– Tite falou o que não devia…

E o treinador Tite? Inteligente, ponderado, líder do Paulistão, mas…

Aquele que institucionalizou o bordão “Fala Muito” àqueles que reclamam demais, teve sua noite de chororô. Calma, nenhum pecado capital, mas uma infeliz reclamação da regra.

No pênalti a favor ao Corinthians, ontem, houve invasão de área. O árbitro Rodrigo Braguetto, atendendo a marcação do árbitro assistente, anulou o gol e ordenou nova cobrança. Na nova cobrança, também houve invasão de área, e não houve ordem para que se cobrasse de novo (pois, afinal, o gol não aconteceu).

Diante disso, Tite disse ao repórter Fábio Seródio da Rádio Jovem Pan:

Pau que bate em Chico deveria bater também em Francisco”,

Tal frase do treinador era em alusão a não-repetição da segunda cobrança, já que estava inconformado com a decisão do árbitro, que mandou voltar o pênalti que houvera sido concluído em gol e não ordenou a volta do pênalti desperdiçado. Mas um inconformismo desnecessário, já que a reclamação é improcedente. Puro desconhecimento da regra.

Quando o batedor cobra o pênalti e conclui em gol, se há invasão do companheiro do batedor, repete-se a cobrança;

Quando o batedor cobra o pênalti e não conclui em gol, se há invasão do companheiro do batedor, não repete a cobrança (já que você não pode beneficiar o infrator); e o maior detalhe: marca-se Tiro Livre Indireto ao Adversário no Local da Infração.

Quando o batedor cobra o pênalti e conclui em gol, se há invasão do companheiro do defensor, não repete a cobrança (já que o infrator é quem sofreu o gol);

Quando o batedor cobra o pênalti e não conclui em gol, se há invasão do companheiro do defensor, repete a cobrança;

Quando há invasão de área de jogadores das duas equipes, independente de gol ou não, repete-se a cobrança.

Portanto, tanto Tite e Rodrigo Braguetto erraram. Tite, por querer repetir a cobrança; Braguetto, por não ter marcado o tiro livre indireto a favor do Catanduvense, embora tal erro seja insignificante, pois o reinício do jogo se deu por meio de tiro de meta à equipe de Catanduva.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.