Bráulio da Silva Machado, Professor de Educação Física, catarinense de 44 anos e morador em Tubarão / SC, apitará o jogo das Quartas-de-Final da Copa do Brasil entre São Paulo x Palmeiras no Morumbi.
Bráulio tem aplicado muitos cartões em seus jogos, especialmente amarelos por motivos diversos (indisciplina, reclamações e outros). Mas tem apitado menos faltas do que de costume, tentando fazer o jogo correr mais, seguindo a orientação da FIFA. Das várias partidas que assisti dele, vejo algumas oscilações, sendo que muitas vezes há graves erros técnicos. Por exemplo: qualquer chute que batia no braço, involuntário ou não, ele tendia a marcar pênalti. Melhorou nesse quesito…
Alguns equívocos:
- Erro em Internacional x Flamengo (pênalti inexistente para o Colorado, em: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2022/06/12/contra-incompetencia-nao-ha-var-cartola-ou-arbitro-que-salve-sobre-o-penalti-de-internacional-3×1-flamengo/)
- Erro em Corinthians x Goiás (pênalti inexistente para o Timão, em: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2022/06/19/o-penalti-inexistente-de-corinthians-x-goias/)
Por justiça, há de se lembrar: ele foi muito bem em Corinthians x Flamengo, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil do ano passado, especialmente no lance de Léo Pereira. Relembre aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2022/10/13/penalti-de-leo-pereira-no-corinthians-0x0-flamengo/
O ano de 2023 não começou bem para Bráulio, que pela mesma Copa do Brasil apitou Sergipe x Botafogo e foi agredido. Falamos sobre esse episódio aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2023/03/03/sobre-as-queixas-contra-a-arbitragem-de-sergipe-1×1-botafogo/
Logo após o pedido de Tolerância Zero, vi Bráulio apitando Red Bull Bragantino 0x3 Cruzeiro, onde o árbitro ficou mais preocupado com os bancos e seus treinadores, do que com o próprio jogo! E olhe que o Caixinha não fala de arbitragem e, por enquanto, não recebeu um cartão sequer no Brasileirão. Vide aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2023/04/30/o-mau-momento-dos-arbitros-da-fifa-no-brasil/
Recentemente, Bráulio esteve no Morumbi e deu o ridículo pênalti de queimada a favor do São Paulo contra o Internacional, na vitória do Tricolor por 2×0. Foi mal mesmo… E 3 dias depois, apitou Palmeiras x Grêmio, com vitória do Verdão por 4×1.
Porém, há poucos dias, Bráulio apitou Atlético Mineiro 1×1 Palmeiras e anulou o gol de bicicleta de Rony, quando o palmeirense deu uma declaração confusa, de que o “árbitro admitiu que errou pois o erro veio lá de cima“. Está aqui: https://professorrafaelporcari.com/2023/05/28/o-gol-de-bicicleta-anulado-de-rony-em-atletico-mineiro-1×1-palmeiras-e-o-suposto-penalti-de-marcos-rocha/
Enfim: quando os jogos da Copa do Brasil foram sorteados, escrevemos que a lógica seria Claus apitar um dos jogos (de preferência, o segundo) e a primeira opção seria de Bráulio (texto de 07 de junho de 2023, em: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2023/06/07/seneme-desde-ja-cocando-a-cabeca-para-a-escala-da-copa-do-brasil-entre-palmeiras-x-sao-paulo/), já que Wilton Sampaio é vetado.
Curiosidade: Bráulio é um dos árbitros que mais foi escalado em jogos do Palmeiras e do São Paulo nos últimos anos. Vide como ele “vai bem” em jogos de ambos:
2021:
Palmeiras 3×2 Santos
SPFC 2×1 Grêmio
SPFC 0x0 América
Palmeiras 1×0 Internacional
SPFC 3×1 Juventude
2022:
Goiás 1×1 Palmeiras
Palmeiras 0x2 Athletico
América 2×2 SPFC
Fluminense 1×1 Palmeiras
Palmeiras 4×0 Coritiba
São Paulo 3×1 Coritiba
Athletico 1×3 Palmeiras
SPFC 2×2 Atlético
Cuiabá 1×1 Palmeiras
2023:
Palmeiras 4×1 Grêmio
São Paulo 2×0 Internacional.
Que tenhamos uma arbitragem sem polêmicas!
Imagem extraída de TechTudo.com.br

