas câmeras, conversando demais, fazendo caras e bocas. A vaidade é um perigo…

Acompanhe conosco o jogo Internacional X Red Bull Bragantino pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/radiofuteboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/radiodaverdade,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, comentários de Lucas Salema, reportagens de Pietro Loredo e análise da arbitragem com Rafael Porcari. Domingo, 26/11, 18h30. Mas desde às 17h30 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!

– No Biriçá.

Mesmo com frio, a Represa do Biriçá está bonita!

Viva a natureza e a sua beleza.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia

– Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue!

Doar é um ato de amor. Doar sangue é ser solidário com quem não tem opção de utilizar outra coisa alternativa.

Pois bem: há aqueles que se tornaram voluntários conscientes pelo amor. Por ignorância, tornei-me pela dor e tenho como bandeira a divulgação da Doação Voluntária.

Existem “vários dias dos doadores” (dia mundial, dia nacional, dia internacional…). Independente disso: abrace essa nobre causa!

Resultado de imagem para doe sangue

– Corinthians 1×5 Bahia: a coragem de Mano Menezes e as Eleições no Timão

Depois de perder por goleada em casa, de ver a torcida invadir o gramado, dos protestos na madrugada, o Corinthians tem eleições nesse sábado com dois candidatos ruins: André Oliveira e Augusto Melo.

Para quem não os conhece, acesse aqui: https://wp.me/p4RTuC-QxN.

O Timão estava praticamente livre da luta contra o rebaixamento, e agora volta a essa situação complicada (tendo adversários diretos contra a Segundona, e só mais uma partida em casa).

Pior: pode, pela combinação de resultados, depender da vitória do São Paulo contra o Bahia na última rodada para se salvar. Seria irônico…

Me chamou a atenção: Mano Menezes foi corajoso e chamou TODA a responsabilidade para ele sobre a derrota. Isentou a todos. Nunca vi um técnico bater no peito e assumir 100% a derrota como ele fez.

Boa sorte ao Coringão.

– Céu muito bonito.

E assim estava Jundiaí no sabadão frio…

Quem pintou esse cenário tão inspirador?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Ambiente literário: Descubra 5 livros de poesia que vão inspirar seu dia!

O texto destaca a praticidade e a acessibilidade das poesias, que são leituras mais curtas e podem ser apreciadas em qualquer momento do dia. …

Continua em: Ambiente literário: Descubra 5 livros de poesia que vão inspirar seu dia!

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, sábado (4 de 4).

🌅 06h30 – Desperte, Jundiaí.

Que o sábado possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, sábado (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: dálias.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁🙆‍♂️#corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, sábado (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece à Mãe Rainha:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe (Nossa Senhora de Schoenstatt), rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que perderam a alegria de viver e deixaram de sonhar. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, sábado (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Prontos para o sabadão?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #Nike #Adidas #running