– Os Patrocinadores Desconhecidos do Povão

A Revista Época Negócios trouxe em sua edição 64 (pg 20, na matéria de Rodrigo Capelo) um interessante levantamento da agência Hello Research (HR): o quanto os torcedores brasileiros desconhecem sobre os principais patrocinadores de eventos esportivos.

Por exemplo: 1000 brasileiros de 70 cidades trouxeram os seguintes dados:

– para 10% dos entrevistados, a Petrobrás é patrocinadora da Copa do Mundo de 2014 (mesmo ela não sendo…)

– O banco oficial da Copa do Mundo, parceiro da FIFA, é a Caixa Econômica Federal para 13%; outros 13% disseram ser o Bradesco e 12% o Banco do Brasil. Na verdade, o patrocinador oficial é o Itau (lembrado por 11%).

– a empresa de material esportivo patrocinadora oficial da Copa foi lembrada como sendo a Nike por 18%. Porém, oficialmente, é a Adidas, lembrada por 10%.

– a empresa telefônica oficial, segundo os entrevistados, é a Vivo, com 9%; seguida pela TIM (4%), e Claro (3%). Mas o patrocinador verdadeiro é a OI, com apenas 2% de menção.

– 47% dos entrevistados não conhecem nenhum dos patrocinadores da Copa do Mundo a FIFA, sendo que até a Varig e o BNDES foram citados como patrocinadores.

– uma das poucas lembranças certeiras foi a Coca-Cola, que recebeu 32% das respostas.

É nítido que em alguns casos, há a confusão entre patrocinadores da Seleção Brasileira e da Copa do Mundo. Mas vale a discussão: o quanto as empresas que gastaram fortunas para serem parceiras oficiais devem estar descontentes com tal índice.

E você, conhece os patrocinadores dos principais eventos esportivos que sediaremos, como Copa do Mundo e Olimpíadas?

url.jpg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.