Marcelo Damato, jornalista bem informado e que não costuma cometer gafes em sua coluna “De Prima” do Jornal Lance, publicou na última 5a feira uma nota que arrepiou muita gente: Paulo César de Oliveira poderá pendurar o apito!
Que coisa… Depois de Sálvio Spínola Fagundes Filho ter largado a carreira por não poder aspirar muita coisa de acordo com os planos da Comissão de Árbitros brasileira, após Wilson Luís Seneme também abandonar a FIFA (e consequentemente a CBF e a FPF) para assumir um cargo representativo na Conmebol, agora PC poderá deixar a carreira e se tornar comentarista da Rede Globo de Televisão.
Parabéns a ele! Seria um tapa com luva de pelica àqueles que o esnobaram no auge. PC teve dois momentos importantes: o da Copa de 2006, em que tecnicamente empatava com Carlos Eugênio Simon em alto nível de arbitragem, mas não foi escolhido; e em 2010, onde já não rendia a mesma coisa e estava sendo contestado (em alguns jogos justa, e em outros injustamente). Para 2014, foi literalmente escanteiado e não lembrado. A verdade é que Paulo César teve um brilhante começo de carreira, trabalhou com certa irregularidade nas últimas temporadas e foi esquecido pelos cartolas. Abandonar a cartolagem do apito e ir para a Globo é uma oportunidade ímpar.
Fica o detalhe: há quantas décadas São Paulo não ficava sem árbitro da FIFA em seu quadro? Tínhamos 3 efetivos e outros tantos para assumir a honraria (lembrando que Anselmo da Costa, Cleber Wellington Abade, Rodrigo Braguetto e outros não foram por falta de oportunidade e, claro, por politicagem). Agora, não teremos nenhum, caso se concretize.
Desejo boa sorte ao amigo PC. E fico imaginando a CBF só com 8 árbitros da FIFA e a FPF sem nenhum árbitro internacional até 2015. Belo trabalho de Marco Polo Del Nero e do presidente da CEAF Coronel Marinho… O estado de São Paulo regrediu!
Resta a Luiz Flávio de Oliveira, Guilherme Ceretta de Lima e Raphael Claus brigarem pelas duas vagas, lembrando que Claus ainda não é aspirante ao quadro da FIFA, mas aposto que será em breve.
Para mim, no ano que vem, teremos Claus e Luiz Flávio. Mero palpite. E para você?
PC, sem dúvida, abriu os olhos na hora certa…

Puxa vida, mais um juiz a sair da Fifa. O que estaria ocorrendo com o futebol paulista outrora decantado em verso e prosa.
Os juizes atuais envelheceram e nada foi feito pela atual Com. Paulista de Arbitragem.
O que faz lá os dirigentes que nem perceberam tudo isto, um verdadeiro desmanche.
Eles deixaram de fazer o previsto que é renovar. O valor é alto a ser pago.
Mediocridade pura!
Volta Prof. Gustavo Caetano! Com o Reinaldo assumindo o Marinho, o Arthur e a Silvia devem assumir a CBF e assim o Gustavo terá chances de rever tudo isto. Leva consigo o Ventura, o ÉdieMauro e o Prof. Porcari a tomar conta da arbitragem.
Depois do que li no Apito Nacional, em que um dos melhores juízes foi tirado numa canetada tem que mudar tudo!
CurtirCurtir