Quem diria que a mais inclusiva das competições nacionais, a Copa do Brasil, foi criada pelo conhecido nada democrático Eurico Miranda, quando trabalhou na CBF…
A ideia original de um torneio formado apenas pelos campeões estaduais modificou-se para uma competição maior. E nela o interior do país festeja!
A competição sempre traz suas surpresas: o XV de Novembro de Campo Bom/RS (que hoje não tem mais futebol profissional), na época treinado pelo iniciante Mano Menezes, foi 3o colocado numa edição. E o Baraúnas/RN, que eliminou diversos grandes? Sem contar o título dos pequenos Santo André/SP, Paulista/SP e Juventude/RS, com vitórias respectivamente contra os cariocas Flamengo, Fluminense e Botafogo.
Dela floresceram alguns treinadores de peso: desde o já citado Mano até Felipão no Criciúma, passando por Vágner Mancini no Paulista.
O legal da competição é que as cidades pequenas literalmente param quando há rodada: Vilhena/RO está há dias ansiosamente aguardando o Palmeiras/SP. E em todas elas os grandes são recebidos como atrações e com muita alegria. E o bom é que quem faz o jogo como visitante, em que pese as grandes distâncias, tem a possibilidade de eliminar o time pequeno num jogo só.
É esse outro atrativo: a Copa do Brasil é em mata-matas, “matando” a saudade daqueles que defendem o formato.
Só acho que a competição não deveria valer uma vaga direta para a Taça Libertadores da América, mas sim para a Pré-Libertadores ou para um confronto com o último time fora da classificação do torneio pelo Brasileirão. Penso que pelo nível de competitividade, o quarto e quinto colocado do Brasileirão passam por mais dificuldades do que o campeão da Copa do Brasil, pois nela se encontram ao longo do caminho equipes frágeis da série B, C e D (ou até fora delas!). Aliás, o grande detalhe: o único Campeão da Copa do Brasil que só enfrentou times da Primeira Divisão foi o Paulista de Jundiaí! Será que alguém repetirá o fato nessa próxima edição?
Por fim, a pergunta voltada ainda ao mérito da conquista: você acha justo o campeão da Copa do Brasil ter vaga garantida para a Libertadores?
![]()
