– Introvertidos e Extrovertidos na Administração de Empresas

Susan Cain, escritora americana voltada à Administração & Negócios, dissertou recentemente sobre uma das piores invenções do século XX: a da “cultura da extroversão. Tanto que até escreveu um livro sobre o assunto: “Calado: o poder dos introvertidos num mundo que não para de falar”.

Para ela, o mundo é feito e desenhado para pessoas extrovertidas, onde quem quer ficar quieto sofre até mesmo preconceito social. A escritora disse que:

A solidão é como eu recarrego minha bateria

Para ela, Steven Spielberg (cineasta) e Larry Page (co-fundador do Google) são exceções de tímidos que venceram na vida! Afinal, o mundo os discrimina…

E você, o que pensa sobre isso? O mundo é para os extrovertidos ou isso é bobagem?

2 comentários sobre “– Introvertidos e Extrovertidos na Administração de Empresas

  1. Olá, Professor!
    Acho que a “timidez” tem níveis.
    Algumas pessoas preferem parecer tímidas no princípio de uma aproximação com grupos sociais ou com outros indivíduos. Isso vale para alguns que primeiro desejam estudar um novo ambiente (de trabalho, por exemplo), às vezes no intuito de mera observação ou desejando mesmo atrair atenções. Porém, há os tímidos por insegurança crônica e que evitam exposição ou confronto com os mais extrovertidos, por julgarem que estes últimos estão sempre na preferência dos demais do grupo. Para mim, os introvertidos podem às vezes parecer menos competitivos. No entanto, a própria autora citada deixa margem para que se duvide que o sucesso somente possa vir por via da extroversão. É o que posso captar das frases, muito embora eu não tenha me aprofundado na argumentação dela. Mas, como eu já mencionei antes, eu sou do tempo das figurinhas de chiclete-bola com a cara do Tremendão (lembra?) – que naquele tempo era o extrovertido por excelência. Um abraço. E bom período de final de semana!

    Curtir

  2. Abraço a vc tb. Sobre o Tremendão, você desenterrou essa brasa, mora meu? rsrsrs

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.