– Político sempre será político…

Putz! Isso é demagogia ao pé da letra…

Veja só:

– Cansou de si mesmo?

Já “cansou de si mesmo”?

Eu sim. E já externei várias vezes a necessidade que cada um de nós tem para mudar, de fazer algo diferente, de buscar novos desafios (mesmo tendo muitos compromissos diários ou sendo workaholic).

A questão é: mudar como?

Em trabalho? Em hábitos? Em qualidade de vida? Em padrão social?

Talvez em disposição, na forma de encara o dia-a-dia.

Particularmente, sou muito pilhado em tudo estar certinho. Metódico, sistemático mesmo. O correto, o justo, o ético e o moral estão sempre associados comigo, e não consigo desvencilhar-me dessas coisas, gerando excesso de preocupação, irritação, inconformismo!

Calma, não sou “certinho”, sou apenas um cara que gosta das coisas em ordemmas isso não me dá o direito de pegar no pé de quem pensa diferente ou de censurar o meu próximo.

Na verdade, a crise econômica / social / educacional que o país vive nos obriga a imaginar diversas situações. Tenho amigos que deixaram o Brasil, mas isso é uma solução?

Isso é mudar, concordo, mas não precisa ser algo tão radical (no meu caso).

O melhor mesmo é não desanimar, tentar ver o mundo de uma maneira menos ruim e saber que você não pode mudar o mundo sozinho (embora, não se pode acomodar com as injustiças sociais).

O maior medo é: por acompanhar alguns amigos que enfartaram tão jovens, ser vítima de um enfarto! É por isso que tenho que manter em alta o ânimo e praticar atividades físicas. Eu não quero viver com depressão, nem enlouquecer lentamente.

Ops: ao escrever essa última colocação, me lembrei que ela faz parte de uma música do polêmico Lobão (poeta, mas louco!), que fala sobre consciente e a “menor expressão de angústia”…

Taí, gostei. Compartilho para reflexão: e acrescento – valorize a vida, pois na canção abaixo se pede “para que você não tente se matar pelo menos nessa noite”. Não se mate nunca! Viva a vida, reinvente-se.

Escute clicando em: https://www.youtube.com/watch?v=U6hIdLm5qTU

https://www.youtube.com/watch?v=U6hIdLm5qTU

– Você agrega ou você divide?

Você leva as pessoas a agregarem ou a conflitarem?

Você busca o debate educado ou xinga porque pensa diferente?

Você se considera um cara bacana na Web ou um chato a ser evitado?

E, principalmente, você faz bem ou você faz mal às pessoas com suas publicações?

Gostei muito desse meme (abaixo) pois permite a auto-reflexão: as coisas que nós falamos ou escrevemos, são tóxicas aos outros ou fomentam boas ideias e bons ideais?

Extraído de: http://namascaf.com/2020/03/31/humorzinho-se-voce-pudesse-comer-suas-palavrassua-alma-seria-nutrida-ou-envenenada/

Imagem extraída da Internet, autor desconhecido.

– A Autolesão / Automutilação: um drama silencioso entre os jovens

Algo que pouco se discute, mas que está se tornando um fenômeno mundial (inclua os casos brasileiros): jovens que se ferem propositalmente por conta de depressão.

Assustador! E vale a atenção. Abaixo, extraído de: https://istoe.com.br/o-drama-da-automutilacao/

O DRAMA DA AUTOMUTILAÇÃO

Cresce o número de jovens e adultos que machucam a si próprios como forma de tentar aliviar a dor emocional. O problema é um dos sinais mais agudos da depressão e do risco de suicídio. No entanto, pouco se fala dele. É preciso quebrar mais este tabu

Fernando Lavieri e Luisa Purchio

Jovens e adultos brasileiros, principalmente entre 12 e 30 anos, estão encontrando na automutilação uma forma de tornar física a dor emocional. De 2011 a 2016, cresceu 204% a quantidade de pessoas que automutilam, de acordo com o Ministério da Saúde. A incidência é maior entre mulheres: dos 45.468 casos registrados em 2016, 30.013 eram da população feminina. Do total das automutilações, 27,4% foram tentativas de suicídio. Machucar-se de propósito, na verdade, é um dos sinais mais agudos do agravamento de crises que podem levar à morte.

A autolesão é um fenômeno mundial. Porém, integra a lista dos assuntos sobre os quais pouco se fala, embora esteja cada vez mais presente. Por isto, trazer o debate para a sociedade, tirá-lo do escuro e levá-lo para a mesa do café da manhã é fundamental para dar às pessoas a atenção necessária. Foi com este objetivo que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou uma campanha sobre o assunto. Ela será feita por meio de vídeos com orientações compartilhados nas redes sociais e na elaboração de uma cartilha digital, com alguns exemplares impressos que serão entregues em escolas. “Temos que conscientizar as famílias e os professores para acompanhar o problema”, diz Ângela Gandra Martins, Secretária Nacional da Família. O primeiro vídeo foi estrelado pela modelo Luiza Brunet, que virou um símbolo na defesa da mulher: “Pouca gente pode perceber que, atrás de uma rotina aparentemente normal, pode haver um profundo sofrimento. Ele é capaz de levar a pessoa a cometer violência contra o seu próprio corpo. E até mesmo pôr fim a sua própria vida”, diz.

Apesar da repercussão baixa – em uma semana foram apenas 5,2 mil visualizações do vídeo no canal do ministério no Youtube e 18 mil no Instagram de Luiza Brunet – é boa a notícia de que o assunto está vindo à tona. Afinal, é muito difícil para os pais perceberem que o filho passa por esse problema. Quem pratica automutilação prefere escondê-la com pulseiras ou roupas de manga comprida, por exemplo.

Algumas dicas, porém, ajudam os responsáveis a perceberem que algo de errado está acontecendo, indicando a necessidade de auxílio médico com urgência. Sinais como perguntas sobre morte e perda da vontade de viver, alteração do sono e do peso, queda no desempenho escolar e em outras atividades estão entre os alertas. “O tratamento deve ser multidisciplinar, incluindo medicações, psicoterapia familiar e individual e terapias complementares como meditação e ioga”, diz a psicóloga Karina Okajima Fukumitsu, coordenadora da Pós-Graduação em estudo do suicídio na Universidade São Caetano do Sul. Há atendimento público nos Centros de Atenção Psicossocial, responsáveis pelo encaminhamento aos tratamentos necessários.

APOIO NAS REDES SOCIAIS

Mitos sobre a automutilação também são um entrave para o tratamento. Frases como “ela só quer chamar a atenção” prejudicam a compreensão de que a pessoa que faz isso está pedindo socorro. “Na impossibilidade de lidar com o problema ou com a pessoa que o feriu, o indivíduo redireciona a agressividade contra seu próprio corpo. É comum ouvir que preferem sentir a dor física à emocional”, explica.

A autoagressão, no entanto, proporciona apenas um alívio momentâneo. O machucado até provoca uma descarga maior de endorfina, hormônio que alivia a dor e dá sensação de bem-estar, mas a tensão ou a depressão que estão por trás permanecem. Até que, em muitos casos, não são mais aliviados por nada. “Chega um momento em que os cortes não são mais suficientes e as pessoas recorrem ao suicídio. Não querem matar a si próprias, mas, sim, a dor interior”, diz Matheus Lima, 19 anos. O jovem se automutilava quando estava em depressão, mas superou a doença há cerca de três anos. Hoje, administra o grupo de apoio no Facebook “Automutilação #se apresente”. “Todos os dias recebemos diversos relatos e imagens”, conta. Neste caso, partilhar a dor na rede pode ajudar.

Entendendo a automutilação

Imagem extraída de: https://www.cvv.org.br/blog/entendendo-a-automutilacao/

– No fundo, não queriam Jorge Jesus… Novo técnico do Flamengo é Sampaoli!

Com a “rapidez” no acerto com Sampaoli, fico mais convencido que áudios foram vazados propositalmente, um teatro enorme foi montado e informações de toda estirpe surgiram – certas e erradas – sobre a “contratação de Jorge Jesus”.

A impressão que eu tenho é: a diretoria flamenguista deu a entender que fez sua parte: procurou JJ, e não poderia esperar por ele. Simples. E sem muita força…

O técnico argentino Jorge Sampaoli foi demitido pelo Sevilla no final de março - Fran Santiago/Getty

Foto: Fran Santiago/Getty

– As moedas únicas: a boa e a ruim.

Sou totalmente contra uma moeda única, como proposta por Lula, para a América do Sul. As economias são muito diferentes e as instabilidades de cada nação já fariam com que a moeda nascesse “contaminada”.

Por outro lado, uma moeda para os BRICS, que tem outra dimensão de tamanho com economias muito mais fortes, é uma boa ideia. Nessa, Lula acerta na sugestão.

A questão é: sairá? 

Se sim, depois do Dólar e do Euro, seria ela a mais forte alternativa.

Imagem extraída da Web.

– Análise Pré-Jogo da Arbitragem para Red Bull Bragantino x Bahia e pitacos da escala de abertura.

Na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro 2023, a CBF procurou escalar o maior número possível dos seus árbitros do quadro da FIFA. Haverá testes de juízes em 3 jogos: Athletico Paranaense x Goiás (com o jovem gaúcho Rafael Rodrigo Klein), Red Bull Bragantino x Bahia (Maguielson Lima Barbosa, que voltará a ter chances) e no Flamengo x Coritiba (com o pernambucano Rodrigo José Pereira de Lima, 36 anos, que trabalha como GM em Jaboatão dos Guararapes, tendo somente 1 jogo na Série A: Juventude 2×2 Flamengo).

Confesso: não sei o critério da escolha dos jogos para tais escalas. No caso do Flamengo, em especial, pelo ambiente tumultuado, não era ocasião…

Para o jogo envolvendo o Massa Bruta vs Baêa, a equipe de arbitragem será formada por:

Árbitro: Maguielson Lima Barbosa – DF
Bandeira 1: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa – RJ
Bandeira 2: Eduardo Gonçalves da Cruz – MS
Quarto Árbitro: Thiago Luís Scarascati – SP
VAR: Rafael Traci – SC
AVAR: Diogo Carvalho Silva – RJ
AVAR 2: Marcelo de Lima Henrique – CE
Observador de VAR: Regildênia de Holanda Moura – RJ

Repare quantos estados da federação diferentes é formada essa equipe (tem do Nordeste, do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do país).

Maguielson, 31 anos, Prof de Educação Física, apitou até hoje 3 jogos pela série A: Athletico 2×0 Juventude, Ceará 0x2 São Paulo e Internacional 1×0 Cuiabá. Porém, no jogo que envolveu o Ceará vs SPFC, fez uma péssima apresentação! Mostrou-se inseguro, errou tecnica e disciplinarmente e se enrolou com o VAR. Um jogo para se esquecer…

Tomara que tenha começado 2023 com o pé direito e faça um bom trabalho.

Acompanhe conosco o jogo do Red Bull Bragantino x Bahia pela Rádio Futebol Total, acessando:
YouTube: https://www.youtube.com/c/CANALDOLOREDO, ou
Facebook: https://www.facebook.com/radiofuteboltotalbraganca, ou
Twitter: https://twitter.com/radiodaverdade,
ou ainda pelo site: http://radiofuteboltotal.com.
Narração de Sérgio Loredo, reportagens de Pietro Loredo, comentários de Lucas Salema, análise da arbitragem com Rafael Porcari. Sábado, 15/04, 18h30. Mas desde às 17h30 estaremos no ar para levar a melhor transmissão para você!

– Fotografar é um prazer!

🇺🇸 What a beauty of nature! Flowers, fruits and trees are mixed up in the wonderful diversity of our country! / 🇧🇷 Que beleza de natureza! Flores, frutos e árvores se confundem na maravilhosa diversidade do nosso país!

#FOTOGRAFIAéNOSSOhobby

– Por quê desdenhar do trabalho de outrém?

Sem dúvida, concordo e assino embaixo: precisamos de um mundo mais colaborativo e não tão competitivo:

Imagem extraída da Internet, autor desconhecido.

– Coleção do Sonic completa!

Êba! Conseguimos o Sonic, o Tails, a Amy Rose e o Dr Eggman, colecionando após comprar esfihas no Habib’s.

Nem imaginem as histórias que eu e a minha filha Tetéia inventamos em casa

Contra eletrônicos: imaginação!

🥰 #fun #diversão #bonecos #toy

– Monster Ultra Melancia ou Red Bull Melancia?

Experimentei esse Monster Ultra Melancia. É muito bom!

Mas… o Red Bull Melancia é melhor.

A vantagem dele: preço + zero açúcar.

– Dois detalhes de suma importância da Regra do Jogo para a próxima temporada.

Com a entrada das Novas Regras do Futebol e Novas Orientações em vigor a partir desse Brasileirão (e no mundo, na virada do semestre), muitos documentos estão sendo produzidos e enviados aos árbitros e federações.

Duas coisas me chamaram muito a atenção, e que não foram tão divulgadas por estarem em meio ao grosso dos textos:

1- Assim como você não deve dar um cartão vermelho para um jogador que comete uma penalidade em situação clara de gol DISPUTANDO a bola (ou seja, que não “apelou” com conduta violenta, agarrão à camisa que impeça o jogo ou qualquer outra coisa que não seja disputa leal de bola), pois a IFAB entende que “marcar pênalti e expulsar é um excesso de punição” (por isso se dia cartão amarelo), a partir de agora, nos lances corriqueiros de cartão amarelo e pênalti se usará o mesmo princípio: se é um lance tipicamente de pênalti e cartão amarelo, marcar-se-á o tiro penal e não se aplicará o cartão amarelo. Veremos menos expulsões por reincidência, e muitas queixas…

Textualmente:

“Esclarecimento sobre o fato de que, se o árbitro concede um tiro penal por uma infração em que um jogador da equipe defensora disputa a bola com um adversário (excluindo segurar, puxar, empurrar e não ter possibilidade alguma de tocar na bola), deve aplicar a mesma sanção que aplicaria em uma tentativa de tocar na bola — isto é, se a infração interromper ou interferir em um ataque promissor, não deve haver uma advertência com CA; se houver uma infração que impede uma clara oportunidade de gol, deve haver advertência com CA.”

2- Também me chamou a atenção o fato de que os torneios na Inglaterra, com aprovação e supervisão da FIFA, PROÍBEM que jogadores Sub 12 cabeceiem a bola (por conta dos estudos de danos na cabeça na idade mais avançada, conforme têm-se abordado em outros esportes). A novidade é: inclusive em treinos, isso já tem restrição e há o estudo de se universalizar isso.

“A FA informou sobre o teste aprovado pela IFAB que proíbe o cabeceio de jogadores com 12 anos ou menos, e também sobre algumas competições onde cabecear no treinamento já é proibido ou restrito.”

Sao detalhes da Regra. O que veremos mais abruptamente está no link em: https://professorrafaelporcari.com/2023/04/13/as-6-novidades-da-arbitragem-para-o-campeonato-brasileiro-2023/

Fifa Logo Vector Art, Icons, and Graphics for Free Download

Imagem extraída da Web

– Ah, a Rodovia Dom Gabriel…

Quem estudou na década de 80 na Caic (DEA), e atravessava a pista (Dom Gabriel), não imaginaria que hoje teríamos tanto trânsito…

Não tem hora pra congestionar. Impressionante!

O trânsito pesado só acontecia quando os ônibus da São João Turismo saiam da Petri e da Tusa…

– “Desculpologia” no Mundo Organizacional.

Numa edição antiga do caderno “Inteligência” da Época Negócios (Março 2012), um assunto atual: sobre “Pedidos de desculpas em empresas, sem assumir a culpa em geral”. 

FOI MAL! AS CINCO FORMAS DE SE DESCULPAR SEM ASSUMIR A CULPA

1-Eu peço desculpas, mas tenho razão;

2-As consequências foram ruins, mas a coisa em si era boa;

3-Desculpo-me pelo estilo, mas não pela essência;

4-Eu me desculpo no específico, mas não no geral;

5-A sintaxe alivia minha pena.

E aí? Já fez uso de alguma(s) delas?

Resultado de imagem para desculpologia

Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida.

– Hora das Frutas.

Frutas deliciosas para a tarde: hoje temos ameixa, kiwi, pêssego e mexerica.

Hum… quem vai querer?

– A Revolução do Bem pelos Focolares

Chiara Lubich, fundadora do movimento católico “Focolares”, deixou esse dito:

A Nossa Revolução não consiste simplesmente em combater o mal, mas em fazer o bem”.

Correto! A Paz, o Bem e o Amor são maiores do que uma simples antítese.

bomba.jpg

– E a chuva veio!

E a chuva chegou. Veio mansa mas “engrossou”.

Precisamos de água, principalmente para apagar as queimadas que já surgem de novo!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sol #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– O que Vitor Pereira responderia?

Quando Vitor Pereira chegar em Espinho-POR, e encontrar seus melhores amigos, será indagado:

“Por quê não deu certo o(s) seu(s) trabalhos no Brasil?

O que ele dirá?

Terão duas partes a resposta (problemas diferentes de Corinthians e Flamengo) ou tudo pode ser resumido numa mesma justificativa?

Deixe sua “sugestão de resposta”:

Imagem extraída de: https://colunadofla.com/2023/04/vitor-pereira-revela-que-nao-conseguiu-identificar-motivo-da-derrota-do-flamengo-para-fluminense/

– E essas latas de óleo?

Nossas crianças nunca viram issoóleo em lata!

E elas serviam também para fazer pique no jogo de taco...

Claro, essas embalagens eram ruins para a natureza. Mas vale a lembrança.

– De que Jeito você quer morrer?

A Escatologia nos dá medo. Mas, sabemos, todos verão o “fim dos tempos” particularmente no dia de sua morte.

É assustador e também mórbido pensar de que jeito morreremos. Sem dor? Lentamente? De maneira fulminante?

Pois bem: o renomado Dr Richard Smith, médico-editor da conceituada publicação British Medical Journal, declarou que a melhor morte é a de câncer”!

Se arrepiou?

Ele justifica que tal falência é a ideal, pois não é rápida nem longa demais. Veja o que ele publicou:

Tumores cancerígenos são preferíveis do que a morte súbita, falência de órgãos ou a demência a longo prazo (…), [pois] é a morte no ‘melhor prazo possível’. Você pode dizer adeus às pessoas, refletir sobre sua vida, deixar últimas mensagens, visitar lugares e se preparar para, de acordo com suas crenças, encontrar o seu criador ou desfrutar do eterno esquecimento”.

Eu discordo. E você, o que pensa sobre isso?

Essa página vai mudar o jeito que você enxerga cemitérios - Emais ...

Imagem da campanha de marketing do Jardim da Ressurreição

– Nuvens inspiradoras.

As nuvens ameaçam o sol nessa manhã. Quem vencerá?

Essas paisagens da alvorada nos encantam!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#amanhecer #morning #sun #sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #clouds #BragançaPaulista #cores

– Tem testemunhado Cristo?

O mundo tem oferecido muitas tentações para que as pessoas desviem do caminho de Cristo.

O poder, as vaidades e o materialismo têm trazidos uma trava: a indisposição de testemunhar Jesus!

Um alerta, na imagem abaixo:

– Burj Khalifa.

The Burj Khalifa is the sight in Dubai not to be missed. At 828 metres, the Burj Khalifa is currently by far the tallest building in the world. …

Continua em: Burj Khalifa

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 6ª feira (4 de 4).

🌅 5h – Desperte, Bragança Paulista.

Que a sexta-feira possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 6ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: rosas.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 6ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, Padroeira do Brasil! Rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelas nossas escolas e pelas nossas crianças. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade #Aparecida

– Bom dia, 6ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Caindo da cama pois o tempo urge!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #running #asics #adidas