Luís Martinucho se mostrou inseguro, o jogo era fácil e ele não conseguiu concretizar a expectativa de tranquilidade da partida. No último domingo, o jogo era difícil e naquela ocasião o árbitro Marcelo Rogério o tornou fácil. Ironicamente, exatamente o inverso aconteceu nessa jornada.
Vamos à avaliação?
1) FISICAMENTE, ruim.
Apesar de ter bom porte físico, ficou longe demais das jogadas, e apitar de longe torna a partida mais complicada.
2) TECNICAMENTE, regular.
– Primeiro Tempo, 13m: Diego Carlos está correndo e marcando o adversário, agarra a camisa e ele se joga ao sentir o contato. O árbitro marca pênalti. Eu não marcaria e explico: o agarrão seria suficiente para impedir a continuidade da jogada? NÃO! Portanto, um árbitro experiente (ou argentino, ou uruguaio, ou com boa competência) mandaria seguir. Juizão entrou na onda do rioclarense. O problema é: a inocência do zagueiro do Paulista em agarrar o atacante. Isso dá a margem e a possibilidade do árbitro interpretar que houve infração, e foi isso que aconteceu. Errou Martinucho.
– Primeiro Tempo, 19m: Pacheco corre e está em disparada tentando roubar a bola do adversário, espera entrar na área e tenta o tranco. O tranco legal é ombro a ombro, mas ele vai nas costas do jogador do Rio Claro. Pênalti infantil e fácil de marcar. Acertou Martinucho.
– Primeiro Tempo, 34m: Patrick dá uma pegada forte em Gabriel Leite, falta bem marcada. Mas antes, aos 27m e depois, aos 38m, o jogador se joga e o árbitro cai no teatro…
– Segundo Tempo, 8m: Diego Carlos atropela o adversário e recebe o Segundo Amarelo e é Expulso.Não há o quê reclamar.
– Segundo Tempo, 19m: Thiago Cristian (que já tem Amarelo) sai para fora do campo por força da jogada, ergue a meia e depois volta. Os jogadores do Paulista reclamam que voltou sem autorização e o árbitro vai na onda dos atletas jundiaienses e aplica o segundo amarelo e na sequência o Vermelho. Ora, o árbitro não estava atento ou interpretou errado? Ele não saiu para atendimento médico, mas sim por força do lance. É diferente a situação e se equivocou, o atleta poderia ter voltado.
3- DISCIPLINARMENTE, razoável
No primeiro tempo, Diego Costa (PAU) recebeu amarelo pela penalidade que não foi; Renan (RCL) levou por reclamação ao invés de uma advertência verbal. Patrick (RCL) pela falta forte em Gabriel Leite e Ewerton (PAU) pela solada foram advertidos corretamente.
No segundo tempo, com 6 minutos, um lance duvidoso onde Gabriel Leite reclamou de falta com o Adicional, e ali ele abusou das queixas. O árbitro não foi dar a advertência verbal no jogador, prestigiando seu companheiro. Não gostei dessa falta de vibração.
Os cartões dessa etapa foram para: Diego Costa (PAU) – 2o Amarelo e consequentemente o Vermelho (lembrando que o 1o foi o incorreto no lance do pênalti), Thiago Cristian (RCL) levou Amarelo por dupla falta na lateral e depois injustamente o Segundo Amarelo e Vermelho. Philipe Sampaio (PAU) por falta temerária; Nando e Rafael Costa (RCL) amarelos sem necessidade (excesso de rigor do árbitro). No final de jogo, correto para Victor Hugo (PAU).
4- EM SUMA…
Se precisar definir a arbitragem deste sábado, não tenho dúvidas: “fraca e enrolada!”.
Sobre bandeiras, adicionais e quarto-árbitros, nada a relatar de confuso ou excepcional.
Abaixo, o lance-a-lance e os rascunhos das anotações do jogo:
Rio Claro x Paulista
Árbitro: Luiz Vanderlei Martinucho
Bd 1: Mauro André de Freitas
Bd 2: Samuel Augusto Paião
AAA1: Thiago Duarte Peixoto
AAA2: Márcio Roberto Soares
4o Árb: Sálvio Lemos de Vasconcelos Filho
|
Rio Claro 1 Cleber 2 Carlinhos 3 Renan 4 Marllon 5 Nando Carandina 6 Thiago Cristian 7 Patrik 8 Leo 9 Alex Afonso 10 Rafael Costa 11 André Luiz RESERVAS 12 Richard 13 Anderson Luís 14 Marcos Vinícius 15 Samuel 16 Rodrigo Celeste 17 Araújo 18 Caio Faltas 1o tempo: 6 Faltas 2o tempo: 8 Total : 14 |
Paulista 1 Ian 2 Pacheco 3 Philipe Sampaio 4 Diego Carlos 5 Dodó 6 Victor Hugo 7 Ewerton 8 Crystian 9 David Batista 10 Diego Rosa 11 Bachin RESERVAS 12 Iago 13 Malcon 14 Márcio 15 Umberto 16 Gabriel 17 Jonathan 18 Tutinha Faltas 1o tempo: 9 Faltas 2o tempo: 9 Total : 18 |
1o Tempo
20 segundos e falta do Paulista. Já?
4m: Marlon coloca o braço no rosto de Bachin, falta. Árbitro demorou para marcar…
8m: Bachin faz falta no seu adversário, falta não marcada. Árbitro estava longe de novo e bandeira 1 não ajudou.
13m: A bola é lançada na área, Diego Carlos segura a camisa do adversário. Espertamente, o jogador cai ao sentir o agarrão. Eu não marcaria pênalti, mas o fato de segurar a camisa dá a margem de interpretação para o árbitro marcar.
19m: Outro pênalti: Pacheco tenta o tranco (ombro a ombro) mas atinge as costas e desequilibra o jogador do Rio Claro. Agora sim foi pênalti.
21m: Renan leva cartão por reclamação.
27: Gabriel Leite está no ataque, tenta passar por dois e se joga. Não foi nada.
32m: Impedimento bem marcado por Mauro André de Freitas na cabeçada de Diego Rosa, lance milimétrico.
34m: Patrick deu uma entrada forte em Gabriel, Amarelo bem aplicado.
38m: Gabriel Leite se joga… juizão entra…
42m: Philipe Sampaio agarra Alex Afonso, tropeça e ainda cai com o jogador. Falta corretamente marcada.
46m: Ewerton mete a sola na canela do adversário. Amarelo bem aplicado.
2o Tempo
3m: Diego Carlos empurra o jogador e ainda reclama de falta. Que isso, rapaz?
8m: Diego Carlos atinge Carlinhos, aí não tem jeito. Segundo Amarelo e Vermelho.
13m: Thiago Cristian faz falta dupla, correto Amarelo. O detalhe é que Crystian vai lá e dá uma bronca no árbitro…
19m: Thiago Cristian sai de campo após dividir a jogada. Os jogadores do Paulista reclamam que ele volta sem autorização. O árbitro atende os jogadores e dá o segundo amarelo e consequentemente o Vermelho. Nesse lance, ficou confuso: ele estava sendo atendido lá fora? Se não estava e saiu por força da jogada, errou, pois ele pode voltar. Mas se parou para ser atendido, aí não. OBS::: No replay, revi e entendo que o árbitro errou.
26m: Philipe Sampaio obstrui adversário e recebe Amarelo. Correto.
29m: Nando para Diego Rosa com falta simples. Errou.
30m: Rafael Costa faz outra falta comum. Outro Amarelo. Perdeu-se o controle.
40m: Nova falta de Philipe Sampaio.
44m: Victor Hugo dá um pontapé violento em Rafael Costa. Amarelo correto.

