– Socorrei-nos, ó Pai!

Ó Deus Pai…

Como na letra da canção, abaixo, estou cansado.

Preciso crer (sem vacilar) em suas promessas.

Socorrei-me, Senhor, nas minhas angústias. Amém.

– Vai ter racismo em Lima, no Universitário x Corinthians?

Já falamos sobre o ato racista cometido por Sebastian Avellino Vargas, o preparador uruguaio que trabalha no time peruano, no jogo de ida do Corinthians contra o Universitário (reveja aqui: https://wp.me/p4RTuC-O2y).

Neste jogo de volta, existe uma narrativa de que o profissional é “vítima” das autoridades rigorosas do Brasil. Corre-se o risco de vermos manifestações racistas ou de outra natureza ofensiva contra o Timão?

Talvez sim. Tomara que a Conmebol não fraqueje, pois depois de muitas críticas, começou a fazer multas pesadas para as equipes (como o exemplo do River Plate).

Será que a punição aos argentinos servirá de exemplo para que as pessoas sejam mais sensatas? Tomara! O  problema é: o Universitário fez alguma campanha educativa junto ao seu torcedor?…

Conmebol lança campanha para combater racismo no futebol sul-americano |  Metrópoles

– Estivemos no Podcast Altos Papos, com Robson Marcelo.

Que tarde agradável! Eu e o grande Adilson Freddo estivemos no Podcast Altos Papos, do Robson Marcelo.

Se não tivéssemos compromisso com o relógio, estaríamos lá até agora!

Vale a pena prestigiar e se inscrever no canal: https://www.youtube.com/watch?v=yDcCQllER-U

– Ensinar vale a pena!

Hoje estivemos no CRAS de Morungaba, em parceria com o Sebrae, para falar de Empreendedorismo e Educação Financeira.

Ajudar as pessoas para que se desenvolvam é muito bom! E aqui, nessa sala tão bem preparada (as crianças também a usam) pudemos ensinar com carinho!

É com o Ensino que o Brasil sairá da crise!

– A desnecessária fala da zagueira alemã sobre Neymar.

Seria “preconceito reverso”? Talvez não. Mas achei indelicada a fala da zagueira alemã Kleinherne, dando uma gratuita cutucada em Neymar.

Sabemos que o brasileiro fez por merecer essa fama, mas já não se joga como antes. Abaixo:

– Educação Ambiental.

Muito boa a iniciativa de algumas escolas em implantarem a disciplina “Gestão Ambiental” em suas grades. Melhor: colocar as teorias na prática!

Compartilho ótimo exemplo publicado nesta semana.

Extraído de: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2070/geracao-sustentavel-educacao-ambiental-vai-alem-da-sala-de-aula-14371-1.htm

GERAÇÃO SUSTENTÁVEL

Educação ambiental vai além da sala de aula para formar adultos do futuro mais conscientes,

POR Verônica Mambrini

Eles reciclam lixo e transformam restos orgânicos em adubo. Tomam refrigerante de garrafas retornáveis e rejeitam produtos que vêm com muitas embalagens. Plantam árvores desde pequenos e pesquisam na internet o impacto ambiental de suas ações. Ficam escandalizados quando alguém joga lixo no chão ou desperdiça água num banho longo. Se possível, pedalam ou combinam caronas para chegar ao seu destino. Não, não são ativistas ecochatos. Essa é a nova geração que está se formando nas escolas hoje, dos pequenos em idade pré-escolar aos adolescentes questionadores.

A preocupação com ecologia não é propriamente uma novidade, pois há cerca de 20 anos vários colégios já abordavam questões ambientais. Mas o posicionamento hoje é diferente: o aluno se tornou protagonista e não espectador dos problemas que discute em sala de aula. E espera-se que o estudante leve para a vida o que aprendeu. Eduardo Rios Lohmann, 10 anos, do Colégio Pentágono, está envolvido em várias atividades de educação ambiental na escola. Sobra “lição de casa” até para os pais. “Reclamei com minha mãe até ela parar de escovar os dentes com a torneira aberta”, orgulha-se. A mãe, a pedagoga Glória Lohmann, se diverte com a fiscalização. “É uma coisa dele, mas a escola e os programas de tevê aos quais ele assiste reforçam a noção de consciência ambiental”, afirma.

No Pentágono, o professor de ciências Rogério Tadeu Sant’Anna usou uma oficina de reciclagem de lixo eletrônico para conscientizar os alunos. Eles trazem de casa eletrodomésticos que seriam descartados, desmontam as peças e as encaminham para reciclagem. “Eles passam a reconhecer os materiais, o que é reciclável e o que não é, e aproveitamos para discutir o consumismo”, afirma Sant’Anna. Já foram desmontadas mais de três toneladas de aparelhos quebrados e sem possibilidade de conserto.

No interior de São Paulo, em Sorocaba, a palavra de ordem do Colégio Véritas é pedalar para reduzir emissões de carbono, exercer a cidadania e ocupar o espaço público. “O uso da bicicleta é fundamental para o meio ambiente e para a saúde”, afirma Bárbara Figueroa Muñoz, diretora do colégio. A cada pedalada, os alunos calculam quanto de carbono deixaram de emitir. Outra ação é a Recicleta: com peças doadas, eles montam bikes e as entregam para comunidades carentes. O aluno Eduardo de Lima Helaehil, 13 anos, participa do projeto. “É muito divertido e sei que estou ajudando alguém”, diz. Bárbara afirma que, pelo uso diário, a bicicleta promove um aprendizado constante. “A educação tem de gerar transformação.”

Transformar a sociedade mantendo o respeito ao meio ambiente está dentro de toda a grade curricular da Escola Stance Dual, em São Paulo. A questão é tão importante para a escola que a instituição é adepta da Agenda 21, compromissos resultantes da Rio 92 (conferência ambiental mundial que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992), e tem coordenadoria própria. “É encarado como um projeto transversal. Está em todas as aulas que comportam os conteúdos socioambientais no currículo”, diz Débora Moreira, coordenadora da Agenda 21 da escola. “A partir do momento em que o aluno é protagonista, estamos formando cidadãos com conhecimento, que entendem as razões e a necessidade de agir.” A Recicloteca da escola, por exemplo, incentiva a transformação de embalagens em brinquedos que serão doados à comunidade.

A aluna Caroline Vecci, 9 anos, participa das campanhas de racionalização do uso da água. Além de mudar sua forma de consumo, ela atua na conscientização de outras pessoas. “Fazemos cartazes e folhetos, ensinando como economizar água. Outra ação importante foi a entrega de marca-páginas e adesivos na rua”, diz a estudante.

Outro recurso com bastante relevância na formação dos adultos de amanhã são as excursões in loco. Morador de Cuiabá, João Vitor de Ceni Diogo, 12 anos, tomou consciência dos impactos do turismo em uma viagem ao Pantanal. “Vale a pena investir em turismo sustentável para que as próximas gerações possam ver o Pantanal como a gente vê hoje”, diz o menino. A vivência direta da realidade é fundamental para tocar os alunos, acredita a professora de João Vitor e responsável pelo projeto, Aparecida de Fátima Trandini, do Colégio Salesiano São Gonçalo. “Damos ferramentas para que eles mantenham viva a riqueza natural”, diz Aparecida. O importante é fazer a educação ambiental ultrapassar os muros da escola.

Coordenadoria de Educação Ambiental

Imagem extraída de: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/cea/portal-de-educacao-ambiental/

– Ser gentil consigo mesmo.

Leio a frase impactante da psicóloga Thaynah Costa:

“Seja gentil consigo mesmo. Lembre-se de que você merece amor e compaixão, tanto de si mesmo quanto dos outros”.

Perfeito! Nos maltratamos tanto no dia-a-dia… precisamos, algumas vezes (ou frequentemente), de nos amarmos de verdade.

Compartilho um artigo extraído do LinkedIn nessa mesma linha (extraído de: https://www.linkedin.com/pulse/seja-gentil-consigo-mesmo-ada%C3%ADs-lins-salviano/?originalSubdomain=pt).

SEJA GENTIL CONSIGO MESMO

Por Adaís Lins Salviano

Dias atrás conversava com um amigo muito querido, que recentemente trocou de função e empresa, ele me contava de como precisou trabalhar seus sentimentos para superar o que chamamos de “Síndrome do Impostor” .

Essa condição que aparece como uma desordem de autopercepção, é muito comum quando recebemos uma promoção ou trocamos de emprego, sentimos como se existisse uma voz interna nos perseguindo com uma pergunta insistente “e se eu não for bom o suficiente?”

A ansiedade, insegurança e dúvidas quanto a nossa capacidade, surgem mesmo quando trabalhamos duro para alcançar o sucesso e isso nos lembra o quão humanos nós somos!

É muito importante ficar atento a atitudes de autossabotagem, como por exemplo, focar sempre o lado negativo das coisas, nutrir sentimentos de não pertencimento, medo constante de errar, adiar tarefas importantes por achar que não somos capazes e ficar se comparando constantemente com os outros.

Autoconsciência e uma boa percepção da realidade são os primeiros passos para vencer essa situação que pode atingir a qualquer pessoa. As terapias comportamentais são as melhores aliadas para superar esses momentos.

Deixo um conselho especial que tem me acompanhado todos os dias e me faz repensar várias vezes atitudes que podem me autossabotar, “Seja sempre gentil consigo mesmo!”

Pare de se comparar tanto, de se cobrar o tempo todo! Que tal celebrar as pequenas vitórias? Não se cobre tanto por opiniões dos outros, por frustrações sem fundamentos. Seja gentil consigo mesmo e veja como a vida pode ser a cada dia um pouco mais leve.

Imagem extraída do link acima.

– Lá vem a chuva…

E Jundiai está esperando a chuva!

Que tempo feio e frio, amigos…

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#entardecer #sunset #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Coudet de novo, Colorado?

Em dezembro de 2019, Eduardo Coudet foi anunciado com pompa pelo Internacional-RS. Porém, ficou 46 jogos e foi embora para o Celta de Vigo-ESP (onde permaneceu dois anos, e foi demitido). No Atlético Mineiro, teve uma série de problemas de relacionamento. Mas ainda assim é cotado para ser o novo técnico do Internacional, que demitiu Mano Menezes.

Confesso: acho Coudet superestimado. Não consigo ver nada excepcional…

A questão será: se de novo começarem a falar em demissão de Vanderlei Luxemburgo no Corinthians, o agora desempregado Mano Menezes será o bola da vez

A chegada de Coudet na sua primeira passagem, em: https://www.radiogrenal.com.br/inter-anuncia-contratacao-de-eduardo-coudet-ate-o-final-de-2021/

Imagem extraída do link acima (de 2019).

– Em meio aos bambus…

Passando no famoso bambuzal de Morungaba – um “túnel natural” que é uma atração na Rodovia!

Viva a natureza e a sua beleza.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#estrada #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #bambu #way

– O tempo de Deus e a nossa temporalidade.

Neste mundo extremamente materialista e imediatista, a ansiedade para que as coisas aconteçam é assustadora, não?

Por que não nos conscientizamos de esperarmos em Deus, no tempo de Deus e na vontade de Deus?

Uma mensagem de esperança e paciência:

– Bruno Lage e a possível cobrança desmedida.

E Bruno Miguel Silva do Nascimento (o treinador Bruno Lage) chegou ao Botafogo com uma grande vantagem do time na tabela de classificação do Brasileirão. Isso, por sua vez, pode ser bom ou ruim:

  • Bom, pois quem não quer estar com tal pontuação? Chega como favorito para ser campeão.
  • Ruim, pois se perder toda a gordura que o Glorioso tem, inevitavelmente ficará sendo comparado com Luís Castro e até mesmo com o tampão Caçapa.

Me surpreende positivamente o Botafogo. A questão é: será natural perder fôlego em algum momento, e o que fazer quando isso acontecer?

– Cheirosos eucaliptos!

A rodovia perfumada!

Em Itatiba, próximo à Fazenda Palmeiras, o trecho que margeia a pista é repleto de cheirosos eucaliptos. Com o vidro aberto, você sente a fragrância deles.

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Excesso de informação faz o sujeito ser mais Inteligente? Sobre a Gestão Emocional e a Síndrome do Pensamento Acelerado.

Repost:

Quem disse que “estar por dentro das notícias” faz, necessariamente, o indivíduo ser mais culto?

O excesso de informação não faz a pessoa ser mais inteligente. Ao contrário, pode confundir alguém que seja despreparado, pois o sujeito não consegue assimilar todo o conhecimento. Sem falar do cansaço mental… 

Nos dias atuais, temos muito acesso a notícias / informações / descobertas e opiniões. “Entopem” nossa mente de muita coisa! E como administrar tudo isso?

Precisamos de uma boa gestão emocional para não poluir nossa mente. Sim: evitar POLUIÇÃO MENTAL, que é um dos grandes problemas dos dias atuais!

Pensa-se (ou se tenta pensar) sobre tantas coisas, com má formação de ideias pela impossibilidade de interpretar corretamente textos, filtrar dados ou confiar na qualidade daquilo que se oferece, que tudo fica misturado e obscuro. Há narrativas diversas sobre o mesmo assunto e, quem não tiver equilíbrio mental / intelectual, “vira o fio”.

Como é isso nas empresas? Sabemos filtrar o que é necessário e correto no nosso trabalho?

E no nosso dia-a-dia?

Há aqueles que tem uma carência muito grande de saber de tudo, provocando um stress muito grande na mente ao passar a raciocinar de maneira mais pressionada, rápida e saturada. Isso se chama SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado. Cuidado com isso!

Sobre SPA, saiba mais em: https://blog.psicologiaviva.com.br/sindrome-do-pensamento-acelerado/

Ou em: http://administracaonoblog.blogspot.com/2016/04/sindrome-do-pensamento-acelerado-spa.html

Imagem extraída de: http://administracaonoblog.blogspot.com/2016/04/sindrome-do-pensamento-acelerado-spa.html

– Céu chumbo e rosa.

Um raio de luz no infinito!

O Astro-Rei vencerá o céu plúmbeo-róseo?

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds #Jundiaí

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 3ª feira (4 de 4).

🌅 05h15 – Desperte, Jundiaí, ainda escura. 

Que a terça-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 3ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: azaleias.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 3ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que estão doentes, enfermos do corpo, da alma ou da mente. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 3ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Bem dispostos para mais um dia de vida?

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #Adidas