– Os comentaristas de Arbitragem na Copa do Mundo e suas histórias

A Rede Globo sempre foi pioneira nas transmissões esportivas com inovações. Foi assim com a dupla Arnaldo César Coelho & José Roberto Wright como analistas de arbitragem.

Nesta Copa do Mundo, o time foi reforçado: Arnaldo permanece só em jogos com o Galvão Bueno; Leonardo Gaciba, Renato Marsiglia, Paulo César de Oliveira e Márcio Rezende de Freitas (este, direto da afiliada Globo Minas) reforçam a equipe de comentaristas.

Arnaldo tem o curriculum ter apitado uma final de Copa; Gaciba quase foi a uma, se não fosse a dificuldade psicológica do difícil teste físico; Marsiglia esteve em um Mundial; PC não foi embora pudesse ter ido; e Márcio Rezende foi em duas!

E sobre esse último, fico imaginando como reagem os torcedores colorados e santistas ao ouvirem seus comentários!

Márcio apitava com elegância! Cabeça erguida, sabia se impor. Porém, ficou marcado pelo fatídico Campeonato Brasileiro de 95 na final entre Santos x Botafogo (chamando estranhamente para si até mesmo a marcação de impedimento importante, cuja obrigação era do bandeira) e de 2005, no Corinthians x Internacional (ambos no Pacaembu), onde não marcou decisivo pênalti em Tinga. Acrescente na conta Cruz Azul x Boca Jrs, decisão da Libertadores da América que o fez evitar vôos para o México…

Mas é sobre o jogo de 2005 que quero falar: por culpa daquele erro, muito se falou de armação pró-Timão. E alguém já ouviu a versão do Márcio sobre aquela partida?

Eu ouvi, da boca dele (junto com 34 árbitros e 40 bandeiras) em um congresso de arbitragem em 2006. Veja que curioso, ele disse mais ou menos com essas palavras:

Eu estava encerrando minha carreira, e aquela semana era importante para mim. Queria dar o meu melhor para fechar com chave de ouro minha história na arbitragem. Eu estava escalado para as Eliminatórias da Copa em Quito, o jogo era Equador x Uruguai e foi lá que recebi a notícia que estava escalado para Corinthians x Internacional. Sabia da importância do jogo, mas deveria me concentrar naquela partida decisiva para a Copa do Mundo, já que as duas Seleções jogavam sua vida naquele jogo. Mas deu tudo errado! Antes de entrar em campo, na entrada, olhei para trás e jogadores uruguaios e equatorianos estavam quebrando o pau junto à bandeira do Fair Play no meio das crianças. O Uruguai perdeu e dei azar de voltar no mesmo avião da torcida uruguaia que estava indo para Montevideo com escala no Brasil. No domingo, no Pacaembu, era meu último jogo, a chance de arrebentar e fazer uma grande arbitragem. No lance em que o Tinga caiu, achei que era simulação. Quando me aproximei dele, ele levantou e disse: ‘não dá amarelo não, professor, não dá amarelo’. Aí tive certeza que ele se jogou. E quando acabei a partida, vi muitos jornalistas se aproximando de mim. Eu estava feliz, achei que era para falar da minha despedida dos gramados e dar parabéns pela ótima atuação e me surpreendi com as perguntas sobre o lance do pênalti. E quando eu vi pela TV… queria morrer de tanta raiva. Foi pênalti e eu errei no último lance difícil da partida derradeira da minha carreira”.

Importante registrar: ele “manda muito bem” em seus comentários na TV, analisa com perfeição e observa detalhes relevantes do jogo.

0,,11652287,00.jpg

Um comentário sobre “– Os comentaristas de Arbitragem na Copa do Mundo e suas histórias

  1. Explicações todos podem e devem dar ; o problema é a credibilidade das mesmas; exemplo;

    Na decisão do ultimo Sul-Americano entre seleções realizado no Paraguai, jogaram Paraguai x Uruguai

    Por volta do sexto minuto da refrega, um dos defensores da seleção paraguaia, praticou lance de Voleibol ou seja, ergueu o braço e, desviou o rumo da redonda

    Lance de responsabilidade do árbitro Sálvio Spinola; na cara dura, mandou seguir o lance

    Participei de uma palestra dado por para uma turma de árbitros iniciante na AAGSP, em uma unidade da prefeitura, situada próximo ao Palmeiras. Tentando explicar o inexplicável, Spinola afirmou que não poderia ter visto vez que a mão e a bola estavam na altura da cintura do jogador paraguaio

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.