E a Revista ESPN, em sua edição americana, que chamou os Jogos Olímpicos de 2016 de “Jogos Mortais”?
Mas não é para ficar de todo bravo. Os números da violência carioca trazidos pela publicação, se comparados com os dos EUA, são assustadores! Cerca de 200 vezes mais mortos na Cidade Maravilhosa no que no país inteiro do tio Sam…
Extraído de IG Esporte, em: http://is.gd/W4PJVO
JOGOS MORTAIS?
O site da revista ESPN dos Estados Unidos publicou uma reportagem sobre o Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e que receberá partidas da Copa do Mundo de 2014. No texto, intitulado “Deadly Games” (Jogos Mortais, em português), o jornalista Wright Tompson compara o que foi apresentado pelas candidaturas dos dois eventos com o que ele chama de “a vida real” na cidade.
A matéria fala sobre as ações do Bope em morros cariocas e do poder dos traficantes nas favelas. São apresentados também números da violencia na cidade. Segundo a revista, 4.798 pessoas morreram assassinados no Rio de Janeiro em 2010. “É um quarto do número de assassinatos que ocorrem anualmente nos Estados Unidos. A população americana é de 300 milhões. O Rio tem 6 milhões de habitantes”, diz o texto.
A revista afirma que essa realidade não foi exposta nos relatórios das candidaturas. “Nem a palavra favela aparecia nos relatórios”, diz a reportagem.
