Nesta semana, Wilton Pereira Sampaio esteve em alta no mundo das especulações. Após expulsar Gabigol (para mim equivocadamente, vide aqui: https://wp.me/p4RTuC-Rnd), surgiram manchetes de que ele poderá apitar a próxima Eurocopa.
Mas de onde nasceram essas informações?
Ora, é sabido que existem acordos de intercâmbio Conmebol e UEFA. Sendo assim, um árbitro da América do Sul será convidado para atuar por lá, se agradar os dirigentes europeus. Wilton foi o sul-americano que mais longe atuou na última Copa do Mundo. Por isso, há 3 meses, participou dos primeiros treinos com os árbitros europeus.
Pode ser que trabalhe sim na Eurocopa. Mas lá, certamente, ele não marcará pênaltis bizarros, como o ocorrido em Grêmio x Bahia, que muitos não esquecem… (vide aqui: https://wp.me/p4RTuC-O3O).
A notícia dos treinos, de setembro, para relembrar:
Extraído de: https://www.cbf.com.br/a-cbf/informes/arbitragem/wilton-sampaio-participa-de-curso-promovido-pela-uefa
WILTON PEREIRA SAMPAIO PARTICIPA DE CURSO PROMOVIDO PELA UEFA
O árbitro Wilton Sampaio foi convidado pela CONMEBOL para representar a entidade e o Brasil no curso de verão da UEFA para a temporada 23/24, que reúne os melhores árbitros do mundo. O seminário acontece em Genebra, na Suíça, teve início no domingo (3) e se estende até o dia 6 de setembro.
O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, ressaltou a importância de ter um representante brasileiro em um curso da UEFA.
“Mais uma vez o Brasil demonstra força, representatividade e tradição ao receber o convite da UEFA para que seja representado neste curso. O árbitro Wilton Sampaio, com muito boa participação na última Copa do Mundo, em que dirigiu quatro partidas, representa não somente o nosso país, mas a América do Sul.”
Durante os quatro dias de seminário, os árbitros serão submetidos a treinamentos físicos de alta intensidade e estarão focados em melhorar cada vez mais sua performance. Wilton Sampaio comentou sobre a oportunidade de estar reunido com grandes profissionais.
“Para mim está sendo muito importante participar do Seminário da UEFA temporada 23/24 em Genebra. Esse intercâmbio é o reconhecimento do trabalho que venho realizando ao longo da minha carreira, uma experiência muito positiva para o meu crescimento profissional e pessoal. Agradeço à Conmebol e à CBF por essa grande oportunidade de desfrutar desse grande evento”, disse o árbitro.
Wilton Sampaio participa de curso promovido pelas UEFA
Créditos: Divulgação/CBF

