– Bom Arquiteto, Péssimo Urbanista? Carro à frente dos pedestres…

Olha aí: leio uma edição antiga da Veja (2444, pg 116–118). Uma entrevista com o Professor de Arquitetura Paul Goldberger, respeitoso doutor na área. E ele criticou Brasília, pois Oscar Niemeyer não pensou nos pedestres, mas privilegiou os carros.

Acho que Brasília tem boa arquitetura, mas terrível urbanismo. Niemeyer foi um discípulo de Le Corbusier, um dos maiores arquitetos de todos os tempos. Mas Le Corbusier era um urbanista horroroso. Ele percebeu o efeito profundo que o automóvel teria nas cidades, e entendeu que o melhor a fazer era destruir a cidade tradicional e construir uma cidade nova, inteiramente a serviço do automóvel. E isso não funciona. Qualquer lugar em que você precisa dirigir o tempo todo não é, a meu ver, uma cidade bem resolvida.”

E aí: você concorda com ele?

imgres.jpg

2 comentários sobre “– Bom Arquiteto, Péssimo Urbanista? Carro à frente dos pedestres…

  1. Eu concordo com o arquiteto e vou além. Fizeram o tombamento da cidade sem consultar seus moradores. Cercearam o DIREITO CONSTITUCIONAL da Democracia. Grande maioria dos moradores de Brasília sabem muito bem o que deve e o que não deve fazer na cidade. Mais os ricos, somente eles tem voz nessas situações. Detalhe se Brasília é uma cidade planejada, precisa então um lote projetado desde o inicio da humanidade (inauguração da cidade de Brasília), para o fim de construção de um shopping center ter anuência dos moradores? Pior, vem com moralidade do meio ambiente, que o shopping fere a escala residencial do bairro e agride o meio ambiente. Detalhe, enquanto a minoria dos moradores é contra o shopping por estar em área de APP, parece que eles não conhecem o shopping Park Barigui em Curitiba, simbolo de arquitetura, urbanismo, mobilidade e meio ambiente que Brasília não tem e nunca terá. Agora esses moradores, se acham no DIREITO de construir suas casas e muros as margens do lago, que por sinal não é também área de APP?

    Curtir

  2. A cidade de Brasília nem é sustentável e nem socialmente correta. O tombamento se tornou racista, anti-ambiental. Os ricos que defendem seus pseudos direitos, moram confortavelmente dentro da área tombada, e apoiam que os pobres morem bem longe de Brasília. Detalhe, já viram, no mundo atual, aonde todas as cidades do MUNDO, lutam para construir metrô, vlt e ciclovias e até mesmo plantar árvores. O tombamento da cidade faz o contrário, proibe a construção desses meios de transporte, pois fere a escala bucolica. Parecem que os filhos de Niemeyer e Costa não conhecem Washington, a famosa esplanada deles, tem tudo isso e muito mais. A cidade de Brasília é do povo brasileiro e não das famílias Niemeyer e Costa. E nem mesmo do CAU ou quaisquer orgão ou ong. Somente esses orgãos tem VOZ e o povo?

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.