Não gostei da arbitragem de Yuri Elino Ferreira da Cruz, que infelizmente cumpriu o que falamos na nossa análise pré-jogo: deu muitos cartões e se perdeu na falta de autoridade. Só no primeiro tempo, foram 26 faltas marcadas e 5 amarelos (total: 43 faltas e 8 amarelos) – muitas vezes, faltas ocorridas pelo fato dos jogadores não respeitarem o árbitro.
Inseguro, deu Amarelo a Andrei aos 35m por uma falta muito forte em Sorriso. Dois minutos depois, o mesmo Andrei deu um tapa em Lucas Evangelista (seria expulso, mas não foi). Nada mostrou ao jogador, que foi imediatamente substituído pelo atento treinador do Coxa Branca.
Deu Amarelos discutíveis e deixou de dar outros. Mas o defeito maior: demonstrou fragilidade aos jogadores. Precisa fazer mais cara feia e se impor mais, pois em alguns momentos os atletas não o respeitaram. Um exemplo disso: a simulação de Diogo Oliveira no final da partida, onde vacilou em dar amarelo e ficou esperando o VAR. Depois disso, todo mundo foi reclamar com ele e “choveram vermelhos“.
Os lances anotados ao longo da transmissão, abaixo:
Aos 3m, Natanael fez falta em Vitinho e o juizão não deu. Não gostei…
Aos 4m: um jogo perigoso praticado pelo zagueiro e nada foi marcado… juizão deixou de marcar duas faltas. Depois aguentará o “rojão”?
Aos 21m, Cartão Amarelo para Cipriano. Errou, foi uma falta leve de jogo, e a impressão é que o porte físico do atleta faz com que o árbitro entenda ser jogada desproporcional.
Aos 25m: Matheus Bianchi segura um atleta e não há o mesmo critério para Amarelo como aplicado anteriormente. Juizão está assustado.
Aos 27m: Bruno Gomes dá uma entrada forte e atinge Matheus Fernandes. Cartão Amarelo bem aplicado. O árbitro tentou dar uma vantagem que não se concretizou.
Aos 30m: Vitinho passa do ponto e atinge o adversário. Agora, o árbitro usou o mesmo critério e aplicou o Amarelo.
Aos 35m: Andrey atinge Sorriso de maneira temerária e recebe amarelo.
Aos 37m: Andrey (CORITIBA) deu um tapa no rosto de Lucas Evangelista (RBB). Era para receber cartão (dois minutos antes foi amarelado) e o árbitro não deu. Imediatamente o treinador Thiago Koloski o substituiu. Fraquinho o árbitro Yuri Elino.
Aos 30, Cartão Amarelo correto para Andrés Hurtado por matar uma jogada de ataque.
Aos 43m: Sorriso sofreu uma falta e o árbitro não marcou. Depois Sorriso desforrou, e ele compensou e não marcou também.
26 faltas no 1º tempo e 5 amarelos. Caramba!
8m do 2º tempo: Yani (RBB) dá um tapa na cabeça de Bruno (Coritiba), e deveria receber Cartão Amarelo. Não recebeu, errou o árbitro.
27m do segundo tempo: Luan Candido empurra seu adversário matando um contra-ataque e recebe amarelo. Um minuto depois, foi a vez de Jamerson tomar Amarelo pelo mesmo motivo. Ambos corretos.
46m do 2o tempo: Correto Cartão Amarelo para Capixaba, foi pela reincidência de faltas.
54m: Diogo Oliveira se joga descaradamente na área e pede pênalti. O árbitro ouve o VAR e corretamente não marca. Entretanto, deveria ter dado cartão amarelo pela simulação.

Imagem extraída de Terra.com.br