Comentamos no último sábado Ska Brasil 1×0 Paulista (vide aqui: https://pergunteaoarbitro.wordpress.com/2023/06/03/analise-da-arbitragem-de-ska-brasil-1×0-paulista/).
Porém, um lance “escondido”, que apareceu pós-jogo e que não foi flagrado a contento na transmissão: um pênalti cometido por Derick em Koyote: foi ou não? Originalmente, um torcedor filmou e o reproduziu. E dele surgiu a dúvida, enviada por vários amigos.
Reproduzo, abaixo, o que respondi ao amigo Rodrigo Debora no Facebook:
Veja que interessante – e pela visão de árbitro, que sempre faz uma leitura de jogo diferente (não “melhor”, repito, “diferente”, buscando com a frieza entender): pelo Youtube, a impressão que dá para mim é: o Derick (5) faz aquela marcação de agarrar o adversário na hora da cobrança. Quando ela entra em jogo e viaja pela área, o Koyote consegue se desvencilhar mas cai. E o que se deve fazer:– Para mim, pênalti por imprudência (significa: ele não quis fazer o pênalti, mas na sequência desequilibrou e fez). Não há cartão amarelo.Poderia ser (se aparecer outra imagem) pênalti por ação intencional (eu agarrei o adversário e não o soltei de propósito, continuando abraçado a ele). Seria para cartão amarelo.O que me pareceu que o árbitro entendeu (e ele estava de frente para a jogada e mandou levantar): que o agarrão não impediu a continuidade da jogada e Koyote sentiu o contato e se jogou. (que é a orientação de 2021 para atenção a esses lances).– Há dois anos, a Orientação da Regra 12 mudou: lances de empurrão e agarrão devem ser marcados somente se forem contínuos e desequilibrarem de fato um atleta, ou impedirem de jogar. Ou seja: se o jogador for agarrado e não tentar se desvencilhar (ou for agarrado e parar de correr), pedindo infração, não se marca pois ele abdicou de jogar. Se o agarrão ou empurrão desequilibrar alguém ou impedir o domínio (desde que o atleta tenha se esforçado em continuar a jogar), é infração.O lance, por essa imagem, é interpretativo. Mas se tiver uma imagem melhor, podemos ser mais conclusivos.A grosso modo, repito: pênalti, sem aplicação de cartão.
A imagem acima é estática (aí não dá para avaliar, está apenas como ilustração). A análise sempre é feita com a bola rolando, na velocidade do jogo, num período de tempo amplo. Quem tiver um ângulo melhor nas condições acima, favor enviar.

