– Árbitros Brasileiros abaixo do Nível, segundo FIFA?

Muito se comentou sobre a ausência de árbitro brasileiro representando a nação na Copa das Confederações 2013. Nosso juiz para a Copa do Mundo em 2014, Sandro Meira Ricci, já embarcou para a Turquia, onde apitará a Copa do Mundo Sub 20, que se inicia em breve.

Na prática, isso quer dizer que são dois torneios visando o Mundial do Brasil. A Copa das Confederações é com os da elite, e o Mundial Sub 20, com o restante (que também é de alto nível). Mas atenção: nada que tire o mérito dos árbitros, já que são ambos importantes.

Claro que seria prestígio que alguém nato apitasse um torneio em seu país como de costume; porém, a FIFA assim não quis.

Entretanto, José Roberto Wright, ex-árbitro FIFA e analista de arbitragem, confirmou publicamente o que há tempos se especulava: segundo ele (em matéria publicada originalmente no Diário Lance!, página 10, 16/06/2013), Mássimo Bussaca, chefe da arbitragem da FIFA, disse que:

os árbitros brasileiros estão abaixo dos demais árbitros mundiais“.

Discordo em partes. Há erros em todos os torneios e em todos os países da mesma magnitude que aqui (vide a última Champions League), fazendo com o que momento da arbitragem seja ruim em todo o planeta e por diversos motivos: aumento da velocidade do jogo, maior número de câmeras divulgando erros, a grande quantidade de simulações, maior competitividade e intolerância a equívocos.

Nosso problema é: embora continuemos a ter o número-limite de árbitros internacionais (10), nem todos fazem jus ao escudo FIFA. Mas 6 deles: Seneme, Vuaden, Marcelo de Lima, Heber, PC e Ricci não perdem em nada aos estrangeiros (com a seguinte ressalva: sofremos em relação ao condicionamento físico, já que aqui o árbitro não pode fazer uma preparação física profissional, já que a CBF o cobra como tal, mas não o remunera e nem dá condições para isso).

Antigamente, os 10 árbitros brasileiros internacionais eram indiscutíveis e muitos outros ficavam de fora da lista por falta de vagas. Hoje, faltam árbitros, já que o trabalho de renovação foi pessimamente realizado.

E você, concorda com Bussaca ou não? Deixe seu comentário:

e0007_apito_plastico_nacional.jpg

2 comentários sobre “– Árbitros Brasileiros abaixo do Nível, segundo FIFA?

  1. Considero que Massimo Bussaca, se disse isso, faltou no
    mínimo ética por parte dele e foi muito infeliz. Sabemos que a FIFA procura não relacionar árbitros dos países que disputam a Copa das Confederações, até por ser um torneio breve e para facilitar a escalação dos árbitros, todos neutros.No Brasil, dos países que disputam a competição, somente o Japão tem arbitragem convidada pela FIFA, não temos árbitros da Italia, Espanha, México, Uruguai etc.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.