– Doce de Leite… agora?

Quase meia-noite, e eu comi um pote de doce de leite La Sereníssima, direto da Argentina, trazido pela minha Vivi…

Tava uma delícia!

Mas nesse horário…

– Expulsão de Adryelson e Não-Expulsão de Roni: tudo bem?

Duas situações a se debater:

  • Sobre a expulsão de Adryelson: é um lance muito interpretativo. Não foi pela violência, mas por parar um jogador que estava no ataque. Deve-se perguntar: se ele não sofre a falta, estaria livre para uma oportunidade clara e manifesta de gol? Ía para a meta? Alguém o alcançaria?
    Eu não daria o Cartão Vermelho, mas o Amarelo. Entretanto, não é loucura interpretar (com rigor) e expulsar.
  • Sobre o pênalti cometido por Roni: a  regra mandava expulsar antigamente, pois ali se comete uma infração numa oportunidade clara e manifesta de gol dentro da área. Porém, alegando ser algo muito rigoroso, a IFAB mudou: quando for pênalti, se aplica Amarelo, e não mais o Vermelho (somente se estiver em disputa de bola, pois em casos de mão na bola ou agressão, continua a valer a expulsão).

Me impressiona e me desagrada: o cerimonial do árbitro e do VAR!

A cada ida ao monitor, se faz um rito. A cada marcação de pênalti, um evento. Precisa querer fazer pose e se aparecer? Os atletas são os artistas, não o árbitro.

Botafogo x Palmeiras: escalações, desfalques, retrospecto, onde assistir,  arbitragem e palpites

Imagem extraída de Terra.com.br

– Lembremo-nos para esse mês:

Dois meses para acabar o ano… caramba!

– O Papa Francisco escolheu entre Messi e Maradona… e deu Pelé!

Espetacular. À RAI, Francisco foi questionado quem foi melhor jogador: Messi o Maradona, e escolheu Pelé.

Mas a justificativa foi mais bacana ainda.

Assista aqui (recorte do Blog do Paulinho):

– Inteligência Emocional Aplicada aos Negócios.

Hoje estivemos na ONG AAQq, falando de “Inteligência Emocional aplicada aos Negócios” a uma turma muito bacana.

É bom demais ver tanta gente buscando conhecimento… E um prazer sentir a energia dela.

– Nos tornamos mais práticos. E mais cobrados?

As relações de trabalho realmente mudaram. Hoje fazemos reuniões a qualquer horário, em qualquer lugar, de que qualquer aparelho. Basta ter conexão à Internet.

A questão é: passamos a ser também multifuncionais a qualquer momento (inclusive em momentos não convencionais)?

A tecnologia nos ajuda, mas saibamos usá-la. Não há problema algum.

📝 #Education

– Parcial: Botafogo 3×0 Palmeiras.

Que baile que o Palmeiras está levando. Agora, 36m, perde de 3×0 para o Botafogo.

Não gostei do que fez o Endrick: simulou ter recebido uma cotovelada. Não foi nada, e o Bráulio ainda deu Amarelo ao zagueiro…

– Entardecendo.

Entardecendo bem bonito!

Ah, a natureza…

(Aqui: registro da Praça Arauto da Paz – Campinas / SP).

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress

– Pare e reze.

Onde quer que esteja, sempre você vai encontrar uma Igreja. Pare por 5 minutos, desligue-se do mundo e faça uma prece:

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. 
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Aqui: Paróquia São Charbel, do Rito Maronita, em Campinas – SP. Arquivo pessoal.

⛪️ #fé #catolicismo

– É isso! Com quem andamos?

Não ouso discordar desse necessário comportamento do conjunto de dicas abaixo.

Pratiquemos isso para o nosso bem, certo?

– O Profissional Medíocre e o Diferenciado.

Em seu Instagram, a Consultora em Gestão Empresarial Aryana Martins publicou um comparativo muito pertinente sobre os profissionais de hoje.

Estar na média é ser medíocre (termo um tanto pejorativo nos costumes atuais). Ser normal e comum, portanto, é o esperado. Mas o desejado?

Ser acima da média é o que faz diferença! Compartilho abaixo a boa lista de virtudes:

Extraído de: https://www.instagram.com/p/CUUpavTNDOU/?utm_source=ig_web_copy_link

– Em Valinhos…

Azul e Verde, cores que nos inspiram.

Viva a natureza e a sua beleza!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #Valinhos

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Goiás x Red Bull Bragantino.

Para o confronto entre o Esmeraldino e o Massa Bruta, a CBF escalou:

Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima – PE
Árbitro Assistente 1: Kleber Lúcio Gil – SC
Árbitro Assistente 2: Francisco Chaves Ferreira Jr – PE
Quarto Árbitro: Anderson Ribeiro Gonçalves – GO
Assessor de Arbitragem: Adriano de Carvalho – TO
VAR: Daniel Nobre Bins – RS
AVAR1: Eder Alexandre – SC
AVAR2: Alexandre Vargas Tavares de Jesus – GO
Observador de VAR: Ricardo Marques Ribeiro – MG

Rodrigo tem 36 anos e é Guarda Municipal em Jaboatão de Guararapes / PE. No ano passado, teve a oportunidade de trabalhar na Série A pela 1ª vez. Nesse ano, está tendo mais escalas e atuando com certa regularidade. Entretanto, destoou negativamente em Vasco x Santos (não marcou nenhum lance polêmico, errando especialmente em um pênalti para o time da casa).

Quando trabalhou em seu primeiro jogo do Red Bull Bragantino na Série A, foi contra o Fluminense no Maracanã (vide aqui: https://wp.me/p55Mu0-3hn). Naquela oportunidade, se mostrou bem inseguro e distribuiu bastante cartões.

Aliás, um defeito desse árbitro é o excesso de cartões amarelos, que ele tenta diminuir rodada a rodada (muitas vezes, o uso indevido do cartão amarelo é por conta da falta de autoridade).

Lamentavelmente, Reinaldo foi mal também em Porto Alegre, causando em Grêmio x Fluminense a “revolta de Felipe Melo”, que virou um desabafo folclórico do jogador. Depois foi o mesmo árbitro que deu Amarelo para Pavón, num São Paulo x Atlético, por comemorar chutando a bandeira (e que não deveria ter recebido). Me recordo, ainda, de América x São Paulo, onde ele expulsou Mastriani injustamente e pouco tempo depois “compensou” expulsando também injustamente Arboleda.

Abra o olho com os cartões, Massa Bruta!

Torço para um bom jogo e uma ótima arbitragem.

Acompanhe conosco o jogo do Goiás X Red Bull Bragantino pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/radiofuteboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/radiodaverdade,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e análise da arbitragem com Rafael Porcari. Quinta, 02/11, 18h00. Mas desde às 17h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!

– Parque da Cidade, Jundiaí / SP.

Um momento para espairecer: no Parque da Cidade, em Jundiaí, à beira da represa.

Inspira ou não?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#lago #lake #nature #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #park

– Nossas crianças usam adequadamente os aparelhos eletrônicos?

Compartilho essas ótimas recomendações sobre o uso da eletrônica pelos nossos filhos (situação às vezes penosa para nós).

Extraído de: http://istoe.com.br/midias-digitais-seu-filho-usa-da-maneira-certa/

MÍDIAS DIGITAIS: SEU FILHO USA DA MANEIRA CERTA?

Por Cilene Pereira

A Academia Americana de Pediatria divulga novas recomendações para o uso de tablets, celulares e computadores por crianças e adolescentes. E não é só o tempo de utilização que conta

A Academia Americana de Pediatria divulgou na semana passada suas novas recomendações para que crianças e adolescentes naveguem com equilíbrio pelo mundo digital. A entidade, cujas orientações costumam servir de parâmetro para a conduta de médicos, pais e governos na maioria dos países, deixou patente que é preciso prestar atenção não somente ao tempo que os jovens passam com tablets e celulares, mas ao quê e como eles entendem o que vêem ou jogam.

Por isso, as orientações fazem distinções por faixas etárias, respeitando o grau de compreensão da criança em cada uma. O uso de mídias digitais deve ser evitado por bebês menores de um ano e meio. Até essa idade eles precisam explorar o mundo real e manter interação social com cuidadores nos quais confiam. Isso é fundamental para que desenvolvam apropriadamente o raciocínio, a linguagem e a coordenação motora. Além disso, os bebês têm dificuldade para transferir o que enxergam no celular, por exemplo, para a realidade tridimensional em que vivemos.

A partir dessa idade e até por volta dos cinco anos, a exposição aos recursos digitais pode produzir alguns benefícios, desde que as atividades sejam de boa qualidade. A associação americana cita como opções programas e aplicativos infantis de tevês públicas e do velho Vila Sésamo, agora repaginado para tablets e celulares. Na avaliação dos especialistas, grande parte do que está disponível é ruim e não contempla as necessidades educacionais dos pequenos. “Daí a importância de os pais acompanharem os filhos durante o uso, que deve ser feito por no máximo uma hora por dia”, diz a pediatra Evelyn Einseinstein, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

As figuras interativas dos e-books prejudicam a capacidade de a criança entender o conteúdo

A mesma recomendação vale para os e-books, geralmente recheados de figuras interativas. Ao contrário do que se imagina, esses recursos prejudicam a capacidade de a criança entender o conteúdo. Funcionam como distração. Habilidades necessárias para o bom desempenho escolar, como persistência para a conclusão de tarefas, controle do impulso, pensamentos flexíveis e criativos e equilíbrio emocional são promovidas principalmente em brincadeiras reais, não estruturadas e que requerem convivência social.

Na casa da relações pública Giuliana Gregori e do advogado Bruno Paletta, em São Paulo, Arthur, de três anos e meio, até tem acesso aos digitais – ele ganhou o próprio Iphone quando tinha menos de um ano de idade. Mas não troca as brincadeiras no parque pelos joguinhos online. “Ele usa quando quer, por pouco tempo, e para acesso a brincadeiras pontuais”, diz Giuliana. “Arthur dá mais valor para as interações no mundo real.”

NAVEGAR COM SEGURANÇA

A utilização por jovens em idade escolar precisa ser ainda mais monitorada. O uso excessivo está associado à obesidade e a comportamentos de risco, como a auto-mutilação ou distúrbios alimentares. Por essa razão, as diretrizes instruem os pais a estimularem seus filhos à prática de exercícios físicos pelo menos uma hora por dia e a dormirem entre oito e doze horas por noite. Uma das formas de garantir o sono é impedir que os aparelhos sejam usados uma hora antes de se deitar.

Nessa fase, os pais devem estimular conversas sobre os cuidados necessários para se navegar com segurança na rede, evitando o assédio de pedófilos ou outras armadilhas perigosas. Também é o momento de falar a respeito de cidadania, respeito ao outro e à diversidade de opiniões. “A família deve criar um ambiente de segurança para que o jovem recorra a ela quando tiver dúvidas sobre o que está vendo”, diz Jenny Radesk, pediatra e especialista em desenvolvimento comportamental da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Ela é uma das responsáveis pelas novas orientações.

No Brasil, as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria são basicamente as mesmas das agora lançadas pelos americanos. A entidade nacional pretende atualizá-las adicionando a orientação para que crianças entre dois e cinco anos tenham acesso ao meio digital somente uma hora por dia.

Aos pais, cabe dar o exemplo e não fazer da tecnologia o centro da vida. Pediatras brasileiros e americanos enfatizam que a mensagem passada aos filhos deve ser a de que ela tem seu valor, desde que desfrutada com parcimônia e qualidade. Luiza Reginatto Diório, de três anos, vê o comportamento equilibrado dos pais, Giuliana Reginatto e Luiz Antonio Diorio, em relação aos aparelhos, e segue pelo mesmo caminho. “Se as crianças percebem que o celular é o centro das atenções na vida dos pais, até mesmo durante as refeições, é muito provável que o encantamento pelos aparelhos seja maior”, diz Giuliana. “Por isso, procuramos dedicar nosso tempo a brincar junto com a Luiza, a construir coisas com ela, como desenhos e quebra-cabeças, a cantar juntos. O mundo real, assim, vai naturalmente se tornando mais interessante do que o das telas.”

ALGUMAS DAS PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES

– Evite o uso de tablets e celulares por crianças com menos de um ano e meio

– Pais que decidirem permitir o uso a partir dessa idade devem escolher programas de qualidade e assisti-los junto com seus filhos para ajudá-los a entender o que estão vendo

– Entre 2 e 5 anos, o limite de exposição deve ser de uma hora por dia

– A partir dos 6 anos, os pais precisam estabelecer limites em relação ao tempo e tipo de mídia usado e garantir que o acesso não prejudique o sono, a atividade física ou outros hábitos saudáveis

– Uma das formas de fazer isso é proibir a utilização uma hora antes de dormir. Outra é reservar horários sem que os aparelhos estejam por perto. Nas refeições e na cama, por exemplo

– Conteúdos violentos devem ser evitados a qualquer custo. Estima-se que até os 12 anos uma criança já tenha visto cerca de 8 mil mortes e 100 mil cenas de violência em ambiente virtual ou na tevê

– Desencoraje o manuseio enquanto o jovem faz a lição de casa

– Converse sobre como navegar na rede com segurança e saber respeitar o outro e as diferenças de pensamento nas redes sociais


Fotos: Airam Abel; Andre Lessa/IstoÉ

– Ferro na veia.

E terminando minha dose de reforço de Noripurum! Literalmente, “ferro na veia”. Conheço tanta gente que toma e sai animadona…

Eu, ao contrário, se pudesse, saia correndo e não tomava! Xô, agulhas.

💉 #saúde

– Olhar para trás, entender o agora e crer no futuro!

Não existe essa bobagem de que não devemos olhar para trás, de maneira radical e pragmática.

Aprender é entender o que passou, nos ajuda profundamente a compreender melhor as coisas cotidianas e nos leva a crer num futuro melhor.

Vide:

– Que gostoso…

Trabalhei no computador com o sobrinho no colo e a filha na tela do celular. Há tempos não me virava assim…

Mas foi tão bom…

Amo (e tenho saudade) dessas crianças toda hora comigo.

– Falamos com quem? E sobre o que?

Ninguém é “de ferro”. Todos somos corpo, alma e mente.

Esse print de tela é indiscutível:

– Ainda com nuvens…

Sentido Jundiaí – Itu da Rodovia Bispo Dom Gabriel, o tempo está fechando!

Ainda assim a 4ª feira pode ser bonita.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Ver por todos os lados.

Não sei se posso concordar com esse meme ou não… Mas enquanto Messi goza a conquista de um jeito, lembremo-nos que Neymar também é um vencedor: quantas pessoas recebem 1,2 mi de salário / dia?

Nada de desrespeitar o brasileiro endinheirado… Óbvio que Messi está bem acima, e isso é outro assunto (falamos aqui: https://professorrafaelporcari.com/2023/10/31/o-8o-ballon-dor-de-lionel-messi/)

Por maior que seja a antipatia de muitos pelo brasileiro (e a clara noção de que Neymar poderia ter ido muito mais longe em respeitabilidade na sua carreira), é inegável que ele causa inveja a muitos. Cada um na sua!

 

– Que sapão!

Um sapinho apareceu por aqui e foi comer pitanga.

Ops: Sapão. Sapo-boi. Olhe só o tamanho do bicho!

Fez pose para tirar foto

🐸 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#frog #sapo #mobgrafia #photo

– Fotógrafo anda cuidadosamente nas pontas dos pés em meio a tulipas para fotografar ratinhos.

Tendo um daqueles dias? Com tanta loucura acontecendo à nossa volta, por vezes o que todos nós precisamos é de uma pausa, tempo para desligar de tudo

Continua no link, com outras fotos em: Fotógrafo anda cuidadosamente nas pontas dos pés em meio a tulipas para fotografar ratinhos

– Tempo fechado…

O “ameaçar de um solzinho” foi embora. O tempo está virando…

Quando a chuva vier, que venha mansa.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– A impressionante torcida do Boca.

Apesar de amar o futebol, confesso: não sou daqueles que faz sacrifícios pelo jogo. Ao contrário, tomo cuidado com fanatismos alheios.

Mas é inegável: essas imagens que rodam a Internet, com torcedores do Boca Juniors na praia, impressionam. Que paixão! 

Vejam só:

Imagem do Instagram de jp_drone, da Praia de Copacabana.

– Liturgia Diária de 01/11/2023 – Festa de Todos os Santos.

1ª Classe – DIA DE PRECEITO – Missa própria A Missa e a festa de hoje animam-nos a seguir os exemplos de todos os Santos, e ao mesmo tempo, imploram …

Continua no link em: Liturgia Diária – 01/11/2023 – Festa de Todos os Santos

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 4ª feira (4 de 4).

🌅 06h00 – Desperte, Jundiaí, sem sol.

Que a quarta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 4ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 4ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão solitários, sem alguém para que possam se relacionar afetiva ou espiritualmente. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 4ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Já de pé para o dia render!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #Asics #Adidas  

– Bem-vindo, Novembro.

E começou o novo mês!

É sério que já estamos próximos de 2023?

Que ano esquisito tivemos… de continuação da pandemia e outros problemas?

– Evangelho do Primeiro Dia do Mês:

E a Boa Nova de hoje, no anúncio de São Lucas: (lembrando, que os últimos serão os primeiros).

ImagemImagem

– A Copa do Mundo de 2034: quanto menos democrática e honesta a sede, melhor?

Mohammed bin Salman, o ditador da Arábia Saudita, conseguiu: deverá sediar a Copa do Mundo 2034.

Se a FIFA ganhou “horrores de dinheiro” com a Copa do Catar 2022, imagine com alguém que não tem preocupação com grana e quer gastar para que suas vaidades sejam realizadas?

Li (por isso compartilho) a coluna de Alicia Klein, onde ela lembra um famoso artigo de Adam Crafton e Matt Slater, onde mostram: nos países mais honestos e democráticos, o modelo da Copa do Mundo da FIFA não permite um lucro absurdo. Já nos de ditadores e corruptos…

Abaixo, extraído de: https://www.uol.com.br/esporte/colunas/alicia-klein/2023/10/31/copa-do-mundo-2034-arabia-saudita-e-fifa-feitos-um-para-o-outro.htm

COPA DO MUNDO 2034: ARÁBIA SAUDITA E FIFA, FEITOS UM PARA O OUTRO

udo indica que a Arábia Saudita sediará a Copa do Mundo de 2034. Hoje cedo, a Austrália abriu mão de sua candidatura e deixou o caminho livre para o casamento da “rival” com a Fifa, já esperado por quem acompanhava os bastidores do romance.

A entidade segue com o discurso de expandir o futebol pelo mundo, de levar suas competições a todos os continentes, dizendo que está “modernizando o futebol para que se torne global, acessível e inclusivo em todos os aspectos”.

Deixo para vocês analisarem a ironia do termo “inclusivo” e o amor da Fifa por um país que executou pelo menos 100 pessoas neste ano, e onde ser LGBT é proibido por lei, sem falar em todas as restrições e violências cometidas contra as mulheres. E sem falar no recente relacionamento com o Qatar.

Uma excelente matéria da excelente The Athletic, dos excelentes Adam Crafton e Matt Slater, aborda os reais motivos.

“Outras pistas sobre por que a Fifa poderia gostar de uma Copa do Mundo na Arábia Saudita podem ser encontradas em uma entrevista de 2013, na qual Jerome Valcke, o ex-secretário-geral da Fifa (depois condenado por um tribunal suíço por aceitar subornos), disse que às vezes ‘menos democracia é melhor para organizar uma Copa do Mundo’.

Isto significa que projetos fortemente patrocinados pelo Estado costumam estar mais preocupados com o prestígio da realização de um evento como esse, e menos preocupados com os elevados custos de sua realização, deixando a Fifa mais tranquila para explorar os ativos comerciais. No torneio de 2026 nos EUA, por exemplo, a Fifa está encontrando todo tipo de desafio com os custos de aluguel de instalações de treino para equipes, bem como grandes disputas com cidades e proprietários de estádios sobre os acordos de divisão de receitas. Tudo isto deve ser mais simples na Arábia Saudita.

Esses aspectos levam a uma Copa do Mundo mais lucrativa para a Fifa, com os lucros podendo então ser distribuídos de forma mais uniforme entre as associações, que ficam mais felizes com a Fifa e seu presidente Infantino, que pode ou não permanecer no comando da Fifa por mais tempo como resultado.”

Enquanto isso, a Arábia Saudita segue normalizando seu regime, promovendo o turismo, entrando nas casas de torcedores mundo afora, alardeando sua liga recheada de estrelas e, em breve, todas as maravilhas do que deve ser mais um Mundial luxuoso e “moderno”.

Surpreendendo um total de zero pessoas, o foco da Fifa é dinheiro. E poder. Afinal, esses dois gostam muito de passear juntinhos, de mãos dadas. Assim como Infantino e seus brothers parecem gostar de caminhar juntinhos, de mãos dadas com ditaduras de histórico torpe em direitos humanos.

Continua após a publicidade
Fofos. Feitos uns para os outros. Que tragédia mais romântica.

Imagem: extraído de Divulgação Fifa.

– O rebaixamento de um dos maiores árbitros da Premier League para explicar a escala de Red Bull Bragantino x Corinthians:

Entenda esse panorama, e aí você entenderá a escala do Brasileirão para a próxima rodada: 

Na Inglaterra, os árbitros que trabalham na Premier League são profissionais e contratados por temporada. Ao final do seu contrato, podem ser rebaixados ou dispensados, se não forem bem.

Deles, Anthony Taylor é um dos maiores nomes da PGMOL (Professional Game Match Officials Board, a entidade que cuida da arbitragem da PL). Ele apitou a final da Liga Europa, esteve na Copa do Mundo e foi o árbitro no Mundial de Clubes. E por ter se equivocado em Wolverhampton 2×2 Newcastle (marcou um pênalti num contato físico normal de disputa de bola), foi rebaixado para apitar jogos da Championship (a segunda divisão).

Lá, isso é inadmissível. Um árbitro FIFA não pode marcar um pênalti inexistente e deve ser punido exemplarmente. E para o árbitro, é uma vergonha incomensurável.

Aqui no Brasil… vemos tais pênaltis a toda rodada sendo marcados. Árbitros são punidos ou não, afastados ou não, conforme a necessidade das escalas.

E por que isso ocorre?

Porque não temos bons e numerosos árbitros no quadro. Se Wilson Seneme afastar todo mundo que errar (como no erro de Taylor, que lá é exceção e aqui é corriqueiro), não teremos árbitros para apitar a Série A.

Vide: Bráulio Machado, afastado em Vasco x São Paulo, voltou em Botafogo x Palmeiras. E mesmo com todas as queixas, apitará Grêmio x Bahia. Daronco, outro contestado, no Fortaleza x Flamengo.

A estratégia é: afasta um ou outro árbitro por rodada (para dizer que houve punição), e resgata veteranos (Marcelo de Lima Henrique, Leandro Vuaden e Luiz Flávio de Oliveira), que estão quase aposentados, para tentar “segurar o rojão” nas rodadas finais.

Quando se tem um jogo importante, “se guarda” o árbitro uma rodada antes, a fim de ser preservado. É o caso de Raphael Claus, que foi poupado na anterior para estar nessa escala. Provavelmente, o árbitro de Flamengo x Palmeiras esteja descansando no próximo domingo (vou chutar que será Ramon Abel Abatti).

E sobre a escala em Bragança Paulista, toda ela, aqui:

Com Claus no apito nesse ano pelo Brasileirão, o Red Bull Bragantino não perdeu e o Corinthians não venceu. Mas não é culpa do árbitro, mas sim do desempenho natural das equipes.

Acompanhe conosco o jogo Red Bull Bragantino x Corinthians pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/radiofuteboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/radiodaverdade,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema e análise da arbitragem com Rafael Porcari. Domingo, 05/11, 16h00. Mas desde às 15h00 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!