– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Colômbia x Brasil.

Para o confronto válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 entre Colômbia x Brasil, apitará:

Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Árbitro Assistente 1: Nicolás Tarán (URU)
Árbitro Assistente 2: Martín Soppi (URU)
VAR: Leodán González (URU)

Andrés Matias Matonte Cabrera, 35 anos, professor de Educação Física, é um dos árbitros em que a Conmebol mais investiu nos últimos anos. Jovem, já apitou (e muito bem) a final da Copa Sulamericana de 2021 entre Red Bull Bragantino x Athletico Paranaense. Esteve em diversas competições da FIFA e, de emblemático, apitou sem problemas o difícil Boca Juniors x Corinthians pela Libertadores 2022. Também trabalhou na Recopa Sulamericana entre Flamengo x Del Valle, além do Mundial de Clubes 2022, no Al Ahly x Real Madrid.

É chamado por muitos como “o árbitro de 3 copas”, pois, pela idade, terá uma carreira longa pela frente (já participou de 2022 no Catar, fatalmente estará em 2026 na América do Norte e em 2030, na abertura da Copa Multisede em Montevidéu. Aparentemente, segue os caminhos de Oscar Ruiz (colombiano que também entrou cedo para o quadro da FIFA e se tornou um dos principais árbitros da América do Sul)..

Suas características: média de 5,6 Cartões Amarelos e 0,13 Cartão Vermelho por jogo, corre bastante, está sempre perto da jogada, deixa o jogo fluir e não vira refém do VAR (aliás, um dos melhores VARs da Conmebol foi escalado: Leodán Gonzáles). Não assisti nenhum jogo onde ele foi rigoroso demais, e sempre percebo que usa muito bem as advertências verbais.

Que tenhamos uma ótima arbitragem!

Colômbia x Brasil: escalações, desfalques, retrospecto, onde assistir, arbitragem e palpites

Foto: Arte Esporte News Mundo / Esporte News Mundo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.