– Saiba o que dizer.

Falar é uma necessidade do ser humano. “Saber falar” é uma virtude de poucos!

A palavra das pessoas tem poder: pode construir ou destruir, trazer a paz ou a discórdia.

Muitas vezes, se entende que a língua é uma arma, e sendo assim, pode até matar. Não concordo, pois tal ditado generaliza o mau uso. Ela (a língua / a palavra / a comunicação) pode restaurar ânimos e motivar desenganados!

A imagem deste peixe com o anzol (retratada na postagem abaixo) tem um “fundinho de verdade” quando se faz a analogia com o cotidiano. Mas insisto: não pode ser generalista!

Comunicar-se e fazer bem o uso da expressão são coisas fundamentais. Há de se falar tudo com boa clareza e intuito reto.

Imagem extraída da Internet.

– Para que invejar?

Um pensamento altamente fiel à realidade:

A inveja é o veneno que você toma esperando que o outro morra”. 

Winston Churchill

Resultado de imagem para Inveja

Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida. Quem conhecer o autor, favor informar.

– Um #Believe igual ao do AFC Richmond!

“A la #TedLasso”, o carismático treinador da série espetacular da Apple TV+ de nome homônimo!

Ganhei um #BELIEVE motivacional para me ajudar a suar mais na esteira! Igual ao do episódio mais marcante de Ted Lasso, na 1ª temporada.

Amei esse carinhoso presente da minha esposa Andréia e das minhas filhas ❤️.

Imagem

– Porquê e como criar uma empresa com fins lucrativos ao serviço dos mercados emergentes.

A missão da Wave não é ganhar dinheiro, é melhorar o mundo. Apesar disso, operamos mais como uma empresa de tecnologia do que como uma instituição …

Continua em: Porquê e como criar uma empresa com fins lucrativos ao serviço dos mercados emergentes

– I.R.P.F. É para pagar chorando…

Depois de um dia repleto de atividades, começando nesse final de tarde a PIOR das tarefas: preparar a documentação / comprovantes / informes do Imposto de Renda…

É para perder os cabelos, não?

Imagem

– A Carta de Jamil Chade ao homem forte da China.

O brilhante jornalista Jamil Chade esteve visitando a China, e observou um número incrível de câmeras nas ruas.

É sabido que em países governados sem democracia, as autoridades desejam controlar ao máximo a vida do cidadão. Seria esse um dos elementos de controle?

Abaixo, extraído de: https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/04/02/carta-a-xi-jinping-para-que-voces-querem-saber-onde-estamos-o-tempo-todo.htm

CARTA A XI JINGPING: PARA QUE VOCÊS QUEREM SABER ONDE ESTAMOS O TEMPO TODO?

Senhor presidente Xi Jingping,

Percorri seu país nesta semana e não tive como não me surpreender pela explosão de desenvolvimento e riqueza de uma nação que já deixou claro que quer ser protagonista do século 21. O mundo precisa de outros polos de poder, de referências e de filosofias de vida.

Vocês acabam de se abrir ao mundo, depois de muito tempo, e posso dizer do privilégio que tive como jornalista de ter feito parte da primeira leva de estrangeiros voltando a circular pelo país.

A gentileza dos chineses é ímpar. No interior, depois de um bom tempo tentando dizer que eu queria arroz com legumes, a dona do restaurante local veio me dar uma bronca porque eu não estava comendo bem. Como me recusei a aceitar o banquete que me oferecia, ela decidiu que não cobraria um centavo sequer pelo meu frugal jantar.

Mas não houve como escapar da estranha sensação de ser observado o tempo todo. As câmeras estão em todos os lados. Nos faróis, nas estações de trem, nos centros comerciais, nas ruas, nos estacionamentos, nas entradas de restaurantes, nas lojas, nos hotéis.

Essas, claro, as que vemos.

Andando por Pequim outro dia, notei como num só poste quatro câmeras foram colocadas. Confesso que pensei: Estão todas funcionando? Quem está do outro lado? Para que servem exatamente?

Li que existem mais de 700 milhões de câmeras espalhadas pelo mundo. 54% estariam na China.

Os mais otimistas garantem: isso faz com que a segurança seja plena. Será? Contra quem?

Em outra cidade, justamente quando fui cruzar a rua e me deparei com mais uma câmera, me veio à mente a frase:

“Ele é visto. Mas não vê. Ele é o objeto de informação. Nunca um sujeito na comunicação”.

Ao tratar da origem da cadeia, da situação do detento e da ideia do panóptico, o filósofo Michel Foucault antecipou o debate sobre a sociedade moderna do monitoramento e vigilância.

O conceito do panóptico havia sido desenvolvido no século 18 por Jeremy Bentham, e ampliado por Foucault ao tentar entender a disciplina. Tratava-se de um edifício redondo, com uma torre no centro e celas ao redor. Em cada uma delas, o prisioneiro era constantemente vigiado pela torre central, sem jamais saber quando haveria alguém olhando para ele.

Em 2023, o panóptico se transferiu para as ruas chinesas. Não existe uma torre. No seu lugar, um impressionante sistema de monitoramento de massa. Todos estão sendo vigiados e sem saber quando os olhos da torre estarão direcionados a eles.

As câmeras são apenas parte do sistema de vigilância de Estado, estabelecidos por vocês. Vi como todos são escaneados ao comprar uma passagem de trem. Como são escaneados para entrar no trem. São escaneados para sair da estação. Isso, claro, sem contar com o monitoramento dos celulares, por onde a vida cotidiana passa, assim como os pagamentos e localização.

Vocês sabem onde estamos o tempo todo? Para que? O arquivo sobre 1,4 bilhão de pessoas ficará com quem? As informações coletadas sobre mim serão destruídas?

Eu não tenho nada a dever. Mas o fato de eu ter vindo ao seu país justifica que eu tenha transferido minhas informações a vocês?

Eu e o senhor sabemos que, até hoje, aquelas imagens simbólicas da fila de tanques desafiados por um homem na Praça de Tiananmen são proibidas na China. Trinta anos depois elas continuam sendo uma ameaça?

Percorrendo as ruas, as marcas de luxo como Ferrari, Cartier, Tiffany e Steinway estampadas pelas vitrines transparentes dão a sensação de liberdade. O fim da fome e a erradicação da pobreza extrema também. Sem dúvida, duas grandes conquistas.

Mas insisto na pergunta: estaríamos diante de um panóptico chinês?

Saudações democráticas,

Jamil

– Adoremos.

Hoje é dia de introspecção, de elevar as nossas preces ao Alto e adorar o Cristo Salvador!

Glória e louvores a Jesus: morto e crucificado, mas ressuscitado!

🙏🏻#

– Imbecilidade ao quadrado.

E a trapalhada da torcida do Tigre?

imbecis defendem a violência. E eles foram soltar fogos no hotel em que estavam hospedados os jogadores do São Paulo, a fim de perturbar o sono dos atletas, para atrapalhar o confronto seguinte (como se isso funcionasse…). Mas foram num hotel errado!

Outro erro: viram o ônibus do SPFC chegar e apedrejaram! Mas era o ônibus… do próprio Tigre!

Um dos atletas dentro do veículo enviou a seguinte mensagem a um dos líderes da Organizada do Tigre:

“Acalmem-se, somos nós”.

Não tem que apedrejar ou encher a paciência de ninguém. E os imbecis mostraram-se duplamente tolos!

Tigre x São Paulo: onde assistir ao vivo, horário e escalações

Imagem extraída de: SPFC.net.

– Tente alcançar seu nariz com a língua!

Um momento de humor: tente colocar sua língua até encostar no nariz!

Eu não consigo, mas a nossa cachorrinha Pepita consegue chegar até o focinho.

Bobinho, mas desafiante.

🐶📸😝 #cachorro #dog #pet #animal #humor

– As idades da Inteligência.

Há idade para Maior ou Menor Inteligência?

Sim, há. Eis aqui!

Extraído de: http://www.istoe.com.br/reportagens/411251_AS+IDADES+DA+INTELIGENCIA

AS IDADES DA INTELIGÊNCIA

Trabalho revela quando habilidades como a memória e a rapidez de raciocínio alcançam seu auge ao longo da vida

Por Cilene Pereira

Uma investigação realizada por cientistas do Massachusetts Institute of Technology deixa claro que não há uma idade única na qual a inteligência se manifeste em sua plenitude. Ao longo da vida, as diferentes capacidades cognitivas que a compõem se apresentam com maior ou menor intensidade, segundo a faixa etária. “Em qualquer idade, você está indo melhor em algumas habilidades, pior em outras e está experimentando o pico em determinadas capacidades”, disse o pesquisador Joshua Hartshorne, um dos coordenadores do trabalho.

As conclusões são resultado de um estudo extenso que se baseou em dois bancos de dados: um formado a partir da comparação do desempenho de mais de três milhões de pessoas em jogos eletrônicos formatados pelos cientistas e, outro, composto pela análise mais detalhada de um grupo de 50 mil pessoas submetidas a testes de aferição de habilidades específicas. Entre os achados, estão o de que o auge da memória de curto prazo – usada para registrar informações que serão usadas imediatamente a seguir – se dá entre os 25 e 30 anos, enquanto a sensibilidade de perceber as emoções alheias está mais aguçada entre os 40 e 50 anos.

Um dos desafios agora é entender os mecanismos que explicam essas diferenças. Acredita-se que por trás delas estejam mudanças genéticas e transformações na estrutura cerebral ocorridas com o passar do tempo. Na opinião da pesquisadora Laura Germine, co-autora do trabalho, uma das principais lições do trabalho é a de que focar a atenção em apenas um aspecto do funcionamento cognitivo – memória ou raciocínio, por exemplo – é um erro. “Você perde o quadro todo”, disse à ISTOÉ. “Mesmo que não nos consideremos tão rápidos em alguma coisa como éramos aos 18 anos, outras funções podem estar mais afiadas. As pessoas devem pensar menos no envelhecimento cerebral e mais no modo como nosso cérebro e a forma como experimentamos o mundo mudam. Não para pior, apenas de maneira diferente.”

Inteligência emocional: o que é e sua relação com autoconhecimento - Psicólogo e Terapia

Imagem extraída de: https://www.psicologoeterapia.com.br/blog/inteligencia-emocional-o-que-e-e-sua-relacao-com-autoconhecimento/

– Cadê todo mundo?

Avenidas vazias na cidade. Cadê todo mundo?

Com esse frio e chuva, ficar em casa é uma ótima opção!

📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#sky #céu #natureza #horizonte #fotografia #paisagem #landscapes #inspiração #mobgrafia #XôStress #nuvens #clouds

– Sexta-Feira Santa.

Gosto muito de uma afirmação parafraseada do Papa Francisco, por parte do Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer. Ele disse que:

Sem referência a Jesus Cristo crucificado, não há cristianismo verdadeiro. A Igreja seria apenas uma ONG piedosa“.

Correto. Os valores espirituais devem ser preservados e somados à ação solidária. Pensemos nisso nesta 6a feira Santa.

imgres.jpg

Imagem extraída da Internet, autoria desconhecida.

 

– Delícia.

Hum… almoço regrado: sem carne, com peixe e muito sabor.

Preciso me “reinventam” nos meus cardápios!

– O complexo de “perseguição da arbitragem” sentido pelos torcedores.

Pergunte a qualquer torcedor mais fanático: ele alegará que seu time de futebol é o mais prejudicado pela arbitragem!

Em minhas publicações, frequentemente leio comentários como: “Por quê perseguem tanto o Palmeiras?”, ou: “A Diretoria do SPFC não tem força alguma, sempre f. a gente”. Ou ainda: “Nada a favor da gente, tudo para o “VARmengo”, além de outras bobagens.

É claro que o torcedor não tem a obrigação de conhecer as regras do jogo, e a paixão pelo seu time (descompromissada de racionalidade) tende a falar mais alto.

Aos finais-de-semana, se eu digo que o “Corinthians foi beneficiado por um erro de arbitragem”, automaticamente sou “palmeirense”. Se digo que o erro foi a favor do Palmeiras, sou são-paulino. E por aí vai…  mudando os times que “torço”, conforme o contentamento do leitor.

Aliás, quando digo que o Vila Xurupita foi prejudicado, os torcedores xurupitenses exaltam meus comentários, que vão de alta credibilidade até mesmo de isenção infinita. Mas se no jogo seguinte eu falar que foi beneficiado… sai da frente!

A verdade é: todos são prejudicados e todos são beneficiados! É que quem é lesado, sempre reclama; mas quem é ajudado, se cala com o erro.

Pense: naturalmente, se alguém tem um erro contrário de arbitragem, o time adversário obviamente recebeu o benefício. Assim, destoará da rotina dessa lógica os clubes pequenos, pois em dúvida, o árbitro mais incompetente tende a apitar a favor do grande (o que não acontece com bons e gabaritados árbitros).

Digo tudo isso pois é cansativo ler tais bobagens como: “O Flamengo e o Corinthians são os mais beneficiados pela arbitragem”. Nada disso: eles também são prejudicados, só que como são equipes de massa, é evidente que todos os demais torcedores contrários a eles repercutirão mais.

Fora isso, há também a narrativa: “palmeirenses se dizem alvo de perseguição”! Ora, com essa história contada ou simplesmente “deixada no ar” pelos dirigentes, os árbitros, ao contrário, deixam de tomar decisões corretas por conta do medo de serem taxados de perseguidores. Vide Abel Ferreira: ele recebeu no Palmeiras 48 cartões até agora, mas deveria ter recebido muito mais! Pelo comportamento dele à beira do gramado, árbitros menos competentes ficam receosos de lhe advertir verbalmente justamente para não cair nesse conto de “perseguição”. A propósito, DUVIDO que Abel (competentíssimo treinador, mas “folgado” à beira das quatro linhas) permanecesse 90 minutos em campo com tais atitudes na Premier League.

E aqui reside outro problema, que ilude o torcedor: a fraca arbitragem brasileira se acostumou a marcar os “pênaltis de queimada”, entendendo como movimento antinatural (diferente do resto do mundo, que discerne corretamente), além do mal uso do VAR. Quando um juiz brasileiro cumpre a Regra da IFAB (a de Copa do Mundo), há uma chiadeira enorme (Vide Corinthians x Flamengo pela Copa do Brasil).

Então sejamos objetivos: a arbitragem erra mesmo, por incompetência, e clubes são prejudicados (sendo que outros acabam ajudados). Por essa debilidade, treinadores se aproveitam e criam narrativas de perseguição. Claro, o árbitro sem personalidade, acuado, fica com medo de puni-lo.

Serve para todos os times grandes (insisto: o pequeno não vive dessa mesma lógica). Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e tantos outros são prejudicados e ajudados, mas fazem escândalo com seus erros contrários e silenciam-se, se fingindo de mortos, com os erros a favor. O torcedor, diante de tudo isso, passa a ser caixa de ressonância, “engolindo” as narrativas criadas.

– Super Crianças!

Que recordação legal: Miguel e Maria Estela (ou melhor: Batman e Mulher Maravilha) quando “eram” crianças!

Viva a pureza dos nossos pequenos 💙💖.

Eu me contento em ter o poder do amor com eles…

🦸🏼 🦸🏻‍♂️ #Love #Family #Batman #WonderWoman.

– Fanatismo e Louvação: Cuidado!

Qualquer vício ou hobby excessivo, tende a tirar a razão, transformando a pessoa num fanático. E aí perde-se a noção do correto, agrupa-se com outros fanáticos como ele e criam mundos à parte, cheio de teorias conspiratórias e inimigos em comum. Beira-se, muitas vezes, a esquizofrenia.

É por isso que fica o alerta: se você só posta um único assunto na sua rede social, se seu mundo gira somente em torno daquilo – de louvação a alguém ou ataque a outrem – especialmente na política, no futebol e na religião, cuidado! Você se tornou um fanático e nem percebeu (mas as pessoas racionais já sacaram)!

Fica a dica! Abaixo outra:

– Liturgia Diária de 07/04/2023: Sexta-feira “In Passione et Morte Domini”.

Féria de 1ª Classe – Missa Própria – Estação em S. Cruz de Jerusalém O Ofício solene de hoje é celebrado na basílica chamada Santa Cruz em Jerusalém.…

Continua em: Liturgia Diária – 07/04/2023 – Sexta-feira “In Passione et Morte Domini”

– Corra que faz bem!

E mais um treino finalizado hoje, controlando os batimentos cardíacos.

Correr faz muito bem, traz equilíbrio para o corpo, para a alma e para a mente! E meus outros motivos para correr eu explicito aqui: https://professorrafaelporcari.com/2020/06/13/bom-dia-sabado-explicando-uma-historia-sobre-animo-e-mobgrafia-em-cores-e-cliques/

– Bom dia, 6ª feira (4 de 4).

🌅 06h15 – Desperte, Bragança Paulista, com garoa desde a madrugada.

Que a Sexta-Feira Maior possa valer a pena.

(E há de valer – creiamos nisso).

🍃🙌🏻 📸 #FOTOGRAFIAéNOSSOhobby
#clouds #nuvens #sky #céu #photo #nature #morning #alvorada #natureza #horizonte #fotografia #pictureoftheday #paisagem #inspiração #amanhecer #mobgraphy #mobgrafia

– Bom dia, 6ª feira (3 de 4).

🌺 Fim de cooper! Valeu o treino (além do esforço).

Estou suado, cansado e feliz, alongando e curtindo a beleza da natureza. Hoje, com essas delicadas plantas: Amor-Perfeito.

Curta flores! Elas nos desestressam e aliviam a mente.

🏁 🙆‍♂️ #corrida #treino #flor #flower #flowers #pétalas #pétala #jardim #jardinagem #flores #garden #flora #run #running #esporte #alongamento

– Bom dia, 6ª feira (2 de 4).

🙏🏻 Enquanto vou correndo, fico meditando e faço uma prece:

“- Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe, rogai por nós que recorremos a vós. Hoje, especialmente pelos que são vítimas de injustiças e crimes. Amém.”

Reze, e se o que você pediu for para seu bem, Deus atenderá.

⛪😇 #Fé #Santidade #Catolicismo #Jesus #Cristo #Maria #NossaSenhora #PorUmMundoDePaz #Peace #Tolerância #Fraternidade

– Bom dia, 6ª feira (1 de 4).

👊🏻 Olá amigos! Tudo bem? Caindo da cama pois o tempo urge!

Por aqui, tudo pronto para suar mais uma vez em busca de saúde. Vamos correr a fim de produzir e curtir a tão necessária endorfina (controlando o cortisol)?

Pratique esportes. Sempre!

🏃🏻👟 #Fui #RunningForHealth #run #cooper #training #corrida #sport #esporte #runnin #Puma #Skechers