– Visitando a Padroeira do Brasil.

Tirei o dia para minha reconstrução espiritual. Calma: não perdi a fé no Pai tão misericordioso, nem no Cristo Salvador, tampouco na Graça do Espírito Santo.

É que quando estamos caídos, ou quando não encontramos palavras para brotarem do coração por conta das angústias e perturbações da vida, a gente precisa ser humilde e pedir ajuda.

Diante disso… precisamos de colo! E quem tem o colo mais consolador do mundo? A Mãe!

Quer mãe mais carinhosa do que aquela que serviu a Deus, sempre santa e fiel?

Fui na Casa da Padroeira, e à Virgem Aparecida fiz minhas preces. Desliguei-me por um bom tempo do mundo, e pedi para Maria a ajuda na caminhada, e mais do que isso: sua poderosa intercessão, a fim de que quando eu não tenha forças para rezar, ela o faça como auxílio!

Aparecida/SP está em obras, e olhe só a fachada da Basílica (tá ficando bonito):

O Santuário Nacional está magnífico por dentro. As pinturas nos elevam ao Céu:

E das capelas às esculturas, nos remetemos a um mundo espiritual sublime, onde os anjos certamente conosco oram:

Enfim: aqui entrei choroso de tristeza, mas daqui vou embora feliz, coberto pelo manto de luz:

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós que recorremos a vós. Amém.

– Cerveja é tão bom quanto água para o esportista, diz estudo.

Cada uma… Sempre ouvimos falar que o atleta não deve beber álcool, e que cerveja desidrata. Mas um novo estudo diz o contrário! Em quem confiaremos?

Cervejeiros de plantão, olha só o estudo, em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u591792.shtml

ATLETAS DEVEM BEBER CERVEJA TODO DIA, DIZ ESTUDO

Além de matar a sede e relaxar, a cerveja ajuda na recuperação após a prática esportiva. A afirmação é do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, que apresentou um estudo defendendo o consumo moderado da cerveja para os atletas como fonte de hidratação diária.

O estudo “Idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo dos desportistas”, apresentado nesta terça-feira (7), foi baseado em relatórios e pesquisas de especialistas em medicina, fisiologia e nutrição da Universidade de Granada com o aval do CSIC.

Segundo o documento, os componentes da cerveja ajudam na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois da prática desportiva de alto rendimento e também favorece a prevenção de dores musculares.

A tese é defendida pelo cardiologista e ex- jogador de basquete da seleção espanhola, Juan Antonio Corbalán, medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984).

O estudo foi realizado em dois anos e recomenda o consumo de três tulipas de 200 ml de cerveja (ou de 20 g a 24 g de álcool) para homens e duas para mulheres (10 g a 12 g) por dia; volume que os autores do relatório definem como moderada.

Cerveja ou suco de laranja

De acordo com os pesquisadores, a cerveja contém 95% de água e é a bebida alcoólica com menor gradação (5% em média). Uma tulipa de 200 ml possui 90 calorias, o mesmo que um copo de suco de laranja.

Para chegar a essa conclusão de consumo na dieta de desportistas, os cientistas fizeram pesquisas com 16 atletas universitários com idades entre 20 e 30 anos, em boa forma física e que alcançavam uma velocidade aeróbica máxima (VAM) de 14 km/h.

Além disso, todos deveriam ser consumidores habituais e moderados de cerveja, manter uma dieta mediterrânea, não ter hábitos tóxicos nem antecedentes familiares de alcoolismo.

Os testes foram feitos durante três semanas em baterias diárias de uma hora de corrida, sob calor de 35ºC, 60% de umidade relativa e duas horas de pausa para hidratação.

Nesse intervalo os atletas bebiam água ou cerveja (máximo de 660 ml), alternando as bebidas em cada pausa de hidratação para comparar resultados.

“Tão boa quanto água”

A conclusão foi que a cerveja permitia recuperar as perdas hídricas e as alterações do metabolismo tão bem quanto a água.

Os cientistas usaram parâmetros indicativos como: composição corporal, inflamatórios, imunológicos, endocrinometabólicos e psicocognitivos (coordenação, atenção, campo visual, tempos de percepção-reação, entre outros) para comprovar que o álcool não afetava a atividade de hidratação.

O estudo destaca ainda que a cerveja contém substratos metabólicos que substituem algumas substâncias perdidas durante o exercício físico como aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes.

Mas apesar desta defesa do consumo da cerveja, os pesquisadores espanhóis afirmam que o consumo nunca deve passar da moderação, porque o excesso de álcool não se metaboliza e, por isso, afeta o sistema nervoso central.

No caso dos desportistas a recomendação do relatório é beber durante as refeições. Nunca momentos antes de praticar exercícios nem logo depois.

O intervalo indicado para a cervejinha da hidratação é de duas horas antes ou depois de suar.

agua-e-cerveja

Imagem extraída de: https://bardocelso.com/entenda-qual-a-importancia-da-agua-para-cerveja/

– Liturgia Diária: Vigília da Assunção de Nossa Senhora.

2ª Classe- Missa própria, com comemoração de S. Eusébio, Confessor A Vigília é a preparação da festa. Páginas 1227 e 1229 do Missal Quotidiano (D. …

Continua em: Liturgia Diária- Vigília da Assunção de Nossa Senhora

– A polêmica em Flamengo 1×1 São Paulo.

Eu não vou ficar em cima do muro: para mim, houve pênalti infantil cometido pelo São Paulo (sem a necessidade de cartão). Mas estava impedido (na minha humilde opinião).

Nessa imagem exdrúxula do VAR, penso: já que não se usa bem o equipamento que temos (que é bem meia-boca), por que não fazer uso do impedimento semi-automático da FIFA, utilizado na Copa do Catar, que funcionou tão bem?

Dinheiro, a CBF tem para adquiri-lo.

Imagem: print de tela.

– Em Igaratá…

E esse entardecer em Igaratá?

À beira da água, tudo é mais tranquilo…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Resiliência em frase curta.

Resiliência é resistir às tribulações sem mudar suas características. É passar por desafios, sofrimentos, tormentas e mudanças e resistir a sua essência. É viver fortemente!

Talvez essa curta frase, na imagem abaixo, seja um sábio conselho para alcançar a resiliência:

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.

– Atitudes para evitar a demência na velhice.

Taí algo que me preocupa: a demência!

E como evitá-la? Ou melhor: previni-la.

Extraído de: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2024/07/21/9-atitudes-que-voce-deve-ter-agora-para-prevenir-a-demencia-na-velhice.htm

NOVE ATITUDES QUE VOCÊ DEVE TER AGORA PARA PREVENIR A DEMÊNCIA NO FUTURO

Por mais que seja erroneamente relacionada à loucura, a demência não é uma doença específica, e sim uma categoria usada para definir diferentes quadros caracterizados pela deficiência cognitiva progressiva. Pessoas com demência têm dificuldade em memorizar coisas e de resolver problemas no dia a dia.

A doença de Alzheimer é a mais comum de todas as doenças que envolvem a demência, mas também existem outras como a demência frontotemporal, na qual o paciente muda o comportamento, e a demência com corpos de Lewy, na qual o indivíduo tem grandes alterações no desempenho durante o dia.

O risco de ter demência aumenta com a idade, mas ela também pode ser diagnosticada na meia-idade. Apesar de ela não ter cura, existem tratamentos e, claro, alguns meios de se prevenir. O importante é poupar nosso cérebro antes de ele envelhecer.

O cérebro ativo tem maior rede de sinapses (zonas de contato entre uma terminação nervosa e outros neurônios) e consegue melhorar. Pensando em formas de manter esse órgão saudável e ativo, o VivaBem uniu estudos e dicas da especialista. A seguir, você confere nove atitudes que você pode incluir agora em seu dia a dia para prevenir a demência na velhice.

Ter níveis baixos de colesterol e pressão arterial

Cientistas da Vanderbilt University, nos Estados Unidos, analisarem dados que relacionavam altos índices de colesterol a demências e descobriram que o índice está intimamente ligado ao surgimento das proteínas beta-amiloides, relacionadas ao surgimento do Alzheimer. Além disso, um estudo feito com camundongos e publicado em 2015 no periódico Hypertension mostrou que, na fase inicial do Alzheimer, apenas os animais hipertensos apresentaram redução da capacidade de memória. Além disso, os camundongos hipertensos apresentaram várias alterações cerebrovasculares.

Tratar a ansiedade

Um estudo publicado em janeiro deste ano no periódico The American Journal of Psychiatry sugere uma relação entre níveis elevados de beta-amiloide e a piora dos sintomas de ansiedade, suportando a hipótese de que transtornos neuropsiquiátricos podem representar uma manifestação antecipada da doença de Alzheimer. Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem que os sintomas de ansiedade podem ser uma manifestação do Alzheimer antes do início da deficiência cognitiva.

Evitar o excesso de álcool

Além de aumentar o risco de câncer e provocar danos permanentes às células, o abuso de álcool também pode elevar as chances de a pessoa desenvolver demência precoce e Alzheimer, segundo um estudo feito com um milhão de pessoas e publicado no periódico The Lancet Public Health. Os resultados mostraram que dos 57 mil casos de demência de início precoce (antes dos 65 anos), a maioria (57%) estava relacionada ao consumo intensivo e crônico de álcool. Outro estudo publicado na Nature mostrou que a bebida alcoólica traz danos permanentes nas células.

Manter a mente ativa

Em uma palestra durante o 12º Fórum da Longevidade, ocorrido em outubro de 2017, em São Paulo, Pedro Calabrez, professor e pesquisador de neurociências da Unifesp, afirmou que o maior inimigo do cérebro ativo é a acomodação. E para manter o cérebro funcional você precisa aprender coisas novas. A palavra-cruzada é legal no começo, mas depois que você aprende e se adapta deve focar em aprender algo novo.

Ter amigos

Além de elevar o nível dos hormônios do estresse e inflamações, a solidão pode aumentar o risco de doenças cardíacas, artrite, diabetes tipo 2, demência e depressão. No entanto, uma pesquisa publicada em dezembro de 2017 por pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, revelou que relacionamentos positivos mantêm a memória funcionando ao longo dos anos. “Os relacionamentos sociais podem desempenhar um papel significativo na preservação de sua cognição”, disse Emily Rogalski, uma das autoras.

Preferir a dieta mediterrânea ou a MIND

Em 2006, uma pesquisa feita pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, descobriu que a dieta mediterrânea pode reduzir os riscos de Alzheimer em até 40%. Esse tipo de dieta é rica em peixes, azeite, amêndoas, grãos integrais, nozes, tomate e espinafre. Outra pesquisa mais recente, realizada em 2016 por pesquisadores da Universidade Rush, nos Estados Unidos, comprovou que a dieta MIND também pode reduzir o risco de a pessoa desenvolver a doença.

Esse plano alimentar prioriza o consumo diário de vegetais, nozes, feijões, peixes, aves, grãos integrais e azeite. A recomendação é evitar carnes vermelhas, manteiga, margarina, queijos, doces, frituras e fast-food. Segundo os cientistas, os seguidores da dieta MIND têm 53% menos chances de desenvolver Alzheimer e ainda foram avaliadas cognitivamente como se fossem 7,5 anos mais jovens.

Dormir bem

Ficar sem dormir tem vários riscos para a saúde, como hipertensão, diabetes e até Alzheimer. Uma pesquisa publicada em abril no periódico Proceedings Of The National Academy Of Sciences descobriu que quanto menos as pessoas dormiam, maior era o acúmulo de beta-amiloide no cérebro.

Embora os cientistas ainda não tenham certeza sobre como o Alzheimer comece, o acúmulo de proteínas beta-amiloides e tau no cérebro —levando a uma quebra nas funções normais do órgão— é uma das principais características da doença.

Ter um companheiro

De acordo com um estudo publicado em novembro de 2017 no periódico Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry, quem vive sozinho tem 42% mais risco de desenvolver demência do que quem é casado. E sobrou até para quem perdeu o parceiro… Segundo os pesquisadores, os viúvos também têm 20% de chance a mais de ter a doença.

Mas segundo os pesquisadores, não é o casamento em si que reduz o risco de demência. O possível efeito protetor do casório está relacionado a ter um estilo de vida mais saudável e com mais estímulos sociais.

Fazer exercícios, principalmente correr

Uma pesquisa publicada no periódico Journal of Alzheimer’s Disease identificou que quanto menos atividade física a pessoa realiza, mais rápida é a deterioração de fibras nervosas vitais no cérebro. Além disso, outro estudo, publicado no periódico Neurobiology of Learning and Memory, descobriu que correr ajuda a proteger a memória dos impactos negativos que o estresse crônico provoca no hipocampo, parte do cérebro responsável pela memória e aprendizagem.

Fontes: Maisa Kairalla, geriatra e clínica geral

É importante cuidar do cérebro enquanto ele está ativo Imagem: Reprodução/Sanar

– O altruísmo do engenheiro da Volvo.

Você sabia que o cinto de segurança de 3 pontos foi criação da Volvo? E, mesmo tendo patenteada a invenção, a empresa abriu mão da exclusividade e liberou para todos usassem, pois trazia mais segurança?

Abaixo:

 

– Como conhecer a Deus?

Você conhece realmente o Criador? Sobre isso, aqui vai um trecho de sermão recente:

Ao homem, digo que não conheça o Deus somente de ouvido. O Deus vivo é o que você encontrará vendo com seus próprios olhos, com gestos de amor que são sentidos a partir do seu coração”.

Papa Francisco

Belíssimo e profundo, não?

Deus.jpg

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.

– Muito verde em meio ao cinza.

Jacareí, nublada e verde na tarde de segunda-feira!

Viva a natureza e a sua beleza.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Um árbitro “Pavão”?

Felipe Fernandes de Lima, árbitro mineiro, teve ótimas oportunidades na Série A do Brasileirão. Ele seria o substituto de Ricardo Marques Ribeiro no quadro da FIFA, e as desperdiçou.

Assisti ele em Red Bull Bragantino x São Paulo, onde quis aparecer e conversou demais. Uma pura vaidade.

Dias depois… lembram de Vasco da Gama x Vila Nova, onde ele menosprezou atletas por estarem na Série B e foi afastado? Relembre aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2021/08/11/o-arrogante-arbitro-de-vasco-x-vila-nova/

Pois é. Em Paysandu 4×2 Náutico, assim como um pavão abre as asas para aparecer, o árbitro até imitou Gabigol na expulsão de jogadores e fez um tremendo teatro para apitar o fim de jogo.

Ridículo. Ser discreto é uma necessidade aos árbitros.

Veja isso, em: https://www.youtube.com/watch?v=4I4Zn7uo4Gw

https://www.youtube.com/watch?v=4I4Zn7uo4Gw

– Pela Dutra…

À beira da Rodovia Presidente Dutra, no município de Roseira, a bucólica paisagem:

Fotografar desestressa!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– A insensibilidade de quem não dá a devida atenção aos que sofrem com depressão!

Viver com dor na coluna é difícil. Você toma os remédios para o corpo, faz fisioterapia e aos poucos e vai melhorando. Aos que convivem com o doente, necessita-se o bom senso de não pedir para a pessoa pegar peso, fazer esforço ou realizar algumas atividades. 

Existe uma perfeita verossimilhança a quem tem problemas da mente e se socorre a psiquiatras. Veja:

A pessoa tem depressão, pânico ou crise de ansiedade. Toma remédios para melhorar, faz terapia e aos poucos vai se readaptando. Aos que convivem com o paciente, vale evitar assuntos espinhosos, tomar impulsos desnecessários ou criticar seu tratamento. 

Fica a observação diante da comparação: Por quê raios se aceita todo o cuidado com as dores no corpo físico, e quando se tem alguma doença na mente, vira “frescura”?

É sabido o quanto muitas pessoas colocam empecilhos para aceitar a condição de um familiar que faz terapia com psiquiatras ou psicólogos, especialmente as mais antigas. Entretanto, os estudos da época delas não sabiam dizer o quão agressivo é esse mal silencioso, levando o paciente a estúpidas decisões. 

Sensibilidade e acolhimento, são, portanto, as palavras principais! Ninguém quer estar depressivo por vontade própria, pois isso maltrata demais. Carece-de de médico, remédios, amparo e paciência. 

Depressão: sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento | Veja Saúde

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida.

– Represa de Nazaré.

Na manhã nublada, a bonita paisagem da Represa de Nazaré Paulista!

Olhe que bacana:

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– O Fracasso do Esperanto.

No ano de 1887 o médico polonês chamado Lázaro Luís Zamenhof (1859-1917) lançou uma “língua planejada”, com o objetivo de facilitar a comunicação …

Continua no link em: O FRACASSO DO ESPERANTO

– Ressignificando.

Depois do meu primeiro Dia dos Pais “solteiro” (infelizmente), mas com familiares que amo junto a mim, é hora de recomeçar!

Tirei o dia para afastar minhocas e me resignificando eu vou! Nesses momentos, a ajuda do Alto é necessária.

Ah, e sobre ontem: https://professorrafaelporcari.com/2023/08/13/e-esta-acabando-o-dia-dos-pais/

– Gestão Profissional no Futebol dá bons resultados.

Vejo muita gente falando sobre números no futebol sem interpretar dados. Uma das coisas recentes é: “não dá para entender porque a Red Bull gasta tanto dinheiro num projeto como o do Bragantino”.

Ora, já falamos em outras postagens aqui sobre Projeto de Marketing, Valor Institucional e outras nuances que mostram as estratégias empresariais de vanguarda nesse caso. Contando, ainda, com o excelente trabalho na comunidade local.

Enfim: se você for simplório e achar que existe a obrigação de ganhar títulos a qualquer custo, estará ainda com a mentalidade de outros tempos da bola. E para entender uma gestão responsável, um recorte da respeitada Pluri Consultoria abaixo:

– O pior parasita que existe é…

O pior parasita que existe não é um vírus, nem uma bactéria ou muito menos um vermeé uma ideia equivocada, uma filosofia de vida enganosa, uma ideologia transviada 

Esse parasita corrói a cabeça, ataca o coração e ilude as pessoas. Destrói a sociedade e as relações, muda conceitos e coloca amigos e irmãos em desavença!

Cuidado com o que pensamos ou acreditamos. Pode ser no âmbito da crença, do esporte ou da política. O fanatismo de Extrema Direita ou de Extrema Esquerda, o Radicalismo em uma Cultura Woke má entendida, ou nas semelhanças com tais imposições.

Imagem extraída da Web, autoria desconhecida. Quem souber, compartilhar para citação / crédito no post.

– Céu e Nuvens.

Nova semana com céu bonito!

Que hoje seja melhor do que ontem e pior do que amanhã.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #Jundiaí

– Peça a Deus uma cura.

Sempre que precisar, socorra-se a Deus!

Uma prece:

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 2ª feira (4 de 4).

🌅 05h45 – Desperte, Jundiaí, bem gelada.

Que a segunda-feira possa valer a pena.

(E há de valer, bem como toda a semanacreiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 2ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: Amor Perfeito.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 2ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que se sentem abandonados, ó Senhora bondosa. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 2ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? S’imbora começar mais uma semana com bastante ânimo?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #asics #mizuno #nike